O algoritmo do Instagram mudou! Entenda a mudança e veja como aproveitá-la!

mudança no algoritmo do Instagram

Outra mudança no algoritmo do Instagram? Calma, não é para se preocupar. Na verdade, ao final desse post você estará comemorando.

Você deve se lembrar que até março de 2016 o Instagram permitia que os seus usuários vissem todos os posts de seus contatos por ordem cronológica no feed. Depois de analisar a experiência deles e entender que cerca de 70% das publicações eram simplesmente ignoradas pelas pessoas, a rede decidiu implementar algumas mudanças em seu algoritmo. E foi aí que o pesadelo do social media começou.

Com a mudança o Instagram passou a considerar sinais de interesse dos usuários para ordenar quais publicações seriam apresentadas para cada usuário. E a ordem cronológica foi praticamente extinta da lista de critérios do algoritmo.

E assim permaneceu, até que algo mudou. No dia 22 de março de 2018, o Instagram publicou um comunicado dizendo, entre outras coisas, que:

“Com base nos seus comentários, também estamos fazendo alterações para garantir que as postagens mais recentes tenham maior probabilidade de aparecer primeiro no feed.”

Sim, isso quer dizer que a ordem cronológica voltou a ser considerada pelo algoritmo do Instagram.

E se você está se perguntando porque isso é bom para as marcas, fica aqui um Spoiler: o post mais recente do seu público pode ser o seu.

Entenda melhor o que fazer a partir dessa mudança.

Como se beneficiar da mudança do algoritmo do Instagram em 2018?

Veja abaixo, algumas dicas para aproveitar os bons ventos.

Poste nos melhores horários. Isso agora é IMPRESCINDÍVEL

Saber quando seu público está no Instagram é ainda mais importante agora. Entenda que seus posts serão privilegiados se forem os mais recentes a partir da hora em que seu público está online.

Isso só reforça a importância de acompanhar o comportamento do próprio público, fazer testes de horário para descobrir realmente quando postar.

Se você ainda não sabe em qual horário seu público está no Instagram, conte com a ajuda da mLabs. Nós te informamos (considerando dados da sua base) qual é melhor horário para postar no Instagram.

melhor horário pra postar - relatório mlabs

Dica: Poste, pela mLabs, em diferentes horários por algum tempo. Poste, inclusive, em horários incomuns. Fazendo isso, você nos dará insumos para fazer uma análise efetiva dos melhores horários para postar.

E, se você não usa a mLabs, recomendamos que você poste em horários variados a cada dia e colete todos os dados de alcance e envolvimento de seus posts. Organize isso em uma planilha e, em algumas semanas, você já terá condições de entender quais são os melhores horários para postar.

Poste com mais frequência

Até então, a ordem cronológica não tinha mais tanto peso para o algoritmo. O que significa cava que seu post entraria na briga de fatores como engajamento, tempo de visualização, interações, etc.

Mas, isso mudou. E você pode (e deve) mudar sua estratégia também.

Como o algoritmo passou a considerar com mais “carinho” posts recentes, é bom que as empresas postem mais. Assim, elas terão mais chances de serem beneficiadas por esse critério.

A mudança, de fato, reduziu o tempo de vida útil dos seus posts. Ainda que eles tenham ótimas taxas de engajamento e interações, ser forem antigos, serão prejudicados.

Sugerimos que você faça alguns testes para descobrir qual é a frequência ideal de posts para seu público. Se você posta uma vez ao dia, aumente para duas vezes e avalie. Se as suas taxas de alcance e engajamento crescerem, aumente a frequência novamente.

Faça esse processo (sempre analisando os dados) até entender qual é o volume de posts que você pode ter sem perder efetividade.

Só um esclarecimento: não é porque o algoritmo do Instagram mudou e está dando mais peso à ordem cronológica que os outros fatores tenham caído por terra, ok? Continue atento à qualidade dos seus posts e tenha certeza que suas taxas de engajamento, tempo médio de visualização e interações não caiam.

Lembre-se: os posts que aparecerão no topo serão os mais recentes E os mais interessantes. Então, se você não puder aumentar a frequência e assegurar a qualidade dos seus posts, não pense duas vezes: escolha manter a qualidade.

A mudança no algoritmo do Instagram fará o engajamento dos seus posts crescer

Depois da mudança do algoritmo do Instagram em 2016, perfis comerciais viram suas interações cairem mais de 30%, em média.

Digamos que essa queda foi um efeito colateral da mudança. Como o algoritmo tirou grande parte do alcance orgânico dos posts de marcas, as interações também caíram e aí começou uma bola de neve.

A nova mudança deve atenuar esse quadro, especialmente se você fizer um esforço para seguir nossas recomendações anteriores.

E aí, pronto para começar? Se precisar de uma ajuda para colocar essas dicas em prática, conheça a mLabs e faça um teste grátis!

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