Certamente você já ouviu falar sobre métricasde marketing, mas será que você realmente sabe o que são elas, comoentendê-las e o quanto são importantes para o seu negócio?

Considerar indicadores e métricas éfundamental para acompanhar o desempenho de uma estratégia realizada na Internete entender qual será o impacto no resultado de vendas da sua empresa.

Neste artigo, você verá principais métricas do marketing digital que você precisa saber para monitorar a sua performance. Elas valem para qualquer estratégia que a sua marca adotar na Internet, como o marketing de conteúdo nas redes sociais, SEO, Inbound marketing, Unbound Marketing, entre outras.

O que são métricas de marketing

Você pode estar pensando: “eu fiz humanasexatamente para fugir dos números” e quando chega o momento de pensar nasmétricas tudo vira uma confusão.

Por isso, vamos ajudar! Você quer mais tráfego para o seu site? Alcançar mais pessoas nas redes sociais? Uma taxa de cliques de e-mail mais alta?

As métricas de marketing digital vão te levar a atingir esses objetivos. Elas são informações que você consegue medir e acompanhar para saber o desempenho das suas ações de marketing na Internet.

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Por que mensurar resultados é fundamental?

Estes dados são de enorme importância para saberse o planejamento está funcionando, o que pode ser otimizado ou seexiste previsibilidade sobre as próximas ações. Além disso, eles tambémindicam o que pode estar dando errado e quais pontos necessitam de melhoria.

Com a análise dessas métricas é possívelcomprovar a eficiência de uma campanha ou estratégia de marketing digital, acompanharo desempenho da equipe e atingir as metas traçadas no seu plano de marketing.

São esses números que vão nortear as próximasestapas do seu planejamento. Por isso, extrair e analisar os dados éfundamental!

Quais são as métricas de marketing digital fundamentais para o seunegócio?

Entender a importância desses números ajuda a diminuir um pouco a sensação de querer distância deles, né? Você não precisa se transformar em um gênio da matemática ou das exatas para conseguir ter mais clareza das ações de marketing da sua empresa!

Para ser mais didáticos, vamos conferiralgumas métricas do marketing digital que vão ajudar a alavancar o seu negócio,divididas em:

  • métricas de receita e vendas;
  • métricas de conversão e retenção;
  • métricas de redes sociais.

Confira a seguir quais são elas:

Métricas de receita e vendas

As métricas de receita e vendas dizemrespeito aos resultados financeiros da empresa. Para além de saber quantosprodutos foram vendidos ou qual receita entrou, é importante monitorar asmétricas de ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição declientes) e ticket médio.

Lembre-se que estas métricas precisamcaminhar em conjunto. Por vezes, analisar apenas uma isoladamente não mostraráos reais resultados. Entenda o que são:

Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma importante métrica de marketing digital, e analisá-la é crucial para o sucesso esperado. Por meio dela, é possível identificar se os investimentos realizados pela empresa têm gerado bons resultados.

Para calcular o ROI, é preciso utilizar umafórmula que consiste na receita de vendas dividida pelo investimentorealizado.

Quando o resultado alcançado for menor queum, significa que há prejuízo. Nesta situação, é necessário redirecionar asações estratégicas da empresa.

Pensa assim, se eu estou gastando mais do quedeveria para conseguir alcançar o meu objetivo, é porque a situação não estáboa e precisa melhorar.

Custo de aquisição por clientes (CAC)

O custo de aquisição por clientes (CAC) é umamétrica relacionada ao valor do investimento para conquistar um cliente.

Funciona da seguinte maneira: é preciso somaros custos das áreas de marketing e vendas (incluindo campanhas, máquinas eprofissionais) e dividi-lo pelo número de novos consumidores. O valorencontrado representará o quanto a empresa precisa investir para conquistarum novo cliente.

Também existe a possibilidade de verificar oCAC por área. Nesta situação, você considera os custos específicos de cadadepartamento (marketing e vendas) e dividi pelo número absoluto de novosconsumidores.

Esse número ajuda a perceber se os gastosfeitos por cada área estão sendo compensado pela quantidade de clientesconquistados.

Ticket médio

O ticket médio demonstra a média do valorque cada cliente gasta em seus serviços e/ou produtos. Normalmente essamétrica é analisada de forma mensal para dar mais precisão aos resultados.

Para isso, divida a receita do mês pelonúmero de clientes do mesmo período. O ideal é que o ticket médio seja altopara gerar mais receita, mas também é importante comparar os resultados mês amês para saber se os clientes estão gastando mais com o seu negócio ou não.

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Métricas de conversão e retenção

As métricas de conversão e retenção sereferem à evolução dos leads e clientes no funil de vendas, desde a geração atéa fidelização. Acompanhe agora a explicação de cada métrica:

Taxas de conversão

A taxa de conversão se refere ao percentualde usuários que realizou a ação que você queria, entre aqueles queacessaram uma página, viram um post ou receberam um e-mail. Essa taxa pode sercalculada em qualquer canal do marketing digital.

Geralmente, quando se fala em conversão,pensamos logo em venda. Mas a conversão pode ser qualquer ação que a marcadefina como objetivo: baixar um e-book, preencher um formulário denewsletter, deixar um comentário no blog ou gerar um cadastro pelas redessociais. A cada conversão realizada, o lead fica mais próximo da compra.

No Google Analytics, é possível configurar as ações que você define como conversão, monitorar quantos usuários convertem, o percentual em relação ao número de visitantes e quais canais contribuem mais para gerar conversões.

Taxas de conversão no funil de vendas

Uma vez que sua empresa adota uma estratégia de Inbound Marketing, é preciso que ela esteja atenta à taxa de conversão no funil de vendas.

Para tanto, é importante considerar as trêsfases do funil (topo, meio e fundo) e determinar quais são as principaisestratégias que levam o lead de uma fase para a outra.

Quando uma Landing Page converte um lead do topo para o meio do funil, por exemplo, o contato prossegue no processo de qualificação. Essa conversão, por sua vez, pode e deve ser analisada com o objetivo de observar a escalabilidade do processo.

Para que haja efetividade no cumprimentodesta métrica, a produção de conteúdo deve respeitar cada etapa. Isso vaipermitir que a empresa diferencie claramente as conversões de topo, meio efundo do funil de vendas.

Quando o lead estiver finalmente pronto paraser encaminhado do fundo do funil para a área de vendas, ele passará a ser umaoportunidade de venda!

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Leads gerados

Você sabe o que são leads? Eles são osvisitantes do seu site ou blog que se interessaram por seu conteúdo e, porisso, ofereceram seus contatos em troca de algo — como um e-book, umaassinatura de newsletter, um pedido de teste, o contato de um consultor, etc.

A geração de leads é uma das principais métricas de marketing digital, já que indica o número de pessoas com quem você pode começar um relacionamento e, mais tarde, realizar uma oferta de venda.

Captar leads é fundamental para o sucesso deum processo de venda. Quanto mais pessoas fornecerem contatos, mais chances deconquistar seu objetivo final e aumentar seus resultados.

No entanto, é preciso ir além do númeroabsoluto de leads. É necessário ter atenção à taxa de conversão dosvisitantes em leads. Por exemplo, de nada adianta receber um número grandede visitantes que não estejam convertendo para seu objetivo final.

Caso perceba que a métrica de leads é baixa,significa que pode ter algo de errado com a sua estratégia.

Como solução, vale a pena analisar se a sua buyer persona está certa, se suas chamadas de ação (call to action) estão realmente atrativas e até mesmo se a sua página tem botões de conversão posicionados de forma clara.

Outra forma de gerar leads é usar as redessociais para publicar Landing Pages. Levando o tráfego dos seus canais paraeste local, você certamente verá seu número de leads crescer.

Taxa de retenção de clientes

Aqui, estamos falando sobre os clientesque retornam à empresa para comprar de novo. Ou seja, caso essa métricaseja baixa, pode significar que os clientes não estão satisfeitos com osprodutos que compraram ou com o atendimento que receberam.

Porém, também pode indicar falta deinvestimento naquele serviço/produto, falta de divulgação, público-alvo erradoetc.

A taxa de retenção é fundamental para um e-commerce não ter seus carrinhos abandonados no momento da compra, por exemplo. Além disso, ela ajuda no cálculo para descobrir o valor médio investido para ter um cliente.

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Métricas de redes sociais

As redes sociais oferecem uma infinidade demétricas sobre quantos usuários a sua marca alcança, engaja e converte.

Para ajudar a monitorar sua performance, a mLabs concentra em um só lugar os dados da sua marca em todas as redes sociais. Você pode gerar relatórios completos e customizados para fazer melhores análises da sua presença social.

Selecionamos aqui os principais dados que você deve olhar para avaliar o desempenho das suas estratégias de social media. Confira agora quais são as principais métricas de redes sociais:

Alcance nas redes sociais

O alcance nas redes sociais informa quantaspessoas foram impactadas pelo seu perfil como um todo ou pelas suas publicaçõesavulsas.

É essencial acompanhar essa métrica parasaber se a sua marca está sendo conhecida por mais pessoas, que podem se tornarseguidores ou até clientes.

Mas olha, alcance é diferente de impressões —que também é uma métrica de marketing digital bastante usada em social media.

Enquanto o alcance informa o número de contasúnicas alcançadas, as impressões mostram quantas vezes o post foi exibido,mesmo que uma mesma pessoa tenha recebido mais de uma vez. Portanto, asimpressões tendem sempre a ter um número maior que o alcance.

Engajamento

O engajamento é um dos objetivos maisperseguidos pelas marcas nas redes sociais. Essa métrica do marketing digitalse refere ao número de interações dos usuários com o perfil da marca ou comcada publicação.

Todas querem uma taxa de engajamento alta! A taxa de engajamento divide o número absoluto de interações pelo alcance do perfil ou das publicações.

Em cada rede social, o cálculo do engajamentoconsidera diferentes ações dos usuários. No Facebook, por exemplo, essa métricaconsidera as reações, comentários, compartilhamentos e cliques.

Já o Instagram engloba curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos no feed; respostas e compartilhamentos nos stories; curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos no IGTV.

Para aumentar o engajamento nas redessociais, é preciso trabalhar cada plataforma com seus diferentes formatos,mas com uma estratégia consistente entre todas elas.

Crescimento do perfil

Olhar o número de seguidores não diz muitacoisa. Afinal, com a redução gradual do alcance orgânico das redes sociais nosúltimos anos, ter uma grande base de seguidores não significa que elesestejam recebendo o que você publica.

Por isso, mais importante é monitorar ocrescimento do número de seguidores, que ajuda a identificar se você estácriando conteúdos que despertam interesse.

Se você percebe que houve uma queda ou um crescimentoexpressivo, vale a pena analisar de perto o que aconteceu nesse período e,então, ajustar a estratégia.

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Tráfego das redes sociais

O tráfego das redes sociais mostra quantosvisitantes do seu site estão vindo do Facebook, Instagram, Pinterest, Twitterou LinkedIn. Você pode monitorar esse dado no Google Analytics, que mostraas fontes do tráfego do seu site como um todo ou página por página.

Acompanhar essa métrica é uma forma deentender se os seus seguidores estão indo além das redes sociais e visitando oseu site.

Talvez eles queiram saber mais sobre aempresa, buscar informações sobre os produtos ou ler artigos do blog, porexemplo. Qualquer uma dessas ações é um bom sinal de que eles querem seenvolver mais com a marca.

Menções à marca

Será que as pessoas estão comentando sobre asua marca nas redes sociais? Sobre o que elas conversam? Estão falando bem oumal? As menções à marca, aos seus produtos ou às suas campanhas podem mostrarisso.

O monitoramento de redes sociais informa o volume de citações e os sentimentos associados às publicações dos usuários. Assim você pode saber se a sua marca está na boca do povo e se está motivando conversas positivas nas redes sociais.

Taxa de conversão nas redes sociais

A taxa de conversão que apresentamos antestambém pode ser aplicada nas redes sociais. Você deve definir o que éconversão para a sua marca, de acordo com seus objetivos, como:

  • clicar em um link no post;
  • deslizar para cima nos stories (para acessar umlink);
  • assistir a um vídeo até o final;
  • enviar uma mensagem direta à marca;
  • cadastrar-se em um formulário.

Então, se você dividir o número absolutodessas métricas pela audiência que visualizou a publicação (conversões /alcance), terá a taxa de conversão.

Assim como o tráfego das redes sociais, vocêtambém pode medir quantas conversões do seu site vieram de lá. Então, você sabecomo elas contribuem para gerar mais leads ou vendas.

Se você instalar o pixel de conversão das redes sociais, os relatórios das plataformas trazem essa informação para você.

Enfim, as métricas de marketing digital queapresentamos aqui vão ser essenciais para melhorar sua performance. No seusite, nas redes sociais, no Inbound ou no Outbound Marketing, não existeestratégia de sucesso sem análise de dados.

Utilize a DashGoo by mLabs para analisar suas métricas de marketing digital de forma prática!

Analisar e acompanhar as principais métricas de marketing digital são essenciais para evoluir em sua estratégia e pensar em ações para melhorar a performance. Não importa o canal de atuação ou a metodologia, nada funciona sem uma boa análise de dados.

Para que você possa obter ferramentas profissionais e avançadas de geração de relatórios de redes sociais, oferecemos a integração DashGoo by mLabs. Uma plataforma completa que possibilita a personalização, visualização de dashboards, criação de widgets e análise de métricas em poucos cliques.

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