Gestão de Instagram: dicas essenciais para ter sucesso na rede!

Gestão de Instagram - dicas essenciais

O gerenciamento do Instagram ainda é um desafio para muitas marcas. Com caraterísticas diferentes do Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn, a rede social com maior poder de engajamento merece destaque quando o assunto é o seu uso estratégico para Marketing. Ela precisa ser muito bem entendida para uma comunicação efetiva.

Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para sua gestão de Instagram. Veja:

Tenha uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais

Não. Não estamos falando isso só porque a mLabs é uma delas.

O fato é que sem uma ferramenta de gestão de redes sociais, você estará fadado a postar no Instagram todos os dias pelo celular.

Agora, pense em fazer isso em escala? E na hora de analisar métricas, responder comentários, directs? Acredite, ter uma ferramenta dessas não é um luxo.

Hoje em dia é praticamente impossível fazer uma boa gestão de Instagram sem ter o apoio de uma ferramenta. Além de te ajudar a agendar seus posts, você poderá inserir toda a equipe de criação no processo através de um workflow. Enfim, se quiser saber mais vantagens desse tipo de ferramenta, veja este post.

Priorize os melhores dias e horários de postagem

Uma técnica imprescindível para otimizar os resultados da sua gestão de Instagram é postar nos melhores dias e horários para o seu público. Isso porque, escolhendo o momento certo, você certamente terá melhores taxas de engajamento e, com a mudança do algoritmo do Instagram – que prioriza no feed posts com mais engajamento -, terá também um maior alcance.

Para saber quais são os melhores dias e horários de postagem, faça testes, analise seus resultados e entenda como o seu público interage. Não siga regras gerais de melhores dias e horários! Pense sempre em como isso funciona para o seu público! Neste post, nós te ensinamos como fazer isso na prática.

Aposte nos influenciadores digitais

Os influenciadores  digitais já estão presentes em todas as redes sociais, mas no Instagram, em especial, eles conquistaram um espaço grande e de muita relevância. Por esse motivo, é fundamental que as marcas conheçam quem são os influenciadores do seu nicho, sigam essas pessoas e, claro, estabeleçam com eles um relacionamento.

Pensar em estratégias para aproveitar a audiência desses influenciadores é muito importante também. Alguns deles fazem parcerias pagas, outros aceitam permutas e há também os que podem te ajudar por pura afinidade. O importante, antes de fazer uma proposta, é entender o que cada influenciador está buscando e como você pode (e se pode) realmente ajudá-lo de alguma forma.

Aqui na mLabs, por exemplo, temos uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. E os influenciadores do nosso nicho apostam muito nesses canais. Assim, para aqueles que ainda não conhecem a mLabs, podemos sempre oferecer, em um primeiro momento, o acesso gratuito à ferramenta. Além de mostrar, na prática, o nosso valor, estabelecemos um vínculo que entrega algo de bom para ele também. Depois desse primeiro contato, a porta para boas parcerias certamente está aberta.

Use hashtags

Não é à toa que quase todas as redes sociais tem esse recurso. As hashtags já compõem postagens em quase todas as plataformas, mas elas merecem ainda mais destaque quando o assunto é o Instagram.

Nessa rede social, é muito comum que os consumidores busquem publicações, inspirações e tendências por meio das hashtags. Isso é tão sério que, recentemente, o Instagram testou (e, neste caso, já liberou!) como recurso, um botão fixo para seguir hashtags.

Sabendo disso, faça um uso inteligente dessas palavras-chaves na hora de pensar suas publicações.

Além de usar em seus posts (você pode criar uma lista das hashtags mais importantes para sua estratégia), siga as mesmas e entenda como o seu público interage com elas! Você pode descobrir, por exemplo, o que as pessoas estão querendo saber sobre determinado assunto, o que elas pensam, como se posicionam a respeito e, claro, se o tema está esquentando ou não na rede social

Integre suas redes sociais

Apesar de sabermos que cada rede social tem seu objetivo e formas de uso, a estratégia entre elas deve estar integrada. Divulgar seu Instagram nas outras redes sociais da marca, pensar em recursos integrados como cross posting de stories, campanhas de marketing que leve os usuários de uma rede social para outra e como ter uma comunicação coesa em todos os canais te ajudará organizar toda a sua estratégia para o Instagram.

Tenha um calendário editorial (básico para boa gestão de Instagram)

Ok, nós sabemos que uma das riquezas do Instagram é a possibilidade de postar, em tempo real (especialmente no Instagram Stories), coisas do dia a dia, particularidades da marca, curiosidades, etc. E isso é ótimo, mesmo! – continue fazendo!

Mas, não dá pra ter só isso!

Você também precisará organizar um calendário de postagens pensando sempre no curto, médio e longo prazo.

Além de garantir a constância e a frequência dos posts, o calendário te ajudará a entender quais temas você está abordando (se você organizar seus posts por linhas editoriais, melhor ainda), irá te garantir que posts importantes não deixe de ir para o feed, te dará um controle preciso do que já foi postado e quando foi postado, enfim, será o seu principal controle da gestão do Instagram.

Seguindo essas dicas, seu gerenciamento de Instagram tem tudo para dar certo! Continue acompanhando nosso blog e esteja sempre atualizado!

 

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