Calendário editorial para redes sociais: como criar e organizar o conteúdo!

Calendário editorial: imagem de duas mãos digitando no teclado de um notebook com um calendário aparecendo na tela

AVISO

Algumas funcionalidades foram desativadas da plataforma devido à suspensão do acesso às APIs do Facebook, são elas:

  • Agendamento de Stories, Reels, IGTV e formato carrossel para o feed;
  • Agendamento de posts com marcação de produtos no Instagram Shopping;
  • Recurso desativar comentários em posts do feed, inserção de texto alternativo, localização, agendamento de primeiro comentário e marcação de pessoas;
  • Relatórios e comparativos (Facebook e Instagram);
  • Gestão de mensagens privadas do Direct do Instagram.

Adequaremos a operação da mLabs no Instagram de forma a atender todos termos impostos pelo Facebook e traremos novidades. Para mais informações, leia na íntegra a Nota de Esclarecimento: https://www.mlabs.com.br/comunicado

O dia a dia de quem trabalha com redes sociais é bastante intenso: publicações, interações, análises de dados, elaboração de novos conteúdos, anúncios… ufa. Ter controle é fundamental para não se perder em tantas atividades!

calendário editorial é uma ferramenta que serve justamente para ajudar no controle das publicações, tornar as ações mais previsíveis e deixar o fluxo de trabalho mais dinâmico.

Contar com um cronograma organizado e bem distribuído é crucial para o sucesso da sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Continue com a gente e entenda como criar o seu calendário editorial de maneira estratégica!

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial é um documento que concentra o cronograma de publicações que envolve a estratégia de marketing para diversos canais: blog, redes sociais, e-mail marketing etc.

Para fazer esse controle de conteúdo de um blog, por exemplo, você deve incluir no calendário informações como palavras-chaves, títulos, resumos, datas e ordem de publicação, fluxo de nutrição etc.

No caso do calendário editorial geral, você consegue inserir todos os canais utilizados nas suas ações de marketing e criar uma relação entre eles. Dessa forma, o seu plano de divulgação fica mais articulado e você tem com menos risco de errar.

Banner do Calendário mLabs

Qual a importância de um calendário de postagens nas redes sociais?

Para as redes sociais, é fundamental considerar a frequência de postagens junto aos melhores dias e horários para postar, assim você tem mais chances de alcançar o seu público-alvo.

Nesse momento, pense em conteúdo que seja atraente para a persona da marca, considere as dores e as necessidades dela.

Outra dica interessante é criar editorias e publicá-las no mesmo dia da semana, assim você cria uma previsibilidade nos seus seguidores, pois eles sabem que em “tal dia” é dia de falar sobre “determinado assunto”.

E não deixe de utilizar a estratégia de conteúdo hero, hub e help nessa distribuição de posts. Assim você aproveita toda a jornada de compra para atrair e levar o público da marca para fazer negócios.

Quais as vantagens de contar com um calendário de conteúdo para as redes sociais?

Agora que explicamos o que é um calendário editorial, acredito que você pode estar até matutando na sua cabeça as vantagens de contar com uma ferramenta como essa, né?

Veja as principais vantagens de ter um cronograma de publicações na sua estratégia de marketing!

Processualizar a rotina de publicações

Quantas vezes você acreditou estar tudo pronto e descobriu que não estava? Além da correria para resolver o problema na hora, o estresse e a dificuldade em ter que explicar para o time ou cliente sobre a situação é bem constrangedora, né?

Seja você uma “EUquipe” ou membro de time de profissionais, a organização é primordial para que as produções sejam realizadas com sucesso.

Com um calendário editorial bem estipulado, é possível criar processos dentro da etapa de produção de um conteúdo, organizando um fluxo de trabalho para evitar problemas e estabelecer uma rotina para os profissionais.

Dessa forma, fica mais fácil monitorar se tudo está dentro do esperado conforme o cronograma inicial, ou será necessário fazer alguma modificação no processo para acelerar a entrega.

Ampliar o controle do planejamento do conteúdo

Ter controle do planejamento de conteúdo — do começo ao fim — é um dos principais benefícios gerados pelo calendário editorial.

Com esse cronograma você e todas as pessoas envolvidas no processo de produção dos conteúdos para as redes sociais acompanharão as demandas e os prazos para entrega.

A visão macro desse planejamento de conteúdo, ajuda a entender como será organizada a rede social da marca, separando as abordagens e dias da semana por temas, editorias e muito mais.

Evitar a repetição de temas que não geram bons resultados

Uma das vantagens de mapear as publicações é na hora de fazer relatórios e descobrir o que está rendendo bons resultados e o que não foi legal.

Nem sempre uma publicação idealizada no planejamento rende bons números de engajamento na hora da publicação.

Isso vale também para temas que você acreditava — até poderia jurar — que seria capaz de gerar um grande impacto com o público da marca e, ao ver os números do conteúdo, o resultado é bem diferente. 😥

Ter esse controle das publicações ajuda a evitar temáticas que não geram um envolvimento positivo com os seguidores em termos de engajamento.

