Gerenciador de Negócios do Facebook: entenda como ele pode te ajudar!

gerenciador de negócios do facebook

Ter ao seu lado uma ferramenta como o Gerenciador de Negócios do Facebook é uma maneira incrível de administrar todas as suas ações de marketing digital nessa rede. Especialmente se você é social media ou gerencia várias FanPages.

Todos os maiores e melhores profissionais da área estão usando a plataforma, conseguindo mais produtividade e, consequentemente, resultados mais expressivos!

Se esse também é o seu objetivo, precisa continuar lendo o texto que preparamos aqui embaixo!

Descubra o que é o Gerenciador de Negócios do Facebook e saiba como ele pode ajudar em seu dia a dia.

O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?

Basicamente, o Gerenciador de Negócios do Facebook é um recurso que te permite administrar todas as ações de uma FanPage. Ele funciona como uma espécie de “conta mestre”, que te dá acesso a recursos como:

  • Audience Insights;
  • Central de Criativos;
  • Gerenciador de Anúncios;
  • Regras Automatizadas;
  • Publicações da Página;
  • Relatórios de Anúncios;
  • Gerenciador de eventos (pixels do Facebook, eventos offline, etc.);
  • Criação de públicos para anúncios;
  • e muito mais!

Ah, e vale lembrar que, como o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012, o Gerenciador de Negócios também deixa o usuário administrar campanhas de anúncios entre as contas das duas plataformas.

Incrível, não é mesmo?

Se você quer fazer a gestão de uma página comercial de maneira verdadeiramente profissional, o Gerenciador de Negócios do Facebook é a pedida certa.

Como o Gerenciador de Negócios do Facebook pode te ajudar?

O Gerenciador de Negócios do Facebook pode ser um poderoso aliado profissional, oferecendo váaarios benefícios para o social media.

O primeiro deles é a possibilidade de ter múltiplas contas de anúncios (uma por cliente).

A vantagem disso é, além de separar formas de pagamento de cada cliente, ter objetivos e relatórios diferentes. Além disso, você poderá solicitar o acesso às Páginas e contas de anúncio de clientes com facilidade e garantindo o sigilo de seu perfil pessoal no Facebook.

Mas não é só isso. O Gerenciador de Negócios do Facebook tem o poder de te dar uma visão verdadeiramente panorâmica das atividades de uma página e, o melhor de tudo, ainda ajuda na distribuição de conteúdo.

Olha alguns outros benefícios dessa ferramenta:

  • organização das publicações e dos anúncios;
  • acesso a dados avançados sobre a sua audiência;
  • integração de todo o time envolvido com a página;
  • facilita a prestação de contas para os clientes;
  • confere uma aparência mais profissional à página.

Qual é a diferença entre o Gerenciador de Negócios e o Gerenciador de Anúncios?

Você provavelmente já ouviu falar no Gerenciador de Anúncios do Facebook, uma das ferramentas mais utilizadas para a gestão e veiculação de anúncios na rede social.

A ferramenta é muito poderosa e eficiente quando falamos em anúncios nas redes sociais!

Diferente do Gerenciador de Anúncios, o Gerenciador de Negócios contempla visões mais amplas da performance dos anúncios, podendo ser utilizado como centralizador de diferentes contas de anúncios e páginas de negócios.

Portanto, o Gerenciador de Negócios proporciona Insights muito interessantes sobre seus anúncios e contas no geral devido aos seus recursos, porém, não é um substituto para o Gerenciador de Anúncios.

As duas ferramentas se complementam, sendo a de Negócios mais ampla e estratégica, que costuma ser utilizada por usuários que devem gerenciar várias contas diferentes!

De qualquer forma, mesmo que você tenha que gerenciar apenas uma conta de anúncios, é muito vantajoso criar sua conta no Gerenciador de Negócios.

Afinal, com ele você tem acesso – além do próprio Gerenciador de Anúncios – a diversos recursos adicionais e ferramentas muito legais para o negócio! O Audience Insights e o Analytics são alguns deles.

Como utilizar o Gerenciador de Negócios do Facebook?

Se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter entendido que essa ferramenta pode te ajudar a fazer um bom gerenciamento de páginas no Facebook, certo?

Para começar a usar o Gerenciador de Negócios do Facebook, siga os passos abaixo:

  • crie uma conta no Gerenciador de Negócios — basta acessar este link;
  • preencha as informações básicas do administrador — insira o nome do negócio, seu nome completo, e-mail comercial (para onde serão enviadas as notificações da página) e outros detalhes;
  • sua conta está criada! Você será direcionada(o) a uma tela com a visão geral do Gerenciador de Negócios e a opção de configurar seu negócio criado;

Gerenciador de negócios do Facebook: imagem da ferramenta

Para começar a usar o gerenciador de negócios na prática, você deve configurá-lo:

  • selecione “ir para Configurações do Negócio”;
  • primeiro, no menu à esquerda, selecione a opção “Páginas”;

Gerenciador de negócios do Facebook: imagem da ferramenta

  • ao selecionar “Adicionar”, escolha se deseja adicionar uma página, solicitar acesso à outra página ou criar uma nova;

Gerenciador de negócios do Facebook: imagem da ferramenta

  • após adicionar a ou as páginas ao seu gerenciador, está na hora de adicionar as contas de anúncios ao gerenciador;
  • para isso, no menu à esquerda selecione a opção “Contas de Anúncios”;

Gerenciador de negócios do Facebook: imagem da ferramenta

  • em adicionar, assim como na página, você terá três opções;

Gerenciador de negócios do Facebook: imagem da ferramenta

  • há outras configurações, como Instagram e linhas de negócio que você pode adicionar ao gerenciador, faça todas as configurações que precisa para começar a usar o seu Gerenciador de Negócios da melhor forma!

Como reivindicar e solicitar acesso à página e contas de Ads?

É importante ressaltar que antes de reivindicar acesso à conta de anúncios, você deve já ter adicionado ao menos uma página ao gerenciador.

Após isso, como falado anteriormente, há duas maneiras para adicionar contas de Ads em seu gerenciador, vamos entrar em mais detalhes sobre cada uma delas:

Reivindicar

Para reivindicar uma conta de ads você deve selecionar a opção “Adicionar uma conta de anúncios”.

Neste caso, a conta reivindicada será movida para o Gerenciador de Negócios e controlada totalmente através do gerenciador.

Solicitar

Para solicitar acesso, você deve selecionar a segunda opção “Solicitar acesso a uma conta de Anúncios”

Neste caso, você utilizará a conta em nome da outra empresa, e ela não será considerada como tendo você como proprietário e sim quem concedeu o acesso.

Como definir os administradores de páginas?

Para organizar melhor os acessos ao Gerenciador de Negócios primeiro você precisa saber como definir os administradores de páginas, para isso siga os passos:

  1. dentro do gerenciador acesse as configurações, no canto superior direito da página
  2. abaixo de “Pessoas” selecione a “Adicionar” para convidar pessoas a participarem de seu negócio
  3. há diversas opções para adicionar colaboradores específicos, ou administradores com controle total sobre a conta. Insira o e-mail de quem seja convidar, selecione a opção acesso do administrador e avance

Gerenciador de negócios do Facebook: imagem da ferramenta

Pronto! É só seguir as instruções, escolher a página ou conta de anúncios que deseja enviar ao novo administrador e finalizar!

Lembre-se que o administrador tem acesso a tudo na página ou conta de anúncios à qual você concedeu o acesso, podendo controlar com liberdade todos os recursos da conta.

Como atribuir ativos para sua equipe dentro de um projeto?

Após adicionar as pessoas, você pode atribuir ativos para cada membro dentro dos projetos, definindo funções administrativas para cada usuário (administrador, editor, moderador, anunciante e analista).

Para atribuir novos ativos, você deve acessar as configurações, selecionar a opção “Adicionar ativos” e escolher as páginas, contas de anúncio, catálogos pou aplicativos que deseja atribuir.

Audience Insights: para que serve essa ferramenta?

Como dissemos, o Audience Insights é uma das ferramentas disponíveis dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook, que permite que você acesse dados e informações avançadas do seu público.

Com ela, você poderá escolher se quer ver informações dos seguidores da sua página ou de um segmento. São informações como:

  • Dados demográficos: faixa etária, gênero, profissão, estado civil
  • Geográficos: localização e idioma;
  • Interesses: assuntos de interesse, hobbies e estilo de vida.

Além de se aprofundar nesses dados, você poderá criar, a partir do Audience Insights, públicos para suas campanhas e torná-las muito mais assertivas e eficientes.

Central de Criativos

Pelo Gerenciador de Negócios do Facebook você também terá acesso à Central de Criativos.

Trata-se de uma plataforma colaborativa, onde as empresas podem criar modelos de anúncio, além de acessarem se inspirarem em outros anúncios. A ideia dessa central é que, mesmo quem não tem recursos ou habilidades de design possa criar anúncios profissionais no Facebook.

Apesar da ferramenta ser acessível para qualquer usuário do Facebook, quando acessada pelo Gerenciador de Negócios você terá recursos avançados, como fazer testes de vídeo, compartilhamento de modelos de anúncios, e outros.

Na Central de Criativos você poderá acessar os formatos, detalhes de tamanho, posicionamento e botões disponíveis para todos os tipos de anúncios permitidos no Facebook.

Pixel do Facebook

Outra “ferramenta” muito valiosa que pode ser aproveitada pelo Gerenciador de Negócios é o Pixel do Facebook.

O Pixel do Facebook é um trecho – algumas linhas da programação em Java Script – que te permite pesar, otimizar, medir e criar um público para qualquer campanha.

Assim, a ferramenta consegue medir a eficácia das ações das pessoas que entraram no seu site para gerar relatórios, captar a informação, fazer uma análise e enviar esses dados de volta para o Facebook.

A função do Pixel é similar à de um porteiro de um prédio: de registro e identificação.

Como criar o Pixel no Gerenciador de Negócios do Facebook?

Vamos voltar para o exemplo do porteiro.

Ele geralmente te pergunta para onde você vai, certo? É exatamente dessa forma que funciona um “evento de conversão” do Facebook.

Esses eventos registram toda e qualquer ação que ocorre no seu site – a realização de uma compra, a adição ao carrinho, simplesmente TUDO.

Por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook você pode ter acesso a certos códigos desse tipo de “evento” e, depois, pode inseri-los em uma página específica.

Para fazer a captação é simples: basta entrar na página de produção do Pixel e seguir com a opção manual na hora de fazer a instalação.

Para criar o Pixel do zero no Gerenciador de Negócios, siga o passo a passo:

1 – dentro do gerenciador, acesse no menu lateral esquerdo a opção: “Pixels” dentro de “Fontes de dados”;

Gerenciador de negócios do Facebook: imagem da ferramenta

2 – após, selecione “Adicionar”;

3 – escolha um nome do pixel e insira o site em que pretende acompanhar as informações;

Gerenciador de negócios do Facebook: imagem da ferramenta

4 – após avançar, você pode selecionar como deseja instalar o código pixel, há três opções:

  • adicionar o código usando integração com parceiros através de plugins e outras configurações;
  • adicionar manualmente no site você mesmo;
  • enviar um e-mail para o desenvolvedor do site, com as instruções e documentação;

Gerenciador de negócios do Facebook: imagem da ferramenta

Pronto! Após implementar o código, o Gerenciador de negócios estará configurado e pronto para receber e organizar as informações dos usuários em seu site!

Agora você já entende para que serve o Gerenciador de Negócios do Facebook e sabe mais sobre a sua importância. Bom, cabe a você decidir utilizar ou não essa ferramenta.

Se eu usar o Gerenciador de Negócios do Facebook, não preciso de uma ferramenta de Gerenciamento de Redes Sociais?

Depende do trabalho que você faz e dos resultados que pretende ter.

Apesar de poder fazer uma série de coisas pelo Gerenciador de Negócios, uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais tem outras funcionalidades únicas.

Veja algumas (com base no que a mLabs oferece, ok?):

Se esses recursos fazem sentido para você, ficou claro que uma ferramenta de gestão de redes sociais também é importante, certo?

Para entender melhor as possibilidades, aproveite e faça um teste grátis na ferramenta, comece a usar no seu dia a dia e perceba na prática a economia de tempo que você terá!

Claro, depois conta pra gente o que achou! 🧡

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