Aprenda como colocar o link do Whatsapp no Instagram!

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8 min. de leitura

imagem: capa ilustrativa
Redator da

Por Redator da mLabs

Publicado em 31 de maio de 2022

Você sabia que inserindo um link do WhatsApp no Instagram, você consegue direcionar o seu público direto para uma conversa?  

A conta corporativa do Instagram é perfeita para divulgar produtos, serviçosengajar o público.  

Já o Whatsapp facilita as negociações, humaniza o atendimento e consolida o relacionamento entre empresa e clientes.  

Imagina a união desses dois? É sucesso na certa! Aprenda agora como colocar um link do WhatsApp no Insta.  

Como colocar o link do WhatsApp no perfil do Instagram 

Colocar um link do WhatsApp no Instagram pode ser mais fácil do que você imagina! 

Antes de mais nada, é importante que a marca tenha uma conta no Whatsapp Business, uma versão do aplicativo voltada aos perfis corporativos.  

Se a sua marca já tem uma conta no Whatsapp Business, basta seguir o passo a passo abaixo para colocar o link do Whatsapp no Instagram. 

1 - Abra o Instagram e faça o login na sua conta. Já com o acesso ao seu perfil, clique no botão “editar perfil”.  

Na tela que abrirá, selecione “opções de contato”. 

imagem: tela configuração instagram

2 – Na edição das opções de contato, clique em “telefone comercial do WhatsApp Business” e em seguida, coloque o número do seu WhatsApp.  

Clique no botão “Enviar código” e após receber, digite o código para a validação.

imagem: tela configuração Instagram

Após a configuração, o botão do WhatsApp aparecerá como uma forma de contato no seu perfil.  

imagem: tela contatos instagram

O que achou? Eu acho simpleeees demais! Se esse procedimento fosse uma música, seria a canção “Fácil”, da banda Jota Quest. 

Como divulgar o link do WhatsApp no Instagram  

Apenas colocar o link do WhatsApp no Instagram não é suficiente para utilizar todo o potencial deste recurso. 

É fundamental informar o seu público que é possível entrar em contato com a marca ao clicar no botão disponível no perfil, e que a equipe está pronta para atendê-lo. 

Para isso, crie uma publicação para divulgar este ponto de contato utilizando os stories, destaques, legendas e até mesmo comentários.  

Assim, quando os seguidores quiserem “mandar um zap”, para adquirir um produto ou em busca de alguma informação, já saberão onde encontrar seu contato! 

Principais dúvidas sobre o link do WhatsApp no Instagram 

Restou alguma dúvida de como utilizar o link do WhatsApp no seu Instagram?  

Veja agora as respostas para os principais questionamentos sobre o recurso.  

É possível inserir o botão do link do WhatsApp na minha conta pessoal do Instagram? 

Não é possível inserir um link do WhatsApp em uma conta pessoal do Instagram.  

Este recurso está disponível apenas para contas comerciais. 

É possível usar uma conta de WhatsApp pessoal, invés da conta Business? 

Também não é possível utilizar um WhatsApp pessoal para criar o botão no perfil do Instagram, é necessário que a conta do WhatsApp também seja comercial. 

É possível adicionar mais de um número de WhatsApp no botão? 

Não, com este recurso você consegue adicionar apenas um número de WhatsApp.  

Para adicionar mais de um número de WhatsApp você pode utilizar uma página de árvore de links e colocá-la em sua bio. É uma alternativa para usar vários links. 😉 

Saiba aqui como criar uma página de link na bio 

É possível adicionar o link do WhatsApp pelo Instagram Web? 

O recurso só pode ser configurado pelo aplicativo em dispositivos móveis, a versão Web ainda não oferece a opção de inclusão do número de WhatsApp.  

[Bônus] Como gerar o link do WhatsApp para usar em outras redes! 

Além de utilizar o link do WhatsApp no Instagram, também é possível colocá-lo em outras redes sociais.  

Veja como gerar um link com nossas dicas abaixo! 

Criando o link do WhatsApp 

Há diferentes modos de se fazer um link para o número do Whatsapp

O método mais direto é utilizando um recurso próprio do aplicativo.

Para isso, é só acrescentar o número de telefone da empresa com o código do país (no Brasil é 55) e o DDD sem o zero ao final da url a seguir: 

https://api.whatsapp.com/send?phone= 

Como exemplo, vamos considerar que o telefone da empresa seja 11 999999999. O link ficará da seguinte forma: 

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999999999 

Ao acessar um desses links de um computador, abrirá uma página de redirecionamento como a imagem abaixo: 

imagem: tela link whatsapp

Para iniciar a conversa pelo computador, o usuário precisará estar conectado no WhatsApp Web.  

Caso acesse pelo celular, o aplicativo abrirá automaticamente uma conversa com o número informado. 

Como o Instagram normalmente é acessado pelo celular, o link abrirá diretamente no aplicativo do WhatsApp.  

Outras formas de criar o link para WhatsApp 

Existem outras formas interessantes para criar esse link. 

O diferencial dessas alternativas é não precisar decorar a url acima, o que pode facilitar no dia a dia, principalmente se você gerencia diferentes contas ao mesmo tempo

Outra vantagem é facilitar a possibilidade de criar uma mensagem personalizada que o usuário poderá enviar ao acessar o link.  

Assim, você poderá identificar quais e quantas pessoas entraram em contato a partir do link no Instagram. 

Esse é um bom recurso para analisar as métricas de engajamento e conversão dessa mídia social

Confira outras ferramentas para criar um link no Whatsapp

  • JivoChat: ao acessar a página dessa ferramenta, basta preencher os campos de e-mail, número de telefone com DDD e mensagem personalizada. Depois, clicar em “Gerar Link do WhatsApp”, como na imagem abaixo, e então copiar o link gerado.
imagem: tela gerador de link whatsapp
  • Marketex: ao acessar a ferramenta do Maketex, é só preencher o número de telefone, após o código do país e DDD, e a mensagem personalizada, como indicado na imagem a seguir. Depois de clicar em “Gerar link”, aparecerá uma tela com o link gerado. O diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de já copiar a url encurtada.
imagem: tela gerador de link whatsapp
  • Whats.link: essa ferramenta tem o diferencial de já criar um link encurtado e personalizado, além de indicar o nome e tipo de negócio. Para criar o link com essa ferramenta, é preciso preencher, no site do aplicativo, os campos de nome da marca, país, número com DDD, descrição, mensagem e o link personalizado.

imagem: tela gerador de link whatsapp

Deixando a URL mais amigável 

Tanto pelo recurso direto do aplicativo quanto pelas ferramentas alternativas, os links gerados para a conversa no WhatsApp não são amigáveis, por serem longos e pouco atraentes.  

Isso pode prejudicar o acesso e experiência do usuário, gerando mais riscos de ele não conseguir acessar seu link. 

Confira algumas ferramentas para encurtar links e mapear a quantidade de cliques, tornando a url mais amigável:

  • TinyURL: basta acessar o site e colar o link completo no campo indicado. Se preferir, você pode criar um link personalizado. Depois de clicar em “Make TinyURL!”, é só copiar o link gerado. 
  • Bitly: é um dos encurtadores mais utilizados. Ao acessar o site da ferramenta, insira o link original, clique em “Shorten”, como na figura abaixo, e copie a URL encurtada. 
  • mLabs: se você é usuário da mLabs, há disponível uma ferramenta própria para encurtar links na plataforma de produção de conteúdo para as redes sociais. É o primeiro botão do lado inferior no espaço voltado para a produção textual, como indicado pelo círculo vermelho na imagem. Caso você ainda não tenha uma conta na mLabs, crie agora e teste por 7 dias gratuitos

imagem: tela encurtar link mLabs
 Além do link que gera uma conversa instantânea, o WhatsApp possui muitas outras ferramentas interessantes para empresas.

Uma delas é a divulgação de um catálogo de produtos da marca, o que pode incentivar e acelerar a decisão de compra. 

Incrível, né? Para saber mais, entenda tudo sobre: Como fazer catálogo no WhatsApp e vender mais? 

 

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