Equilibrar as editorias de conteúdo

Com as informações dos posts dispostas em um cronograma, você consegue visualizar como é a frequência de cada uma das editorias e promover um maior equilíbrio entre elas para evitar repetições.

É difícil conseguir atrair a atenção de alguém com os mesmos assuntos e abordagens, concorda? Por isso, se você cai em uma repetição pode ser que os seguidores comecem a perder o interesse nos conteúdos e até mesmo do perfil.

Para evitar esse cenário, é fundamental organizar as editorias pelos dias da semana, organizando quando elas vão ser abordadas e em quais horários.

Organizar o cronograma de postagem das redes sociais

Sabemos que a rotina de trabalho não é limitada ao uso de apenas uma rede social. Muitas vezes, a marca está presente em diferentes plataformas para gerar reconhecimento e dialogar com o seu público.

Cada rede social tem o seu padrão de comportamento, portanto, não dá para replicar o mesmo post do Instagram no Twitter, por exemplo. Então, é comum que as pessoas se percam em tanta demanda e afazeres.

Ter um cronograma de postagem por perfil nas redes sociais ajuda a mapear tudo o que precisa ser preparado com antecedência para a publicação.

É possível elaborar o copy, a arte e agendar o post com previsibilidade, evitando a desorganização do feed.

Melhorar a frequência dos posts

Ao separar os conteúdos por data e horário de publicação, você sempre procura por aquele momento em que os seguidores estão ativos nas plataformas e preparados para engajar com o seu conteúdo.

Para melhorar essa percepção é essencial fazer testes, variando os dias de semana e os horários. Você pode modificar o fluxo de postagem, a fim de entender o comportamento do público e decidir, de fato, qual a melhor frequência para os posts.

Sem testar, fica difícil entender as particularidades dos seguidores da marca. É como se você estivesse dando um tiro no escuro, publicando conteúdo e torcendo para que o público esteja online para curtir, compartilhar e comentar.

Reduzir os atrasos e erros nas postagens

Você preparou um conteúdo especial para ser publicado em uma data comemorativa, tudo bem elaborado, imaginado e prontinho para conquistar engajamento… só uma coisa: você publicou no dia errado! 😨

Esses cenários de erros e problemas nas publicações podem ser amenizados quando há previsibilidade. Conseguir antever o que precisa ser feito e antecipar os riscos e potenciais problemas que podem surgir pelo caminho são benefícios proporcionados pelo calendário editorial.

Ao ver com antecedência o que precisa ser publicado em determinado dia, você consegue criar um fluxo de trabalho que respeite o prazo e garanta a entrega.

Ampliar a variação dos formatos de publicações

Existem vária formas de fazer conteúdo: vídeo, imagem, texto, conteúdos instantâneos. E as redes sociais têm diferentes formatos para publicações: Stories, feed, Reels, Fleets etc.

Essa variedade precisa ser explorada pelo perfil da marca, a fim de conquistar melhores resultados de visualização e engajamento.

Não dá para trazer informações apenas por meio de publicações no feed, as pessoas se atraem pelas novidades e querem ver conteúdos em formatos diferentes.

Prova disso é o crescimento de Reels e lives em 2020, alta de 70% no Instagram e 27% no Facebook.

Com o calendário, você amplia essa variação de formatos no perfil, abordando um mesmo assunto — se julgar necessário e for coerente com o público — de formas diferentes!

Facilitar a análise comparativa das publicações

O cronograma de publicações ajuda na execução das tarefas e nas análises de resultados. Ou seja, é capaz de trazer benefícios do começo ao fim de toda a estratégia de conteúdo.

Ao organizar os conteúdos é possível visualizar quais são os temas, as editorias, as abordagens, os formatos, a frequência e horários que trazem melhores resultados para o perfil da marca.

É possível criar análises combinatórias e ter Insights para entender os motivos que levaram uma publicação ter melhor alcance e visualização do que outra.

Essa comparação fica ainda mais rica com informações estratégias: se você comparar um post com outro realizado no mesmo dia e horário, só que na semana anterior.

Dessa forma, você poderá entender melhor o comportamento dos seguidores diante dos temas abordados.

Como fazer um calendário editorial de conteúdo para mídias sociais

Agora que abordamos os benefícios, chegou a hora de colocar as mãos na massa e começar a elaborar um calendário que vai ajudar a empresa.

São apenas 3 passos para você estabelecer um cronograma para as publicações nas redes sociais.

1.     Escolha o canal para criar o cronograma

Cada rede social tem uma característica específica: público, formatos, tipos de publicação, abordagens etc. Tudo isso, vai influenciar em como você vai pensar para criar um cronograma de postagens.

O conteúdo precisa ser relacionado com as necessidades e dores do público daquela plataforma, só assim ele será realmente relevante e trará resultados positivos para a marca.

Pensando nisso, é fundamental que você estabeleça os canais que vai participar e, na sequência, elabora um planejamento de postagens para cada um deles.

Além disso, não é positivo fazer replicação de posts de uma rede social para a outra, isso afeta diretamente o engajamento, já que cada rede social tem características e públicos diferentes.

Dentro do cronograma, não deixe de considerar as datas importantes para os seus clientes, os temas que você vai abordar ao longo da semana, a frequência de postagem na rede social e as editorias que serão criadas.

2.     Defina quais os formatos serão explorados.

Como falamos, há vários formatos de publicações a serem realizadas nas diferentes redes sociais. Conhecê-los à fundo ajuda no momento de elaborar uma estratégia que contemple todos os modelos que podem ser atraentes e gerar mais resultados para a marca.

No seu calendário, separe os formatos para começar a testar a performance durante os dias, horários e o conteúdo que será abordado nele.

Varie entre eles, a fim de descobrir qual é o que trás os melhores resultados antes de estabelecê-lo como um padrão nos futuros cronogramas.

Ah, mas é importante ter flexibilidade e não esquecer de estar sempre por dentro das tendências das redes sociais, elas vivem lançando novidades e novos recursos que podem ser explorados nessa elaboração de calendário.

3.     Documente os testes que serão realizados no período

Ah, já que falamos em testes é importante reforçar uma coisa: eles precisam estar documentados!

Assim você não perde as informações geradas e pode fazer análises comparativas para descobrir quais deles teve melhor performance.

Olha como fazemos aqui na mLabs:

  • partimos de uma hipótese, algo que muitos profissionais da área estão comentando ou uma situação que nós queremos avaliar;
  • fazemos vários posts, variando o conteúdo, cores, horários de publicação, mas mantemos fixa aquilo que queremos avaliar dentro da hipótese levantada;
  • estipulamos um período para realizarmos o teste, repetindo a publicação para que possamos criar dados comparativos relevantes;
  • observamos outros fatores que podem influenciar no nosso resultado, a fim de termos outras hipóteses e criarmos outros testes para o futuro;
  • associamos os dados dos relatórios da nossa plataforma com planilhas do Excel, a fim de termos tudo documentado e arquivado.

Com os números documentados, podemos fazer as comparações que comprovam — ou desmentem — a nossa hipótese levantada.

Assim, elaboramos um calendário editorial que seja, de fato, mais estratégico e traga os melhores resultados possíveis! 😊

Relatorios_Redes_Sociais: arte com escrito "Relatórios em Redes Sociais pela mLabs. Teste Grátis".

Ferramentas para criar um calendário de conteúdo nas mídias sociais

Existem diferentes ferramentas que podem ajudar na elaboração de um calendário editorial, em alguns há templates específicos para isso, em outros o preenchimento é quase automático.

Confere aí as melhores opções!

Excel

O Excel é uma ferramenta de edição que permite criar calendários pré-programados — com o uso de templates — auxiliando no controle das publicações.

Provavelmente você já deve estar familiarizado com a ferramenta e, para ter uma organização melhor, a dica é separar os arquivos por ano e fazer abas para os meses.

É possível concentrar as informações de todas as redes sociais nos dias, selecionando cores diferentes para destacar e evitar confusão.

Trello

O Trello é uma plataforma que ajuda na organização do fluxo de trabalho, podendo acrescentar todos os membros do time em um quadro que permite diferentes modos de visualização.

Nele, você pode criar diferentes cards para as tarefas, sinalizando por etiquetas a qual rede social ele está relacionado.

Dentro do card, você pode acrescentar informações como um briefing do post e um checklist das atividades que precisam ser realizadas para garantir a entrega.

É importante colocar datas para a entrega de cada um dos cards, assim o modo de visualização de calendário funciona de modo organizado.

Google Calendar ou Calendários Office

Essas duas ferramentas podem estar associadas ao e-mail de cada membro do time, assim cada alteração realizada encaminha uma notificação para a caixa de entrada dos envolvidos na tarefa.

A visualização dos calendários pode ser dividida por mês, semana ou ano. Funcionando com um princípio que lembra uma agenda: com os horários bem detalhados.

Calendário mLabs

No calendário editorial mLabs os posts ficam destacados de modo que ao bater o olho você já sabe para qual rede social será realizada a publicação! Além disso você pode:

  • salvar ideias para novos posts;
  • importar ou exportar seu calendário para posts sazonais, considerando as datas comemorativas;
  • repostar em outras redes sociais com apenas alguns cliques;
  • filtrar a visualização conforme a rede social que deseja focar;
  • acompanhar os processos do fluxo de trabalho — inclusive se o post está aprovado pelo cliente ou precisa de alguma alteração.

Viu só, como ter o controle da rotina de garante que as publicações nas redes sociais sejam mais eficientes e obtenham melhores resultados?

Para ver como funciona na prática, faz um teste grátis na mLabs e otimize não apenas esse serviço, mas toda a gestão das suas redes sociais! Depois, conte pra gente o que achou!? 😍

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