Tamanhos de imagens para Facebook, Instagram e outras redes sociais (2022)!

Gerenciamento de redes sociais

17 min. de leitura

Autor

Por Autor Convidado

Publicado em 10 de maio de 2022 | Atualizado em 10 de maio de 2022

Estar atento aos tamanhos das imagens para Facebook, Instagram e outras redes sociais é mais importante do que você imagina! Isso vale também para os outros formatos, como vídeos e textos.

Ao seguir as dimensões indicadas pelas redes sociais, você garante que seu público receba a mensagem por completo, sem cortes ou ruídos de comunicação. E, isso tudo é essencial para que sua estratégia de marketing nas redes sociais funcione com sucesso!

Para te ajudar nessa busca diária e incansável, atualizamos este post com os diferentes tamanhos de imagens para Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest, WhatsApp, TikTok, Google Meu Negócio, Snapchat e Telegram!

Tamanhos de imagens para Facebook

facebook

O Facebook mantém a liderança como a maior rede social do mundo com 2,91 bilhões de usuários ativos! 🥇

A plataforma permite publicar imagens, vídeos, carrossel, stories e cada um deles tem o seu tamanho recomendado.

Confira a série de especificações de tamanhos de imagens para usar no Facebook e evite cometer erros!

Imagem do perfil no Facebook (Fan Page)

  • Tamanho mínimo de 320 x 320 pixels na proporção 1:1.

Imagem da capa no Facebook (Fan Page)

  • Tamanho padrão para imagem: 850 x 315 px. Vale ressaltar que ;a margem de segurança é de 140 pixels em cada lateral;

Imagem do Feed no Facebook

  • Quadrado/carrossel: 1080 x 1080 px na proporção 1:1;
  • Horizontal: 1200 x 630 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Vídeo do Feed no Facebook

  • Posts em vídeo seguem as mesmas resoluções que em imagens. Porém, a duração máxima do vídeo é 240 minutos e o tamanho máximo do arquivo é 4.0 GB.

Imagem dos Stories no Facebook

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 px, na proporção de 9:16 e limite de 15 segundos (no caso de vídeos);
  • Também é recomendado deixar cerca de 14% (250 pixels) da parte superior e inferior sem texto ou elementos importante para a mensagem principal. 

Imagem da capa de Evento no Facebook

  • Tamanho padrão para imagem: 1200 x 628 px, aproximadamente 2:1.

Imagem da capa para Grupo no Facebook

  • Dimensão padrão: 1.640 X 856 px.

Vai agendar os posts no Facebook pela mLabs? Siga as orientações:

  • todos os vídeos agendados devem ter até 500 MB, em formato .MP4 ou .MOV e resolução de até 1080p. Os stories devem ter até dois minutos de duração;
  • são aceitos arquivos de até 10 GB, com compressão de áudio Stereo AAC com 128 kbps ou mais e duração de até 240 minutos;
  • o limite de texto para posts é de 2.000 caracteres. Porém, é ideal que o texto não passe de 480 caracteres (com espaços) para que não fique escondido no “Continue lendo”.

Tamanhos de imagens para Instagram

colocar link no instagram stories - imagem perfil instagram

No Instagram uma imagem vale mais que mil palavras (e um vídeo, mais que 10 mil).❤️

Já que a linguagem visual é o que mais chama a atenção dos usuários na plataforma, investir na qualidade das fotos e vídeos, tanto no feed quanto nos Stories, é SUPER importante para o seu desempenho.

Veja o tamanho ideal para publicar imagens e vídeos no Instagram e potencializar sua estratégia na plataforma.

imagem: banner publicitário com chamada para teste grátis do agendamento para Instagram

Imagem do Perfil no Instagram

  • Tamanho mínimo: 110 x 110 px;
  • Tamanho padrão: 720 x 720 px na proporção de 1:1.

Imagem do Feed no Instagram

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Vídeo do Feed no Instagram

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV);
  • Tamanho máximo do arquivo: 4GB;
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Imagem dos Stories no Instagram

  • Dimensões mínimas recomendadas: 600 x 1067 pixels, considerando a proporção de 9:16. Já o tamanho mais indicado é 1080 x 1920 pixels..

Vídeo dos Stories do Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px;
  • Limite: 15 segundos na proporção de 9:16, com a possibilidade de fazer upload de arquivos com até 1 minuto, onde a plataforma fará a divisão automaticamente em stories de 15 segundos. 
  • Tamanho do arquivo: até 4 GB. 
  • Margem de segurança: 250 pixels na parte superior e 250 pixels na parte inferior.

GIF nos Stories do Instagram

  • Mesmas medidas de vídeo, porém, arquivo salvo na extensão .GIF;
  • Tamanho do arquivo: até 1,5 MB;
  • Duração de 3 segundos.

Vídeo no Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px na proporção 9:16 ;
  • Limite: de 1 a 60 minutos;
  • Imagem da capa: 420 x 654 px na proporção 1:1.
  • Duração do vídeo: até 10 minutos para contas em geral, mas contas verificadas podem ter vídeos de até 60 minutos (em formato .MP4 ou .MOV);
  • Tamanho máximo do arquivo: 650 MB para vídeos de até 10 minutos e 3,6 GB para vídeos de até 60 minutos.

Vídeo do Reels no Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px na proporção 9:16 ;
  • Limite: até 60 segundos.
  • Margem de segurança: 390 pixels na parte inferior e 250 pixels na parte superior.

Vai agendar posts no Instagram pela mLabs? 

É importante saber que vídeos e imagens nos formatos Retrato e Paisagem podem sofrer ajustes pelo Instagram. Para agendar pela mLabs recomendamos a opção Quadrado.


 

Tamanhos de imagens para Twitter

marketing no twitter - post como fazer

No Twitter, os textos dominam! Opiniões, notícias, depoimentos, comentários, vale de tudo. Desde que seja respeitado o limite de 280 caracteres estipulado pela plataforma.

A rede social se popularizou como um lugar perfeito para se inteirar dos mais diversos assuntos, principalmente das tendências do Brasil e do mundo!

Dá uma olhada no guia que preparamos com o tamanho ideal para publicar imagens, vídeos e GIFs.

Imagem do perfil no Twitter

  • Tamanho mínimo: 200 x 200 px;
  • Tamanho recomendado: 800 x 800 px.

Imagem da capa no Twitter

  • Tamanho padrão: 1500 x 500 px, com proporção 3:1.

Imagem do feed no Twitter

  • Quadrada sem link: 1200 x 1200 px na proporção 1:1;
  • Retangular sem link: 1600 x 900 px na proporção 16:9;
  • Retangular com link: 800 x 418 px na proporção 1.91:1.

Recomendações para imagens, vídeos e gifs no Twitter

  • Formatos aceitos de imagem: JPEG, GIF e PNG;
  • Formatos aceitos de vídeo: MP4 ou MOV;
  • Duração do vídeo: de 2 minutos e 20 segundos no máximo;
  • Tamanho do vídeo: 512 MB;
  • Duração do GIF: até 140 segundos (40 frames por segundo);
  • Tamanho do GIF: até 5 MB no mobile e 15 MB para web.

Vai agendar posts no Twitter pela mLabs? Siga as orientações:

  • todos os vídeos agendados devem ter até 500 MB e ser em formato .MP4 ou .MOV;
  • as imagens não podem passar de 3 MB. Quando há imagem anexada, o limite cai para 257 caracteres;
  • um link no texto é considerado como 23 caracteres independente do tamanho (Ex: www.mlabs.com.br ou https://www.mlabs.com.br/blog/automatizar-gestao-midias-sociais/ são 23 caracteres no Twitter), lembre-se que o emoji também conta como um caractere.

Tamanhos de imagens para LinkedIn

linkedin company page

O LinkedIn se consolidou como um ambiente para fazer contatos profissionais, conectar pessoas interessadas em conteúdo de qualidade, gerar leads e muito mais.

Atualmente, muitas empresas utilizam o LinkedIn para ganhar visibilidade, expressar seus valores, conversar com colaboradores e recrutar novos funcionários.

Confira as medidas certas para realizar publicações ou para atualizar as imagens do Perfil Pessoal, Company Page e Showcase Page.

Imagem de perfil e capa no LinkedIn (Perfil Pessoal)

  • Tamanho do avatar: 800 x 800 px;
  • Tamanho da capa: 1584 x 396 px (até 8MB);
  • Formatos aceitos: JPG e PNG.

Imagem de perfil e capa no LinkedIn (Company Page ou Showcase)

  • Tamanho do avatar ou logo: 300 x 300 px (até 2MB);
  • Tamanho da capa: 1128 x 191 px, na proporção 4:1 (até 4MB).

Imagem do feed no LinkedIn

  • Tamanho para posts com links: 1200 x 627 px
  • Tamanho de podt quadrado: 1200 x 1200 px;
  • Tamanho de vídeo na vertical: 1080 x 1350 px.

Recomendações para imagem e vídeo no LinkedIn

  • Tamanho mínimo de 75KB e máximo até 75 mb;
  • Proporção do vídeo 1:2,4 – 2,4:1;
  • Duração mínima de 3 segundos e máxima de 10 minutos;
  • Extensões aceitas: ASF, FLV, MPEG-1, MPEG-4, MKV, WebM, H264/AVC, MPEG-4, VP8, VP9, WMV2 e WMV3;
  • A largura mínima para posts é de 200 px. Se ela for inferior a isso, não será exibida em formato de imagem maior, mas sim como uma miniatura à esquerda da publicação;

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Vai agendar posts no LinkedIn pela mLabs? Siga a orientação:

  • atente-se ao tamanho recomendado pela rede social (1200 x 627 px). Se optar por agendar outros tamanhos, a rede social ajustará sua imagem inserindo bordas pretas nas laterais;
  • GIFs agendados pela mLabs podem ter até 3 segundos de duração e 8MB de tamanho.

Tamanhos de imagens para YouTube

Youtube Analytics: Imagem de um notebook com a tela aberta no YouTube e o logo do Youtube na frente

O YouTube é uma das principais fontes de consumo de conteúdo na vida dos brasileiros! Por ser uma rede social focada em audiovisual exige uma dedicação extra na produção do conteúdo.

Quem possui um canal no YouTube sabe que quanto mais profissionalismo na produção do vídeo, mais qualidade será entregue para a audiência!

E, assim como todas as outras redes, tem suas especificações de tamanho, extensões, tempo e resolução. Veja mais!

Imagem do perfil no YouTube

  • Tamanho padrão: 800 x 800 px.

Imagem da capa no YouTube

  • Tamanho mínimo: 2048 x 1152 px na proporção 16:9.

Vídeo para Youtube

  • Duração: 15 minutos;
  • Resolução: até 3840 X 2160 px na proporção 16:9;
  • Tamanho: até 128 GB;
  • Extensões: .MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI, .WMV, MPEGPS, .FLV, .3GPP, .WebM;
  • Limites para textos para título em desktop e mobile: 73 caracteres.

Recomendações para imagem e vídeo no YouTube

  • Formatos: JPG, GIF ou PNG (não são permitidos GIFs animados);
  • Na capa: a área de segurança para textos e logotipos (em dimensões mínimas): 1280 x 720 pixels. Imagens maiores poderão ser cortadas em determinados dispositivos ou visualizações;
  • Tamanho do arquivo em imagem: até 2MB;
  • Resolução: pelo menos 150 DPI.

YouTube Shorts

  • Tamanho: 1080 x 1920 pixels;
  • Duração: até 60 segundos.

Vai agendar posts no Youtube pela mLabs? Siga as orientações:

  • o limite do tamanho do arquivo dos vídeos para subir na mLabs é de até 500 MB;
  • o YouTube libera, como padrão, o limite de 15 minutos por vídeo. Para fazer upload de vídeos pela plataforma da mLabs sem problemas, você precisa se atentar a isso.

Tamanhos de imagens para Pinterest

Pinterest Shopping como vender pelo Pinterest

O Pinterest é uma rede social totalmente visual, portanto invista em fotos e vídeos bem produzidos e que transmitam sensações para os usuários.

Mas você não conseguirá atingir o seu objetivo e transmitir a mensagem desejada se não seguir as diretrizes da plataforma para dimensionamento e qualidade de imagem.

Ao segui-las, você terá pins com uma ótima aparência e conseguirá melhorar o desempenho dos seus posts. Veja quais são elas!

Imagem do perfil no Pinterest

  • Tamanho padrão: 800 x 800 px na proporção de 1:1;
  • Tamanho padrão (miniatura): 49 x 49 px.

Imagem da capa no Pinterest

  • Tamanho padrão: 800 x 450 px na proporção de 16:9;
  • No caso de vídeo: recomenda-se duração de 4 segundos até 5 minutos, tamanho máximo 2 GB, codificação H.264.

Imagem da capa da pasta no Pinterest

  • São aceitos tamanhos variados, porém sempre serão exibidos na proporção de 1:1.

Imagem do pin, board e feed no Pinterest

  • Pin: recomendado ao menos 600 pixels de largura, com a altura livre, já que no Feed ela é ajustada proporcionalmente, conforme a imagem;
  • Board thumbnail (na linha do tempo): 222 x 150 px;
  • Feed: 235 px de largura, a altura é ajustável conforme a imagem, proporcionalmente.

Recomendações para imagens no Pinterest

  • Tipo de arquivo: PNG ou JPEG;
  • Tamanho máximo do arquivo: 32 MB;
  • Dê preferência para imagens na vertical;
  • Evite imagens abstratas ou de fotografias que não remetam à marca específica.

Recomendações para textos no Pinterest

  • Título: limite máximo de 110 caracteres;
  • Descrição: o limite máximo de 500 caracteres.

Vídeo no feed do Pinterest

  • Duração: de 4 segundos a 15 minutos, mas a duração indicada para ‘anúncios’ é de 6 a 15 segundos;
  • Formatos aceitos: MP4, .MOV OU .M4V com proporção 1:1, 2:3 ou 9:16;
  • Tamanho: até 2 GB.

Idea Pins

  • Disponível apenas para contas comerciais do Pinterest;
  • Proporção para imagens e vídeos: 9:16;
  • Tamanho: até 20 MB para imagens e 100 MB para vídeos;
  • Duração dos vídeos: de 3 a 60 segundos;
  • Formatos de imagens: .BMP, .JPEG, .PNG, .TIFF, .WEBP;
  • Formatos de vídeo: .MP4, M4V;
  • Codificação dos vídeos: H.264 ou H.265.

Vai agendar posts no Pinterest pela mLabs? Siga as orientações:

  • pin em miniatura na timeline: 222 x 222 px;
  • Para agendar pela mLabs, utilize imagens em PNG ou JPEG, com tamanho máximo de 20 MB. Para vídeos, utilize arquivos de no máximo 15 minutos e 2 GB de tamanho..

Tamanhos de imagens para WhatsApp

whatsapp

O WhatsApp é um dos principais apps da atualidade para envio de mensagens diretas e já se tornou uma ferramenta de trabalho para muitos profissionais.

Sua versão Business tem recursos que facilitam, ainda mais, as relações comerciais e ajudam a fazer negócios, com respostas rápidas, etiquetas, estatísticas e muito mais.

Veja as indicações de tamanhos de imagem, vídeo e texto para garantir uma relação mais profissional com o seu público!

Imagem do perfil no WhatsApp

  • Tamanho padrão: 192 x 192 px.

Imagem de capa para WhatsApp Business

  • Tamanho padrão: 590 x 340 px.

Imagem e vídeo no status no WhatsApp

  • Tamanho recomendado: 1080 x 1920 px;
  • Duração do vídeo: até 30 segundos.

Imagem do Thumbnail no WhatsApp (Conversa)

  • Tamanho recomendado: 1200 x 800 px, sendo que a prévia visível em tamanho 500 x 500 pixels centralizada, ou proporção 1:1.

Vídeo no WhatsApp (Conversa)

  • Assim como nas imagens, os arquivos de vídeo possuem um limite de 16 MB, entretanto, a plataforma oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.

Texto no WhatsApp

  • Limite de 500 caracteres.

Recomendações para imagem e vídeo no WhatsApp

  • Além das demais funcionalidades, o WhatsApp permite o envio de arquivos e documentos, no tamanho máximo de 100 MB;
  • Desde 2017, o app também oferece a possibilidade de enviar até 30 mídias (fotos e vídeos) em uma única mensagem. Anteriormente, o mesmo limite era de apenas 10 mídias;
  • No status do WhatsApp, é possível compartilhar textos, fotos, vídeos e GIFs animados;
  • O WhatsApp é compatível com os formatos de vídeo 3GP e MPEG4. 

Tamanhos de imagens para TikTok

Desafios do tiktok para marcas: imagem de um celular com o tiktok na tela mostrando imagens da página de descoberta do aplicativo

O TikTok é uma rede social de vídeos curtos que surgiu como a nova onda do momento e já ultrapassou a marca de um bilhão de downloads.

Entre os formatos de vídeos que podem ser criados no app, os que mais se destacam são: as dublagens, as transições, os desafios, os duetos e as famosas reactions.

Muitas marcas já estão criando estratégia de marketing no TikTok para desbloquear um novo público e ampliar o seu alcance. Veja as medidas de imagem e vídeo da rede social!

Imagem do perfil no TikTok

  • Tamanho padrão: 200 x 200 px.

Vídeo do feed no TikTok

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 pixels; proporção 9:16.
  • Área de segurança para vídeo: 390 pixels na parte inferior e 250 pixels na parte superior.

Recomendações para imagem e vídeo no TikTok

  • Os vídeos precisam ter de 15 segundos até 3 minutos;
  • Os arquivos que podem ser subidos na rede social são: MP4 ou WebM, com resolução mínima de 540p;
  • A rede social também aceita vídeos na horizontal, mas é recomendado fazer conteúdos na vertical. A proporção mínima para subir um vídeo é: 720 x 1080 pixels, respeitando a proporção 9:16.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar gratuitamente o recurso de gerenciamento do google meu negócio

Tamanhos de imagens para Google Meu Negócio

Google Meu Negócio: imagem de uma mão segurando um celular e um notebook aberto em com a página do Google Meu Negócio nos dois dispositivos.

O Google Meu Negócio é uma plataforma que facilita uma empresa ser encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps.

Quando uma empresa é cadastrada na plataforma, ela precisa preencher uma “ficha” com suas informações relevantes. Essa ficha aparece em destaque ao lado direito da página de busca.

Além da ficha, as empresas cadastradas podem fazer publicações para divulgar seus produtos, ofertas e outras informações relevantes para o púbico.

Confira as indicações de tamanhos de imagem e vídeo no Google Meu Negócio.

Imagem do perfil no Google Meu Negócio

  • Tamanho mínimo: 250 x 250 px;
  • Tamanho recomendado: 800 x 800 px.

Publicação em imagem no Google Meu Negócio

  • Tamanho mínimo: 400 x 300 px;
  • Tamanho recomendado: 1920 x 1080 px.

Recomendações para imagem e vídeo no Google Meu Negócio

  • O Google Meu Negócio recomenda o tamanho do arquivo de imagem de 10 KB a 5MB, nos formatos JPG ou PNG;
  • A foto precisa estar nítida e com boa iluminação, além de evitar alterações e aplicação de filtros em excesso;
  • Os vídeos podem ter duração de até 30 segundos, com arquivo de no máximo 75 MB.

Tamanhos de imagens para Snapchat

principais redes sociais: imagem de uma mão masculina segurando um celular com a tela do snapchat aberta

A ideia do Snapchat é compartilhar momentos. Dessa forma, todo o conteúdo publicado expira em um determinado período (algo que pode ser parametrizado pelo usuário).

Apesar da concorrência com o Instagram, a rede social ainda representa uma grande força no mercado e tem um público específico que deve ser explorado pelas marcas.

Confira as medidas de imagens para mandar bem nos seus posts dentro da plataforma.

Posts com imagem no Snapchat

  • O limite recomendado é de 1080 x 1920 px.

Posts com vídeo no Snapchat

  • O padrão é a publicação de 10 segundos, entretanto, a empresa está implementando a possibilidade do uso de transmissões sem limite de tempo.

Limites para textos

  • Post: 45 caracteres.

Tamanho de imagens para Telegram

tamanhos-de-imagens-para-redes-sociais 13.png

Criado em 2013, o Telegram é uma plataforma de rede de mensagens nas nuvens com grupos para conversa e interação. 

Com mais de 400 milhões de usuários, ele se tornou um dos principais concorrentes do WhatsApp no Brasil por oferecer maior personalização e alcance de usuários (especialmente por meio dos grupos). Por isso, ele cresce cada vez mais – principalmente no meio profissional.

Mas para manter um alcance positivo, é importante seguir as orientações de imagens e vídeos. Confira abaixo quais são os tamanhos ideais!

Imagem do perfil no Telegram

  • Tamanho recomendado: 140 x 140 pixels, uma proporção 1:1;
  • Também é possível colocar um vídeo para perfil, com arquivos com tamanho mínimo de 140 x 140 pixels e trecho entre 5 e 15 segundos.

Vídeo no Telegram (conversa)

  • Tamanho para envio de vídeos: até 2GB;
  • Formato recomendado: MP3. 

Recomendações para imagem e vídeo no Telegram

  • É possível enviar arquivos em formato GIF, ZIP e MP3, entre outros.

Bônus: dicas extras para redes sociais

Além desses padrões de imagem e publicação, é imprescindível que o social media esteja sempre atento às tendências do mercado digital.

Nesse ponto, o importante é se preparar para agradar o perfil do consumidor e entregar um conteúdo que agregue valor ao negócio.

Então, antes de postar qualquer coisa em qualquer rede social, siga algumas recomendações:

  • toda estratégia de comunicação deve ser elaborada com conceitos de um design responsivo — tecnologia que possibilita a visualização fluída do material, mesmo em telas menores;
  • a produção de materiais originais é altamente recomendada, tanto para indexação no Google quanto para o engajamento do público;
  • o cuidado com as fotos deve ser uma prioridade, tanto pela qualidade quanto pelos direitos autorais;
  • invista em praticidade, uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais te ajuda a fazer tudo de um só lugar!

Com tantas redes sociais, recursos e funcionalidades, entendemos que gerenciar muitos perfis é um desafio e pode tomar muito do seu tempo. Por isso, a mLabs é uma alternativa inteligente e acessível para te ajudar.

Ela permite que você organize o seu calendário de publicações, agende seus posts em diversas redes sociais, obtenha relatórios personalizados, reúna todo seu time de criação e organize o fluxo de trabalho na mesma plataforma!

Ainda te dá recursos para responder inbox do Facebook e acompanhar o feed, fazer o monitoramento dos concorrentes, e gerar Insights para otimização dos seus conteúdos!

Explore todo o potencial das suas redes sociais, faça um teste grátis na mLabs e otimize a sua performance nos canais digitais!

 

Facebook Comments

 

Testar a mLabs

Quer mais conteúdo como esse?

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.