Limites de imagens, textos e vídeos para redes sociais

redes sociais tamanhos adequados

Estar atento aos limites ou dimensões adequados para imagens, vídeos e textos para redes sociais é mais importante do que você imagina.

Ao seguir os padrões, você garante que seu público receba a mensagem por completo, sem cortes ou ruídos de comunicação. Isso tudo é essencial para garantir que sua estratégia tenha um ambiente favorável para funcionar.

No post de hoje, vamos especificar as características, formatos e limites das principais redes sociais que a mLabs atende. Além disso, vamos dividir com você uma solução perfeita para organizar, gerenciar e agendar os posts de tantas redes sociais. Continue lendo! Vai valer a pena! 😉

Instagram

Invista em fotos e vídeos! A linguagem visual é a que mais chama atenção nesta rede social, dedicada aos amantes de fotografia. Legendas são importantes também, mas devem ser usadas com cuidado e estratégia.

Limite para imagens:

– Imagem na proporção de 1.9:1 (Ex: 1900 x 1000 ou 1080 x 568) até 4:5 (Ex: 400 x 500 ou 1440 x 1080)

Limites para vídeos:

– Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV).

Limites para textos:

– Legenda do post: Limite é 2000 caracteres, mas o ideal é se limitar a 138 caracteres para garantir que sua mensagem fique completa antes do “Leia mais”.

Limites para GIFs:

– Recomendação de apenas arquivos com menos de 15 MB sejam carregados.

– Destacamos que, pela mLabs, é possível fazer o upload de um GIF no Instagram. A funcionalidade é capaz de transformar o seu GIF em um vídeo que fica pronto para ser publicado — algo que facilita bastante o trabalho. O único requisito necessário é que esse GIF deve ter, no mínimo, 3 segundos de duração.

Limites para Stories e Carrossel:

– Vídeos: Não existe um tamanho mínimo para os vídeos, entretanto, eles devem respeitar o limite de 15 segundos.

– Proporções: O formato dos arquivos deve seguir o padrão 9:16, com resolução de 1080 x 1920 pixels. É válido ressaltar que o Carrossel, funcionalidade implementada em 2017, segue os mesmos parâmetros e possui agora o formato quadrado.

Observações mLabs:

– Imagens: Até pouco tempo atrás o Instagram aceitava somente imagens quadradas e ainda aceita. Portanto, se quiser subir imagens quadradas a recomendação é: 600 X 600 px. Recomendamos o formato JPEG, 3 canais (RGB), ou seja, exportar para web em ferramentas como Photoshop por exemplo.

– Vídeos: Até pouco tempo atrás o Instagram só aceitava vídeos de até 30 segundos, atualmente já aceita até 60 segundos. Importante observar que o vídeo tem que ter no máximo 60 segundos, se tiver 60.01 já não aceitará.

– Para imagens e vídeos: recomendamos subir com a seguinte resolução na mLabs:  Até 1080 px de largura e/ou 1080 px de altura, nas proporções indicadas acima.

– Legenda do post: Se quiser se aprofundar no assunto, temos um post exclusivo sobre como boas legendas aumentam os resultados no Instagram. Adicionalmente, é válido destacar que o limite de Hashtags é de 30.

Facebook

O Facebook, sem dúvidas, é uma das redes sociais preferidas. Destaca-se que estamos tratando de uma plataforma neutra: você pode se expressar bem, tanto através de textos, como em imagens e vídeos.

Limites para imagens:

– Tamanho máximo de uma imagem no Facebook: 2048 X e altura livre.

Limites para vídeos:

– Videos de até 200 MB na mLabs em formato .MP4 ou .MOV.

Limites para textos:

– Limite de 2000 caracteres.

Observações mLabs:

– Vídeos: Recomendamos a resolução: 851 X 315 px.

– Textos: Textão está permitido, porém, é ideal que o texto não passe de 480 caracteres (com espaços) para que não fique escondido no “Continue lendo”.

– Imagens: Recomendamos JPEG, 3 canais (RGB), ou seja, exportar para web em ferramentas como Photoshop por exemplo.

Twitter

Aqui, os textos são a chave! Opiniões e notícias, desde que respeitem o famoso limite de 140 caracteres, são o foco do Twitter. Além disso, é possível postar pequenas imagens e gifs na rede social.

Limites para imagens:

– Imagem compartilhada na timeline: 506 X 253 px

Limites para vídeos:

– Duração do vídeo: até 140 segundos

– Resolução: 1920 X 1200 px (em formato .MP4 ou .MOV)

Limites para textos:

– Post: 140 caracteres.

Observações mLabs:

– Imagens não podem passar de 3 MB. Quando há imagem anexada, o limite cai para 116 caracteres.

– Um link no texto é considerado como 23 caracteres independente do tamanho (Ex: www.mlabs.com.br ou https://www.mlabs.com.br/blog/automatizar-gestao-midias-sociais/ são 23 caracteres no Twitter), lembre-se que o emoji também conta como um caractere.

Pinterest

Rede social para imagens, imagens e imagens! Invista em fotos bem produzidas e que transmitam sensações.

Limites para imagens:

– Pins: 600px de largura e com altura ilimitada!

Limites para textos:

– Legenda do post: tente não ultrapassar os 110 caracteres. Assim, sua descrição ficará interessante e objetiva. Porém, o limite máximo é de 500 caracteres.

Limites para vídeos:

– A plataforma não suporta vídeos.

Observações mLabs:

– Pin em miniatura na timeline: 222 X 222 px.

YouTube

Rede social focada em audiovisual!

Limites para vídeos:

– Duração: 15 minutos*.

– Resolução: até 3840 X 2160 px (ou 16:9).

– Formatos: .MOV .MP4 .AVI .WMV.

Limites para textos:

– Título em desktop e mobile: 73 caracteres.

*O YouTube libera, como padrão, o limite de 15 minutos por vídeo. Por isso,para fazer upload de vídeos diretamente na plataforma, através da mLabs e sem problemas, você precisa se atentar a isso.

Se sua necessidade for diferente, e precisar subir vídeos mais longos, você pode solicitar o aumento desse limite através deste link.

Observações mLabs:

– O limite do tamanho do arquivo dos vídeos para subir na mLabs é de até 200MB.

Linkedin

Rede social para fazer contatos profissionais e se candidatar a vagas de emprego. Atualmente, muitas empresas passaram a utilizar a plataforma para garantir destaque e visibilidade no mercado.

Limites para imagens:

– Posts: 698 X 400 px.

Limites para textos:

– Post: 700 caracteres.

Limites para vídeo:

– A plataforma não suporta vídeos.

Whatsapp

O Whatsapp é um dos principais aplicativos da atualidade para envio de mensagens diretas. Recentemente adquirido pelo grupo Facebook, a plataforma conta com uma base de aproximadamente meio bilhão de usuários e está presente em mais de 180 países.

Limites para imagens:

– Tamanho máximo de uma imagem no Whatsapp: 1920 x 1080.

Limites para vídeos:

– Assim como nas imagens, os arquivos de vídeo possuem um limite de 16 MB, entretanto, a plataforma oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.

Limites para textos:

– Limite de 500 caracteres.

Dicas mLabs:

– Além das demais funcionalidades, o Whatsapp permite o envio de arquivos e documentos, no tamanho máximo de 100 MB.

– A partir de 2017, o app também oferece a possibilidade de enviar até 30 mídias (fotos e vídeos) em uma única mensagem. Anteriormente, o mesmo limite era de apenas 10 mídias.

– Para que a imagem fique totalmente quadrada, o recomendável é utilizar a resolução de 1080 x 1080.

Google+

O Google + foi uma alternativa criada pela gigante da tecnologia para substituir a antiga rede social Orkut. A plataforma ainda não alcançou o destaque pretendido, entretanto, é interessante conhecer suas especificações.

Limites para imagens:

– Posts: o limite recomendado é de 2048 x 2048

Limites para textos:

– Post: não existe um limite de caracteres

Limites para vídeo:

– Seguindo também os padrões de regramento de imagem, o recomendado é utilizar vídeos com até 2048 x 2048.

Dicas mLabs:

– Para os vídeos, o limite mínimo deve respeitar dimensões não inferiores a 496 x 496

– Uma boa vantagem do Google + é a liberdade em compartilhar conteúdo, já que a rede não apresenta um número máximo de caracteres por postagem.

Snapchat

A ideia dessa rede social é a de compartilhar momentos. Dessa forma, todo o conteúdo publicado expira em um determinado período (algo que pode ser parametrizado pelo usuário). Apesar da concorrência com o Instagram, o Snapchat ainda representa uma grande força no mercado.

Limites para imagens:

– O limite recomendado é de 1080 x 1920.

Limites para textos:

– Post: 45 caracteres

Limites para vídeo:

– O padrão é a publicação de 10 segundos, entretanto, a empresa está implementando a possibilidade do uso de transmissões sem limite de tempo.

Bônus: Dicas extras para redes sociais

Além desses padrões de imagem e publicação, é importante que profissionais da área de comunicação estejam sempre atentos às tendências do mercado. Nesse ponto, o importante é que você se prepare para agradar o perfil do seu consumidor e entregar um conteúdo que possa agregar valor ao negócio.

Pensando nisso, a dica que deixamos é a de ter atenção nos seguintes aspectos:

  • toda estratégia deve ser elaborada com conceitos de um design responsivo — tecnologia que possibilita a visualização fluída do material, mesmo em telas menores;
  • a produção de materiais originais é altamente recomendada, tanto para indexação no Google quanto para o engajamento do público;
  • o cuidado com as fotos deve ser uma prioridade.

Apesar de todos esses desafios, entendemos que gerenciar tantos perfis pode ser complicado e tomar muito do seu tempo. Por isso, a mLabs é a alternativa mais inteligente, completa e acessível.

Você economiza tempo organizando tudo em um só lugar e programando seus posts para as redes sociais que destacamos nesse artigo. Mas e aí, leitor? Gostou do artigo e ficou curioso para aprimorar ainda mais suas habilidades? Então não perca tempo e deixe um comentário no campo abaixo. Sua opinião é muito importante para nossa equipe!

  • Liliam Leal

    Mudou para 20 o limite.