Tamanhos de imagens para Facebook, Instagram e outras redes sociais (2018)!

Estar atento aos tamanhos das imagens para Facebook, Instagram e outras redes sociais é mais importante do que você imagina! E isso vale também para os outros formatos, como vídeos e textos.

Ao seguir as dimensões indicadas pelas redes sociais, você garante que seu público receba a mensagem por completo, sem cortes ou ruídos de comunicação. E isso tudo é essencial para garantir que sua estratégia tenha um ambiente favorável para funcionar.

E para te ajudar nessa busca diária e incansável, atualizamos esse post trazendo os diferentes tamanhos de imagens para Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube. Mas, não é só isso: falaremos também sobre as dimensões e especificações para vídeos, textos, gifs e Stories! Fique com a gente! Vai valer a pena! 😉

Ah, e antes de continuar, um presente valioso pra você: baixe grátis os templates das imagens, vídeos, stories e gifs das principais redes sociais!

Instagram

Invista em fotos e vídeos! A linguagem visual é a que mais chama atenção nesta rede social, dedicada aos amantes de fotografia. Legendas são importantes também, mas devem ser usadas com cuidado e estratégia.

Tamanho da foto do perfil no Instagram

  • O tamanho padrão de foto para perfil do Instagram é 180 x 180 px, na proporção de 1:1

Tamanho de fotos para posts do feed do Instagram

Existem três formatos para fotos no feed do Insta:

  • Square: é o famoso quadrado, usado também em carrossel.
  • Portrait: são as fotos verticais (retrato).
  • Landscape: são as imagens horizontais, ao estilo paisagem.

Cada um dos formatos têm um tamanho recomendado:

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Horizontal: 1080 x 566 px.

O Instagram aceita as extensões mais usadas de imagem: .jpg e .png

Tamanhos e resolução de posts em vídeo

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV).
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px.
  • Horizontal: 1080 x 566 px.

Limites de caracteres para Instagram

  • Legenda do post: limite é 2000 caracteres, mas o ideal é se limitar a 138 caracteres para garantir que sua mensagem fique completa antes do “Leia mais”.

Tamanhos e resolução para GIFs

  • Mesmas medidas de vídeo, porém, arquivo salvo na extensão .gif
  • Tamanho do arquivo: até 1,5 MB.
  • Duração de 3 segundos.
  • OBSERVAÇÃO: pela mLabs é possível fazer o upload de GIF no Instagram. A funcionalidade é capaz de transformar o seu GIF em um vídeo que fica pronto para ser publicado. O único requisito necessário é que esse GIF deve ter 3 segundos de duração e, até 200MB.

Tamanhos dos Stories do Instagram

  • Vídeos e imagens: Stories devem respeitar o limite de 15 segundos e seguir a proporção e 9:16. Recomendamos, tanto para imagens quanto para vídeos, a resolução de 1080 x 1920 px.
  • Você também pode fazer Stories com outras resoluções. O Instagram fará ajustes automáticos, preenchendo as lacunas suavemente. Porém, se precisa evitar perdas, siga a resolução citada anteriormente. Recomendamos que se atente ao tamanho máximo de 2,5GB.
  • Caso vá agendar pela mLabs, suba o arquivo com até 200MB e siga nossa recomendação de resolução – 1080 x 1920 px. (Não afetará a qualidade!).

OBSERVAÇÕES MLABS:

  • Imagens: Recomendamos o formato JPEG, 3 canais (RGB), ou seja, exportar para web em ferramentas como Photoshop por exemplo.
  • Vídeos: Até pouco tempo atrás o Instagram só aceitava vídeos de até 30 segundos, atualmente já aceita até 60 segundos. Importante observar que o vídeo tem que ter no máximo 60 segundos, se tiver 60,01 já não aceitará.
  • Para posts com imagens e vídeos: recomendamos subir com a seguinte resolução na mLabs: Até 1080 px de largura e/ou 1080 px de altura, nas proporções indicadas acima.
  • Legenda do post: Se quiser se aprofundar no assunto, temos um post exclusivo sobre como boas legendas aumentam os resultados no Instagram. Adicionalmente, é válido destacar que o limite de hashtags pela mLabs é de 30.

Neste post, te ensinamos como programar posts no Instagram (Stories também) pela mLabs

Facebook

Também é preciso estar atendo aos tamanhos de imagens para o Facebook! A rede social permite também formatos como vídeos, grupos de fotos em Carrossel, Stories, etc. E cada um desses formatos têm tamanhos recomendados.

Tamanho de imagens para capa e perfil do Facebook (perfil pessoal)

  • Avatar: 170 x 170 px; 500 x 500 px (recomendável para melhor qualidade). Proporção 1:1.
  • Tamanho de imagem para capa no Facebook (perfis pessoais): 815 x 315 px.
  • Vídeos para capa: 820 x 312 px, com 20 a 90 segundos de duração.

Dimensões de imagens para Facebook (Fan Page)

  • Perfil: 170 x 170 px, 500 x 500 px (recomendével). Proporção 1:1.
  • Imagem para capa: 820 x 360 px. Área visível desktop: 820 x 312 px. Área visível mobile: 640 x 360 px.
  • Vídeo para capa: 820 x 312 px. 20 a 90 segundos.

Tamanhos de imagens para post no Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook aceita posts com imagens nos formatos quadrado, vertical e tela cheia (full screen).

As resoluções recomendadas são:

  • Quadrado/carrossel: 1080 x 1080 px. Proporção 1:1.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Horizontal: 1200 x 630 px.

Lembrando que posts compartilhados de imagem com link são mostrados na timeline na resolução de 1200 x 628 px e posts compartilhados com vídeo serão apresentados na resolução 1200 X 675 px.

Tamanhos de vídeo para post no Facebook

Posts em vídeo seguem as mesmas resoluções que em imagens. Porém, a duração máxima de vídeos para o Facebook é 120 minutos e o tamanho máximo do arquivo aceito pela rede é 40GB.

Tamanhos de Stories no Facebook

  • 1080 x 1920 px, proporção de 9:16, limite de 15 segundos.

Vai agendar os posts do Facebook pela mLabs? Siga essas orientações

  • Todos os vídeos agendados pela mLabs devem ter até 200 MB e ser em formato .MP4 ou .MOV.
  • Pela mLabs o limite de texto para posts é de 2000 caracteres. Porém, é ideal que o texto não passe de 480 caracteres (com espaços) para que não fique escondido no “Continue lendo”.
  • Imagens: Recomendamos JPEG, 3 canais (RGB), ou seja, exportar para web em ferramentas como Photoshop por exemplo.

Tamanho para capa de Evento no Facebook

  • Imagem: 500 x 262 px.
  • Vídeo: de 30 segundos a 5 minutos, até 100 MB.

Tamanho de capa para Grupo no Facebook

  • Resolução 820 X 428 px.

Twitter

Aqui, os textos são a chave! Opiniões e notícias, desde que respeitem o limite de 280 caracteres (finados 140 caracteres), são o foco do Twitter. Além disso, já é possível postar imagens, vídeos e gifs nessa rede!

Tamanho de capa e perfil no Twitter

  • Perfil pessoal ou corporativo: 200 x 200 px, 400 x 400 px (recomendável).
  • Capa: 1500 x 500 px. Área visível: 935 x 280 px.

Tamanho de imagem para post no Twitter

  • Retangular: 900 x 450 px.
  • Quadrado: 1080 x 1080 px.
  • Imagens com até 5 MB.

Posts com link e imagem compartilhados nessa rede social aparecerão no feed com 520 x 254 px.

Limites para vídeos e gifs no Twitter

  • Duração de vídeos ou gifs: até 140 segundos (40 frames por segundo). Se for gif, já deve vir configurado em looping.
  • Resolução vídeos: de 32 x 32 px a 1920 x 1200 px ou 1200 x 1900 px.
  • Formatos aceitos .MP4 ou .MOV.
  • Tamanho vídeos: 512 MB.
  • Tamanho gifs: até 5 MB no mobile e 15 MB para web. Tempo máximo: 40 segundos (40 frames por segundo).

OBSERVAÇÕES MLABS:

  • Imagens não podem passar de 3 MB pela mLabs. Quando há imagem anexada, o limite cai para 257 caracteres.
  • Um link no texto é considerado como 23 caracteres independente do tamanho (Ex: www.mlabs.com.br ou https://www.mlabs.com.br/blog/automatizar-gestao-midias-sociais/ são 23 caracteres no Twitter), lembre-se que o emoji também conta como um caractere.
  • Vídeos ou gifs agendados pela mLabs podem ter, no máximo, 200 MB.

Pinterest

Rede social para imagens, imagens e imagens! Invista em fotos bem produzidas e que transmitam sensações.

Limites para imagens

  • Pins: 600px de largura e com altura ilimitada!

Limites para textos

  • Legenda do post: tente não ultrapassar os 110 caracteres. Assim, sua descrição ficará interessante e objetiva. Porém, o limite máximo é de 500 caracteres.

OBSERVAÇÕES MLABS:

  • Pin em miniatura na timeline: 222 x 222 px.
  • A plataforma não suporta vídeos.

YouTube

Rede social focada em audiovisual! O Youtube é uma rede social incrível para empresas que querem se relacionar com seus públicos através da oferta de conteúdos de valor. Vídeos são ótimos formatos para aulas, webinários, tutoriais, apresentações de produtos e institucionais. E, assim com todas as outras redes, tem suas especificações de tamanho, extensões, tempo e resolução. Veja mais.

Tamanho de imagens para Youtube

  • Capa: 2560 x 1440 px. Na TV a imagem é exibida integralmente, no desktop terá um corte para 2560 x 423 e, no mobile, de 800 x 800 px. Tamanho até 4MB.
  • Perfil: 100 x 100 px.

Tamanho de vídeos para Youtube

  • Duração: 15 minutos*.
  • Resolução: até 3840 X 2160 px (ou 16:9).
  • Extensões: .MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI, .WMV, .MPEGPS, .FLV, .3GPP, .WebM.
  • Limites para textos para título em desktop e mobile: 73 caracteres.

*O YouTube libera, como padrão, o limite de 15 minutos por vídeo. Para fazer upload de vídeos pela plataforma da mLabs sem problemas, você precisa se atentar a isso.

Se sua necessidade for diferente, e precisar subir vídeos mais longos, você pode solicitar o aumento desse limite através deste link.

Observações mLabs:

  • O limite do tamanho do arquivo dos vídeos para subir na mLabs é de até 200MB.

Linkedin

Rede social para fazer contatos profissionais e se candidatar a vagas de emprego. Atualmente, muitas empresas utilizam o LinkedIn para ganhar visibilidade, expressar valores e ideais, conversar com colaboradores e recrutar novos funcionários. Empresas do segmento B2B têm no LinkedIn um canal valioso para contato e relacionamento com potenciais clientes.

Limites para imagens no LinkedIn (perfil pessoal e company page)

  • Avatar: 130 x 130 px; 400 x 400 px (recomendável).
  • Capa: 1536 x 768 px

Tamanho de imagem para posts no LinkedIn

  • Posts com imagem: 520 x 320 px.
  • Posts com link: 520 x 272 px.

Observações mLabs:

  • Limites para textos de post agendado pela mLabs no LinkedIn: 700 caracteres.
  • A plataforma não suporta vídeos.

Whatsapp

O Whatsapp é um dos principais aplicativos da atualidade para envio de mensagens diretas. Recentemente adquirido pelo grupo Facebook, a plataforma conta com uma base de aproximadamente meio bilhão de usuários e está presente em mais de 180 países.

Limites para imagens no WhatsApp

  • Tamanho máximo de uma imagem no Whatsapp: 1920 x 1080.

Limites para vídeos no WhatsApp

  • Assim como nas imagens, os arquivos de vídeo possuem um limite de 16 MB, entretanto, a plataforma oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.

Limites para textos

  • Limite de 500 caracteres.

Dicas mLabs:

  • Além das demais funcionalidades, o Whatsapp permite o envio de arquivos e documentos, no tamanho máximo de 100 MB.
  • A partir de 2017, o app também oferece a possibilidade de enviar até 30 mídias (fotos e vídeos) em uma única mensagem. Anteriormente, o mesmo limite era de apenas 10 mídias.
  • Para que a imagem fique totalmente quadrada, o recomendável é utilizar a resolução de 1080 x 1080.

Google+

O Google + foi uma alternativa criada pela gigante da tecnologia para substituir a antiga rede social Orkut. A plataforma ainda não alcançou o destaque pretendido, entretanto, é interessante conhecer suas especificações.

Limites para imagens no Google+

  • Posts: o limite recomendado é de 2048 x 2048 px.

Limites para textos

  • Post: não existe um limite de caracteres.

Limites para vídeo

  • Seguindo também os padrões de regramento de imagem, o recomendado é utilizar vídeos com até 2048 x 2048 px.

Dicas mLabs:

  • Para os vídeos, o limite mínimo deve respeitar dimensões não inferiores a 496 x 496 px.
  • Uma boa vantagem do Google + é a liberdade em compartilhar conteúdo, já que a rede não apresenta um número máximo de caracteres por postagem.

Snapchat

A ideia dessa rede social é a de compartilhar momentos. Dessa forma, todo o conteúdo publicado expira em um determinado período (algo que pode ser parametrizado pelo usuário). Apesar da concorrência com o Instagram, o Snapchat ainda representa uma grande força no mercado.

Limites para imagens no Snapchat

  • O limite recomendado é de 1080 x 1920 px.

Limites para textos

  • Post: 45 caracteres.

Limites para vídeo

  • O padrão é a publicação de 10 segundos, entretanto, a empresa está implementando a possibilidade do uso de transmissões sem limite de tempo.

Bônus: Dicas extras para redes sociais

Além desses padrões de imagem e publicação, é imprescindível que profissionais da área de comunicação estejam sempre atentos às tendências do mercado. Nesse ponto, o importante é que você se prepare para agradar o perfil do seu consumidor e entregar um conteúdo que possa agregar valor ao negócio.

Então, antes de postar qualquer coisa em qualquer rede social, siga essas recomendações:

  • toda estratégia deve ser elaborada com conceitos de um design responsivo — tecnologia que possibilita a visualização fluída do material, mesmo em telas menores;
  • a produção de materiais originais é altamente recomendada, tanto para indexação no Google quanto para o engajamento do público;
  • o cuidado com as fotos deve ser uma prioridade;
  • tenha uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais e faça tudo em um só lugar!

Apesar de todos esses desafios, entendemos que gerenciar tantos perfis pode ser complicado e tomar muito do seu tempo. Por isso, a mLabs é a alternativa mais inteligente, completa e acessível. Ela permite que você programe seus posts para diversas redes sociais em um só lugar, fornece relatórios de desempenho completos, integra todo seu time de criação e organiza o fluxo de trabalho na mesma plataforma, te dá recursos para responder inbox e direct, acompanhar o feed das suas redes, entre outros! Para descobrir todo o potencial da mLabs, faça um teste, é grátis!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados