Pesquisar

O que mudou e como usar o GA4: a nova versão do Google Analytics 

O que mudou e como usar o GA4: a nova versão do Google Analytics 
Avatar de Brenda Dionizio

Por

Publicado em

Você já deve estar sabendo que o Google Analytics mudou, certo? O GA4, a versão mais recente da ferramenta de monitoramento e análise de desempenho de sites do Google, tá diferente e, acredite: tá melhor! 

Além de poder acompanhar a performance de tráfego, conversão e comportamento do usuário de um site ou app, agora é possível ver dados do Google Ads e insights gerados por inteligência artificial 

Mas calma que nem tudo são flores! A interface mudou, a lógica de captação de dados também e isso significa que nós, profissionais de marketing acostumados com o bom e velho GA, enfrentaremos uma curva de aprendizagem até dominar essa ferramenta! 

Pra te ajudar na missão, trouxemos esse artigo explicações sobre a ferramenta, como acessá-la e configurá-la, e algumas das muitas formas que ela pode te ajudar aí!  

O que é o GA4 ou Google Analytics 4? 

A nova versão do Google Analytics substitui o Universal Analytics, oferecendo maior otimização no tratamento de dados e recursos avançados.  

Ela permite coleta de informações sobre o comportamento do usuário em diferentes dispositivos. 

Diferente do Universal Analytics, o GA4 é baseado em uma lógica de eventos, tratando cada interação do usuário como um evento específico. 

Isso possibilita uma análise mais detalhada e precisa do caminho percorrido pelo usuário, fornecendo insights sobre etapas específicas que levam a conversão. 

ga4-1: tela google analytics 4
Fonte: Suporte Google 

O que são eventos no GA4? 

Eventos no Google Analytics são ações específicas realizadas pelos usuários em um site ou aplicativo.  

Essas ações podem ser qualquer interação que você queira rastrear, desde cliques em botões, visualizações de vídeos, downloads de arquivos, preenchimento de formulários, etc. 

Esses eventos são lidos por meio de códigos de rastreamento específicos inseridos nas páginas do site. 

Com o GA4 você pode definir eventos personalizados com base em suas necessidades específicas. 

Deseja entender, por exemplo, qual o caminho percorrido por uma pessoa em uma página de vendas? É possível! 

Você pode, inclusive, configurar metas com base nos eventos que vai mapear naquela página! Por exemplo, se você deseja rastrear cliques em um botão de “Comprar Agora”, você pode definir um evento chamado “Clique no Botão Comprar” e adicionar atributos como o nome do produto ou categoria. 

Qual a importância do GA4 para o marketing? 

Um dos principais desafios dos profissionais de marketing é conseguir rastrear e identificar o passo a passo do cliente desde a chegada no site até a conversão.  

E o Google Analytics 4 traz diversas funcionalidades e integrações para que os profissionais cheguem cada vez mais perto da jornada de compra ou comportamento real do consumidor.  

Se as vantagens dessa nova geração ainda estiverem meio nebulosas para você, separamos uma explicação detalhada para as principais delas: 

Análise de eventos de ponta a ponta 

Eventos específicos, que você define de acordo com a sua estratégia, podem ser analisados com facilidade com o Google Analytics 4. 

Podem ser consideradas qualquer ação do usuário no site ou aplicativo, inclusive o fluxo entre esses eventos. É possível saber, por exemplo, qual página foi visualizada antes de um clique, por onde o usuário específico navegou, quanto tempo permaneceu, quais ações teve, onde clicou, etc. 

Com essa profundidade de análise, é possível obter muitos insights que contribuirão para as estratégias de marketing e até mesmo para outras áreas de uma empresa.  

Integração com app mobile 

O GA4 foi projetado para oferecer suporte a análises de aplicativos móveis de maneira mais eficiente. 

Agora, é possível combinar dados de aplicativos e web em um único relatório, permitindo uma visão mais completa do comportamento do usuário em diferentes plataformas. 

Isso é especialmente útil para empresas com uma forte presença móvel e que desejam entender como os usuários interagem com seu aplicativo. 

Modelo de aprendizado de máquina 

Uma das principais inovações do GA4 é a incorporação de recursos avançados de aprendizado de máquina. 

O Google Analytics agora utiliza inteligência artificial para prever tendências e fornecer insights automáticos sobre o comportamento do usuário.  

Com base nos dados coletados, o GA4 pode identificar oportunidades de otimização e recomendar ações específicas para melhorar o desempenho do seu site ou aplicativo. 

Fluxo de análise simplificado 

O GA4 também simplifica o fluxo de análise de dados, tornando mais fácil para os usuários entenderem como os visitantes interagem com seu site ou aplicativo. 

Os relatórios são mais intuitivos e oferecem visualizações claras sobre as etapas do funil de conversão. 

Com essa clareza, é possível identificar gargalos, tomar medidas para melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão. 

Controles de privacidade 

O Google Analytics 4 (GA4) oferece recursos de privacidade que permitem aos usuários gerenciar e controlar a coleta e uso de dados em suas propriedades digitais.  

Isso garante maior transparência e privacidade, em conformidade com regulamentos de proteção de dados.  

Os controles de privacidade incluem notificação de consentimento, anonimização de IP, restrição de compartilhamento de dados, exclusão de dados e configuração de retenção personalizada.  

Essas opções permitem aos proprietários de websites e aplicativos proteger a privacidade de seus usuários e torná-los ambientes seguros.  

Como acessar e configurar o GA4 

O GA4 tem diversos benefícios, mas como migrar de uma versão para outra? A seguir, te mostramos acessar e configurar essa nova versão do Google Analytics. 

Passo 1: Criar uma propriedade GA4 

Para começar, acesse a plataforma do Google Analytics e faça login em sua conta. 

Em seguida, vá para a seção “Administração” e clique em “Criar Propriedade”. Escolha a opção “Criar uma propriedade GA4” e siga as instruções para concluir o processo. 

ga4-2
Fonte: Suporte Google 

Passo 2: Configurar a coleta de dados 

Após criar a propriedade GA4, você precisará configurar a coleta de dados para começar a rastrear o tráfego de seu site ou aplicativo. 

O GA4 oferece diferentes métodos de coleta de dados, incluindo a adição de um código de rastreamento ao seu site, a configuração do Google Tag Manager ou a integração com o Firebase (no caso de aplicativos móveis). 

Escolha o método que melhor se adequa às suas necessidades e siga as instruções fornecidas pelo GA4 para configurar a coleta de dados corretamente. 

ga4-3: tela google analytics 4
Fonte: Suporte Google

Passo 3: Explorar os recursos do GA4 

Após configurar a coleta de dados, você pode começar a explorar os recursos e relatórios disponíveis no GA4. 

Familiarize-se com o painel de controle, os relatórios de público, eventos e conversões, e comece a aproveitar as vantagens dos recursos avançados, como análise de funil, segmentação de público e relatórios personalizados. 

Lembre-se: o Google Analytics Universal só estará disponível até 01 de julho de 2023 e após esse período, você poderá acessar dados antigos pela extensão de processamento única que será válida até 01 de julho de 2024. 

Para mais informações acesse a central de ajuda do Google. 

Crie relatórios do GA4 com a DashGoo by mLabs em segundos!  

Ok, você já entendeu como o GA4 pode facilitar suas análises e otimizações. 

Mas, você já pensou ter todos esses dados dentro da mesma plataforma que gera relatórios e dashboards de diversos outros canais do marketing?  Com a mLabs DashGoo isso é possível! 

Obtenha ainda mais inteligência de dados integrando o GA4 – e todos os seus canais de marketing – à DashGoo e crie relatórios de marketing em segundos! 

ga4-4: tela dashgoo

Se você é um prestador de serviços e tem diversos clientes, a DashGoo pode ser uma mão na roda para a sua gestão de relatórios e análise, pois com essa plataforma você pode: 

  • criar visões apenas para acompanhamento de clientes; 
  • pré agendar a geração de um relatório;  
  • unificar a análise de várias redes sociais e marcas em um só lugar; 
  • exportar templates prontos de apresentação em pdf.  

A mLabs Dashgoo  é um espaço perfeito pra quem quer unir inteligência e praticidade, sem abrir milhares de abas para acompanhar os dados e manter a eficiência no ambiente digital.  

Teste agora as funcionalidades da DashGoo e comece a analisar dados de forma integrada!  

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis