Como ganhar dinheiro no Instagram?

Como ganhar dinheiro no Instagram?

O Instagram é um fenômeno da internet! Com um bilhão de usuários, a rede social está evoluindo dia a dia para ser uma plataforma cada vez mais completa para marcas de todos os portes. De influenciadores a lojas virtuais, micro negócios a grandes empresas, muita gente já entendeu como ganhar dinheiro no Instagram!

E, se você também quer entrar para o time, este post vai te ajudar! Nele, te damos bons motivos para começar a investir nessa rede social, te contamos as principais opções para lucrar por lá e, claro, damos algumas dicas pra sua estratégia dar certo!

Vamos ver como você pode ganhar dinheiro no Instagram?

Por que investir seu tempo no Instagram?

O Instagram é uma rede social para quem quer ganhar dinheiro #fato.

Para as marcas, é um canal incrível de relacionamento e aquisição de novos clientes, para influenciadores, um prato cheio para a conquista de audiência. Para pequenos e microempreendedores, o lugar perfeito para construir uma marca do zero.

Não é à toa que muitas empresas, influencers, lojas e outros perfis comerciais (inclusive, veja neste artigo como mudar seu perfil para comercial) estão investimento tempo nessa plataforma.

Mas, vamos logo esclarecendo que o assunto aqui não é somente saber como ganhar curtidas e comentário no Instagram!  É claro que, seu potencial de lucro tem muito a ver com o número de seguidores e o tempo em que você passa alimentando a rede, interagindo, criando conteúdos novos, etc. Tá cheio de post na internet falando isso (no nosso blog, inclusive!).

Nossa ideia é te mostrar MESMO as possibilidades de como ganhar dinheiro no Instagram!

Como ganhar dinheiro no Instagram?

Agora você vai entender como usar alguns recursos para ganhar dinheiro no Instagram. Veja as opções que mais funcionam:

Venda pelo Instagram Shopping

Isso mesmo, venda seus produtos no Instagram.

Para isso, a rede oferece o recurso de Instagram Shopping, onde você consegue marcar seus produtos nas fotos e levar os usuários para um atendimento pelo Direct ou para uma página da internet.

Seu perfil passa a funcionar como uma loja-online, só que muito mais divertida!

Lembre-se que para que seus posts com produtos sejam realmente atraentes e engajadores, você precisará ser relevante e entregar algo útil. Então, ao invés de postar apenas a foto da bolsa que você vende, inclua ela num look e entregue o post como uma dica de verão, por exemplo.

Lembre-se de ampliar o alcance desses posts com hashtags e, é claro, cuide da qualidade dessas imagens!  

Faça posts patrocinados

Se você já tem um número maior de seguidores (ao menos 5000, ok?), os posts patrocinados podem ser a resposta de como ganhar dinheiro no Instagram. São os famosos publieditoriais.

Nesse caso, é preciso convencer e mostrar à empresa para a qual vai fazer esse post patrocinado o porquê você é a melhor opção para tal. Afinal, eles irão te pagar para que você anuncie o produto/serviço deles.

Por isso, além da audiência, é importante estar posicionado como referência em algum assunto. Assim você será capaz de influenciar outras pessoas a comprarem também aquele produto.

Pense nas parcerias

Se você já tem uma marca, considere as parcerias com instagrammers de sucesso!

Mas, cuidado! Analise bem se aquele influenciador tem a ver com o que você vende e o que sua marca propõe. Veja se o público é parecido e peça os números de alcance, impressões, visualizações, etc do perfil da pessoa/marca da qual fará a parceria.

Lembre-se de que, a partir do momento que seu cliente relaciona um influenciador com a sua marca, tudo que ele faz pode impactar no seu negócio.

Com essas dicas, você irá conseguir ganhar dinheiro no Instagram!

Afiliados

Essa prática sobre como ganhar dinheiro no Instagram é bem comum e é favorável para os dois lados da parceria.

Funciona assim: a empresa e o influenciador se tornam parceiros para isso, precisam ter um público que coincidem — e o instagrammer divulga os produtos vendidos por essa empresa por meio de um link.

A cada venda realizada por esse link de afiliado, o influenciador leva uma comissão em cima do valor.

Assim, a empresa ganha mais clientes, visibilidade, vendas e torna sua parceria mais assertiva, pois precisará apenas pagar uma quantia justa de acordo com a quantidade de vendas que aquele instagrammer conseguiu influenciar.

Venda de fotos para banco de imagens

O que seria melhor do que um aplicativo focado em publicação de fotos para vendê-las?

Isso mesmo! Você pode saber como ganhar dinheiro no Instagram usando suas próprias fotos e vendendo-as para bancos de imagens.

É possível fazer essa venda por meio de bancos de imagens colaborativos ou pela própria plataforma do Instagram voltada a isso: o PlusGram.

Nesse app você comercializa suas fotos, montando uma galeria e escolhendo o valor que irá atribuir a cada uma delas.

Há níveis diferentes, por exemplo: você pode vender suas fotos para fins comerciais e com seus devidos créditos, ou, ainda, pode comercializar por um preço mais alto em que o comprador ganha total os direitos autorais.

Obviamente que para obter sucesso nisso é preciso que você seja um bom fotografo. Suas fotos precisam ter qualidade e serem atraentes.

Dicas para otimizar sua estratégia no Instagram

Se você chegou até aqui, já entendeu os principais “caminhos” de como ganhar dinheiro no Instagram. Mas, não adianta apenas escolher o que mais faz sentido pra você e achar que vai brotar dinheiro na conta.

Na verdade, isso é fácil. A parte mais difícil é construir sua audiência e engajá-la pra valer.

Como isso é o que tomará boa parte do seu tempo, separamos algumas dicas pra te ajudar a melhorar sua estratégia e, consequentemente, te ajudar a ganhar dinheiro no Instagram:

Segmente seus seguidores

De nada adiantará diversos seguidores se eles não têm interesse no que você oferece. Eles precisam ter identificação com seu perfil.

Por isso, faça uma análise dados e tenha em mente qual é o seu público. Assim, é possível não somente ganhar seguidores mas também trazer as pessoas certas, que realmente podem comprar seus produtos, clicar nos seus links ou acatar suas dicas!!!

Ofereça conteúdo de qualidade

Uma dicas sobre como ganhar dinheiro no Instagram é: faça postagens SENSACIONAIS. Isso significa, ter conteúdo diferenciado, algo que te torne único e que faça jus à sua audiência.

Não tenha medo de testar formatos e perguntar aos seus seguidores o que eles querem ver no canal! Após definir os temas, invista no criativo, nas legendas, hashtags e mande bala! Cuide também para que seu feed esteja lindo e organizado!

Tenha também uma frequência de postagem adequada e sempre alimente a página.

Use os recursos disponíveis e não somente a publicação de fotos

Explore os Stories, o IGTV (que funciona como um canal do YouTube só que no Instagram), incentive o repost, a marcação dos amigos na página, faça enquetes, sorteios, ufa! Não faltam opções!

Interaja!

Interagir é peça-chave para que você tenha sucesso e saiba como ganhar dinheiro no Instagram.

Isso aumenta sua base de seguidores e, o mais importante, os fideliza! Criar um vínculo é importante nas redes sociais.

Aproximar os seguidores faz toda a diferença.

Sendo assim, responda dúvidas, agradeça elogios, saiba responder também às críticas, ofereça soluções, tenha bom-humor, seja educado, peça sugestões para os seguidores (eles adoram participar!), entre outros.

Use hashtags!

Esse é o princípio mais básico desde quando o Instagram foi lançado. E ele pode te ajudar a saber como ganhar dinheiro no Instagram!

As #hashtags são poderosas e ajudam os usuários a encontrarem posts dos assuntos que estão interessados. É como um campo de busca, só que mais abrangente. Ao inserir hashtags em seus posts, você aumenta as possibilidades de alcançar novas pessoas, mesmo as que não te seguem!

Use hashtags específicas, mas de fácil reconhecimento, para que seus seguidores tenham facilidade de te encontrar.

Aqui, uma dica: não saia colocando qualquer uma, ok? Faça uma pesquisa para verificar as melhores hashtags para cada post. Por exemplo, se você revende chocolates e vai postar uma foto do seu produto, coloque abaixo da descrição #chocolate e não #chocolates.

Sabe por qual motivo? Simples, a primeira é muito mais utilizada! Ou seja, isso aumenta sua chance de ser encontrado.

Incentive a colaboração

Se você vai ganhar dinheiro no Instagram vendendo produtos, convide seus seguidores para postarem fotos com esses itens!

Essa é uma excelente maneira para espalhar sua marca no Instagram e ganhar muito mais visibilidade. Uma foto de um usuário é a propaganda mais valiosa que uma marca pode ter, afinal, é uma indicação genuína e gratuita!

É possível incluir essas imagens no e-commerce e até oferecer brindes e descontos para quem usar determinada hashtag, por exemplo.

Melhore ainda mais o rendimento do seu perfil monitorando a sua performance e da dos seus concorrentes na plataforma. Quer saber como? Use a mLabs!

Aproveite e experimente sete dias grátis da ferramenta e veja se você gosta! Temos certeza que isso irá ajudar muito seus resultados.

Deixe seu comentário e continue nos acompanhando!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados