Pesquisar

15 dicas para ganhar comentários no Instagram sem forçar a barra

15 dicas para ganhar comentários no Instagram sem forçar a barra
Avatar de Aline Cecília Santos

Por

Publicado em

Quem não gosta de ganhar comentários no Instagram? Desde um emoji básico “😉“ até um textão, toda interação demonstra que o seu post despertou algum interesse.

Além de promover a interação com o público, os comentários permitem que você ganhe mais relevância junto ao algoritmo do Instagram, que passa a perceber o valor das suas publicações.

Existem diferentes formas de estimular essa interação. E, é isso que vamos mostrar neste post: boas práticas, com transparência e estratégia, para você ganhar comentários no Instagram sem forçar a barra!

1 – Crie legendas com perguntas envolventes

Sabemos que no Instagram as imagens são muito poderosas. De fato, são elas que chamam atenção e encantam os seguidores.

Mas uma boa legenda pode potencializar o seu engajamento, especialmente se você incluir uma pergunta que estimule o usuário a responder.

Porém, para criar perguntas estratégicas, você precisa, antes qualquer coisa, conhecer bem o seu público. Só assim, você conseguirá estimular a interação de maneira natural.

Veja como nós fazemos isso no nosso perfil do Instagram, de maneira leve, com um conteúdo que tem tudo a ver com o nosso público!

2 – Explore perguntas “este ou aquele?”

Não tem como negar: na Internet, muita gente tem preguiça de escrever. Por isso, se você fizer uma pergunta ampla, que exija uma resposta longa, os usuários podem ignorar por preguiça de responder.

Então, facilite a vida desses usuários e explore as perguntas “este ou aquele”.  Marcas de moda, por exemplo, podem colocar dois looks diferentes na imagem e perguntar aos usuários qual eles preferem.

Assim o usuário não precisa nem pensar numa resposta, é só escolher a melhor opção e pronto. Dá uma olhada como usamos essa estratégia no nosso segmento!

3 – Responda os comentários no Instagram (e pergunte de volta!)

Ninguém gosta de ficar no vácuo, né? Não é legal ver os outros usuários interagindo enquanto você fica sem respostas.

Quando um seguidor vê isso, ele fica desestimulado a deixar um comentário, imaginando que será ignorado também.

Portanto, não deixe os usuários falando sozinhos. Toda vez que você responde um comentário, você mostra que percebe a existência daquela pessoa e valoriza a sua participação, além de encorajar outros usuários a interagirem.

4 – Promova sorteios e concursos

Oferecer algo em troca é uma maneira muito eficiente de motivar os seus seguidores a deixar comentários. Um concurso no Instagram gera 64x mais comentários que um post comum.

Então, pense em algo que os seus seguidores realmente valorizem e ofereça como premiação. Recomendamos apenas que você tenha muito cuidado se for colocar o comentário no post como um dos requisitos para ganhar o sorteio.

Apesar de muitas marcas fazerem isso sem grandes problemas, a prática fere as regras do Instagram para promoções. Olha só como usamos essa estratégia para promover interação no nosso post, sem infringir as diretrizes do Instagram!

5 – Publique Reels para aumentar o engajamento no Instagram

O Instagram Reels é altamente envolvente e por ser uma tentativa de competir com o app vizinho (TikTok), é priorizado pelo algoritmo e o seu alcance tem sido superior aos outros formatos de post (imagem, vídeo, IGTV e carrossel).

Então, explore esse formato! Só não pode ser de qualquer jeito: crie conteúdos interessantes para a sua persona, aproveite o poder do Storytelling, desperte as emoções do usuário e use a criatividade para contar boas histórias.

Nós usamos esse formato para divulgar o lançamento do nosso app mobile com leveza e criatividade!

6 – Abra o seu coração e estreite relacionamentos

O Instagram é uma ferramenta poderosa para criar relacionamentos com o público. Mas, como em qualquer relacionamento, um precisa conhecer bem o outro, não é mesmo?

Essa não é uma dica barata de autoajuda. É uma maneira efetiva de mostrar a personalidade da marca, criar proximidade com os seguidores e despertar a sua empatia.

Isso tende a incentivar os comentários, seja para apoiar a sua opinião, ou para colaborar com o seu ponto de vista. Nós abrimos o nosso coração para demonstrar empatia durante esse momento difícil de pandemia com o post: “Estamos longe, mas #EstamosJuntos 🧡”

7 – Poste conteúdo engraçado, surpreendente ou provocativo

Conteúdo do tipo “fun”, que provocam emoções, tem mais probabilidade de viralizar na Internet, segundo pesquisa divulgada na Harvard Business Review.

Isso porque, publicações que criam expectativas no público estimulam a curiosidade e a incerteza, fazendo com que as pessoas comentem sobre o assunto.

A dica é planejar conteúdos com senso de humor que façam as pessoas sentirem uma emoção forte a ponto de não conseguir ficar sem comentar.

Veja como nós usamos a criatividade para fazer com que o nosso público se identificasse com a publicação e interagisse nos comentários.

8 – Use hashtags relevantes do seu nicho

Com uma boa estratégia de hashtags você consegue fazer com que a sua publicação apareça na pesquisa por hashtags e na aba Explorar do Instagram.

E, aparecer na aba “Explorar” é como estar no horário nobre da TV aberta, você consegue atingir a um público mais amplo que não visualizaria seus posts olhando apenas no feed.

A nossa dica aqui é: pesquise por hashtags relevantes para o seu nicho e use nos seus posts para ampliar o alcance e as chances de ganhar mais comentários.

9 – Marque pessoas, marcas e locais

Ao marcar pessoas, marcas e locais nas suas publicações, você triplica as suas chances de ampliar o alcance do post.

Isso porque, pessoas e marcas podem replicar o seu post como uma forma de agradecimento, ou até como prova social, fazendo uma “propaganda” benéfica para a marca.

Nós temos uma editoria de conteúdo específica para compartilhar os UGCs (Conteúdos gerados pelos usuários) no nosso perfil. O objetivo é passar credibilidade para o público que ainda não nos conhece, ou que está em fase de testes da nossa ferramenta.

10 – Poste no melhor dia e horário

Saber o horário que o seu público está online é fundamental para aumentar as chances da sua publicação ser vista.

De nada adianta você planejar o seu conteúdo, usar hashtags relevantes, fazer CTAs (Chamadas para Ação) envolventes se ninguém está online para interagir, concorda?

Nosso conselho para você descobrir o melhor dia e horário para postar no Instagram é realizar testes e observar as taxas de engajamento.

11 – Publique com maior frequência

Aumentar a frequência de postagens, seja de forma orgânica ou patrocinada, faz com que os seus posts não sejam “abafados” por outras publicações e tenham mais chances de aparecer no feed dos seguidores.

Isso não somos nós que estamos dizendo, o Facebook IQ descobriu que quando uma pessoa é exposta a um anúncio 1x por semana, a marca captura 80% do seu potencial de impacto, já quando ela é exposta 2x por semana, esse percentual sobe para 95%.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico do Facebook

Não estamos afirmando que você deve publicar 1x ou 2x por semana. A ideia é que você absorva esse Insight para a sua necessidade de acordo com a sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Mas, lembre-se de que as pessoas precisam ser expostas à sua marca frequentemente para que possam interagir nos comentários, lembrar de você, até decidir realizar a compra. 😉

12 – Poste fotos de rostos de pessoas

Que as selfies fazem sucesso no Instagram, todo mundo sabe. E, de acordo com uma análise feita pelo Georgia Institute of Technology e Yahoo Labs, elas também são ótimas para as estratégias de marketing.

A análise, realizada com mais de 1 milhão de postagens, constatou que posts com rostos de pessoas têm 32% mais chances de atrair comentários e 38% mais chances de receber curtidas.

O motivo disso ainda não se sabe, mas os pesquisadores suspeitam de que os rostos são fontes eficazes de comunicação não verbal à qual as pessoas respondem, e por isso provocam mais interações.

Confira um exemplo de como usar fotos com rostos de pessoas nas suas publicações!

13 – Poste fotos de animais para ganhar comentários no Instagram

Quem não gosta de foto de bichinhos nas redes sociais, boa pessoa não é! 🤐

Não é de hoje que os animais fazem sucesso na Internet, inclusive existem influenciadores animais ganhando tanto dinheiro quantos os humanos.

Ainda não existem muitas pesquisas para justificar o porquê disso, mas se você tem bichinho de estimação, recomendamos que faça um teste no seu conteúdo para analisar a taxa de engajamento.

Aqui, na mLabs, o Tyson faz o maior sucesso quando aparece não só nos nossos posts, mas também no escritório.

14 – Compartilhe o post do feed nos Stories

Uma tática muito usada para replicar o conteúdo do Feed e fazer com que ele seja visto por mais pessoas é compartilhá-lo nos Stories.

Nesse modelo de compartilhamento – em que você clica na setinha do post  e pede para compartilhar nos Stories – é adicionado um link nos Stories ao clicar nele, as pessoas são direcionadas para o post.

Assim, a sua publicação ganha mais exposição – driblando a limitação do algoritmo 💃 – e consequentemente, e mais chances de receber comentários.

15 – Use CTAs estratégicas (chamadas para ação)

As chamadas para ação são elementos fundamentais nas ações de marketing no Instagram ou em qualquer outra rede social.

São elas que direcionam o usuário para uma ação específica, por isso não dá para inserir uma CTA aleatória nos seus posts, é preciso ter uma boa estratégia e conhecimento profundo da persona.

Dá uma olhada na chamada para ação que usamos nesse post, ela tudo a ver com o conteúdo, é leve e divertida, a cara da nossa persona!

Gostou das nossas dicas? Aproveita para ver também o nosso post sobre Como ganhar seguidores no Instagram.

Nele, nós compartilhamos as melhores práticas que nos fizeram aumentar de 57mil para 102mil seguidores no período de um ano, uma taxa de crescimento de 79%! 🔥

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis