Pesquisar

Como ganhar dinheiro no Instagram? 4 estratégias para 2024

Como ganhar dinheiro no Instagram? 4 estratégias para 2024
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Desde sua criação, em 2010, o Instagram já conquistou 2.3 bilhões de usuários ativos. 1/4 da população mundial. 

Você encontra todo tipo de perfil na rede social, desde pessoas mais focadas no lazer e interação com amigos, até aquelas que usam a rede para ler notícias, planejar viagens e fazer as compras. 

E bota compras nisso…Somente no Brasil, 82% dos usuários seguem marcas no Instagram, segundo pesquisa da Opinion Box em 2023. 

Em pleno 2023, você provavelmente acompanha ou ficou sabendo de um influenciador digital que ficou rico com a rede, ou alguém vendendo produtos e começando negócios inteiramente digitais usando o Instagram. 

Mas afinal, qual é o melhor caminho para ganhar dinheiro no Instagram? Neste post vamos apresentar as diferentes possibilidades e explicar como você pode começar! 

Importância do marketing no Instagram 

Como mencionado anteriormente, a maioria dos usuários brasileiros segue perfis de marca no Instagram. 

E tem mais…Ainda na mesma pesquisa da Opinion Box, é indicado que 61% dos usuários disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando. 

A rede social é um canal poderoso para divulgar os produtos e serviços de qualquer marca devido a alguns fatores: 

  • Alto alcance das postagens, devido aos bilhões de usuários da rede; 
  • Rede interativa, ideal para empresas se aproximarem de seus consumidores; 
  • Recursos nativos da rede que auxiliam na divulgação de produtos, como a possibilidade de criar sua própria loja dentro do Instagram; 
  • Facilidade e rapidez em receber feedbacks de campanhas de marketing; 
  • A presença da marca em um lugar com o qual seus consumidores estão familiarizados e gostam de estar é essencial para gerar identificação; 
  • Facilidade de divulgar outros canais e aumentar a visibilidade do site e outras redes sociais da empresa; 
  • Entre outros. 

Fazer marketing no Instagram deixou de ser um diferencial e hoje é crucial para muitas empresas de diferentes nichos! 

O que é a monetização de contas no Instagram? 

A monetização de contas do Instagram se refere aos recursos que a rede oferece nativamente para que empresas e criadores de conteúdo possam ganhar dinheiro. 

Atualmente, os principais desses recursos são: 

  • Conteúdos de marca: são conteúdos que você pode fazer em colaboração com outra empresa ou influenciador com o propósito de divulgar um produto ou serviço, alcançando mais consumidores além do seu público orgânico; 
  • Loja do Instagram: você pode criar uma loja parecida com sites e-commerce dentro do próprio Instagram, fazendo posts integrados com a loja para que as pessoas possam ver imagens e mais detalhes sobre seus produtos, como se estivessem no seu site. É possível até configurar pagamento dentro da rede, para que seus clientes comprem sem sair do Instagram; 
como-ganhar-dinheiro-no-instagram-1: instagram loja
  • Anúncios no feed do perfil do Instagram: similar aos anúncios no meio de vídeos do YouTube, o Instagram está testando uma nova forma de monetização, que insere anúncios no feed do seu perfil, entre as postagens. Por enquanto essa modalidade está em teste, disponível apenas para perfis nos EUA; 
  • Anúncios em vídeos longos: assim como nos vídeos do YouTube, você pode fazer vídeos mais longos pelo Instagram e veicular anúncios nesses vídeos; 
  • Instagram Live Badges: os selos do Instagram permitem aos seguidores demonstrar apoio aos criadores durante sua live. Ao comprar um selo, o seguidor ganha um ícone de coração ao lado do seu nome, destaque nos comentários e seu nome vai para uma lista disponível para o criador de conteúdo. 
como-ganhar-dinheiro-no-instagram-2: instagram tela

Como monetizar o seu Instagram? 

Para desbloquear os recursos de monetização do Instagram é preciso que seu perfil atenda alguns requisitos: 

Para verificar se você tem acesso aos recursos de monetização do Instagram, siga o passo a passo a seguir: 

  1. Acesse as configurações do Instagram pelo seu perfil no canto superior direito e toque em “Configurações e privacidade”; 
  2. Nas configurações, clique em “Ferramentas e controles para criadores de conteúdo”; 
  3. Toque em “Status de monetização”; 
  4. Pronto! Você pode ver se o seu perfil pode ser monetizado e ativar os recursos de monetização disponíveis para você na tela anterior. 
como-ganhar-dinheiro-no-instagram-3: tutorial

Como ganhar dinheiro no Instagram? 

Agora vamos à prática, pois nem só da monetização nativa do Instagram que se vivem os influenciadores.  

Você pode usar o poder da rede para integrar com outras plataformas de vendas, construir sua marca e reforçar sua identidade para impulsionar a venda de produtos e serviços. 

Influencer marketing 

Segundo a pesquisa da mLabs, Relatório de Engajamento Instagram 2023, contas de criadores de conteúdo (os famosos inlfuencers), apresentam uma taxa de engajamento 6% maior do que os perfis tipo empresa (business). 

como-ganhar-dinheiro-no-instagram-4: dados engajamento

Essa tendência de engajar mais e, consequentemente, atrair a atenção de potenciais consumidores, torna os perfis de influenciadores canais estratégicos poderosos, especialmente para marcas novas. 

Considere: 

  • Micro influenciadores: além de terem valores mais baixos para parcerias, muitos desses perfis menores costumam ter um engajamento maior que as celebridades, o que pode influenciar na taxa de conversão para seus produtos. Eles têm entre mil e 10 mil seguidores; 
  • UGC: os conteúdos gerados por usuários (UGC) exercem forte impacto sobre a decisão de compras de seus seguidores, justamente por serem perfis menores e mais influentes entre seus familiares e amigos. O Mcdonald’s fez uma campanha para estimular esse tipo de conteúdo, usando fotos de clientes que postavam no Instagram com a hashtag da marca;
como-ganhar-dinheiro-no-instagram-5
  • Contrate influenciadores alinhados com o segmento e valores da sua marca, com seguidores que possam se identificar com a identidade da sua empresa. 

Venda de produtos ou serviços 

O Instagram conta com diversas ferramentas e features que te ajudam a atrair mais consumidores e convertê-los. 

Hoje é possível construir um negócio rentável sem nem abrir um site ou loja física, tudo pelo Instagram. 

  • Você pode, por exemplo, criar os famosos posts de shopping, que contém links para compra de produtos, como roupas e itens de decoração, ou usar o mesmo recurso nos stories, tornando o processo de compra mais rápido e prático; 
como-ganhar-dinheiro-no-instagram-6
  • Com a função de checkout na loja do Instagram, você pode vender seus produtos direto na rede, anunciar novos lançamentos com notificações para todos seus seguidores, permitir que criadores de conteúdo marquem seus produtos em seus posts e mais! 
  • Os dados da sua loja podem ser usados para gerar insights valiosos e criar públicos personalizados para veicular anúncios assertivos a seus potenciais clientes; 

Caso prefira vender na sua própria plataforma, os recursos de linkagem nos stories, bio e vídeos longos também são ótimas opções para conectar seu público a novos canais e direcioná-los para suas soluções. 

Existem várias ferramentas de link na bio, como a Linktree, que te ajudam com recursos para ganhar dinheiro do Instagram. 

Publicidade e promoções pagas 

como-ganhar-dinheiro-no-instagram-7

A Meta conta com uma ferramenta robusta para gerenciar anúncios em suas redes, impulsionando postagens do seu perfil em vários formatos do Instagram, como stories, reels e feed. 

Você pode segmentar o público para o qual deseja veicular o anúncio por dados demográficos e comportamentais, considerando até seus interesses. 

Esses anúncios contribuem para diferentes objetivos que você escolhe na própria ferramenta de anúncios do Instagram, como: 

  • Reconhecimento de marca; 
  • Venda de produto ou serviço; 
  • Visita ao site; 
  • Inscrição em algum evento ou newsletter; 
  • Gerar engajamento; 
  • Entre outros. 

Construção de uma Marca Pessoal 

Como mencionamos anteriormente, os perfis de criadores costumam ter maior poder de conversão e influência sobre seus seguidores. 

Uma das formas de aproveitar o potencial do Instagram para ganhar dinheiro é construindo uma marca pessoal na rede, investindo em formatos interativos e conteúdos de valor para seu público. 

Isso te permite construir autoridade para então monetizar seu perfil usando recursos do Instagram, como anúncios nos vídeos, selos de lives, patrocínio de produtos de outras marcas, entre outros. 

Desenvolvimento de uma identidade de marca no Instagram 

O Instagram não precisa ser usado apenas para vender produtos e serviços ou incentivar usuários e clicar em algum link onde podem comprar algo da empresa. 

Outra forma discreta mas eficaz de ganhar dinheiro do Instagram é usando a rede para criar a identidade da marca, interagindo com seus consumidores, solicitando feedbacks e conversando com seguidores para gerar engajamento, reconhecimento e identidade. 

No perfil você pode falar sobre casos de sucesso da empresa, iniciativas de inclusão e sustentabilidade, situações cômicas que tenham relação com seu nicho e outros conteúdos de entretenimento que gerem identificação com seu público e ajudem na fidelização de clientes. 

Marketing de Afiliados 

Várias empresas, das grandes às pequenas, oferecem plataformas fáceis de acessar para criadores de conteúdo se filiarem e divulgarem produtos e serviços em troca de comissões. 

Essa é uma das formas que muitos criadores conseguiram monetizar seus perfis, usando plataformas como Hotmart para intermediar a afiliação a produtos. 

4 Estratégias para crescer no Instagram e ganhar dinheiro 

Você pode explorar diferentes recursos de monetização, criar uma loja, cadastrar produtos, patrocinar posts, mas se não sabe como construir um perfil sólido, que gere engajamento, não terá sucesso para ganhar dinheiro. 

Por isso, trouxemos 4 estratégias para crescer no Instagram e ganhar dinheiro com as diferentes opções apresentadas anteriormente, confira! 

Aumentar o número de seguidores 

Aumentar sua base de seguidores é um dos primeiros passos para poder começar a ganhar dinheiro na rede. 

Porém, esses seguidores devem ser qualificados, adquiridos por meios honestos como posts orgânicos ou patrocinados, com uma boa segmentação. 

Só ter seguidores por ter não vai fazer diferença nas suas vendas. Crie uma rotina de produção consistente de conteúdos relevantes, patrocínios, interações com seus seguidores e busca de parcerias estratégicas para aumentar sua influência no Instagram. 

Conteúdo relevante e envolvente 

A criação de conteúdos que entreguem valor real aos consumidores é essencial! 

Conheça bem seu público-alvo e persona, para criar posts, stories e outros formatos que realmente despertem seu interesse e colaborem para gerar engajamento e conversões. 

Alguns exemplos de conteúdos relevantes e envolventes: 

  • Lives no Instagram: as lives são poderosas para criar uma conexão com seu público, respondendo perguntas em tempo real e de forma pessoal. Você pode utilizá-la para anunciar lançamentos, promoções exclusivas e solicitar apoio para seus seguidores pelos recursos do Instagram; 
  • Lançar séries de vídeos: o formato de vídeos é um dos mais fortes para influenciar na decisão de compra. Você pode usar diversos recursos audiovisuais para se conectar com seu público em um nível mais profundo e pessoal, o que facilita o direcionamento para outros canais. As séries podem ser de tutoriais de uso de um produto, conselhos, análises e vários tópicos relevantes para ajudar seu público. 

Técnicas para aumentar o alcance e o engajamento 

Vamos listar algumas técnicas para aplicar no Instagram visando aumentar seu alcance e engajamento: 

  • Faça um planejamento das suas postagens, levando em conta a relevância, qualidade e frequência do seu conteúdo; 
  • Promova o seu Instagram em outros canais, como site, blog, e-mail ou outras redes sociais; 
  • Conheça o perfil dos seus seguidores, analisando os seus dados demográficos, interesses e comportamentos; 
  • Publique nos melhores horários, de acordo com o seu nicho e o seu público-alvo; 
  • Interaja com os seus seguidores, respondendo os seus comentários, mensagens e stories, e também com outros perfis relacionados ao seu tema; 
  • Utilize os stories para criar conteúdos interativos, divertidos e informativos, usando recursos como enquetes, perguntas, quizzes, stickers, filtros e emojis; 
  • Aposte no Reels para criar vídeos curtos e criativos, que podem viralizar e atrair novos seguidores. 

Como usar hashtags de forma eficaz

Se utilizadas corretamente, as hashtags podem contribuir para seu alcance e crescimento no Instagram! 

Veja algumas dicas para usá-las de forma eficaz: 

  • Pesquise as hashtags mais usadas pelo seu público-alvo e pela sua concorrência. Você pode usar ferramentas online para encontrar hashtags relacionadas ao seu nicho; 
  • Varie as hashtags entre as categorias gerais, específicas e personalizadas: 
  • Gerais: são aquelas que abrangem um tema amplo, como #moda ou #viagem; 
  • Específicas: se referem a um aspecto mais detalhado do seu conteúdo, como #modasustentavel ou #viagembarata; 
  • Personalizadas: são aquelas que você cria para identificar a sua marca, o seu produto ou a sua campanha, como #mlabs ou #GerenciamentodeMidiasSociais; 
  • Evite usar hashtags muito longas, genéricas ou banidas pelo Instagram. As hashtags muito longas podem ser difíceis de ler e memorizar, as genéricas são muito competitivas e podem se relacionar a vários temas, como #foryou; 
  • Não erre na grafia da palavra, mantenha um padrão com o número certo que usará nos posts, escolha as hashtags certas para cada tipo de publicação e saiba quando deve alterar algumas das opções em sua lista. O ideal é usar entre 5 e 15 hashtags por post, dependendo do seu nicho e do seu objetivo. Você pode testar diferentes combinações de hashtags e analisar os resultados para ver quais funcionam melhor para o seu conteúdo. 

Estudo de Caso – Pizza Hut 

A Pizza Hut conseguiu aumentar a relevância de seus anúncios, trazendo mais recomendações de consumidores e aumento na intenção de compra após explorar o recurso de conteúdo de marca em vídeos no Instagram. 

Seu objetivo era divulgar um novo produto: sua Pizza de um metro com oreo, a Super Limo pizza. 

Para isso, ela veiculou vários anúncios de vídeo em parceria come influenciadores do Instagram. Todos eram anúncios curtos e divertidos, focados em atividades em grupo que incentivam a compra do produto. 

Ferramenta para ajudar na gestão de contas no Instagram 

A mLabs é uma ferramenta completa de gerenciamento de mídias sociais, onde você pode agendar posts, gerar relatórios de marketing e redes sociais, interagir com seguidores e muito mais! 

É uma ótima opção para quem deseja gerenciar tudo em um só lugar e atuar no Instagram com mais profissionalismo, com apoio de ferramentas de IA, análise e monitoramento de concorrentes e criação de dashboards para ter mais insights sobre suas estratégias. 

Você pode também gerenciar mais de um perfil, atuando como profissional para impulsionar outras marcas e ajudá-las a ganhar dinheiro no Instagram. 

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis