Como o criativo dinâmico do Facebook pode ajudar o seu trabalho?

Criativo dinâmico do Facebook: imagem de um notebook em cima de uma mesa de madeira com a tela do Facebook Ads aberta.

Você sabia que o Facebook permite testar mais de 6 mil combinações de um mesmo anúncio? É verdade esse “bilete”!

Se você faz anúncios diariamente e está quebrando a cabeça para entender qual formato performa melhor, você precisa conhecer o criativo dinâmico do Facebook.

Mark Zuckerberg, junto a sua equipe de mentes brilhantes, está diariamente pensando fora da caixa para trazer novas ferramentas para ajudar as marcas e os produtores de conteúdos em seus anúncios.

Tudo isso serve para garantir que suas campanhas de marketing nas redes sociais, acessadas por milhões de brasileiros, tenham a melhor performance e gerem ótimos resultados.

O caminho para chegar lá pode não ser tão fácil.

Quem já fez uma campanha no Facebook sabe que acertar no título, no formato da foto, na legenda e na descrição do anúncio levando em consideração seus objetivos e sua audiência pode demorar um tempo.

Se você está procurando a ferramenta que vai ajudar a saber qual é a combinação de componentes para ter o anúncio perfeito, sua busca acaba agora!

Conheça o criativo dinâmico do Facebook. Neste post, vamos mostrar como ele funciona e quais são as vantagens que essa funcionalidade vai gerar para a sua rotina. Confira!

O que é o criativo dinâmico do Facebook?

O criativo dinâmico do Facebook é uma ferramenta que está disponível no Gerenciador de Anúncios que permite testar várias versões de um mesmo anúncio — mas não para por aqui!

Além de criar os previews dos modelos, a plataforma mostra qual das versões tem as maiores chances de gerar os melhores resultados.

Quando falamos que você pode testar mais de 6 mil combinações, não estávamos brincando. Com o criativo dinâmico você pode testar:

  • 5 variações de títulos;
  • 10 formatos de imagens ou vídeos — não dá para testar carrossel ainda;
  • 5 variações de texto para legendas ou chamadas;
  • 5 descrições diferentes;
  • 5 variações de calls to action.

Essa é uma ferramenta que todo profissional de marketing deve conhecer para entender qual é o formato do anúncio mais relevante para o seu público.

Como criar essas combinações?

É mais fácil do que você imagina! Para criar anúncios com o criativo dinâmico, o primeiro passo é acessar o seu Gerenciador de Anúncios e seguir as seguintes instruções:

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios.

2. Digite o nome, tipo, objetivo e orçamento da campanha.

3. Nomeie o Conjunto de anúncios e o Anúncio.

4. Clique no botão Salvar como rascunho e vá para o painel de edição.

5. No Conjunto de anúncios, habilite a opção Criativo Dinâmico.

Criativo dinâmico do Facebook: imagem do Gerenciador de Anúncios do Facebook na página de habilitar o criativo dinâmico

6. Defina seu público, canais e orçamento como de costume.

7. No nível do Anúncio, clique em Criar anúncio.

8. Selecione as suas variáveis (títulos, imagens, vídeos, legendas, descrições e calls to action) — garanta que todas elas ao serem combinadas tenham coerência.

9. Teste seu anúncio clicando em Ver variações.

Criativo dinâmico do Facebook: imagem do Gerenciador de Anúncios do Facebook na página "Ver mais variações"

10. Pronto! Agora é só Publicar ou Salvar como rascunho.

Viu como é simples? Agora, é só esperar pelos bons resultados e analisar com calma o seu desempenho — resultados de impressões, o custo por clique e a performance.

A ideia principal do criativo dinâmico do Facebook é entender qual tipo de anúncio é o melhor para a marca. Assim, você garante que seus investimentos gerem bons retornos. 😉

Quais são as principais vantagens dessa funcionalidade?

Uma das principais vantagens do criativo dinâmico é a otimização de tempo. Saber rapidamente qual é o formato de anúncio que gera os melhores resultados com menos custo vai facilitar o seu dia a dia.

Além disso, conhecendo os formatos dos anúncios que têm as melhores performances, você pode replicar as campanhas de sucesso e fugir da rotina dos inúmeros testes de acerto e erro.

Ou seja, o criativo dinâmico vai abrir espaços na sua agenda para você pensar fora da caixa e testar muitas outras estratégias de marketing nas redes sociais.

Imagem de um banner publicitário com a frase: kit campanha de redes sociais por nicho de mercado.

Como aplicá-lo ao agendamento de posts da mLabs?

Agora vamos ajustar todas as peças!

Sabemos que boas publicações no Facebook contribuem para a imagem da marca, colaboram para o engajamento do público e geram novas oportunidades de negócio.

De forma indireta, a ferramenta do Facebook ajuda a descobrir combinações certas para os seus posts, e essas combinações podem devem ser levadas para a estratégia de marketing, inclusive nos posts da página.

Utilize esses Insights em conjunto aos que a mLabs dá — como melhores dias e horários para postar de acordo com o comportamento da sua base de seguidores — e crie posts infalíveis.

Aproveite para agendar tudo pela mLabs e acompanhe o resultado por lá também! Você libera a sua agenda para outras tarefas, como o planejamento de novas campanhas.

Já pensou que você pode investir esse tempo livre na criação de histórias que façam o público se identificar com determinado produto ou serviço?

Agora, que você já sabe que pode descobrir qual é o melhor formato de anúncio e que tudo pode ser agendado previamente, que tal conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades da mLabs?

Veja aqui como a ferramenta TOPEZÊRA de redes sociais pode te ajudar nas suas atividades do dia a dia!

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