Pesquisar

Veja os motivos das estratégias para Instagram serem tão requisitadas e dicas para criar uma

Veja os motivos das estratégias para Instagram serem tão requisitadas e dicas para criar uma
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

O Instagram é uma excelente rede social para divulgar produtos e, especialmente, para criar aproximação e conexão com o público.  

Mas para aproveitar todo o potencial da plataforma, é necessário aplicar estratégias eficientes para o Instagram.  

E boas estratégias são resultados de uma série de fatores. Além do formato certo, frequência ideal e melhores dias e horários para postar, essa estratégia também depende de:  

  • alcançar as pessoas certas; 
  • entregar valor por conteúdos relevantes; 
  • interagir com o público. 

Seja sincero, social media: você sabe quais empresas devem criar uma estratégia para Instagram? E como criar um planejamento estratégico para essa rede social? Se não sabe, é só continuar a leitura e aprender com a mLabs! 

Por que criar uma estratégia para Instagram?  

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram se tornou um canal essencial para a construção da presença digital de uma marca.  

Mas, atualmente, é necessário mais do que estar presente na plataforma. As estratégias para Instagram possibilitam mais foco para alcançar objetivos como: 

  • obter uma vantagem competitiva sobre a concorrência; 
  • aumentar o engajamento do público; 
  • alcançar mais seguidores; 
  • obter mais conversões. 
  • Atualmente, mais de 200 milhões de empresas utilizam o Instagram como parte do marketing.  

Segundo uma pesquisa da GlobalWebIndex, mais de 80% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa na plataforma, e 60% dos usuários dizem que descobriram novos produtos no Instagram.  

Ou seja: é possível  ganhar muito com essa vitrine virtual! 

Quais empresas devem investir em uma estratégia para Instagram? 

Apesar de grande parte das empresas se beneficiarem da criação de uma página de Instagram, a decisão de se posicionar nesse canal deve ser feita com precisão.  

A melhor forma de entender se o Instagram é ou não um bom canal para a estratégia de marketing de uma empresa, é entendendo se as personas dessa marca estão nesse canal.  

De acordo com dados do Statista, mais de 71% dos usuários do Instagram em 2021 tinham menos de 35 anos. Se essa rede social possui um público majoritariamente jovem, isso significa que se beneficia dessa estratégia quem busca alcançar esse tipo de consumidor. 

Quem atua nos setores de moda, beleza e alimentação também têm um grande potencial no Instagram, já que a plataforma incentiva os usuários a compartilhar suas experiências de consumo.  

Segundo a Sprout Social, as marcas de moda e beleza têm a maior presença no Instagram, com mais de 79% das marcas desses setores usando a plataforma como parte da estratégia de marketing. 

Mesmo depois de entender sobre os dados, é importante saber que estabelecer uma presença digital no Instagram pode não ser uma ação que visa obter retorno à curto prazo, mas sim à longo prazo.  

Um exemplo disso, foi o que fez o MC Donalds, que no início investiu muito em uma comunicação para o público infantil e foi acompanhando o crescimento desse público ao passar dos anos.  

A estratégia se confirma, pela marca transformar sua comunicação visual disso: 

estrategias-para-instagram-3
Fonte: misteriosdomundo.org – reddit/monster_bear 

Para algo muito mais minimalista e voltado para o mesmo público, que cresceu: 

estrategias-para-instagram-4
Fonte: Google Maps/Agropecuária 

Ou seja, uma estratégia para Instagram pode ir muito além do aqui e agora. Você pode preparar um público que ainda não está no momento e que em alguns anos estará! Como estruturar uma estratégia para Instagram?   

Uma estratégia bem aplicada no Instagram, é capaz de gerar resultados em vendas, maior audiência, posicionamento e muitas outras vantagens para uma marca.  

Agora, vamos te ensinar o passo a passo que não pode faltar na hora de estruturar um planejamento estratégico para Instagram.  

1- Estude a Buyer Persona  

O primeiro passo para construir um planejamento para o Instagram é entender quem é a persona da marca.  

Saber o que os seguidores querem consumir e o que é mais importante para eles (códigos de descontos, dicas de produtos, tutoriais em vídeo, etc.) tornará a comunicação mais objetiva e, claro, engajante. 

Se você não sabe quem é a buyer persona da marca, o próprio Instagram ou plataformas como a mLabs fornecem dados para começar a entender melhor quem ela é.  

Faça entrevistas com os vendedores, time de suporte e gestores que lidam diariamente com os clientes, assim será possível criar uma personificação do cliente ideal de um negócio. 

Mas se você quiser ir a fundo e aprender mais sobre a construção da buyer persona, indicamos este artigo: “Quer aprender tudo sobre buyer persona? Com este artigo você entende o que é, como construir e muito mais!”. 

2 – Trace os objetivos  

De nada adianta criar uma estratégia para Instagram sem definir os objetivos que esse plano deseja alcançar.  

Apenas com métricas realistas, mas desafiadoras, será possível engajar toda a equipe em prol dos propósitos alinhados. 

Ao pensar nos objetivos, vale a pena considerar: 

  • orçamento disponível; 
  • cronograma esperado – prazo
  • ferramentas que podem otimizar a rotina de criação; 
  • estratégia geral de marketing da empresa. 

Outra dica importante é garantir que todos os objetivos estejam alinhados com a metodologia SMART. Ou seja, eles devem ser: 

  • Específicos (Specific); 
  • Mensuráveis (Measurable); 
  • Alcançáveis (Achievable); 
  • Relevantes (Relevant); 
  • Temporais (Time-Bound). 

Já entre as métricas específicas que podem auxiliar na definição dos objetivos estão o número de seguidores, engajamento, conversões, menções, saudabilidade de marcae ROI (Return on Investment ou Retorno Sobre o Investimento). 

Se você quer saber mais, recomendamos a leitura do artigo Métricas do Instagram: veja no que você precisa estar de olho 

3 – Estabeleça a jornada de compra no Instagram  

A jornada de compra é o caminho que o cliente ideal percorre até fechar uma compra. 

Entre suas etapas estão: 

  • Aprendizado e descoberta; 
  • Reconhecimento do problema; 
  • Consideração da solução; 
  • Decisão de compra. 

Para o Instagram, o importante é relacionar as etapas com os formatos e editorias de conteúdo.Ou seja, entender onde a persona procura informações e consome conteúdo de acordo com a etapa em que está. 

4 – Crie uma estratégia de planejamento de conteúdo  

Para planejar os conteúdos que construirão a rotina do Instagram, nossa recomendação é a estratégia dos 3 Hs

estrategias-para-instagram-2: hub help hero

Na base da pirâmide, está o tipo de conteúdo que a marca mais deve produzir. HELP é o conteúdo que ajuda a resolver problemas e economizar tempo. 

No meio da pirâmide, está o HUB, que deve provocar a conexão do consumidor com a marca. Para isso, esses conteúdos devem falar sobre o que a marca vende, em dicas de uso ou cases de clientes, por exemplo.  

Já no topo da pirâmide, em menor volume de produção, estão os conteúdos HERO, que devem provocar o compartilhamento e viralização. São ativações que devem estimular os clientes a exibir seus conteúdos e produtos como capital social. 

E se você não sabia, existem ferramentas que podem ajudar a pesquisar tendências e levar conteúdos atualizados para o Instagram do seu cliente, como: 

Mas mais que seguir tendências, nunca se esqueça de priorizar a identificação dos consumidores com a marca, combinado? 

5 – Estabeleça uma frequência de publicação  

Postar Instagram Reels todos os dias? Só subir quatro stories por vez? Carrossel gera mais engajamento que post? A resposta é sempre a mesma: depende.  

Um estudo do Facebook IQ revelou que, para intenção de compra, dois posts semanais capturaram 95% do potencial total de lift da marca. Ou seja, não é preciso “floodar” o feed para ter sucesso! 

Além disso, se seu cliente possui um orçamento limitado ou uma equipe reduzida, planejar conteúdos diários pode piorar a qualidade dos posts – e, como consequência, impedir a marca de alcançar seus objetivos. 

Também é importante ser inteligente com o possível reaproveitamento dos conteúdos, como transformar trechos de um podcast em vídeos curtos. 

6 – Crie um cronograma de publicação  

Ao criar uma estratégia para Instagram, também é importante que seja estabelecido um calendário detalhado de publicações, inclusive com datas festivas relacionadas com a empresa.  

Assim, é possível preparar as publicações com antecedência e não perder chances de engajar os seguidores.  

As funções de calendário e agendamento da mLabs são ótimas para simplificar a rotina de publicações e otimizar diferentes processos em uma única plataforma. 

Já para definir os dias e horários estratégicos para postar no Instagram, um estudo da Sprout Social, atualizado em 2022, nos dá informações relevantes.  

Observe o gráfico de engajamento, sendo o maior índice de engajamento representado pelas cores mais escuras e menor pelas cores mais claras.  

estrategias-para-instagram-6: melhores horários para postar

No nosso artigo Descubra quais são os melhores horários para postar no Instagram!, mostramos os melhores momentos para diferentes nichos. Vale a pena conferir! 

7 – Use táticas para aumentar o alcance   

Realizar ações para aumentar o alcance das publicações vai aumentar muito as chances da sua estratégia ser bem-sucedida. Acontece que obter um bom alcance é a premissa para obter qualquer outro resultado.   Separamos duas táticas que podem dar um empurrão! 

Insira hashtags nas publicações

Você já deve saber que as hashtags são essenciais para construir boas estratégias para o Instagram. Mas será que você está fazendo direito? 

Aqui na mLabs, costumamos usar, em média, 5 hashtags, distribuídas da seguinte forma: 

estrategias-para-instagram-5: hashtags

Mas, não há uma regra geral, o importante é que seu post contenha #s que tenham o potencial de atrair as pessoas certas. 

Porém, uma coisa é importante: não adianta sair colocando milhares de hashtags em seu post. A pesquisa mostrou que a maioria das publicações com mais engajamento tinham de uma a três hashtags. Interessante, né? 

Outro recurso bacana dentro desse assunto é usar as #s interativas. Elas proporcionam um envolvimento instantâneo ao incentivar as pessoas a publicarem suas próprias fotos em seus feeds usando a sua hashtag. 

É até mesmo uma forma de conseguir que façam uma “propaganda gratuita” e, ao mesmo tempo, se sintam parte da marca. 

E se você não sabe quais hashtags aplicar, nós recomendamos as ferramentas MetaHashtags e IQ hashtags, além da própria busca do Instagram. 

Crie anúncios pagos   

Com os anúncios no Instagram, é possível que as publicações alcancem  os clientes ideais da marca nos melhores momentos. 

A administração de campanhas no Instagram pode ser feita pelo Gerenciador de Anúncios, onde é possível criar, fazer a gestão e acompanhar os resultados de  todaselas. E como o Instagram possui dados geográficos, demográficos e comportamentais sobre os seguidores de uma página, é possível segmentar as campanhas para alcançar as personas que trarão os melhores resultados.  

A plataforma também permite selecionar métricas de otimização para veiculação da campanha, como: 

  • visualizações de página de destino; 
  • cliques no link; 
  • alcance único diário; 
  • impressões. 

Vale ressaltar que a exibição do anúncio dependerá do evento escolhido acima. Ou seja, se você selecionar a opção “Cliques no link” o seu anúncio será exibido para usuários que têm mais chances de realizar essa ação. 

Vale a pena conferir: Instagram Ads: guia completo de como anunciar no Instagram (passo a passo) 

7 – Considere as boas práticas de conteúdo  

Com uma estratégia para Instagram alinhada, é hora de revisar o plano e inserir boas práticas que podem aprimorar o alcance e a experiência do seguidor ao ler um conteúdo: 

  • definir CTAs que estimulam o engajamento nos posts; 
  • aplicar técnicas de copywritting para atrair, persuadir e vender mais; 
  • investir em um design inclusivo e condizente com a marca para redes sociais; 
  • criar legendas interessantes e informativas; 
  • usar e abusar do storytelling para gerar identificação do público. 

Se você quer mais dicas, confira: Produção de conteúdo para redes sociais: 7 melhores práticas! 

8 – Incentive a experiência compartilhada  

E se a gente te falasse que o fundador da mLabs, Rafael Kiso, identificou mais 2 etapas criadas pelas redes sociais na jornada de compra?  

Estamos falando do Unbound Marketing, que nada mais é do que a integração entre o Inbound e o Outbound Marketing a fim de alcançar melhores resultados.   

Considerando a jornada de compra Unbound, o cliente percorre mais duas etapas após as compras: 

  • Experiência própria: com o produto ou serviço adquirido, o consumidor analisará se todo o conteúdo que teve acesso de fato corresponde à realidade.   
  • Experiência compartilhada: a última etapa é quando o cliente pode se tornar um promotor. Como o nome indica, é possível que o consumidor compartilhe sobre o produto em suas redes sociais, trazendo novos leads para a marca. 
estrategias-para-instagram-1: jornada de compra

Isso significa que, para que uma estratégia de Instagram esteja completa, ela precisa incentivar ações de UGC (User-Generated Content) que nada mais é do que o conteúdo produzido pelo próprio cliente da marca.  

Para essas duas etapas, é bom considera: 

  • oferecer benefícios, como descontos e conteúdos exclusivos; 
  • criar campanhas em torno de uma hashtag; 
  • repostar com frequência conteúdos dos consumidores; 
  • enviar flyers ou bilhetes com os produtos incentivando o consumidor a compartilhar sua experiência online. 

Análise dos resultados de uma estratégia para Instagram: por que e como fazer? 

Analisar os resultados de uma estratégia no Instagram é essencial para identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Isso permite que você avalie o desempenho da sua conta e ajuste suas ações para alcançar seus objetivos. 

  • Coleta de dados: É necessário coletar os dados para análise. O Instagram oferece várias ferramentas, como Insights, para ajudar a monitorar o desempenho da sua conta. Além disso, existem diversas ferramentas externas que podem ser utilizadas para analisar os dados. 
  • Analise os dados: Após coletar os dados, analise-os cuidadosamente. Identifique as tendências e padrões que surgem e avalie o desempenho em relação aos seus objetivos. 
  • Faça ajustes: Com base nas informações coletadas, faça ajustes na sua estratégia. Se algo não estiver funcionando, mude de tática e teste novas abordagens. 

Em resumo, fazer uma análise de resultados no Instagram é importante para entender o desempenho da sua conta e otimizar sua estratégia. Certifique-se de definir objetivos claros, escolher as métricas relevantes, coletar os dados, analisar os resultados e fazer ajustes sempre que necessário. 

Com a mLabs e DashGoo by mLabs, você pode acompanhar todos os dados do Instagram. As ferramentas de análise, transformam o trabalho de curadoria dos dados em um processo mais simples e automatizado.  

Veja o que você pode fazer com a mLabs e a DashGoo: 

  • Monitoramento de métricas: as ferramentas permitem que você monitore métricas importantes, como engajamento, alcance e crescimento de seguidores, além de fornecer insights sobre o comportamento do seu público-alvo no Instagram. 
  • Análise de concorrentes: você pode monitorar o desempenho de seus concorrentes no Instagram. 
  • Agendamento de postagens: A mLabs permite que você agende postagens no Instagram com antecedência, economizando tempo e garantindo que suas postagens sejam publicadas nos melhores horários para seu público-alvo. 
  • Criação de relatórios: você pode criar relatórios personalizados para analisar e apresentar os resultados de sua estratégia no Instagram para sua equipe e stakeholders. 
  • Integração com outras redes sociais: com essas ferramentas você gerencia várias redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, em uma única plataforma, o que pode facilitar ainda mais análise de dados. 

E aí, o que acha de começar a colocar em prática todas as dicas com uma ajudinha da mLabs e DashGoo by mLabs? Teste por 14 dias grátis nossas funcionalidades e veja por você mesmo como podemos te ajudar! 

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis