Marketing no Facebook: 5 dicas para colocar em prática agora mesmo!

Marketing no Facebook: imagem da tela do Facebook

Fazer marketing no Facebook é imprescindível para as marcas que querem se destacar no mercado digital. A rede social de Mark Zuckerberg é a maior em número de usuários. Atualmente, a plataforma conta com mais de 2,375 bilhões de usuários em todo mundo.

Como campeão de usuários, o Facebook se consolida entre os maiores canais de comunicação e relacionamento da marca com o público. Ou seja, é através dele que diversos objetivos podem ser alcançados.

Porém, para atingir seus objetivos de marketing, as marcas precisam colocar em prática estratégias de comunicação que realmente funcionam.

Se esse assunto te interessa, prega um café, se arruma na cadeira e continue a leitura. Separamos 5 dicas de marketing no Facebook para te ajudar a mandar bem no alcance orgânico da marca na rede social.

Por que fazer marketing no Facebook?

Um dos principais motivos para implementar estratégia de marketing digital no Facebook é gerar novos negócios e leads para a marca.

Como os consumidores brasileiros estão mais dispostos a comprar online, a rede social se tornou um importante canal para a promoção de vendas. E, a razão é bem simples, o número de usuários do Facebook no Brasil, cerca de 127 milhões de usuários. 

No entanto, fazer marketing no Facebook não serve apenas para vender e gerar novos negócios. As marcas podem usar a rede social para educar o mercado, aumentar a visibilidade, construir relações com parceiros e fidelizar clientes! 

5 dicas de marketing para Facebook que se aplicam para qualquer negócio

Ok, você já sabe o quanto é importante investir em marketing no Facebook. Agora, confira algumas dicas práticas de estratégias de marketing para aumentar o engajamento, divulgar a marca e despertar a atenção do público alvo  na rede social.

1. Crie uma Fan Page e não um perfil

Perfis pessoais podem até ser até interessantes, mas quando falamos a nível profissional, eles apresentam várias  limitações principalmente de usuários.  O perfil pessoal permite no máximo 5 mil amigos. Se para uma pessoa isso parece muito, para uma empresa é um número pequeno.

Se essa informação não foi suficiente para te convencer a transformar seu perfil em Fan Page, saiba que uma página profissional permite impulsionar posts, criar Dark Posts, ter vários administradores, usar ferramentas externas de agendamento de posts e acessar o Facebook Insights.

Tudo que uma marca precisa para agir estrategicamente e evoluir na rede social!

2. Dê ao público o que ele deseja: posts relevantes

No Facebook, assim como em todas rede sociais, existe uma batalha frenética pela atenção do públicoMilhares de empresas, marcas e criadores de conteúdo, lutam dia e noite para terem um público grande e engajado.

E, uma das maneiras de fazer isso acontecer é publicando conteúdo de valor e relevante para o público. Sem isso, a audiência da página pode começar a cair e o público, aos poucos, pode migrar para a página de algum concorrente que esteja postando conteúdos de qualidade.

Para evitar isso, publicar posts que geram engajamento é essencial. Não há como fazer marketing nessa rede social sem se atentar a isso.  É o que fazemos na página da mLabs, publicamos conteúdo com informações relevantes para o nosso público alvo. Dá só uma olhada!

3. Interaja como público em tempo real

As lives são uma excelente maneira de contribuir para o aumento do alcance orgânico de uma página no Facebook. Além disso, as transmissões ao vivo geram aproximação com público, não é a toda que viraram tendência na rede social!

Diversas páginas de “gamers”, como o Kamikat conseguem gerar crescimento no número de seguidores, bem como engajamento, por meio das transmissões ao vivo. Confere, a interação e os comentários dessa live que ele fez!

Viu só como as lives podem devem ser usadas pela marca, pois além de criar contato mais próximo e direto com o público, promovem a interatividade entre a marca e a audiência, o que influencia positivamente nos resultados do marketing.

4. Ouça e responda os seus seguidores

Para construir a presença de uma marca no Facebook é importante ter em mente que ouvir e responder o público é vital. Sem isso, pode ser difícil manter o engajamento e criar uma boa relação entre a marca e os fãs na plataforma.

Por isso, confira os comentários do público nos posts e dedique seus esforços para responder a todos. Essa prática,  estimula o público a participar das discussões em torno do conteúdo postado pela marca. E, ainda ajuda a colher informações relevantes que podem ser usadas para criar novas soluções, produtos e serviços.

Uma marca que realiza essa prática como ninguém é a Netflix, que responde o máximo de comentários possíveis na sua página do Facebook. Em sua interação com os usuários a marca usa um tom de voz leve e descontraído, que tem tudo a ver com a sua identidade.

5. Mantenha postagens estratégicas no topo da página

Posts que tratam de temas pertinentes para o público podem e até devem ser fixados no topo da página. Isso vai  garantir que suas mensagens mais importantes sejam vistas facilmente pelo público.

O mesmo pode ser feito com posts estratégicos. Sabe aquelas páginas de conversão, também conhecidas como Landing Pages? Então, elas tem um potencial de gerar leads para a marca e devem estar em destaque na Fan Page.

E, se você está entregando conteúdo de valor nessas publicações, não é preciso ter medo de passar uma imagem de vendedora. Uma página que costuma fixar posts estratégicos é a do profissional de marketing Neil Patel. Veja, só como ele utiliza seus posts estratégicos no topo da página!

Marketing no Facebook: imagem da Fan Page do Neil Patel

Gostou das nossas dicas e quer aprender mais sobre como fazer marketing no Facebook? Então, confira nosso post com 6 dicas para deixar sua FanPage do Facebook mais atraente!

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