Pesquisar

Carrossel do Facebook: 10 ideias criativas para esse tipo de anúncio

Carrossel do Facebook: 10 ideias criativas para esse tipo de anúncio
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você sabe o que é o carrossel do Facebook? Não, não é a mais nova atração de um parque temático criado por Mark Zuckerberg — muito embora também tenha relação com a diversão. Esse recurso é um formato diferente para ser utilizado em anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram.

Basicamente, em vez de uma única imagem, ficam visíveis várias delas em sequência. Ao arrastar o dedo (ou clicar com o mouse, dependendo da plataforma), o usuário visualiza a próxima foto.

A princípio pode não parecer grande coisa, mas a verdade é que existe uma enorme variedade de insights que podem ser utilizados para extrair o máximo potencial dessa funcionalidade.

Quer descobrir quais são eles? Então continue a leitura! Neste artigo você conhecerá ideias criativas para usar no carrossel do Facebook!

Razões para usar um carrossel do Facebook

Em suma, um carrossel no Facebook apresenta um formato que permite a interação. Como sabemos, essa é a principal característica das redes sociais. Portanto, carrosséis contam com a manifestação do usuário, que tem livre arbítrio para navegar entre as imagens.

Assim sendo, o carrossel pode vir a calhar para qualquer segmento de mercado — basta fazer um brainstorm e explorar tudo que ele pode oferecer.

Vale lembrar que o número de fotos nesse formato pode variar entre 2 e 10. Também é possível inserir links para diferentes páginas de destino e descrições únicas para cada uma das imagens.

Ideias criativas para criar um carrossel ads

Para dar uma forcinha nessa tarefa, listamos a seguir algumas ideias bem interessantes. Vamos lá?

1. Catálogo de produtos

O formato de anúncios em carrossel no Facebook é perfeito para lojas virtuais e físicas. Também pode ser utilizado por profissionais autônomos e qualquer outro tipo de negócio que ofereça múltiplos produtos.

catálogo de produtos carrossel do facebook

Não se esqueça que esses anúncios podem ser segmentados. Uma loja de sapatos, por exemplo, pode criar um anúncio com diferentes modelos ou direcionar os ads para homens, mulheres e o público infantil.

No caso de lojas com produtos mais variados, é possível utilizar a segmentação regional, por idade ou até mesmo por interesses.

2. Comparativos

Você também pode utilizar o formato para comparar as vantagens e desvantagens entre dois itens. Uma empresa que desenvolve computadores poderia muito bem fazer um comparativo entre a versão antiga e o novo lançamento, por exemplo.

O mesmo vale para qualquer outro segmento, inclusive mostrando as diferenças entre planos contratados em serviços de assinatura.

3. Passo a passo

Outra maneira muito interessante é usar o carrossel do Facebook para ensinar algo às pessoas. Um software de automação tem a possibilidade de educar o próprio mercado acerca das funcionalidades da aplicação.

Assim, a primeira imagem revela como criar um cadastro, a segunda como fazer o download da demonstração gratuita e a terceira explica sobre o método de pagamento, por exemplo.

4. Histórias

O storytelling é uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital nos dias atuais. Isso tem um motivo: histórias engajam e ficam marcadas nas mentes das pessoas.

O formato de carrossel permite contar histórias de maneira muito simples às pessoas. Isso não apenas instiga a curiosidade: pretende criar um sentimento de empatia entre o personagem e o usuário.

Acredite: uma boa narrativa pode fazer toda a diferença! Nos anúncios sequenciais, elas devem ser sucintas e diretas.

5. Reviews

Os reviews são utilizados para demonstrar detalhes de um mesmo produto. No caso do carrossel, é um formato que se encaixa muito bem.

Imagine que uma empresa lance um modelo de automóvel inédito. Em cada quadrante ela poderia mostrar uma característica do veículo: painel, câmbio, voltante, etc. É uma maneira bem prática de revelar ao consumidor tudo que o item tem a oferecer.

review carro carrossel facebook

6. Imagem contínua

Você também pode “recortar” uma imagem em diversos pedaços e dividi-la no formato carrossel. “Mas por que eu faria isso?”, você deve estar se perguntando.

Isso estimula que o usuário passe a imagem para o lado. Ao observar apenas uma parte da foto, sua curiosidade é despertada, então é bem provável que ele queira ver o restante.

carrossel facebook

7. Vídeos

Os vídeos também podem ser utilizados no formato carrossel para anúncios. Como a plataforma limita o tempo do conteúdo audiovisual, é uma boa ideia usar vídeos em sequência para proporcionar experiências diferentes.

Explore esse recurso de diversas maneiras: contando histórias, mostrando detalhes sobre um produto ou contando cases de sucesso sobre o que a sua empresa vende. O importante é explorar tudo o que os vídeos podem oferecer no aplicativo.

8. Materiais gráficos

Materiais gráficos fazem muito sucesso não apenas nas redes sociais, mas em toda a internet. Eles compilam grandes quantidades de informações em um design mais amigável para o usuário.

Além disso, podem conter tanto estatísticas quanto informações valiosas dispostas em um formato que beneficia o consumo do conteúdo. Em um carrossel, geralmente são complementares, e não avulsos.

9. Depoimentos

Mais uma maneira bem legal de utilizar o formato de carrossel ads é por meio dos depoimentos de clientes. Dizer às pessoas o que os consumidores que já compraram acham sobre o seu produto ou serviço é uma ótima forma de adquirir a confiança do mercado.

Se for possível, insira também os rostos das pessoas responsáveis pela citação, para criar ainda mais empatia com os usuários. Também pode ser uma boa ideia inserir cargos, nomes de empresas e outras informações.

10. Listas

As listas são um formato que fazem muito sucesso em blogs, e nas redes sociais não é diferente.

O formato carrossel é excelente para ranquear algo. Um e-commerce pode divulgar os 10 produtos mais vendidos na sua loja, por exemplo, ou uma loja de videogames pode criar uma lista com os “Top 10 jogos de X-Box em 2018” e linkar para um conteúdo ainda mais aprofundado. Bem legal a ideia, não é?

As possibilidades para veicular conteúdos nesse formato são diversas! Só é preciso ter criatividade e estratégia para acertar na escolha.

Curtiu essas 10 ideias criativas para anúncios em carrossel do Facebook e Instagram? Então é hora de colocá-las em prática nas suas campanhas! Nesse caso, saiba como administrar seus ads com o Gerenciador de Anúncios do Facebook de maneira simples e dinâmica!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis