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LinkedIn Ads: como criar um anúncio na plataforma?

LinkedIn Ads: como criar um anúncio na plataforma?
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O LinkedIn foi criado com o objetivo de unir pessoas em torno de negócios, ou seja, é focado no mundo corporativo. Mas, assim como em outras redes sociais, essa plataforma também tem seu espaço para a criação de anúncios, o LinkedIn Ads. 

E, apesar de muitas marcas ainda não apostarem nessa rede social estrategicamente, o LinkedIn é um dos melhores canais para marketing B2B e também é um canal incrível para o fortalecimento de marca, atração de talentos e relacionamento com parceiros. 

Saiba mais sobre LinkedIn Ads e entender como anunciar na maior rede social de profissionais do mundo. 

O que é LinkedIn Ads?  

O LinkedIn Ads é a ferramenta para empresas da rede usada impactar mais usuários e gerar resultados de acordo com o objetivo de cada marca.  

Para utilizá-lo, é necessário ter uma company page e acesso ao gerenciador de campanhas do LinkedIn.  

 linkedin-ads-5: imagem tela linkedin ads

Por que você deve anunciar no LinkedIn Ads

Para você ter uma ideia da importância do LinkedIn, 92% dos profissionais do segmento B2B a consideram como a mais importante, acima até das demais redes sociais. 

O LinkedIn é fundamental para quem está buscando atingir um público segmentado por cargos, profissões, empresas e até mesmo investidores que tenham a ver com o perfil de uma empresa e/ou marca. 

Isso porque, o LinkedIn é a única que tem o viés profissional e foi criada exatamente para fazer conexões profissionais. 

E existem muitas outras vantagens em anunciar no LinkedIn Ads: 

  • concorrência: como não há tantas marcas investindo em LinkedIn Ads, principalmente no Brasil e no idioma português, existe um maior alcance com menor investimento; 
  • segmentação: o LinkedIn é uma das únicas redes sociais que solicitam o cargo e outros dados profissionais para os cadastrados. Sendo assim, é possível atingir os tomadores de decisão ou um público profissional específico para o seu negócio; 
  • foco profissional: enquanto Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais são utilizadas prioritariamente para interesses pessoais, no LinkedIn as pessoas se cadastram justamente para tratar sobre negócios e receber novas oportunidades. Isso significa que elas estão naturalmente abertas para contatos de desconhecidos, mensagens de pessoas e marcas. 

Basicamente, o LinkedIn é um recanto de leads qualificados. A própria rede social oferece recursos exclusivos para captação de leads, como o LinkedIn Sales Navigator

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Tipos de anúncios disponíveis no LinkedIn Ads 

O LinkedIn Ads oferece diversos tipos de anúncios, desde anúncios gráficos e de vídeo até anúncios de texto. E é claro, que você pode adaptar de acordo com a marca e objetivo.  

Os anúncios que envolvem imagens e vídeos acabam sendo os mais populares na rede, mas está se difundindo outros tipos como os anúncios de documentos!  

E quem nunca viu aquele textão no LinkedIn e acabou entrando na conversa pelos comentários?  

Esses tipos também são populares, pois permitem uma maior conexão e aproximação com o público, dependendo do conteúdo.  

Não existe exatamente uma opção pior ou melhor, tudo depende da estratégia e dos objetivos planejados.  

Mas vamos entender mais como funcionam cada tipo de anúncio do LinkedIn Ads?  

Sponsored Content 

O Sponsored Content (conteúdo patrocinado) permite anunciar no local de maior visibilidade no LinkedIn: o feed de notícias do usuário. Ou seja, no mesmo lugar onde aparecem as atualizações e postagens regulares. 

Esse formato é indicado para aumentar o alcance do conteúdo. Além disso, é muito utilizado para gerar tráfego, atrair leads qualificados e trabalhar ações de branding. 

Com ele, você pode adotar os seguintes formatos:  

  • Imagem única 
  • Documento 
  • Vídeos 
  • Carrossel 
  • Evento 
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Sponsored Messaging 

As mensagens patrocinadas são utilizadas para quem quer atingir o seu público diretamente através do chat da plataforma.  

Com a introdução de um convite, a apresentação de um produto/serviço ou até mesmo a divulgação de uma vaga, esse recurso pode ser muito bem explorado e gerar uma comunicação próxima.  

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Dynamic Ads 

Já os Dynamic Ads (anúncios dinâmicos) são chamados assim pois podem ser personalizados de acordo com o perfil do usuário. Ou seja, várias pessoas podem receber diferentes anúncios dependendo de suas atribuições. 

Com esse formato, pode-se criar downloads para geração de leads direto na plataforma do LinkedIn, por exemplo. Também é possível aumentar o número de seguidores na rede social e gerar conversões para landing pages, aplicativos ou sites. 

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Text Ads 

Os Text Ads (anúncios em texto) aparecem nas barras laterais do LinkedIn ou em outros locais voltados à publicidade, mais ou menos como o Facebook Ads

São anúncios simples, muito parecidos com aqueles criados para o Google Ads, conhecidos como links patrocinados. Basicamente, levam os usuários a uma página de destino e podem ser criados de forma muito rápida. O pagamento para esse formato de anúncios pode ser feito por cliques ou a cada mil impressões. 

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Como criar um anúncio no LinkedIn Ads

Agora que você viu como a plataforma é importante e pode ajudar a complementar sua estratégia, chegou a hora de entender mais sobre como usar o LinkedIn Ads. 

Antes de tudo, você precisará criar uma página corporativa no LinkedIn. Sem ela, não é possível fazer nenhuma campanha de anúncios. 

Para isso, basta ter um perfil pessoal nessa rede. Depois, siga os seguintes passos: 

  • clique em “Soluções” no canto superior direito da sua página; 
  • selecione “Crie uma Company Page”; 
  • coloque o nome, escolha uma URL e aceite os termos de representação oficial da marca. 

Depois disso, você terá que fornecer alguns dados, criar uma descrição e inserir a logo da sua empresa. 

O processo é bem simples, mas não se esqueça de caprichar, pois é com ele que as pessoas alcançadas pelos anúncios terão contato. 

Agora que você já sabe como criar uma página, bora para o anúncio?  

1 – Acesse o gerenciador de anúncios 

Para criar anúncios no LinkedIn Ads, primeiramente você precisa acessar o gerenciador de campanhas do LinkedIn. 

Caso você nunca tenha entrado antes, aparecerá uma página para cadastro. Para isso, basta selecionar a página que deseja vincular à conta.  

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2 – Selecione o objetivo do anúncio 

A partir de agora, você terá que clicar em criar anúncio e selecionar o objetivo que quer publicar. São eles: 

  • Alcance 
  • Consideração 
  • Conversão 

O que determinará o objetivo do anúncio, será a ação que você quer que o usuário tome ao entrar em contato com ele.  

No caso dos objetivos de alcance, o objetivo não é uma ação em si, mas uma lembrança de marca.  

3 – Segmente a sua campanha

Ao contrário de outras redes sociais que muitas vezes permitem somente a segmentação por perfil comportamental, demográfico ou geográfico, o LinkedIn Ads vai mais a fundo.

A partir das campanhas, é possível alcançar o público desejado por meio do direcionamento profissional.

Veja, a seguir, quais são as segmentações disponíveis:

  • localização: somente pessoas em uma determinada região. Ex.: Minas Gerais, Salvador;
  • nome da empresa: apenas funcionários de uma determinada empresa. Ex.: Coca-Cola, Ambev;
  • setor da empresa: apenas funcionários de um determinado setor. Ex.: marketing, vendas;
  • tamanho da empresa: apenas pessoas de empresas com um número determinado de funcionários. Ex.: até 200 funcionários;
  • cargo: somente profissionais do cargo selecionado. Ex.: gerente, CEO;
  • nível de experiência: somente profissionais com o nível de experiência desejado. Ex.: júnior, sênior;
  • competências: somente profissionais com as competências selecionadas. Ex.: webwriting, marketing digital;
  • instituições de ensino: somente profissionais que frequentaram determinada instituição de ensino. Ex.: Fundação Getúlio Vargas, UFSC;
  • formações: apenas profissionais com a formação desejada. Ex.: engenheiro elétrico, publicitário;
  • grupos: apenas profissionais que participam de determinados grupos no LinkedIn;
  • gênero: apenas profissionais do gênero selecionado. Ex.: masculino ou feminino;
  • idade: apenas profissionais no intervalo de idade selecionado. Ex.: entre 25 e 32 anos;
  • anos de experiência: apenas profissionais com a experiência desejada.
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4 – Defina o formato de anúncio  

Ao definir o público, o próximo passo é configurar o tipo de anúncio, anexando as imagens, vídeos, textos ou elementos que seu anúncio terá!  

Como já informamos aqui, os tipos de anúncios disponíveis na plataforma são: 

  • Sponsored Content 
  • Sponsored Messaging 
  • Dynamic Ads 
  • Text Ads 

5 – Defina o orçamento e agenda da campanha

Depois de segmentar sua campanha, é hora de definir seu orçamento e quando ela será veiculada.

Para pagamento, o LinkedIn Ads tem duas opções de lance:

  • CPC (custo por clique) – você especificará um valor máximo para pagar por cada clique dado no anúncio. Lembre-se de que CPC é um leilão, ou seja, o alcance do seu anúncio será maior se o seu lance for maior;
  • CPM (custo por mil impressões) – você pagará o lance a cada 1000 vezes que seu anúncio for exibido, independentemente do número de cliques recebidos.

Você também terá que preencher o seu orçamento máximo (o LinkedIn te informará qual é o mínimo para essa campanha e te dará dicas de valores para CPC e CPM).

A dica aqui é: comece testado um valor equivalente – ou um pouco maior – que o lance sugerido.

Feito isso, escolha a data de início e término da sua campanha e o orçamento total – que é o máximo que você pretende gastar na campanha.

Você também poderá deixar a campanha rolando por tempo indeterminado. Ela irá encerrar quando seu orçamento total for alcançado.

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Além de criar, pensar no público, configurar e botar o anúncio pra rodar, também é importante analisar os resultados e otimizar os anúncios conforme os aprendizados que essas análises trouxerem.  

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