Pesquisar

Saiba o melhor horário para postar no TikTok e sair na frente dos concorrentes! 

Saiba o melhor horário para postar no TikTok e sair na frente dos concorrentes! 
Avatar de Brenda Dionizio

Por

Publicado em

Saber qual é o melhor horário para postar no TikTok, não necessariamente vai fazer o resultado ser bom. Por incrível que pareça, pode até ser pior do que em outros horários.  

Eu sei, não era o que você esperava ler em um artigo que vai te entregar essa informação, não é? Sim, aqui neste post vamos te trazer dados sobre os melhores horários para postar nessa rede viral de vídeos curtos, fique tranquilo.  

Porém, queremos que você vá além e não siga postando nesses horários sem estratégia e lógica. Pois como diz nosso Fundador e CMO, Rafael Kiso: 
Não existe mágica, existe lógica! 

Então bora embarcar nesse imenso universo de possibilidades que é o TikTok e entender como agir estrategicamente para descobrir o melhor horário, para uma marca especifica, postar no TikTok.  

O que é o TikTok? 

O TikTok é uma das redes sociais mais populares do momento, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.  

A plataforma permite que você crie e compartilhe vídeos curtos, divertidos e criativos, sobre os mais variados temas. 

A rede lançada em 2016 transformou a forma de consumir e produzir conteúdo, já que impulsionou a criação de posts autênticos, rápidos, interativos e dinâmicos.  

Possui elementos como: filtros de alta complexidade que utilizam de Inteligência Artificial, músicas, trends, hashtags e mais. Todos esses recursos permitem a alta relevância da plataforma em conteúdo viral.  

Qual é o melhor horário para postar no TikTok?

O algoritmo do TikTok leva em conta vários fatores para mostrar os vídeos para os usuários, como o tempo de visualização, as curtidas, os comentários, os compartilhamentos e as hashtags.  

Mas além disso, o horário em que você posta também pode influenciar no seu sucesso na rede. 

De acordo com uma análise de mais de 100.000 postagens realizada pela Influencer Marketing Hub, estes são os melhores horários para postar no TikTok: 

  • Segunda-feira: 6h00, 10h00 e 22h00 
  • Terça-feira: 2h00, 4h00 e 9h00 
  • Quarta-feira: 7h00, 8h00 e 23h00 
  • Quinta-feira: 9h00, 12h00 e 19h00 
  • Sexta-feira: 5h00, 13h00 e 15h00 
  • Sábado: 11h00, 19h00 e 20h00 
  • Domingo: 7h00, 8h00 e 16h00 
melhor-horario-para-postar-no-tiktok-1: calendário com horários marcados ao longo da semana

fonte: https://influencermarketinghub.com/best-times-to-post-on-tiktok/ 

Como descobrir o melhor horário para postar na sua conta? 

Agora você já tem os melhores horários para postar, mas cadê a lógica que te falei lá em cima? 

A realidade é que esses horários devem ser usados apenas uma referência geral e cada perfil tem um público diferente, com hábitos e preferências distintas.  

Por isso, é importante que você conheça bem a sua audiência e faça testes práticos para descobrir quais são os melhores horários para postar no TikTok de acordo com o seu nicho.  

Pense comigo, se todo mundo decide postar no melhor horário para alcançar a mesma audiência, a concorrência será maior, não é? Mais concorrência, quer dizer menos chances de interação.  

Então invés de adotar a estratégia que todos adotariam, por que não testar horários que são menos explorados e tentar garantir resultados com uma concorrência menor?  

A real é que não basta somente postar no melhor horário, você pode utilizá-lo para ter uma base e descobrir o que melhor performa para a sua conta. Aí é que está a lógica!  

Para isso você tem algumas formas de acompanhar esses números e realizar esses testes com mais precisão, e eu vou te mostrar elas agora! 

Analisar dados e obter insights! 

Eu não sei se você chegou a fazer testes no TikTok antes, mas a melhor forma de conduzir esse teste é diversificando os horários de postagem.  

Faça isso durante um mês ou mais e depois veja se existem horários que possuem maior alcance e resultados, depois repita algumas vezes e tente cruzar os dados para obter insights dos melhores horários para a sua conta.  

Para fazer esses relatórios, é necessário utilizar uma ferramenta, abaixo sugerimos duas, a do próprio TikTok e a mLabs!   

1. Acompanhar dados pelo TikTok Analytics 

Para fazer esse acompanhamento, você pode usar as ferramentas de análise do próprio TikTok, que mostram o desempenho geral da sua conta e de cada vídeo individualmente.  

Clique aqui e veja mais sobre o TikTok Analytics  

É possível conferir informações como o total de visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos e o tempo médio de visualização dos seus vídeos.  

Assim, você pode comparar os resultados de diferentes horários e ver quais têm mais engajamento. 

2. Gerar, documentar e automatizar relatórios pela mLabs  

Ou, você pode utilizar a mLabs que já entrega com base nas publicações feitas pela plataforma, qual foi o horário que obteve mais interações.  

melhor-horario-para-postar-no-tiktok-2: print indicando o melhor horário de postagem segundo a mLabs

A vantagem da mLabs é que você pode descobrir não só o horário do TikTok, mas também do Instagram, LinkedIn e Facebook. 

Para ver na prática e testar as outras funcionalidades da mLabs, crie uma conta e teste por 7 dias grátis!  

Entender o perfil e comportamento do público 

Bom, mais do que fazer testes para obter o melhor horário para postar, é necessário entender o perfil e o comportamento do seu público-alvo no TikTok. 

  • Quem são as pessoas que você quer alcançar com o seu conteúdo? 
  • Qual é a faixa etária, a localização geográfica, os interesses e as preferências delas?  
  • Quando elas costumam acessar o TikTok e por quanto tempo? 

Para responder a essas perguntas, você pode usar algumas ferramentas e métricas disponíveis na própria plataforma ou em aplicativos externos.  

Por exemplo, se você tem uma conta Pro no TikTok, você pode acessar o painel de análise de dados, que mostra informações sobre os seus seguidores, como gênero, localização e horários de atividade. 

Você também pode usar aplicativos como o TikTok Analytics ou o Tokboard para obter insights sobre o seu público e o seu desempenho na rede. 

Explorar o algoritmo do TikTok 

Também é muito interessante explorar o algoritmo do TikTok e sua influência no alcance das suas postagens.  

O algoritmo é o sistema que determina quais vídeos serão exibidos para cada usuário na página “Para Você”, que é a principal fonte de descoberta de conteúdo no TikTok. 

O algoritmo leva em conta vários fatores para decidir quais vídeos são relevantes e interessantes para cada pessoa, como: 

  • As preferências do usuário, baseadas nos vídeos que ele assiste, curte, comenta e compartilha. 
  • O conteúdo do vídeo, como som, hashtags, legendas e efeitos. 
  • A qualidade do vídeo, como resolução, duração e edição. 
  • O tempo de postagem, que indica a frescura e a atualidade do vídeo. 

Como você pode ver, o tempo de postagem impacta diretamente a visibilidade do seu vídeo no TikTok.  

Considerar fatores variáveis 

O terceiro passo é considerar alguns fatores que podem variar de acordo com o seu público e o seu conteúdo. Por exemplo: 

  • Variações de público em diferentes dias da semana:  

O comportamento dos usuários pode mudar conforme o dia da semana.  

Por exemplo, nos finais de semana, as pessoas tendem a ficar mais tempo no TikTok do que nos dias úteis. Por isso, você pode aproveitar esses dias para postar vídeos mais longos ou mais elaborados. 

  •  Variações de conteúdo em diferentes horários do dia:  

O tipo de conteúdo que você posta também pode influenciar no horário ideal para postar.  

Por exemplo, se você posta vídeos educativos ou informativos, você pode escolher horários em que as pessoas estão mais dispostas a aprender algo novo, como pela manhã ou à tarde.  

Se você posta vídeos de humor ou entretenimento, você pode optar por horários em que as pessoas estão mais relaxadas ou entediadas, como à noite ou na hora do almoço. 

Passo a Passo: usando a mLabs para descobrir qual é o melhor horário para postar no TikTok

Com a mLabs, além de conseguir fazer criação de relatórios para as redes sociais – incluindo o TikTok – e obter os dados que você precisa de forma automática, você ainda pode: agendar posts, criar legendas com ajuda de inteligência artificial, gerenciar mensagens de inbox e comentários do feed, fazer impulsionamentos e muito mais! 

É possível aproveitar todas as funcionalidades da mLabs para garantir que seus testes sejam executados da melhor forma possível e você entenda qual é melhor horário para postar na sua conta do TikTok. Curtiu e quer saber como fazer na prática? 

A seguir, vamos te mostrar um passo a passo para criar uma conta e testar esse recurso incrível da mLabs. Bora?! 

  1. Acessa o site da mLabs e clique em “Testar grátis” e criar sua conta. Caso você já tenha sua conta mLabs, é só realizar o login normalmente;
melhor-horario-para-postar-no-tiktok-3: print página inicial da mlabs e login
  1. Entrando na mLabs, conecte a sua conta do TikTok. Basta clicar em “Conectar” e logo em seguida abrirá a página para ser efetuado o login. Caso você já tenha conta na mLabs e suas redes sociais já estejam conectas, é só seguir o próximo passo 😉;  
melhor-horario-para-postar-no-tiktok-4: print página inicial da mLabs
  1. No menu superior, posicione os cursor sobre “Relatórios” e selecione “acompanhamento”;
melhor-horario-para-postar-no-tiktok-5: print menu superior da mLabs com destaque na opção "relatórios" e "acompanhamento"
  1. Depois, clique na rede social que você deseja fazer o acompanhamento, nesse caso, o TikTok. Selecione o período que você deseja acompanhar. Para descobrir o melhor horário de postagem, recomendamos que o período selecionado para a análise seja de pelo menos um mês para mais; 
melhor-horario-para-postar-no-tiktok-6: print da sessão acompanhamento da mLabs da rede social TikTok e destaque para a selecão do período
  1. Selecionado o período, agora basta rolar a tela para baixo até chegar no tópico de “Posts por dia e hora”; 
melhor-horario-para-postar-no-tiktok-7: print da parte de "Posts por dia e hora"
  1. Continue rolando mais um pouquinho nesse tópico e ao final dele terá uma faixa amarela indicando o melhor período para postar, com o dia e o horário. Incrível, né?! 😁  
melhor-horario-para-postar-no-tiktok-8: print do final da parte de posts por dia e hora com destaque para a faixa amarela ao final que indica o melhor período de psotagem
30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

Agora que você já sabe como descobrir o melhor horário para postar no TikTok, é hora de colocar em prática as nossas dicas e ver os resultados.  

Lembre-se de que o sucesso na plataforma depende de vários fatores, como a qualidade, a originalidade e a relevância do seu conteúdo.  

Por isso, não se limite a seguir regras ou fórmulas prontas. Você pode fazer tudo isso com a ajuda da mLabs, que tal? Com o cupom BLOGMLABS você poderá testar a mLabs por 30 dias grátis! Crie sua conta e depois nos conte como foram os resultados no TikTok. 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis