Pesquisar

Descubra tudo sobre Taxa de Engajamento e aprenda como calcular a sua nas redes sociais

Descubra tudo sobre Taxa de Engajamento e aprenda como calcular a sua nas redes sociais
Avatar de Brenda Dionizio

Por

Publicado em

A taxa de engajamento pública, dos tops 25% perfis que melhor performaram no feed do Instagram, ficou entre 6 e 10%, de acordo com uma pesquisa realizada por Bazaarvoice em 2023. 

Esse foi o dado compartilhado por Rafael Kiso, nosso Fundador e CMO, em seu Instagram!  

taxa-de-engajamento-2
https://www.instagram.com/p/CyVcODuunlM/

Muito mais do que simples curtidas, comentários e compartilhamentos, boas taxas de engajamento refletem, acima de tudo, na existência de um relacionamento real com o público. 

Isso porque o engajamento nas redes sociais pode ser fruto de uma verdadeira interação entre a marca e os usuários. 

Quando eles se envolvem com o post a ponto de indicá-lo para outras pessoas, seja por compartilhamentos ou comentários, é sinal de que a marca está passando credibilidade. 

Mas qual é o fator decisório para ter essa credibilidade ou obter uma boa taxa de engajamento? O que faz um perfil alcançar uma taxa tão boa quanto a pesquisa da Bazaarvoice mostrou? 

É isso que iremos ensinar aqui neste artigo, onde contaremos quais técnicas utilizamos na mLabs e quais são os segredos para uma boa taxa de engajamento! 

O que significa engajamento nas redes sociais

Antes de explicar como calcular a taxa de engajamento, você precisa saber o que significa engajamento nas redes sociais e o porquê isso é importante.

O engajamento nas redes sociais é uma métrica que mostra como as pessoas estão interagindo com os perfis e publicações da marca. O termo é amplo e inclui uma série de interações nas mais diversas plataformas sociais. Confira algumas delas!

  • Cliques;
  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Menções;
  • Salvos;
  • Mensagens diretas etc.

Como você pode perceber, cada interação demonstra um grau de envolvimento diferente. Um clique em uma publicação, por exemplo, tem menor peso do que um compartilhamento.

Nosso diretor também falou sobre isso em um podcast, onde abordou sobre o que é melhor: curtidas ou comentários. Veja o que ele tem a dizer sobre o assunto:

Vamos analisar: O like tem um papel importante no foco de distribuição e ampliação de alcance, especialmente em plataformas como o Reels.

Mas o verdadeiro destaque vai para o comentário. Por quê? Porque ele se torna o ponto de partida para a conversa e a conexão. Além disso, um comentário é mais difícil de alguém fazer, portanto, tem um peso.

Quando alguém comenta, você pode responder com uma pergunta, e a magia acontece: as pessoas voltam para responder, aumentando a taxa de engajamento e, consequentemente, ampliando o alcance do seu conteúdo.

Rafael Kiso

Mas no geral, todo envolvimento representa uma maneira de medir se o conteúdo que você criou está atendendo as expectativas, despertando interesse ou sondando as dores do seu público.

Qual é a importância do engajamento nas redes sociais?

As interações conquistadas pela marca nas redes sociais podem ser comparadas ao relacionamento entre dois amigos.  

Para que permaneçam próximos, eles precisam se encontrar com regularidade, conversar bastante e manter contato. 

O mesmo conceito se aplica à marca. Ela conseguirá aproveitar diversos benefícios ao ter um bom engajamento nas redes sociais, como ganhar mais visibilidade, conquistar a confiança do público, aumentar as conversões, entre outros. 

Pense bem: assistir a um comercial de TV é uma atividade passiva. A marca não tem acesso à repercussão das pessoas, a não ser que realize uma pesquisa. Nas redes sociais, pode acompanhar de forma instantânea o feedback dos clientes. 

Além disso, plataformas como Facebook, Instagram e TikTok costumam aumentar o alcance orgânico do conteúdo que tem bom engajamento. 

O engajamento nas publicações é um dos melhores fatores para viralizar o conteúdo, fazendo com que ele alcance até quem ainda não segue o perfil da marca, graças às interações.

O que é a taxa de engajamento?

Antes de dar nossas dicas, queremos que você tenha clareza do que é a taxa de engajamento como esse cálculo é feito.  

Se você já tem esse assunto claro na cabeça, pula dois tópicos e segue a leitura! 

A taxa de engajamento representa o nível de interação dos usuários alcançados por um post ou página. Por isso, inclui reações, compartilhamentos, comentários, cliques entre outros. 

Obviamente, algumas redes sociais possuem interações específicas, como o “salvar” do Instagram, que também é contabilizada como uma interação para o cálculo da taxa de engajamento. 

Qual é a diferença entre engajamento e taxa de engajamento? 

Engajamento nas redes sociais é o envolvimento do público com as suas publicações (reações, comentários, compartilhamentos, cliques, menções etc).  

Ele é um termômetro que mostra se você está fazendo um bom trabalho em termos de conteúdo e como o público está respondendo a isso. 

Já a taxa de engajamento é uma unidade de medida que serve para avaliar o grau de envolvimento do público com os seus posts ou com a sua página. 

Como calcular a taxa de engajamento nas redes sociais?

Existem duas formas de calcular a taxa de engajamento, uma considerando o número total de seguidores de uma conta e outra considerando o número do alcance de determinados posts.  

Chamamos esses dois tipos de: taxa de engajamento privada e taxa de engajamento pública.  

Mas os dois tipos seguirão a mesma fórmula: 

Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) ÷ alcance ou seguidores x 100 = x% 

Taxa de engajamento pública 

As taxas públicas de engajamento são aquelas que  levam em consideração o número de seguidores de uma conta.  

Essa não é forma mais realista de fazer o cálculo, mas ele é feito assim, pois o alcance das postagens de uma conta é privado. Ou seja, é a única taxa que todos tem acesso.   

Rafael Kiso explica:  

A taxa de engajamento pública é baseada no número de seguidores e pode ser uma métrica de comparação com concorrentes. Já a taxa privada, essa é a taxa real! Ela é baseada no alcance real dos seus posts, ou seja, quantas pessoas realmente viram seu conteúdo e engajaram, e somente você tem acesso a essa informação. 

Taxa de engajamento privada 

Como já demos o spoiler, a taxa de engajamento real é aquela que conta com a fórmula que levam em consideração o alcance do post e/ou  

Então, ao calcular a sua taxa de engajamento real, faça a conta do número de interações divido pelo alcance, e não pelo número de seguidores. 

Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance x 100 

Imagine um total de 184 reações em um post, com alcance de 8.774 pessoas, em um perfil que tem 3.100 seguidores.  

A taxa real de engajamento é: 184 / 8.774 = 0,0209 x 100 = 2,09%. 

Agora, se você considerar apenas os seguidores, em vez do alcance, o seu engajamento aumenta, porém ele não é real: 184 / 3.100 = 0,059 x 100 = 5,93%. 

Percebe a diferença? Em resumo, você pode usar diferentes maneiras de avaliar a taxa de engajamento.  

O importante é obter Insights que ajudem a definir a sua estratégia para obter os melhores resultados. 

7 dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

Estimular a interação dos seguidores com a marca nem sempre é uma tarefa fácil.

Para te ajudar, selecionamos 7 dicas que funcionam para aumentar o engajamento nas redes sociais. Confira!

Antes de começar a pensar em um conteúdo estratégico, é necessário entender a importância dessa estratégia ter como objetivo a criação de diálogos.  

1. Crie Diálogos 

As mídias sociais é sobre criar conversas e criar relações. A maioria das interações estão centradas em entrar em uma conversa ou criar uma conversa. 

Rafael Kiso também falou sobre isso em seu Instagram e defende:  

Em vez de apenas entregar informações, por que não provocar a discussão saudável sobre um assunto? 

Ao fazer isso, você convida sua audiência a se envolver, compartilhar opiniões e insights. 

E o resultado? Engajamento genuíno que ajuda a todos! 

Essa mudança sutil na abordagem pode fazer toda a diferença em seu relacionamento com o público. Afinal, o objetivo é construir uma comunidade de seguidores que se conectem verdadeiramente com seu conteúdo. 

Agora que você tem a premissa do engajamento na mente, é hora de partir para os outros tópicos importantes!  

2. Conheça o seu público

Você nunca será capaz de produzir um conteúdo altamente engajador sem saber exatamente quem é o seu público ou a sua persona. E, aqui, não estamos falando apenas de idade média, gênero ou localização – dados que você encontra no Social Analytics.

É preciso saber quais são as preferências dessas pessoas, seus hobbies, seus desafios pessoais e profissionais, o que faz seus olhos brilhar.

São esses “detalhes” que te permitirão escolher a linguagem certa nas redes sociais, bem como o formato e os temas dos seus posts, até mesmo a sua interação nos comentários será mais assertiva.

Para descobrir essas informações, você pode aplicar pesquisas de opinião para a sua base de clientes, ou aproveitar os recursos das próprias redes sociais.

Essas plataformas possuem opções de stickers interativos – como as perguntas do Instagram Stories – que ajudam a conhecer melhor o público.

3. Agregue valor com o seu conteúdo

Você está insistindo apenas na publicação de fotos? Que tal tentar vídeos nos Reels? Ou fazer transmissões ao vivo, collabs ou talvez um canal de transmissão? 

As redes sociais contam com vários tipos de conteúdo que você pode explorar, basta experimentá-los. Para ter certeza de qual escolha é a correta, analise os resultados obtidos com suas tentativas. 

No Instagram, por exemplo, tem alguns formatos que geram mais alcance e engajamento.  

Segundo uma pesquisa realizada por nós no começo de 2023, posts em carrossel e Reels representam as melhores taxas comparados aos formatos de foto e vídeos postados no feed.

taxa-de-engajamento-1: dados

Confira a pesquisa na íntegra clicando aqui! 

4. Agregue valor com o seu conteúdo 

Sejamos sinceros, o seu público não quer ouvir falar do seu produto o tempo inteiro. As pessoas já estão sobrecarregadas de mensagens publicitárias na internet. 

Há um tempo o caminho para o engajamento nas redes sociais estava em oferecer conteúdo de qualidade e que resolva os problemas das pessoas ou consiguiam entretê-las.  

Hoje em dia o buraco é mais embaixo, pois todo mundo já entendeu que não dá pra ficar criando qualquer coisa na internet. A concorrência está cada vez maior e com isso a qualidade do conteúdo também tem subido de nível.  

Ou seja, crie conteúdo de MUITA qualidade e se diferencie do restante. Antes a premissa era: qualidade é melhor do que quantidade. Inclusive neste post, dávamos essa dica. Mas atualmente a dica é: faça a maior quantidade de posts  com qualidade possíveis!  

O Rafa falou sobre disso nesse vídeo, se liga

Veja o nosso artigo sobre conteúdo Hero, Hub e Help, e aprenda como criar o conteúdo certo para cada etapa da jornada de compra. 

 5. Use os gatilhos mentais

Melhores taxas de engajamento nas redes sociais dependerão da sua capacidade de ativar os chamados gatilhos mentais dos usuários.

Eles são estímulos que o cérebro recebe, processa e considera no processo decisório.

Essa informação parece menor, mas tem grande relevância, já que todos os dias, tomamos aproximadamente 35 mil decisões. #wow 😱

Algumas delas são sobre o que vamos comer, que horas faremos exercício, que roupa vestiremos e como usaremos nosso tempo livre.

No entanto, essas decisões também determinam o que vamos consumir. É aí que entram os gatilhos mentais.

Eles ajudam a definir o próximo passo de maneira automática e estimulam o cliente a comprar determinado produto ou serviço.

Para alcançar esse patamar, os gatilhos mentais são divididos em categorias:

Escassez

É a percepção de valor em algo que já foi perdida – ou está prestes a ser.

Nas redes sociais, é a ideia de oferecer algo exclusivo, como um evento com vagas limitadas ou um produto fabricado em quantidade mínima. O objetivo é agregar valor pela exclusividade.

Urgência

É similar à escassez, mas está mais direcionado para a necessidade de tomar uma ação imediata.

Alguns exemplos são as promoções de black friday (que são limitadas) e os posts que têm os termos “ainda hoje” ou “agora mesmo” (e semelhantes).

Novidade

É um gatilho despertado quando um produto ou serviço é lançado e gera a demanda pela compra.

O objetivo é focar o que é novo, seja um conteúdo, um item ou qualquer aspecto que gere e agregue valor para aumentar o encantamento do consumidor.

Prova social

Surge quando todo mundo faz ou compra algo – e você também precisa daquilo. A melhor forma de ativar esse gatilho é colocar o número de pessoas que já agiu daquela maneira.

Por exemplo: quantos usuários baixaram seu e-book, conquistou o certificado do seu curso ou é seu cliente.

👉 Temos um artigo específico sobre prova social para você tirar todas as dúvidas!

6. Mantenha frequência de postagem 

Existem muitas informações disponíveis na internet hoje, mas o consumo está cada vez mais rápido e cada vez mais rápido as pessoas esquecem do que viram.  

A rolagem da tela é algo automático, um movimento repetitivo, onde o usuário quase não absorve o conteúdo e já passa para o próximo.  

Como se destacar nesse mar de concorrência e velocidade? Estabelecendo frequência!  

Quanto mais a marca aparece para o usuário, fica mais provável de o conteúdo fixar na mente dele e maiores são as chances dele se conectar e engajar. 

Outra possibilidade é usando a mídia paga para segmentar os visitantes que abandonaram o site ou entraram em contato com alguma publicação da marcae lançar campanhas de remarketing. Elas têm até 3 x mais engajamento que os outros tipos de anúncios. 

7. Instigue a curiosidade das pessoas

Os seres humanos são curiosos por excelência. Então, por que não explorar essa característica?

Crie empolgação com os gaps de curiosidade, ou seja, crie posts com informações limitadas para provocar a audiência.

Por exemplo: como aumentar o engajamento nas redes sociais? Assista a este vídeo e veja a resposta.

A ideia aqui é preencher o espaço vazio criado pela falta de informação. Contudo, os conteúdos devem ser relevantes. Por isso, vale a pena pesquisar sobre eles em sites de perguntas e respostas.

Aproveite para usar as palavras porque, como, o que, onde, qual, quem e quando para ativar os gatilhos e engajar ainda mais os usuários. Assim, você trabalha mais de um aspecto para instigar a curiosidade.

Como você pôde perceber, existem várias formas de estimular o engajamento nas redes sociais. E, também, existem diferentes maneiras de fazer esse cálculo.

Agora que você já entende sobre taxa de engajamento e já conhece alguns macetes para estimular comentários e reações nas redes sociais, veja como uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais pode te ajudar na interação com o público nos diversos canais!

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis