Pesquisar

9 dicas para você entender como crescer no Instagram de uma vez por todas!

9 dicas para você entender como crescer no Instagram de uma vez por todas!
Avatar de Brenda Dionizio

Por

Publicado em

Para crescer no Instagram, não basta apenas produzir conteúdo, é necessário estabelecer conexão e gerar informação relevante para o seu público.  

Tá, mas e se você já está fazendo isso, mas ainda não consegue crescer nessa rede social

Bom, para isso nós separamos algumas dicas incríveis que funcionaram por aqui e que vão te fazer bombar! 

Como crescer organicamente no Instagram?

Conquistar seguidores de forma orgânica não é tarefa simples. Leva tempo e é preciso dedicação.

Mas, não é, nem de longe, impossível. Muitos instagrammers começaram sem colocar um centavo sequer em anúncios no Instagram! E, isso também é possível para marcas.

Apesar de mais difícil, crescer organicamente tem algumas vantagens.

A taxa de engajamento de conteúdos orgânicos, especialmente os nativos, tende a ser super positiva. Além disso, existe a garantia de ter os seguidores mais qualificados possíveis! Eles são aquelas pessoas que tiveram um interesse real em clicar no botão “seguir”. A consequência positiva de ter esse tipo de seguidores é o engajamento!

Para te ajudar nessa jornada, listamos abaixo algumas dicas bem legais de como crescer organicamente no Instagram. Se liga!

1. Conheça seu público e crie conteúdos incríveis

Antes de pensar em grandes números de seguidores, pense primeiramente na identificação deles com a marca.

Você vai postar conteúdos e espera que eles gostem e sejam influenciados por eles, certo? Se for vender alianças de casamento, por exemplo, adolescentes podem não ser o público mais apropriado. Eles podem até indicar para alguém, mas mirar em casais de namorados e noivos é uma estratégia muito melhor e eficiente em termos de conversão.

Por isso, entenda primeiramente quem é o público que deseja atrair, o que ele está buscando e qual a melhor forma de falar com ele! Isso impactará suas linhas editoriais, tom de comunicação, estilo de imagens, regularidade e horários das postagens.

Depois de traçar esse perfil, você terá condições reais de criar conteúdos incríveis, que entreguem valor e gerem reconhecimento de marca. Foque em criar ótimos posts para os seus atuais seguidores e aguarde, pois o resultado virá. Bons conteúdos são comentados, compartilhados e recebem menções!

aprovacao-1

2. Inclua hashtags que aumentem seu alcance

Hashtags são recursos essenciais para ampliar o alcance dos seus posts.

Mas, não adianta usar 30 hashtags bombadas e pronto. É preciso usar as hashtags certas e não exagerar.

Recomendamos que você use 5 hashtags, seguindo a seguinte estratégia:

  • Uma relacionada ao seu produto ou serviço;
  • Uma relacionada ao momento (pode ser uma hashtag de evento, de dia da semana, de mood, #tbt, etc);
  • Uma hashtag de contexto (se o post fala de marketing digital, use a #marketingdigital, se o tema é moda, use #moda);
  • Uma de ação (essa pode ser uma hashtag como #lancamento, #promocao, #novidade);
  • Uma de posicionamento, ou marca (pode ser a da sua campanha, #marca).

Dá uma olhada em como organizamos isso aqui pra mLabs:

como-crescer-organicamente-no-instagram-1: hashtags

3. Crie conteúdo de valor e não panfletagem 

O Instagram assim como outras redes sociais são canais onde as pessoas buscam alguma conexão.  

Ao criar um conteúdo de grande engajamento, com potencial de se tornar viral, é preciso gerar reconhecimento do público e causar sentimentos sejam eles de curiosidade, alegria, desejo, motivação, comoção e etc.  

Mesmo sendo uma marca, não é interessante ficar fazendo panfletagem e só divulgar o tempo todo produtos e serviços. O conteúdo de valor é aquele que é feito pensando no que a persona precisa e deseja encontrar.  

Em um curso gratuito, Rafael Kiso ensina estratégias sobre conteúdo nas redes sociais! Inscreva-se gratuitamente para aprender mais sobre esse tema e arrasar no Insta. 

como-crescer-organicamente-no-instagram-3: curso planejamento

4. Crie vídeos curtos 

O formato em vídeo era uma tendência há alguns anos e os especialistas, que diziam que esse tipo de conteúdo seria uma febre e tomaria conta da comunicação em todos os canais sociais, estavam completamente corretos.  

Percebemos nos últimos anos um boom dos vídeos curtos, com a chegada do TikTok, Reels, YouTube Shorts e outros recursos que as redes sociais vêm implementando.  

Se você deseja crescer no Instagram, esse formato não pode, de jeito algum, estar de fora da sua estratégia! 

5. Faça CTA’s e perguntas ao seu público 

Fazer chamadas ao público ao final de uma legenda, em um recurso dos stories ou em uma live é uma das estratégias mais utilizadas para fazer com que o público engaje com o perfil.  

Mas mais do que isso, quando usada de uma forma estratégica, a CTA também pode ser uma forma de aproximação com o público.  

Em uma fala de nosso CMO, Rafael Kiso, em nosso podcast “Papo Social Media”, o especialista disse: 

“Um dos maiores segredos de conteúdo, que mudou o jogo pra mim, foi quando eu descobri a efetividade e comecei a testar as perguntas fechadas como CTA's” 

Rafael Kiso - Fundador e CMO da mLabs

Nesse trecho, o Rafa explica sobre a estratégia de oferecer opções para o público como uma forma de fazê-los engajar. Com base em testes, ele percebeu que ao trocar: “comente aqui em baixo” ou “deixe aqui a sua opinião” para: “faz sentido para você? Sim ou não”, as pessoas começaram a engajar mais nos comentários ou outros recursos do Instagram.  

De acordo com nosso boss e especialista na área, é mais fácil que a pessoa se sinta confortável para compartilhar sua opinião quando a pergunta é fechada, pois dessa forma as opções são claras e parecem ser mais fáceis de serem compartilhadas.  

Já uma pergunta aberta, carrega um peso de ter que pensar sobre o assunto e discorrer sobre ele. 

A partir do primeiro contato do usuário, é possível fazer mais uma pergunta e criar ali, nos comentários do Instagram, um diálogo. 

Vou deixar aqui o link desse episódio que mencionamos aqui pra você conferir, tá? 

6. Faça testes e acompanhe os dados 

A melhor forma de saber como alavancar seus resultados é acompanhar os dados do seu próprio perfil e tendências do mercado e usá-los para fazer testes. Com isso, você consegue entender o que dá certo para seu público e o que não vale a pena investir.  

Existem alguns estudos que entregam esse tipo de inteligência e para você não precisar perder horas pesquisando, nosso CMO os mais importantes deles em seu perfil do Instagram!  

como-crescer-organicamente-no-instagram-2: instagram rafael kiso

7. Faça parcerias estratégicas

Influenciadores no Instagram são um ótimo caminho para crescer organicamente nessa rede social.

E, acredite: nem todas as parcerias precisam ser pagas. Ainda existe empatia e relacionamento nesse mundo, graças aos céus!

Busque microinfluenciadores do seu nicho! Comece interagindo com essas pessoas de forma natural, envie produtos, proponha parcerias não pagas!

Muitos deles se interessarão na sua proposta.

O importante aqui é sair do clichê! Não adianta enviar uma remessa de produtos friamente e esperar que a indicação aconteça.

Entre em contato com esses pequenos influenciadores e pense em ações completas. Convide-os para uma live, indique-os em seu canal, faça uma parceria com produtos/serviços, convide-os para serem embaixadores da sua marca. Essas são apenas algumas ideias.

8. Divulgue seu perfil do Instagram em outros canais

O Instagram pode ser o seu principal canal e nós entendemos, mas, algumas vezes, é bem perigoso botar todos os “ovos na mesma cesta”.

Se você já tem outros canais ativos, domo site, e-mail e outras redes sociais, utilize-os também para divulgar seu perfil no Instagram!

Insira botões de compartilhamento nas redes sociais em seu blog, inclua o botão que leva para o Instagram em sua newsletter, compartilhe suas Stories do Instagram no Facebook e por aí vai.

Esse trabalho crosschanel também te ajudará a atrair novos seguidores!

9. Aposte em uma solução para gerenciamento de redes sociais

Manter a regularidade das postagens, aproveitar os melhores dias e horários para postar, acertar nos conteúdos e formatos dos posts é  fundamental para otimizar sua performance. E é aqui que a mágica acontece!

Esses cuidados contribuem para a relevância da sua página, geram reconhecimento de marca e profissionalizam sua atuação.

Para simplificar sua gestão de Instagram, busque uma ferramenta que te ajude com agendamento de posts e Stories, monitoramento de concorrentes, análise de desempenho e – muito importante – que facilite sua gestão de mensagens diretas.

A mLabs oferece vários desses recursos e você pode contar com a gente para agendamento de posts para diversas redes sociais, análise de resultados, gestão de mensagens e comentários e muito mais!

E para te dar um empurrãozinho na sua missão em crescer no Instagram, vou liberar um cupom de 30 dias grátis na mLabs. Ao criar sua conta, use BLOGMLABS e desfrute de 30 dias grátis de presente na plataforma para testar todos os recursos. Aproveita e sucesso com seu Insta!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis