Como postar GIF no Facebook? Veja o passo a passo!

capa do post como postar gif no facebook

Se você acompanha nossa Fan Page, sabe que aqui na mLabs a gente ama GIFs. O papo é tão sério que criamos nossos próprios GIFs – guardados a  7 chaves – para piadas internas.

E, se esse formato ganhou nosso coração, porque não faria sentido para os nossos clientes? Especialmente no nosso caso, onde a persona do negócio é bem parecida com a gente.

Mas GIFs servem para inúmeros tipos de negócio. Esse formato peculiar captura uma cena o e transforma em uma imagem com movimento em loop. Explicando assim parece até sem graça né? Mas tenho certeza que você já riu muito com isso!

É justamente por esse poder de divertir que os profissionais de social media tantas marcas apostam nos GIFs! Eles conseguem dar um toque de descontração que enriquece as conversas e aproxima o público.

Neste post, vamos te ensinar como postar GIF no Facebook, passo a passo!

Como postar GIF no Facebook?

Desde quando os GIFs começaram a se tornar mais populares na web, o Facebook não tinha uma boa relação com eles…

Primeiro, a rede não aceitava o upload desse tipo de arquivo. Então, os usuários adotaram um truque: colar o link de um site de repositório de GIFs (como Giphy e Imgur) para a rede carregar uma prévia daquela imagem animada. Depois, era só apagar a URL e escrever a postagem normalmente.

Só que os administradores sempre tinham problemas com isso. Os fóruns do Facebook ficavam cheios de reclamações de que a imagem tinha ficado estática, sem mais nem menos…

Mas felizmente o Facebook mudou! Hoje as páginas de negócios já podem fazer o upload do arquivo GIF diretamente do seu computador. Ao postar na rede, ele será interpretado como um vídeo MP4, mas a imagem animada aparecerá normalmente.

É importante saber também que a tática de postar o link do GIF até funciona, mas você pode continuar encontrando os problemas que aconteciam.

Portanto, postar GIF no Facebook é muito mais fácil. Basta salvar o arquivo de algum site ou produzir o seu próprio GIF e depois publicar normalmente na plataforma. Perfis pessoais também conseguem fazer isso normalmente.

Vamos ao passo a passo:

Primeiro, procure o GIF que você quer usar no Giphy e selecione a opção “Media”.

como postar gif no Facebook

Depois, copie a URL do GIF. Escolha o formato “MP4” (sim, isso é importante!).

como postar gif no facebook 2

Cole essa url no Browser e clique sob a imagem do GIF com o botão direito do mouse. Selecione a opção “Salvar vídeo como” e salve o arquivo em seu computador. 

como postar gif no facebook 3

Depois de salvar no seu computador com o formato .MP4, é só incluir na sua publicação no Facebook como um arquivo de “Foto/vídeo”.

como-postar-gif-no-facebook-5

Como enviar GIFs em mensagens privadas no Facebook?

Não é apenas nas publicações da página que você pode usar os GIFs.

Pelo inbox você também pode publicar GIFs, o que é um recurso super legal para engajar seguidores no Facebook. Obs.: se o humor fizer sentido para sua estratégia, claro!

Para fazer isso, não tem muito mistério. Nas opções de envio das mensagens, existe um botãozinho escrito “GIF”, que permite o envio desse tipo de arquivo.

gif no facebook

Ao clicar nesse botão, você verá algumas sugestões de GIFs poderá pesquisar por outros. O Facebook usa bancos de gifs como o Giphy e o Imgur.

Como postar GIF nos comentários do Facebook?

Assim como nas mensagens privadas, os GIFs também funcionam super bem nos comentários! Nós mesmos, lançamos mão desse recurso sempre que possível e o engajamento é bem bacana.

Mas é importante saber que, como página, você só pode publicar GIFs nos comentários das suas próprias publicações. Você não pode fazer isso em perfis pessoais nem nas páginas que o seu negócio curte, tá?

Para comentar com GIFs nos seus próprios posts, também não tem muito mistério. O mesmo botãozinho escrito “GIF” que aparece nas mensagens privadas também existe nas opções de comentários da publicação. Ali, é só escolher a imagem que melhor traduz o que você quer dizer.

Outra dica importante é: avalie bem o tom da conversa antes de usar um gif. Se o usuário tiver feito um comentário nervoso ou tiver sido irônico, é melhor chamar para o inbox e tentar entender o problema. Deixe os gifs para momentos alegres, onde os usuários estão nitidamente de bem com a vida!

Pronto, agora você já sabe como postar GIF no Facebook! Mas vale avisar: o Facebook está sempre se atualizando, então fique de olho na plataforma. O amigo  Mark Zuckerberg gosta muito de mudanças, então, se algo der errado, conte pra gente que atualizamos esse post, tá?

Enquanto isso, aproveite os gifs para enriquecer o relacionamento com o seu público!

Saiba também como salvar vídeos do Facebook, outro recurso que pode ser importante para quem trabalha com redes sociais!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados