Melhores horários para postar no Instagram: descubra quais são!

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Quais são os melhores horários para postar no Instagram?

Se você fizer essa pesquisa no Google, vai encontrar uma série de respostas que, em geral, convergem para uma faixa de horário: entre as 19h e as 21h.

Um estudo realizado pela Sprout Social, atualizado em 2020, nos dá uma visão muito boa em relação ao melhor horário para publicar no Instagram.

Observe o gráfico de engajamento na rede social, sendo o maior índice de engajamento representado pelas cores mais escuras e menor pelas cores mais claras.

Melhores horários para postar no Instagram: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários em que os posts são realizados na rede socialImagem extraída do site Sprout Social.

Nota:

  • AM = período das 00 às 11h59;
  • PM = período das 12h às 23h59.

Leitura do gráfico (dados GLOBAIS):

  • Melhores dias e horários: quarta-feira às 11h da manhã e sexta-feira das 10h às 11h da manhã;
  • Melhor dia: quarta-feira;
  • Pior dia: domingo.

Contudo, isso não significa que esse seja, de fato, o melhor horário para você ou para os seus clientes.

O ponto é que para saber quais são os melhores horários para postar no Instagram você precisará levar em consideração alguns aspectos que são só seus.

Pense que cada conta do Instagram possui uma audiência única, com perfis, preferências e hábitos de acesso diferentes entre si. Por isso, descobrir os melhores horários para postar é um processo que exige testes, pesquisas e, claro, ferramentas!

Mas antes de ficar desesperado achando que é muito difícil saber isso, o estudo também traz Insights valiosos por segmento, que podem te ajudar a entender o melhor horário para publicar aplicado ao seu nicho.

Neste post, você também conhecerá algumas boas práticas fundamentais para postar no Instagram, fica com a gente para saber mais!

Quais os melhores horários para postar no Instagram?

O melhor horário para publicar no Instagram é aquele em que os seus seguidores estão online.

Há indicativos, médias de horários e dias para postar, porém, não existe regra de dia e horário, isso varia conforme o nicho de atuação e vamos abordar neste post vários segmentos para você testar e tirar a sua conclusão.

Mas antes, você sabe o porquê é importante saber o melhor horário para postar?

É o seguinte, o algoritmo do Instagram tem suas limitações quanto à exibição de posts no feed, podendo priorizar publicações para alguns usuários e não para outros.

Isso prejudica o engajamento de um perfil que publica sempre nos mesmos dias e horários, sem saber se seus seguidores estão ativos ou não.

Para gerar engajamento com seus posts, não basta apenas ter um visual atrativo, legendas impactantes e CTAs fortes, você também precisa saber quando postar.

Desta forma você consegue ter maior aproveitamento dos seus posts orgânicos e aumentar o seu alcance no Instagram, mesmo com a limitação do algoritmo.

Mas então como encontrar o melhor horário?

A resposta é simples: faça testes!

Mas sabemos que não é tão fácil assim. Os testes precisam ser feitos com base em estimativas, para facilitar o processo de encontrar os horários perfeitos para postar na rede social.

É aqui que entra o estudo realizado pela Sprout Social 2020 por nicho de mercado. Ele pode deve ser usado como referências para seus testes, mas lembre-se que somente os seus seguidores poderão apontar o norte para suas estratégias.

Vamos aos estudos por nicho!

Melhores horários para postar no Instagram para bens de consumo

Melhores horários para postar no Instagram: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários em que os posts são realizados na rede social no segmento de bens de consumo

  • Melhor dia e hora: quarta-feira às 15 horas;
  • Melhor dia: quarta-feira;
  • Pior dia: domingo.

Ao analisarmos o gráfico, pode-se observar que entre os melhores dias para postar no segmento e bens de consumo estão:

Terça-feira, quarta-feira e sexta-feira. Um fato curioso é que nos finais de semana o engajamento costuma ser menor.

Caso você trabalhe com bens de consumo e tenha uma estratégia de fazer 2 posts semanais, um bom teste seria realizar as publicações nas quartas-feiras às 15 horas e Sextas-feiras às 11 horas, por exemplo, para analisar o resultado.

Melhores horários para postar no Instagram para área da educação

Melhores horários para postar no Instagram: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários em que os posts são realizados na rede social no segmento de educação

  • Melhor dia e hora: sexta-feira às 10 horas;
  • Melhor dia: sexta-feira;
  • Pior dia: domingo.

No segmento de educação, o cenário é diferente, vemos que sexta-feira costuma ser um dia em que usuários deste nicho costumam estar presentes e participativos na plataforma.

Sábado à noite e quarta-feira no meio dia costumam ser ótimos para o engajamento também.

Melhores horários para postar no Instagram para organizações sem fins lucrativos

Melhores horários para postar no Instagram: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários em que os posts são realizados na rede social no segmento sem fins lucrativos

  • Melhor dia e hora: terça-feira das 13 às 15 horas e quarta-feira às 14 horas;
  • Melhor dia: quarta-feira;
  • Pior dia:  domingo.

Para organizações sem fins lucrativos, vemos que o engajamento costuma ser maior no início da semana, sendo um bom momento para postar!

Melhores horários para postar no Instagram para área da tecnologia

Melhores horários para postar no Instagram: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários em que os posts são realizados na rede social no segmento de tecnologia

  • Melhor dia e hora: quarta-feira às 6 e às 9 horas, e sexta-feira das 7 às 10 horas;
  • Melhor dia: quarta-feira;
  • Pior dia: domingo.

Na área de tecnologia vemos uma constância muito forte na parte da manhã de quarta e sexta-feira, sendo dias em que a rede está bombando com usuários pertencentes a este nicho.

Melhores horários para postar no Instagram para a área de saúde

Melhores horários para postar no Instagram: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários em que os posts são realizados na rede social no segmento da saúde

  • Melhor dia e hora: terça-feira às 8 horas;
  • Melhor dia: terça-feira;
  • Pior dia: domingo.

Na área de saúde, os posts costumam ter menos engajamento durante a semana inteira, sendo que terça-feira é o melhor dia seguido por quinta-feira.

Por ter menos engajamento que os demais segmentos, é preciso se planejar com antecedência para criar posts interessantes pensados estrategicamente para os dias certos. E, claro, realizar muitos testes!

Melhores horários para postar no Instagram para finanças

Melhores horários para postar no Instagram: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários em que os posts são realizados na rede social no segmento de finanças

  • Melhor dia e hora: sexta-feira às 11 horas;
  • Melhor dia: quarta-feira;
  • Pior dia: quinta-feira.

Para perfis relacionados a finanças, quarta e sexta são os melhores dias, com engajamento que perdura forte desde o final da manhã, a partir das 11h, até o meio da tarde.

Melhores horários para postar no Instagram para recreação

Melhores horários para postar no Instagram: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários em que os posts são realizados na rede social no segmento de recreação

  • Melhor dia e hora: quarta-feira e quinta-feira às 13 horas;
  • Melhor dia: quarta-feira;
  • Pior dia: domingo.

Terça, quarta e quinta são os dias com mais engajamento para as áreas de recreação, sendo importante fazer testes nesses dias para entender melhor o horário, que costuma ser, segundo o estudo, entre as 12 e 13 horas.

Melhores horários para postar no Instagram para Stories

Os melhores horários para postar nos Stories seguem a mesma lógica que os citados acima.

Isso pois o estudo é um indicativo do comportamento geral dos usuários na ferramenta e demonstra que estão dispostos a engajar mais nos períodos destacados, seja pelo feed ou stories.

Mas você também pode ver de outras formas através do Instagram Insights, entendendo melhor com dados reais de seu perfil como os usuários costumam se comportar nos stories.

Como descobrir o melhor dia e horário para postar pelo Instagram Insights?

O Instagram Insights é uma ótima ferramenta para analisar os dados do seu perfil no Instagram, e o melhor de tudo é que ela fornece informações relacionadas ao horário de maior engajamento também.

Além de fornecer outras métricas importantes para sua estratégia de marketing, como alcance dos posts e perfil da audiência por exemplo.

Para acessar esse relatório, basta seguir o passo a passo a seguir:

Entre em sua conta e selecione o ícone com três linhas horizontais disponíveis no canto superior direito da tela.

Toque em “Informações”. Em seguida, toque em “Público”.

Melhores horários para postar no Instagram: imagem da ferramenta Instagram Insights indicando o passo a passo

Na aba “Público” você encontrará cinco seções: Crescimento, Principais localizações, Faixa etária, Gênero e Seguidores.

Role a tela até chegar em “Seguidores” e toque em “Horas” para ter acesso ao gráfico com horários, toque em ‘Dias” para visualizar o gráfico de melhores dias, aqueles que seus seguidores mais interagem com seu perfil.

Melhores horários para postar no Instagram: imagem da ferramenta Instagram Insights indicando o passo a passo

Com essas informações, você conhece melhor o comportamento do seu público para se comunicar melhor com ele, postar nos melhores dias, além de aprimorar a segmentação dos seus anúncios na plataforma.

Melhor horário para postar no Instagram: boas práticas

Apesar das audiências das empresas no Instagram serem diferentes e terem hábitos distintos, existem algumas boas práticas que você pode considerar na hora acertar nos horários para postar no Instagram.

Confira quais são elas!

Migre para uma conta business

O Instagram for business é a ferramenta do Instagram dedicada a empresas que fornece dados e Insights relevantes para atuação de uma marca na plataforma.

Migrar para uma conta de empresa é fundamental para gerenciar melhor sua conta na rede. Inclusive, a ferramenta Instagram Insights – que abordamos no tópico anterior – só pode ser acessado por uma conta comercial.

Além de liberar acesso às métricas e informações sobre o público, o Instagram for business permite que você pode realizar anúncios, uma alternativa para alcançar mais pessoas e gerar mais visibilidade para o negócio.

Realize seus próprios testes sempre que possível

Apesar das boas práticas acima, não é possível definir uma regra geral e sacramentar quais são os melhores horários para postar no Instagram.

À medida que você for postando, confira a ferramenta de Insights do Instagram e entenda como o seu público está interagindo em diferentes momentos e dias da semana.

Sempre que possível faça testes A/B. Defina dois horários diferentes de publicação para o mesmo conteúdo e analise os resultados.

Lembre-se de eliminar fatores sazonais que possam interferir no engajamento do post.

Monitore o comportamento do público

Estar sempre de olho na atividade de seu público é fundamental 👀

A importância em se atualizar em relação a tendências em seu segmento deve estar sempre em sua mente ao trabalhar qualquer estratégia de marketing e comunicação.

Mas como faço para monitorar o comportamento do público?

Há algumas formas de fazer isso, acompanhe:

  • Lendo comentários, reações e perguntas no direct feitas pelos seus seguidores: fazer isso permite com que você tenha controle sobre o que o público pensa sobre o perfil e como eles se comportam frente às publicações;
  • Fazendo pesquisas periódicas: a melhor forma de entender o comportamento de uma pessoa, é fazendo perguntas! O adesivo de perguntas oferecidos pelo Stories por exemplo, é uma ótima forma de entender que tipo de conteúdo seus seguidores mais gostam e quais temas querem que sejam abordados!
  • Utilizando uma ferramenta de monitoramento como o Facebook Insights: essa ferramenta desenvolvida pelo Facebook é gratuita e fornece insights essenciais para o melhor entendimento do desempenho de suas estratégias.

Reflita sobre postar no horário comercial

Postar em horário comercial (das 9h às 18h) ou não?

Essa é uma dúvida frequente e ainda há discussões a respeito. Em geral, é melhor entender a rotina e os padrões de comportamento do seu público para definir com mais precisão se deve postar ou não, e é aí que entram os testes.

Nota: vale ressaltar a importância de considerar o fuso horário caso a empresa atue em mais de um estado, pois isso pode afetar em quando você faz as publicações e no engajamento delas.

Além disso, existe um motivo para muita gente apontar a faixa entre as 19h e as 21h como ideal.  Fora do horário comercial as pessoas tendem a utilizar mais o smartphone, seja em casa ou voltando do trabalho.

Lembre-se que o Instagram é uma rede social pensada para dispositivos móveis!

Estude a concorrência direta

Antes de entrar em mais detalhes, entenda o que é concorrência direta.

A concorrência direta consiste nos concorrentes do seu nicho de mercado que oferecem um produto ou serviço similar ao seu, compartilhando do mesmo público-alvo e tipos de conteúdo também.

Devido à essa proximidade com seu público e segmento de atuação, os concorrentes diretos enfrentam as mesmas dificuldades que você enfrenta ou enfrentará durante a execução de estratégias nas redes sociais.

Portanto, ao monitorar os concorrentes você pode usar as estratégias dele como aprendizado para o planejamento de marketing que você pretende seguir.

Vamos supor que você deseja testar a publicação de posts no feed, mas ainda não encontrou o dia e hora ideais para publicá-las.

Uma forma de validar o período antes mesmo de começar os testes, é mapear os posts de seus concorrentes diretos e avaliar em quais datas e horários seus posts tiveram maior engajamento.

Dessa forma, você pode ter testes mais assertivos e aprender com os erros e acertos de seus concorrentes.

Utilize uma ferramenta de gestão de redes sociais

Se você quer um caminho mais simples para descobrir os melhores horários para postar no Instagram sem ter que fazer inúmeros testes manuais, a melhor maneira é contar com a inteligência de uma ferramenta de gestão de redes sociais.

No gráfico de “Melhor período para postagem” da mLabs, você terá essa informação com base no comportamento da sua audiência.

Após realizar inúmeros testes e com uma base de clientes muito grande, a ferramenta fornece a você dados precisos de forma simples e objetiva, economizando seu tempo e recursos!

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Para ter dados cada vez mais concisos com a plataforma, sugerimos que você comece a estratégia postando em horários variados.

Isso ajudará a ferramenta a comparar posts em diferentes dias e horários, aumentando a assertividade dos Insights!

Após descobrir seus horários a plataforma oferece a opção rápida de agendamento para você não perder os melhores dias e horários para postar.

Além disso, a mLabs conta com um suporte mais amplo, fornecendo Insights sobre quais formatos de conteúdo no Instagram mais geram engajamento (vídeo, fotos e carrossel).

gráfico conteúdo por tipo mlabs

Afinal, o sucesso de uma estratégia de marketing digital é garantido pela capacidade de observar números, identificar micro e macro tendências e, com base nesses resultados, realizar decisões para os próximos posts.

Quer colocar em prática? Faça agora mesmo um teste gratuito e surpreenda-se com os resultados!

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