Agendamento no Instagram Stories: vantagens do formato e como programar posts no Instagram!

agendamento no Instagram Stories - como programar posts no Instagram Stories

Quem trabalha com redes sociais já sabe que o Instagram Stories se tornou o passatempo preferido dos usuários da rede. A possibilidade de publicar fotos ou vídeos em lugar privilegiado do feed (além dos inúmeros recursos de edição dentro do Stories) dá, ao formato, um potencial de engajamento incomparável, o que é ótimo para as marcas que estão na rede.

A única dificuldade (que agora não existe mais) era fazer o agendamento no Instagram Stories de um jeito simples, garantindo um uso estratégico e automatizado do novo formato.

Neste conteúdo, vamos explicar passo a passo como agendar seus posts no Instagram Stories e quais as vantagens disso!

Fique conosco!

Agendamento no Instagram Stories com a mLabs

Não adianta lutar contra isso: se você quer usar o Instagram na sua estratégia de marketing digital, precisará ter uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Senão, está fadado a ter que postar, interagir e analisar resultados pelo tablet ou celular. E, acredite, isso não é fácil.

No entanto, esse não é o único motivo para ter uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Neste post aqui, contamos outros benefícios que esse tipo de ferramenta pode oferecer.

E como a mLabs é uma das poucas ferramentas do mercado que apresenta a opção de fazer o agendamento no Instagram Stories, não poderíamos deixar de mostrar como isso é simples de ser feito.

Como fazer o agendamento no Instagram Stories:

Passo 1

No momento do agendamento de um post, dentro da plataforma da mLabs, escolha a rede social Instagram.

Agendamento no Instagram Stories 1

Passo 2

Depois que selecionar a rede social, marque a opção Instagram Stories.

Agendamento no Instagram Stories (2)

Passo 3

Clique em FOTO/VÍDEO para fazer o upload da sua história (Suba apenas um arquivo por agendamento. Se você quiser compôr um Stories com vários arquivos, basta fazer agendamentos sequenciais escolhendo a opção Stories. Recomendamos, apenas, que você escolha um intervalo de 15 minutos entre cada post – isso garantirá que as suas Stories fiquem organizadas na sequência certa!)

Agendamento no Instagram Stories (3)

Passo 4

Depois que fizer o upload do arquivo, você poderá visualizá-lo, como mostra a imagem abaixo.

Agendamento no Instagram Stories (4)

Passo 5

Feito o upload, clique em salvar. Aqui, uma observação importante: a proporção adequada para esse tipo de agendamento é 9:16 – uma dimensão de exemplo é 900 x 1600. Se você não se atentar a isso, terá problemas ao subir seu post (aparecerá, como na imagem abaixo, o aviso “aspecto inválido: ajustar”).

Se isso acontecer, você terá duas opções:

1 – Opção “Social Media Ninja Detalhista” –  Clicar em “cancelar e cortar” e editar seu arquivo na proporção ideal para subir novamente, ou;

2 – Opção “Social Media Prático Sem Tempo” – Clicar em “sim” e deixar a mLabs completar a imagem com fundo branco.

Nem precisamos dizer que o ideal (mesmo) é subir o arquivo no tamanho recomendado, certo?

Lembrando também que o tamanho máximo que sua história pode ter para ser agendada pela mLabs é 200 mb.

agendamento no Instagram Stories - aspecto inválido

Passo 6

Agora, escolha a data e o horário da postagem.

agendar post no instagram stories - escolha a data e o horário

Passo 7

Depois, clique em confirmar!

Agendar postagens no Instagra Stories mlabs - confirmar

Como dissemos antes, se você quiser compôr sua história com mais arquivos (de imagens e vídeos), terá que fazer novos agendamentos.

A boa notícia é que você não precisará voltar lá na tela inicial de agendar post (ou no calendário) para fazer isso. Assim que confirmar o agendamento do post, você verá, na mesma tela, o botão “incluir post”. Basta continuar o agendamento deste ponto!

Agendar postagens no Instagra Stories - incluir novo post

Todos os agendamentos que fizer pela mLabs para o Instagram são publicados automaticamente na data e horário escolhidos, sem a necessidade de validação no celular. É um processo muito prático e útil!

Ah, e um bônus pra você: pela mLabs você poderá incluir links no Instagram Stories (se tiver mais de 10 mil seguidores, claro), marcar pessoas, inserir hashtags, fazer enquetes, mostrar a localização, etc.

Mas, afinal, quais são as vantagens de usar o Instagram Stories?

O mesmo público do Instagram

O Instagram Stories foi uma atualização do próprio Instagram, ou seja, não existe a necessidade de começar do zero a sua página. Você apresentará seu conteúdo para as pessoas que já o seguem nessa rede social e que já têm atração pelos seus produtos e marca, só que, agora, com um formato muito mais interessante.

Esse, certamente, é um benefício para negócios. Quando a audiência já está engajada, você só tem que manter a continuidade do trabalho para obter os resultados esperados.

Conhecer seu público

Com o Instagram Stories, é possível verificar a quantidade de pessoas que visualizaram seu conteúdo (e quem são essas pessoas!). Esse dado pode ser muito útil para conhecer melhor o seu público e produzir postagens que realmente agradem esse nicho.

Identificar os usuários que mais interagem com a sua marca é uma ótima maneira para realizar ações promocionais, estimular o compartilhamento e, até mesmo, realizar pesquisas de mercado.

Como diria aquele famoso garoto propaganda, “abuse e use” dos recursos disponíveis para trazer os melhores resultados para o seu negócio.

Conteúdo diferente

Mostrar seu dia a dia, ou algo que esteja acontecendo naquele exato momento faz do Stories um meio para o público acessar conteúdos diferentes do que ele está acostumado a ver no Facebook, Twitter ou no próprio feed do Instagram.

E as marcas precisam encarar essa particularidade como uma vantagem para diversificar ainda mais seu conteúdo. O número de visualizações do Instagram Stories para perfis comerciais é excelente!

O fato é que esse formato vem se mostrando, cada vez mais, interessante para o usuário. Em vez de acessar diretamente o feed, ele tem a possibilidade de acessar o conteúdo e ter total controle sobre a sua visibilidade, já que pode pular, ver e rever na ordem que quiser.

Essa funcionalidade é ótima não apenas para divulgar conteúdos promocionais, mas também para aproximar o usuário da empresa. Festas, palestras, interações com clientes e parceiros, novidades, produtos — tudo isso pode ser divulgado por meio do Stories, estreitando os laços com os seguidores.

Destaques

Recentemente, o Instagram adicionou mais uma funcionalidade ao aplicativo: o Stories Highlights. Em português, ele é conhecido como Destaques, e apesar de também aparecer nas histórias, tem uma usabilidade diferente.

Nesse formato, o conteúdo postado fica disponível por tempo indeterminado, e não apenas durante as tradicionais 24 horas.

Esse modelo abre um novo leque de oportunidades para negócios. Funcionando como uma espécie de álbum, é possível categorizar as fotos e vídeos postados. Se você administra um e-commerce, por exemplo, pode separar “destaques” para roupas, outros para acessórios etc.

Ah! E vale lembrar: os Highlights ficam dispostos entre a biografia do usuário e o álbum de fotos. Ou seja, têm um local privilegiado.

Arquivo

Outro recurso relativamente novo na plataforma são os arquivos. Agora, existe uma espécie de “pasta” para salvar conteúdos postados.

O usuário ainda pode optar por deixá-lo aberto para os seguidores (tornando-o um destaque) ou apenas por salvá-lo para uso posterior. Além disso, pode postá-lo na própria linha do tempo.

Análise de métricas

Há algum tempo, o Instagram permitiu a criação de APIs (ou seja, aplicações externas) para mensurar os resultados dos Stories.

E a mLabs saiu na frente pra te ajudar com isso.

Com a mLabs é possível acessar vários relatórios e gráficos de resultados para Instagram Stories. Neste post, a gente te mostra quais são esses dados (e ainda te ensina a mudar para perfil comercial no Instagram).

Uma verdadeira mina de ouro para quem quer otimizar ferramenta.

Links

Se, antigamente, muitos administradores de páginas reclamavam que o único local em que era possível inserir links no Instagram era na biografia, hoje, essa contestação mudou.

Alguns perfis comerciais já podem inserir links nas Stories e a previsão é que esse recurso esteja disponível que levam o usuário direto para uma página de destino.

Atualmente, o recurso está liberado para contas com mais de 10 mil seguidores ou contas verificadas (a apresentam aquele selo azul ao lado do nome no Instagram).

E como programar posts no Instagram? Isso também é possível?

Muitos administradores de páginas ainda se fazem essa pergunta. Afinal de contas, programar posts pode ser uma “mão na roda” para quem trabalha com as mídias sociais.

Se você também tem essa dúvida, não se preocupe, pois a resposta é positiva. Sim, existem ferramentas que permitem o agendamento de posts no aplicativo mais querido do Brasil!

Com a mLabs, por exemplo, é possível realizar essa ação diretamente pelo computador.

E não importa o formato: vídeos, gifs, imagens, carrossel etc. Todos eles são comportados pela plataforma, então, você não terá nenhuma limitação ao utilizá-la.

Além disso, você também poderá salvar uma lista com as principais hashtags para o seu negócio. Esse recurso é valioso, já que as mudanças recentes do algoritmo limitam, cada vez mais, o número de hashtags utilizadas. Então determine aquelas que realmente são importantes para o seu negócio.

Outro elemento fundamental é o suporte e a interação. A mLabs permite responder mensagens diretas pelo computador, o que, convenhamos, é muito mais prático do que entrar no aplicativo a todo instante.

No entanto, as vantagens não param por ai! Por meio dessa ferramenta, é possível visualizar relatórios completos para análise de métricas. A avaliação dos números permite encontrar pontos fortes e fracos, erros e acertos, mantendo os tipos de conteúdo que geram resultados positivos e eliminando aqueles que não apresentam boas performances.

*Neste post, a gente te explica passo a passo como programar posts no Instagram pela mLabs (é bem parecido com o Stories!).

Ufa! Bastante coisa, não é mesmo?

Por que eu deveria programar posts no Instagram?

Por que é necessário planejar as postagens se eu posso simplesmente entrar no aplicativo e fazer isso?, você deve estar se perguntando.

A resposta exige um pouco mais de profundidade, mas não se preocupe, a gente vai te explicar as vantagens disso.

Economiza o tempo de gestão

Muitas pessoas pensam que, para engajar e adquirir consumidores nas redes sociais, é necessário apenas uma presença on-line. No entanto, a verdade é que operar com mídias sociais exige muito estudo e trabalho.

E você precisa otimizar o próprio tempo ou o da sua equipe. Afinal, há outras redes sociais para gerenciar, conteúdos para criar, entre outras diversas funções do cotidiano.

Planejar e programar posts, certamente, poupará tempo útil do responsável, que poderá executar outras tarefas mais estratégicas.

Ajuda a evitar imprevistos

No dia a dia, imprevistos acontecem. O seu celular fica sem bateria, a Internet torna-se instável ou a atualização do Instagram demora algumas horas para terminar.

No mundo atual, as pessoas não podem esperar tanto assim. Por isso, a programação de posts na rede social pode auxiliar na prevenção a esse tipo de incidente. Você poderá ficar relaxado e esperar que os likes venham até você depois do agendamento.

Mantém a frequência de postagens

Todos sabemos que o relacionamento contínuo e a interação com a marca são os elementos mais importantes de uma estratégia de social media. E você pode ter certeza de que, após algum tempo sem postagens, os usuários sentirão falta da sua marca. Ou pior: a esquecerão.

Pense nos finais de semana, feriados ou períodos de férias. O usuário estará lá, pronto para ser engajado e você perderá uma oportunidade única? É claro que não! Então esse recurso é muito importante para estabelecer uma frequência de postagens, mesmo quando você está inativo.

Atinge o usuário no momento em que a maior parte do público está on-line

Por mais que você seja um heavy user do Instagram, nem sempre poderá acessar o aplicativo para postar. Você pode estar em uma reunião, preso no trânsito ou apenas descansando após um dia cansativo de trabalho.

Existem casos, inclusive, em que a análise de métricas permite concluir que os melhores horários para postagens é durante a madrugada. E ninguém quer acordar no meio da noite para fazer isso, não é mesmo?

Então o agendamento também serve para alcançar a audiência nos picos de acessos. Assim, você não perde a chance de dialogar com o seu consumidor.

Engaja mais consumidores

Conciliando todos os tópicos citados anteriormente, é possível notar que todos eles têm um objetivo comum: engajar os consumidores. Por meio da programação de postagens no Instagram, da análise de métricas e da publicação regular feita nos melhores horários, a tendência é que o engajamento aumente.

E, consequentemente, também a exposição da sua marca, os leads adquiridos e os seguidores — ou seja qual for a sua definição de conversão.

Por isso, quem abre mão de uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais certamente está perdendo uma poderosa aliada na obtenção de resultados.

Prontinho! Agora que você já sabe como fazer seu agendamento no Instagram Stories (e em outras redes sociais também!), que tal fazer um teste grátis na mLabs?

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