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Como e quais métricas acessar no LinkedIn Analytics + 5 dicas de sucesso!

Como e quais métricas acessar no LinkedIn Analytics + 5 dicas de sucesso!
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O painel de métricas do LinkedIn, também conhecido como LinkedIn Analytics, é um recurso indispensável para marcas da rede social de negócios. 

Com mais de 562 milhões de usuários em 200 países o LinkedIn é a principal rede profissional do mundo e, por isso, uma rede social importantíssima para estratégias de marketing B2B.  

De acordo com o relatório Digital 2023, da We Are Social, mais de 989 milhões de pessoas podem ser alcançadas com anúncios na plataforma no mundo. No Brasil esse número vai para 65 milhões.  

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Como em qualquer outra mídia ou ação de marketing, avaliar o desempenho é a melhor forma de saber a marca está no caminho certo ou se é preciso fazer correções para alterar o rumo das suas ações.  

O problema é que nem todo mundo entende de que forma fazer as análises corretas para chegar lá, ou seja, ao objetivo estratégico

Se você se enquadra nessa descrição, fique tranquilo! Vamos apresentar como acessar as métricas do LinkedIn Analytics e como interpretá-las para alcançar melhores resultados.  

Os gráficos do LinkedIn Analytics 

Em De Volta para o Futuro, Marty McFly vai para o passado para tentar melhorar o futuro dos seus pais. Com a ajuda do Dr. Brown, ele entra em um DeLorean turbinado e vai para a década de 1950. 

Para voltar no presente, era bem simples: bastava passar com o DeLorean no exato momento em que o relâmpago atingia o relógio da igreja. Se você já assistiu a esse filme, provavelmente tem boas lembranças desse clássico, certo? 

Agora já pensou que é possível voltar no tempo, imitar o Marty McFly e fazer a marca crescer?  

É exatamente isso que o LinkedIn Analytics oferece: dados históricos de desempenho dentro da sua company page.  

Mas, não basta acessar esses dados. Isso, na verdade, é muito simples.  

É preciso saber quais métricas são importantes e, a partir dessa definição, acompanhar a evolução das metas e otimizar suas estratégias. 

Para te ajudar a dar os primeiros passos nessa análise, confira abaixo as principais categorias de análises e seus respectivos gráficos no LinkedIn Analytics

Painel 

Ao acessar uma Company Page, como administrador, você verá um painel com um resumo das principais métricas do LinkedIn para sua página. 

Ali, terá um overview com visitantes, cliques no botão personalizado, impressões de publicações e seguidores. 

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Visitantes 

Já na aba de Análise, você verá, em primeiro lugar, a categoria “Visitantes“. 

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Aqui, o LinkedIn aprofunda nas métricas já apresentadas no Painel. Ele apresenta um panorama do total de page views e visitantes únicos dos 30 dias anteriores, e também o número de cliques no botão personalizado da página. 

Perceba que tem um número absoluto e um percentual. Esse dado apresentado em (%) representa o quanto o indicador cresceu ou diminuiu no período analisado, em relação ao anterior. 

Dica: para ter uma análise mais estratégica desses números, considere que além de estar crescendo em Visualizações de Página, Visitantes Únicos e Cliques no botão mensalmente, seu percentual de crescimento precisa ser constante.

Ou seja, se você cresce 10%, em média, por mês e, de repente, começa a crescer 2%, fique atento. Lembrando que situações sazonais podem impactar seus resultados também! 

Tráfego 

O LinkedIn Analytics mostra detalhadamente o tráfego de visitantes únicos ou visualizações de páginas das últimas duas semanas, apresentado em formato de gráfico. 

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O tráfego é separado por dispositivo. A linha azul se refere ao acesso desktop e a pontilhada ao mobile. Você tem a opção de combinar os resultados ativando o recurso específico para mobile e ainda selecionar mais 3 filtros diferentes: 

  • intervalo de tempo (time range): isola os dados da data e horário predeterminados; 
  • página (page): permite visualizar os dados de diferentes páginas do perfil da marca. Ajuda a definir a melhor saída para conquistar mais page views e até engajamento; 
  • métrica (metric): alterna os dados de page views e visitantes únicos. O primeiro é melhor para verificar a efetividade do conteúdo publicado. O segundo para mensurar o tamanho da audiência. 

Informações demográficas dos visitantes 

Esse gráfico informa o perfil demográfico de quem acessa a sua company page no LinkedIn. É fundamental para saber se o seu conteúdo atinge as pessoas certas, inclusive quando o seu objetivo for contratar o profissional certo para formar uma equipe de alto desempenho. Veja como ele é apresentado: 

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Engajamento 

Sem dúvidas, essa é uma das métricas mais importantes. Aqui, o recurso analítico do LinkedIn oferece uma variedade de interpretações. É possível segmentar os dados (orgânicos ou pagos) e definir o período a ser analisado. Além disso, é possível dividir por categorias: 

  • impressões; 
  • impressões únicas; 
  • cliques; 
  • likes; 
  • compartilhamentos; 
  • porcentagem de engajamento. 
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Seguidores 

De todas as informações disponíveis, é aqui que você descobre quantos seguem sua company page. Os dados apresentados são dos últimos 30 dias, mas você pode selecionar outros períodos para análise e ver detalhadamente o crescimento dia a dia. 

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Concorrentes 

Nessa parte, o foco é a comparação entre a sua company page e a de empresas similares do mesmo nicho. Diversas características podem ser acompanhadas, como: 

  • total de seguidores; 
  • novos seguidores; 
  • número de publicação; 
  • engajamento. 
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Muita gente não sabe, mas a mLabs conta com relatórios do LinkedIn! Além de todas as métricas que o próprio LinkedIn já oferece, a mLabs traz dados dos melhores posts e melhores horários para postar. 

Além disso, você pode exportar seus relatórios em pdf e/ou apresentação, personalizar métricas e adicionar mais redes ao seu relatório. Demais, né?  

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5 insights do LinkedIn Analytics para melhorar seu desempenho 

Conhecer os gráficos é apenas o primeiro passo para entender como analisar suas estratégias de marketing nas redes sociais.  

Fazendo novamente uma analogia com o De Volta para o Futuro, o insight do Dr. Brown foi justamente entender como fazer o McFly retornar ao futuro. Caso contrário, ele estaria preso e mudaria a história para sempre. 

É mais ou menos isso que você precisa fazer pela marca.  

Se você apenas observa os dados sem retirar lições, está preso àquela situação. Mas se você obtém insights relevantes, consegue melhorar o futuro.  

Então, como atingir interpretações que realmente fazem a diferença? Veja as dicas que preparamos! 

1. Descubra detalhes do seu público no LinkedIn 

É fundamental conhecer e acompanhar os dados dos visitantes, tanto de quem já é seguidor, como daqueles que não são.  

Recomendamos que você acompanhe os dados pela métrica geral e demográfica para fazer uma análise completa. Na pesquisa demográfica, os visitantes podem ser filtrados por: 

  • função profissional; 
  • localização; 
  • nível de experiência; 
  • setor em que atua; 
  • tamanho da companhia. 

Ao descobrir esses dados, você consegue aperfeiçoar sua estratégia de marketing para ser mais preciso e atingir as pessoas certas. 

2. Certifique-se de que seus visitantes únicos estejam crescendo todos os meses 

É importante acompanhar o número de visitantes únicos para saber se suas estratégias de atração estão performando conforme planejado. 

Considera-se visita única na página quando se tem apenas um acesso de cada IP.  

Ao verificar esses dados é possível mensurar o tamanho da sua audiência e saber quantas pessoas (únicas) são atingidas em determinado período. 

Caso você note um número baixo de visitantes com alto engajamento, não se apavore! Isso significa que o perfil pode ser muito bom, mas impacta um nicho de mercado específico. 

3. Confira o engajamento das atualizações 

Verifique as métricas de engajamento, e não se esqueça de avaliar as atualizações. 

Você pode verificar a taxa de engajamento clicando nos títulos dos posts, por esse caminho é possível analisar as informações e ler os comentários de cada post. 

Essa é uma das formas de obter feedbacks e analisar o seu desempenho. Leia os comentários, compare os conteúdos, confira os dados de impressões, cliques, CTR, visualizações de vídeo, ações e engajamento e entenda melhor o que deu certo e errado. 

4. Compare: ganho de seguidores x conteúdos patrocinados 

Entenda como foram os resultados, de ganho de seguidores, dos últimos 30 dias — ou outro período à sua escolha — e se atente à linha laranja, que se refere aos conteúdos pagos

Perceba se há um crescimento significativo que compense o investimento feito. Afinal, é neste momento que você descobre se teve um bom retorno ou se precisa melhorar suas estratégias. 

Para fazer correções é importante analisar outros gráficos. Um deles é o que apresenta os dados demográficos dos seguidores. Avalie as informações contidas lá, elas podem mostrar algumas características do que é preciso corrigir. 

5. Faça comparação com concorrentes e obtenha informações estratégicas 

Analisar o gráfico de comparação, com outras empresas do setor, traz bons insights sobre o caminho a ser seguido. Na verdade, essa prática entra na ideia do benchmarketing. 

Assim, você avalia os conteúdos no perfil do concorrente, quais postagens tiveram maior número de interação, quais informações estão disponíveis e ao ter essa visão mais ampla, você consegue identificar os pontos fortes e fracos do seu competidor e criar estratégias de destacar a marca. 

Percebeu como os insights do LinkedIn Analytics podem te ajudar a elaborar novas estratégias para alavancar os resultados da marca? Agora é só seguir as recomendações para iniciar a sua jornada e ver os números positivos crescerem! 

Mas não pare por aqui, se você quer aprofundar ainda mais seu conhecimento na rede social de negócios, aproveite e confira como funciona o algoritmo do LinkedIn, descubra como usá-lo a seu favor! 

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