Pesquisar

Instagrammers: o que são e como utilizar sua influência na estratégia de social media

Instagrammers: o que são e como utilizar sua influência na estratégia de social media
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já escutou o termo “Instagrammer”. Essa tendência tornou-se muito popular graças ao marketing de influenciadores, ação que está entre os tópicos mais quentes da web no momento.

Para um social media, essas pessoas são muito mais do que meros perfis de sucesso no aplicativo mais querido do Brasil. Elas representam oportunidades de negócios, palavrinhas que certamente fazem os diretores e CEOs abrirem um extenso sorriso.

Instagrammers: afinal, que bicho é esse? De onde vieram? Que benefícios geram? Não, essa não é uma chamada para um documentário do Globo Repórter, mas você terá todas essas dúvidas respondidas no artigo a seguir.

Ficou curioso? Então não desprenda os olhos da página. Siga conosco e saiba tudo que é necessário para se tornar pop entre os seus seguidores!

Afinal, o que é um Instagrammer?

Sabe aquele jogador de futebol que era o cara mais popular da escola? Ou a colega que venceu as Olimpíadas de matemática e tornou-se a CDF mais requisitada da faculdade? Ainda, o chefe do grupo de boardgames que fazia sucesso entre os nerds.

Pois é, no Instagram o alcance das “celebridades” é potencializado. Elas podem se tornar tanto pessoas extremamente relevantes para milhões de pessoas quanto ícones em nichos específicos.

O segundo caso é, provavelmente, o mais interessante para as empresas, já que os grandes Instagrammers geralmente cobram preços muito elevados para divulgação.

Já no segundo caso, os publiposts (aquele conteúdo que você paga um Instagrammer pra fazer), podem surtir um ótimo efeito quando encontrados os micro influenciadores certos para o seu público.

Instagrammers são influenciadores do Instagram. São figuras públicas que possuem entre 1000 e 100.000 seguidores, e respeitados em suas áreas de atuação. Veja bem, não basta ter mais de 1000 seguidores, tá? Isso é fácil! É preciso ser uma referência em algum assunto para muitas pessoas.

É justamente por serem referência (e produzirem de forma consistente conteúdo educativo para seu público), que os Instagrammers são vistos como fontes confiáveis para seus seguidores, Muitas vezes, um influenciador com número menor de seguidores tem mais respaldo para um público do que aqueles que chegam aos milhões de followers, falam sobre diversos temas e acabam atingindo públicos muito abrangentes.

Como fazer marketing de micro influenciadores no Instagram?

Observados como referências em nichos, os Instagrammers têm um grande poder de influência sobre seus seguidores.

São engajados, têm opiniões convictas e respeitadas e não chegam a cobrar rios de dinheiro pela divulgação.

Vamos saber, a seguir, como utilizar todo o potencial dos Instagrammers para o marketing.

A segmentação é a alma do negócio

Já falamos um pouco sobre isso no tópico anterior, mas não custa reforçar. Acredite: vale mais a pena contar com os serviços de muitos micro influenciadores do que poucos “ultra-mega-famosinhos” do Insta, o que é confirmado pela pesquisa da Keller Fay Group.

A chave de tudo é a segmentação. Um caso muito interessante é o de uma loja que vendia artigos de jardinagem. O detalhe é que eles eram “micro ferramentas”, já que os produtos eram voltados apenas para bonsai, réplicas em miniatura de árvores.

Como trata-se de um público um tanto quanto específico, a empresa enviava alguns brindes para os principais propagadores da técnica no Instagram (pessoas que tinham pouco mais de 1000 seguidores).

Os resultados foram incríveis e as vendas quase triplicaram com um pequeno investimento. Mais ainda: os influenciadores declararam lealdade à marca e tornaram-se clientes, estabelecendo um relacionamento a longo prazo com a marca.

Um agradinho não faz mal a ninguém

Como dito no tópico anterior, os micro influenciadores são estimulados não apenas por meio do dinheiro. Como geralmente fazem aquilo por amor ao tema, existem coisas que são mais valiosas para eles.

Nesse caso, é sempre válido enviar alguns brindes que possam agradá-los. Isso gera um buzz marketing natural e a sua marca pode alcançar um público qualificado.

Os códigos de desconto exclusivos por meio desses influenciadores ajudam-nos a engajar seus próprios seguidores.

O olho no olho estimula o dedo no like

Os eventos presenciais também são ferramentas valiosas para o marketing de influenciadores. Ali é onde ele terá a sensação de fazer parte da construção da marca e se sentirão muito mais estimulados a compartilhar esses momentos em suas redes.

Sendo assim, reuniões, workshops e encontros ajudam bastante na identificação e fidelização. Alguns benefícios também podem vir a calhar.

Esteja ao lado de quem é afiliado

Outra maneira interessante para estimular os Instagrammers é trabalhar com o marketing de afiliados.

Essa técnica funciona da seguinte maneira: os influenciadores recebem um link rastreável para divulgação. A cada conversão realizada por meio dele, a pessoa que o propagou recebe uma bonificação financeira.

Como encontrar os melhores Intagrammers para uma marca?

Existem algumas práticas recomendadas para encontrar os melhores Instagrammers para a sua marca. A seguir, vamos saber quais são elas.

Hashtags

A primeira maneira para encontrar micro influenciadores que sejam relacionados ao seu nicho é por meio das hashtags.

Para tal, basta ir à aba de procura do aplicativo e selecionar a opção “Tags”. A seguir, digite termos relacionados.

Se o seu produto é voltado a praticantes de squash, por exemplo, busque pelo nome do esporte ou palavras-chave que remetam à ele.

instagrammers

A lista de posts que você verá começa pelos mais relevantes. Provavelmente feitos por algum influenciador da área.  

Localização

Caso o seu negócio seja local, é uma boa ideia utilizar a localização do Instagram para achar pessoas que tenham uma boa influência em um alcance reduzido.

Para isso, vá até a aba de buscas e selecione “Locais”. Ali, faça uma pesquisa. Esse tipo de segmentação funciona muito bem para bares, restaurantes e até padarias.

encontrar instagrammer pela localização

Afinal, as pessoas conhecem muitos moradores próximos e é bem provável que façam publicidade gratuita do seu negócio ao receberem pequenas recompensas.

Mecanismos de buscas

Apesar do Instagram ser um aplicativo móvel, suas páginas estão disponíveis na web. Ou seja, aparecem nos mecanismos de buscas como o Google e o Bing.

Sendo assim, vale à pena procurar por alguns termos relacionados ao seu produto juntamente à palavra-chave “Instagram”.

Oras, os motores de pesquisa levam em consideração o tráfego da página para ranqueamento. Sendo assim, alguns dos mais valiosos aparecerão primeiro e, à medida que você passa as páginas, pode encontrar outros micro influenciadores.

Ferramenta mLabs

Uma das maneiras mais eficazes para encontrar Instagrammers é por meio da mLabs. A plataforma indica perfis de instagrammers que você pode contatar, bem como seus respectivos números de seguidores e taxas de engajamento.

gráfico-influenciadores-mlabs

E se você quer experimentar agora mesmo esse recurso, faça o teste grátis e comece a aproveitar tudo que os Instagrammers podem fazer pelo seu negócio!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis