Automatizar a gestão de mídias sociais é preciso!

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Automatizar a gestão de mídias sociais é um recurso básico para qualquer pessoa que lide com esse tipo de plataforma no dia a dia. Afinal, são muitos os processos envolvidos. Fazer tudo manualmente é como tentar pular de paraquedas e aterrizar no patinete. Ou seja, simplesmente impossível.

Além disso, esse tipo de ferramenta evita gastos. Não apenas por economizar recursos valiosos, como o tempo e mão de obra, mas por diversos outros fatores que serão tratados mais à frente. E é exatamente sobre isso que falaremos no texto a seguir!

Se você quer conhecer os principais benefícios para a sua empresa e trazer qualidade de vida no trabalho de um social media, este artigo é para você! Continue a leitura e descubra agora mesmo por que você precisa automatizar a gestão de mídias sociais do seu negócio! Acompanhe.

Economia de tempo

Como mostramos em um outro post, enviar briefings e conteúdo para aprovação por e-mail pode gerar muito lixo digital. Além disso, as informações podem se perder nesse processo de envio, respostas e encaminhamentos. Organizar e automatizar as contas dos seus clientes é, sem dúvida, a melhor saída para aumentar a produtividade.

Tudo isso gera ganho de tempo, o que deixará os colaboradores à vontade para realização de outras tarefas, justamente aquelas que não podem ser realizadas sem a intervenção humana. Por exemplo, reuniões com parceiros de negócios.

Agendamento automático

Poder agendar posts para horário e data específicos evita esquecimentos e trabalhos de fim de semana ou feriados. Esse recurso também é excelente para adiantar a execução do calendário editorial.

Nessa situação, é possível programar todas as postagens do mês, por exemplo. E, caso ocorra algum imprevisto ou uma novidade que deve ser postada nas suas redes sociais, há a possibilidade de realizar mudanças sem comprometer a agenda mensal.

Liberdade para inovação

Uma vez que você libera um funcionário, ou a si mesmo, de todo esse trabalho operacional — de colocar conteúdo em editor de texto, enviar por e-mail e cobrar o cliente das informações ou aprovação —, você abre espaço para a inovação.

Vai sobrar tempo para pesquisar novidades na área, implementar melhorias e fazer cursos de atualização, por exemplo. Lembre-se: o mercado muda a todo momento e fica para trás quem não tem tempo de gerar novas ideias.

A reciclagem da equipe, principalmente no âmbito de estratégias digitais, é essencial para manutenção da vantagem competitiva no mercado atual.

Diminuição no tempo de resposta

Na mLabs, por exemplo, as demandas ficam organizadas por período, canal  — Facebook ou Instagram, por exemplo —, status etc. Isso facilita bastante na hora do cliente ver o conteúdo, diminuindo drasticamente o retorno com aprovação ou solicitação de refações.

Para profissionais de agências, esse benefício é ainda mais essencial. Imagine ter que lidar com redes sociais de múltiplos clientes de forma simultânea. Certamente as informações ficariam embaralhadas na sua antiquada planilha do Excel, não é mesmo?

Nesse caso, é muito importante contar com uma plataforma de automação de serviços. Os posts são preparados na própria plataforma e ficam aguardando somente a aprovação dos clientes!

Organização do fluxo

Como as etapas da produção são bem definidas na mLabs, fica mais claro para cada integrante da equipe visualizar suas tarefas pendentes e enviadas. Essa organização estabelece responsáveis por diferentes etapas, o que é essencial em uma equipe com mais de um profissional.

Em muitas agências, por exemplo, é comum que haja uma pessoa incumbida do planejamento, outra da criação do texto do post, outra da criação da imagem, entre outras funções. Além disso, há também os demais envolvidos, como profissionais de serviços terceirizados, parceiros de negócios e, é claro, clientes.

Ao reunir todas essas informações em um único software, há maior agilidade e eficiência nos processos, desde a etapa do plano de redes sociais à execução da estratégia.

Alertas

Todos sabemos que a vida de um profissional de mídias sociais não é fácil. Principalmente quando há um número excessivo de clientes, o que é muito comum em agências de marketing e publicidade.

Nossa ferramenta de gerenciamento de redes sociais envia, periodicamente, alertas por e-mail que lembram os membros da equipe e os clientes que existem demandas aguardando conteúdo ou aprovação. Facilita bastante, não é mesmo?

Quando se administra múltiplas contas em variados canais e praças sociais, é muito comum que o responsável se esqueça de algo ou fique perdido em meio às inúmeras tarefas. Esses alertas são muito bem-vindos em casos assim.

Isso evita atrasos e descomplica a vida de quem participa dos processos. Acredite: tanto a sua equipe quanto os seus clientes vão levantar as mãos para o céu e agradecer pelos lembretes.

Refações centralizadas

Quando você usa a mLabs, qualquer alteração pode ser solicitada por meio de um campo reservado para isso. O resultado? Fica tudo organizado e centralizado, evitando imprevistos e surpresas.

Vamos supor que você tenha um cliente superexigente que deseje fazer diversas modificações em posts ou peças gráficas. Agora imagine o tempo perdido para solicitar todos os ajustes necessários por e-mail ou outro meio de comunicação. Complicado, né?

Com um sistema como o da mLabs, fica bem fácil tanto solicitar quanto aprovar mudanças. É bem legal, pode confiar!

Confecção de relatórios

Uma plataforma de gerenciamento de redes sociais também facilitará toda a parte de análise de métricas. Isso porque ela oferece relatórios automatizados. Qualquer um que trabalhe com marketing digital sabe que os números são a essência das estratégias online. E nas mídias sociais não seria diferente, não é mesmo?

Além de servirem como bússola para guiar todas as ações no ambiente digital, as métricas comprovam para o seu cliente se os resultados foram realmente alcançados. Caso contrário, nada passará de uma simples promessa baseada em palavras vazias.

Vamos a um exemplo: no momento da assinatura do contrato, o cliente disse que seu principal objetivo era aumentar o engajamento no Instagram. Passados dois meses, a base de seguidores não aumentou muito e o mesmo cliente reaparece, cheio de reclamações.

Com apenas um clique, você gera um relatório e mostra a ele a evolução dos índices de curtidas e comentários, provando que o planejamento segue dentro dos conformes. Um recurso muito interessante para provar que você está fazendo do jeito certo.

Controle de mensagens inbox

Não são poucas as agências de marketing contratadas para cuidar do relacionamento com o cliente e suporte online. Ou seja, o SAC 2.0. Um programa de gestão de redes sociais, como a mLabs, pode facilitar muito esse processo. Isso porque é possível respondê-las com agilidade e eficiência na mesma plataforma.

Lembrando que responder por meio do chat da própria rede social pode exigir que você faça login. E bate até um desespero só de pensar em repetir esse processo dezenas de vezes para atender múltiplos clientes, concorda?

Também é possível categorizar as reclamações e utilizar etiquetas para marcar mensagens urgentes, por exemplo. Uma mão na roda para profissionais de social media.

Satisfação do cliente

O último, porém, não menos importante: o cliente fica mais seguro quando vê que seu prestador de serviços se preocupa com a organização e inovação de processos e fica, consequentemente, mais satisfeito.

Você também já foi cliente um dia e, certamente, dá valor a esse tipo de atitude. Imagine, por exemplo, um site sem um domínio de confiança. Ou quem sabe uma loja virtual que permite o pagamento por meio de plataformas suspeitas. Não dá, né?

Com a mLabs o seu cliente terá a segurança da plataforma para automatizar a gestão de mídias sociais mais utilizada no Brasil e já testada por grandes players do mercado. Isso certamente é uma grande vantagem, tanto no momento da decisão quanto do upsell dos contratantes.

Período de testes gratuito

Como se não bastassem tantos benefícios, uma plataforma de automação de mídias sociais também oferece períodos de testes gratuitos grande parte das vezes.

A mLabs é um ótimo exemplo. Você pode utilizar a ferramenta por sete dias antes de optar pela compra — ou pela desistência dela. Para isso, basta acessar o site da empresa e clicar em “Faça um teste gratuito”.

Dessa forma, é possível ter certez’a antes de fechar o contrato, reduzindo a possibilidade de arrependimento. Então, não perca tempo e comece agora mesmo a automatizar a gestão de mídias sociais do seu negócio!

E se você quer um software feito sob medida para você, profissional de redes sociais, fale com a gente agora mesmo! Temos diversos planos que cabem em qualquer orçamento, seja qual for o tamanho da sua agência!

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