Marketing de Influência: conheça a grande aposta das marcas

Marketing de influência: imagem de duas mulheres olhando na tela no notebook

A cada dia que passa, o Marketing de Influência ganha espaço no cenário digital.  O influenciador que tem um público fiel e ainda possui grande poder de persuasão sobre ele é altamente desejável por marcas de diferentes segmentos. 

Também não é por menos, de acordo com dados da pesquisa da QualiBest, os influenciadores digitais já são a segunda maior influência na tomada de decisão de compra, perdendo apenas para indicação de amigos, que alcançaram 57%. 

Os números assustam os outros meios de propaganda e colocam o marketing de influência em evidência. Esse tipo de marketing se tronou poderoso para marcas que querem aumentar sua influência no mercado, e claro aumentar as vendas de seus produtos e serviços.

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e descubra como usar o marketing de influência em sua estratégia de comunicação nas redes sociais.

O que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é uma estratégia de marketing digital simples de entender, mas com um poder fantástico.

Ela consiste na relação estabelecida entre uma marca ou empresa patrocinadora e os produtores de conteúdo independentes. Que por sua vez tenham influência sobre um público altamente engajado, com quem se comunicam nas redes sociais.

O objetivo de utilizar essa estratégia é simplesmente criar uma ponte entre marca e público do influenciador digital parceiro. Tendo como finalidade causar um impacto positivo na forma como esse público vê a marca.

E assim, realizar outros objetivos  como:

  • Gerar valor e confiança para a marca;
  • Conquistar novos clientes;
  • Reter clientes já existentes;
  • Influenciar na decisão de compra.

Todos esses objetivos recorrentes são uma consequência natural para a empresa quando ela faz um bom marketing de influência.

Por que investir em Marketing de Influência?

Existe uma razão muito forte para explicar porque investir em marketing de influência é uma ótima aposta. 

Essa estratégia permite que a empresa transmita uma mensagem que influencie na jornada de compra do seu público-alvo com maior poder de fogo. Isto é, utilizando uma voz que é admirada, reconhecida e que tem a confiança do público que a marca quer impactar.

E, como já mostramos no começo deste texto, os influenciadores digitais já ocupam o segundo lugar no ranking de influência na tomada de decisões de compra –  ou seja, são altamente poderosos!

Por isso, a estratégia do marketing de influência vem sendo vencedora nos últimos anos e, ao que tudo indica, vai continuar gerando melhores resultados no futuro.

Além de ser uma opção de marketing muito potente, também vale muito a pena com relação ao custo benefício.  Pois, a marca consegue alcançar um público gigante com um custo acessível e com maior possibilidade de gerar resultados.

Como usar o Marketing de Influência nas estratégias da marca?

Usar o marketing de influência corretamente não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas, pode ser algo que levante dúvidas quando se está começando. 

Por isso, separamos algumas dicas práticas para colocar em ação e usar essa estratégia da melhor forma possível

Defina os objetivos

A primeira coisa a fazer ao adotar o marketing de influência é traçar os principais objetivos a serem conquistados com a estratégia. Esse é um princípio básico que deve ser aplicado em qualquer estratégia de marketing nas redes sociais.

Qual a principal finalidade da campanha? Gerar vendas? Apresentar um novo produto? Captar leads para uma marca? Essas questões precisam ser respondidas para que se tenha a meta principal a ser perseguida com a campanha. 

Uma vez que se tem os objetivos principais traçados pela empresa ou marca, pode-se passar para a próxima fase da estratégia.

Encontre os influenciadores certos 

Tão importante quanto a clareza dos objetivos, para o marketing de influência dar resultados é vital escolher corretamente quem será a voz da marca. Ou seja, é preciso escolher o ou os influenciadores corretos para trabalhar na estratégia.

Contratar um influenciador que possua milhões de seguidores não vai adiantar de nada se estes seguidores forem pouco engajados. Ou ainda, se o público do influenciador não tiver interesse no que a marca tem a oferecer.

O melhor sempre é optar por influencers que tenham um público igual ou parecido com o da empresa. Assim, o impacto causado pela estratégia é maior e fica muito mais fácil atingir os objetivos traçados. 

Faça ações em conjunto

A voz que a marca realmente precisa para impactar o público já está na mira? Então é hora de partir para o ataque e entrar em contato com o influenciador para fechar uma parceria.

Após conseguido um acordo, o próximo passo é planejar e executar ações em conjunto que promovam a marca, empresa, produtos e serviços.

As ações em conjunto entre marca e influenciador são essenciais para o sucesso da estratégia de marketing de influência. Afinal, são elas a parte mais prática da estratégia, é onde se vai realmente para a ação.

Mensure resultados

Depois de realizadas as ações em conjunto com o influenciador, ou os influenciadores, é hora de mensurar os resultados.

Com base nos objetivos estipulados antes de pôr o marketing de influência para funcionar é preciso acompanhar as metas e medir os resultados alcançados.

Para isso, basta conferir métricas como o ROI, a taxa de conversão do público alcançado, entre outras. Com base nesses dados é possível analisar se a parceria com o influenciador digital foi bem-sucedida.

E, conforme o resultado dessa análise a marca saberá se vale a pena ou não manter a parceria com o influenciador.

Cases de sucesso

Um bônus dessa estratégia é aproveitar para promover cases de sucesso que mostram a qualidade dos produtos da marca. Se um influenciador da marca promove um produto que o ajudou a resolver um problema real, a empresa tem em mãos um case para criar ainda mais influência no mercado.

Afinal, elas seguem, confiam e admiram o influenciador. Logo, se ele teve um problema resolvido por uma empresa, seus seguidores passarão a considerar a empresa ao precisarem de ajuda para resolver o mesmo problema que o influenciador.

Gostou deste conteúdo e quer enriquecer mais ainda as estratégias com influenciadores? Então confira este artigo para aprender estratégias de marketing de conteúdo para redes sociais.

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