35 ferramentas de redes sociais que todo social media precisa ter

ferramentas social media: imagem de uma mesa com um copo de café, um notebook, papéis, caneta e um monitor de computador mostrando um software de edição de imagem na tela

Ferramentas de social media potencializam as suas estratégias. Elas automatizam ações, concentram atividades em um só lugar, consolidam dados, geram insights e fazem com que o trabalho fique mais ágil e eficiente!

Todo profissional que trabalha com redes sociais deve contar com ferramentas no seu dia a dia. Por isso, resolvemos listar as principais plataformas que devem ser suas parceiras. Confira quais são elas!

Ferramenta de gerenciamento de redes sociais

O gerenciamento de redes sociais é mais do que publicar conteúdo regularmente nas plataformas. Afinal, existem vários outros passos por trás de um bom perfil, que não ficam visíveis aos olhos do público.

Para gerenciar é preciso desenvolver estratégias de marketing para atrair o público certo no momento exato e, assim, atingir o objetivo da marca. Veja a ferramenta indicada para fazer isso com maestria!

1. mLabs

A mLabs é a maior ferramenta de gerenciamento de redes socais do Brasil.  Em um só lugar você tem todos os recursos para destacar a marca no mercado digital. A plataforma oferece ferramenta de design para criação de posts, faz o agendamento e impulsionamento das publicações nas redes sociais.

Tem mais funcionalidades como calendário de publicação, relatórios personalizáveis, interações no feed e por mensagens privadas, workflows e criação de equipes para organizar o fluxo de trabalho, monitoramento da concorrência, criação de landing pages para link da bio e muito mais.

Sem contar que o preço é acessível, o plano básico custa a partir de R$ 5,90 por mês e o plano profissional, com recursos mais avançados, custa a partir de R$ 12,90 por mês.

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Ferramentas de criação de conteúdo visual

A criação de conteúdo visual é parte fundamental para o sucesso de uma publicação. Sabemos que nem todas as empresas possuem equipe qualificada para realizar a função e o social media que acaba sendo o famoso “faz tudo”.

Para ser um mestre da criação de arte, são indispensáveis ferramentas intuitivas que facilitem o trabalho.  Confira algumas delas!

2. Canva

O Canva facilita a vida do social media, com recursos fáceis de usar e modelos no tamanho certo para cada tipo de post. Entre as inúmeras funcionalidades, destacam-se a de endireitar fotos, inserir textos nas fotos, editar balão de fala, deixar background transparente, dicionar ícones, stickers e emblemas.

Ele tem um plano gratuito, e outro pago com ferramentas avançadas que costuma ser usado por marcas maiores e até agências. O diferencial da conta paga é a maior disponibilidade de recursos e imagens.

3. Powtoon

Ferramenta de criação focada em vídeos e apresentações animadas, com templates e modelos para redes sociais. Ideal para quem quer contar histórias envolventes por meio de centenas de personagens animados, modelos, planos de fundo de vídeo, trilhas sonoras etc.

A ferramenta é gratuita para vídeos de até 3min e 100 gravações de tela. Para mais utilizações, existem três opções de planos disponíveis com valores que variam de R$ 38 à R$ 363 por mês.

4. Easel.ly

Ferramenta para criação de infográficos, com diversos templates, ícones e imagens disponíveis. Ideal para quem precisa criar relatórios, apresentações e, claro, para o social media fazer com que mais pessoas compartilhem seu conteúdo.

A Easel.ly é paga e disponibiliza planos para cada tipo de negócio, mas os valores são acessíveis, a partir de U$ 2 por mês no plano “Aluna”.

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5. Venngage

Outra ferramenta de criação de infográficos para contar histórias visuais por meio de dados. A Venngage é fácil de usar e simplifica o processo de criação de infográficos em três etapas: escolha do modelo, inserção de recursos visuais e personalização do design.

A ferramenta tem planos pagos e gratuito. O gratuito contempla até 5 criações, que incluem gráficos grátis, upload de CSV, free icons e compartilhamento.

Ferramentas de monitoramento de marca

Para descobrir o que estão falando da marca nas redes sociais é preciso investir em ferramentas de monitoramento da marca que façam todo trabalho duro (rastreamento das informações).

Assim, o social media consegue selecionar conversas relevantes, extrair informações valiosas para novas campanhas, monitorar tendências e palavras-chaves para novos conteúdos e muito mais. Dá uma olhada nas principais ferramentas que selecionamos para você!

6. Google Alerts

Permite configurar alertas por e-mail para determinadas palavras-chave que você quer monitorar, como o nome da marca, produtos, concorrentes e tendências do setor.

Com um layout intuitivo, a ferramenta é gratuita e fácil de manusear até por quem não tem muita prática com monitoramento. Para testar, basta fazer login na sua conta do Google, ir para a página do Google Alerts e digitar a palavra-chave na caixa de pesquisa.

7. Mention

Monitora menções na web e emite alertas, inclusive em tempo real. A ferramenta ainda possibilita comparar as conversas on-line e criar conteúdo com base nas percepções relevantes das mídias sociais.

A Mention também realiza interações no Facebook, Instagram e Twitter. No plano gratuito, é possível configurar 1 alerta e coletar até 1.000 menções.

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8. Keyhole

Ferramenta de social listening, para saber o que estão falando da sua marca e concorrentes nas redes sociais. Com ela é possível acompanhar métricas como alcance e impressões, além dos tópicos relacionados a cada hashtag criada pelo usuário.

Os dados são monitorados em tempo real, e você pode visualizá-los em mapas de calor que mostram os níveis das atividades pelo mundo. A ferramenta disponibiliza apenas planos pagos (com teste grátis), a partir de U$ 79 por mês.

9. Torabit

Torabit é a antiga Scup Social. Ela oferece um panorama completo sobre as menções à marca, sentimentos relacionados a elas e performance de conteúdos.

Com o uso da ferramenta você terá uma visão ampliada da marca e dos concorrentes, poderá acompanhar o desempenho, comparar o histórico e acessar o dashboard pelo celular a qualquer hora. Existem apenas planos pagos, a partir de R$ 1.815/mês.

10. BuzzSumo

A BuzzSumo é uma ferramenta de social media para pesquisar assuntos em alta e saber quais engajam mais. Com ela você consegue extrair relatórios, analisar o número total de artigos, compartilhamento e média de curtidas dos últimos seis meses.

A ferramenta permite fazer buscas gratuitas, em uma versão de teste, que dura uma semana, depois disso você pode explorar mais recursos nos planos pagos.

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Ferramentas de planejamento de palavra-chave

O planejamento de palavras-chaves é essencial para obter resultados com o conteúdo. Quando a sua estratégia de marketing digital não está pautada nas palavras-chaves certas, o  público deixa de interagir por não ter interesse no assunto ou não saber do que está sendo falado.

Confira a seleção que fizemos com as principais ferramentas do mercado para te ajudar no planejamento de keywords relevantes!

11. Keyword Planner

É uma ferramenta gratuita do Google Ads que informa dados estimados de volume de buscas, CPC (custo por clique) e concorrência de palavras-chave. Ideal para elaborar e priorizar listas de termos.

Ele ajuda na elaboração de campanhas, apresentando sugestões de palavras-chaves que podem ser incorporadas nos seus anúncios e, também os conteúdos fazem mais sentido para o seu blog para que você possa elaborar um plano de marketing de conteúdo de sucesso.

12. Keyword Tool

Ferramenta gratuita que sugere ideias de palavras-chave a partir do termo que você digitar. No plano gratuito, a ferramenta gera mais de 750 sugestões de palavras-chave precisas para cada termo de pesquisa.

No plano pago, os diferenciais são a mostra volume de busca, CPC (custo por clique) e competição pelos termos. Você pode usar a Keyword Tool sem nenhum custo, mesmo sem criar uma conta. É só acessar o site e fazer a sua busca!

13. Kparser

Está é mais uma ferramenta gratuita e simples para gerar ideias de palavras-chave para o seu planejamento de conteúdo e anúncios. Ela permite descobrir as palavras-chave que os seus clientes potenciais estão procurando no Google, Bing, YouTube, Amazon, eBay etc.

Além da versão gratuita, a Kparser possui planos pagos com dados mais completos. Nos planos pagos, é liberado o gerador de ideias de conteúdo que oferece milhares de sugestões de cauda longa para criação de artigos, postagens para o seu blog.

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Ferramentas de social media para planejamento de post

O planejamento de post tem em diferentes demandas e processos, os quais podem causar confusão em um cronograma desorganizado. Só quem é social media sabe a trabalheira que é para organizar tudo isso, desde o planejamento de pauta até a aprovação do cliente.

Ter ferramentas de planejamento de post no seu cotidiano ajuda a evitar fortes dores de cabeça e atrasos na entrega. Veja algumas delas!

14. Airtable

Airtable é um serviço de colaboração em nuvem que funciona como um Excel, mas com muitas funcionalidades, porém com um visual mais interessante.

A proposta da ferramenta é modernizar seus fluxos de trabalho e oferecer melhores resultados de negócios.

Com modelos inspiradores para cada tipo de uso, pela ferramenta você consegue encontrar o melhor modelo para a sua equipe. Ah! A Airtable disponibiliza um plano gratuito para iniciantes.

15. Post Planner

O Post Planner serve para planejar e organizar o calendário de publicações das redes sociais e criar conteúdo otimizado para já agendar os posts nas plataformas.

A ferramenta também libera acesso a milhares de citações e perguntas no maior banco de dados da web e menções à marca em tempo real. O Post Planner não oferece plano gratuito, apenas teste grátis das assinaturas, que partem de U$ 5/mês a U$ 25/mês.

16. Trello

O Trello é uma ferramenta gratuita e prática para gestão de projetos, por meio da criação de quadros personalizáveis. Ideal para definir e acompanhar o fluxo de tarefas em social media.

A ferramenta é totalmente versátil e pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário e pode ser tanto usado por um só social media como para trabalhos em equipe de marketing mais extensas.

O Trello pode ser acessado por navegadores padrões, como Google Chrome, Safari, Internet Explorer etc. Não sendo necessário qualquer tipo de instalação à parte.

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Ferramentas de pesquisa de hashtags

O uso de hashtags nas mídias sociais é uma estratégia importante e que impacta diretamente no alcance das publicações, desbloqueio de novos públicos e crescimento de negócios.

Porém, para que elas realmente funcionem, é preciso usar ferramentas específicas para não apenas encher suas publicações com tags aleatórias que trazem resultados. Confira algumas delas!

17. Neontools

A Neontools oferece uma ferramenta chamada Hashtag Analyzer, que encontra hashtags relacionadas e informa o volume de posts associados a elas.  A ferramenta faz auditorias no Instagram, encurta URLs, cria micros sites e landing pages.

Também é disponibilizado pela ferramenta uma calculadora de alcance, um gerador de UTM para usar em campanhas online e um gerador de QR Code para criar seus próprios códigos. O melhor de tudo é que a ferramenta é totalmente gratuita.

18. TagDef

A TagDef é uma ferramenta simples e gratuita que serve para descobrir o que significam as hashtags usadas no Twitter. Para utilizar, basta escrever a hashtag no campo de busca e mandar pesquisar para saber o seu significado.

Você também pode ajudar a plataforma contribuindo com informações sobre o que as hashtags querem dizer.

19. Tagboard

A Tagboard é uma ferramenta de criação de dashboards em tempo real com publicações de redes sociais incluindo a hashtag que você deseja acompanhar.

A plataforma é fácil de manusear, pois possui um fluxo de trabalho intuitivo, no modelo “drag and drop” em que você só precisa arrastar e soltar para produzir o seu post em tempo real.

Com ela você cria camadas de modelos gráficos personalizados, remotamente ou em estúdio, com controle total de edição. A plataforma é paga e tem planos personalizados.

20. MetaHashtags

A MetaHashtags é uma ferramenta, com versão gratuita e paga, que mostra as hashtags relacionadas e os posts publicados com elas. Ela é muito útil na geração de ideias de hashtags com boa performance para inserir nas suas publicações.

Com ela você pode gerar centenas de hashtags de qualidade com métricas úteis para ajudá-lo a escolher as corretas. Filtrar hashtags por tamanho, frequência e curtidas. Observar as hashtags de seus concorrentes. Detectar e remover hashtags proibidas e muito mais.

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Ferramentas de análises e inteligência

As ferramentas de inteligência permitem o cruzamento de informações de várias plataformas, o que enriquece as análises sobre o posicionamento da marca e a evolução das suas ações de marketing digital.

Dá uma olhada na lista de ferramentas que separamos para você analisar os dados e obter insights relevantes com mais facilidade.

21. Google Analytics Social

Esta ferramenta gratuita é obrigatória para todo social media, pois permite entender o perfil e comportamento dos visitantes do site que vêm das redes sociais, desde a origem do tráfego até o momento de conversão.

O Google Analytics é o praticamente o oráculo dos deuses do digital. Por meio de um código de acompanhamento que é inserido dentro do site e de parâmetros UTM colocados nas URLs, a ferramenta permite acompanhar as atividades dos usuários dentro das suas páginas.

22. Amplitude

É uma plataforma de análise comportamental para rastrear visitantes e entender as interações dos usuários com produtos digitais. Com a ferramenta você consegue ter uma visão geral do sistema para melhorar a experiência do usuário no site.

Sendo possível ver e entender o comportamento do cliente de uma nova maneira, prever quais ações levam a resultados de negócios e adaptar cada experiência para maximizar o impacto.

O plano iniciante é gratuito e inclui análise central, retenção de dados ilimitada, assentos de usuário ilimitados e rastreamento de até 10 milhões de ações por mês.

23. Woopra

A Woopra é uma plataforma de análise da jornada do cliente em tempo real. Ela fornece dados de comportamento dos clientes à medida que interagem com sites e softwares.

Pela ferramenta você consegue rastrear e unificar os dados de produtos, marketing, vendas e suporte, analisar além da jornada do cliente, as tendências de segmentação e realizar ações em tempo real com base no comportamento do usuário.

A plataforma possui um plano básico gratuito e mais três opções de planos avançados que são cobrados à parte.

24. Heap

A Heap é outra ferramenta de análise de dados comportamentais de usuários de sites, softwares e aplicativos. O diferencial é que ela que mostra tudo o que os usuários fazem no site, inclusive os dados desconhecidos que permanecem invisíveis com outras ferramentas.

A Heap coleta todos os dados de seus clientes – automaticamente. O que eles clicam. Onde eles vão. O que eles fazem, mesmo quando você não está olhando. Tudo sem a necessidade de engenheiros. Ela também oferece um plano básico gratuito para até 10.000 sessões por mês.

25. Mixpanel

A Mixpanel é uma ferramenta de análise de dados para conhecer melhor os seus usuários e como eles usam os seus produtos. Com a ferramenta você consegue medir dados que realmente importam, analisar as tendências de uso e tomar decisões baseadas em dados.

A plataforma possui plano gratuito e pago. Para monitorar até 100.000 usuários/mês, por exemplo, a plataforma é gratuita.

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Ferramentas de teste A/B para otimizar a conversão

Para otimizar a conversão dos seus anúncios no Google e nas redes sociais é importante realizar teste A/B e descobrir a versão que tem melhor performance. Afinal, no marketing digital não tem uma receita de bolo.

Existem inúmeras ferramentas que testam variáveis de anúncios e páginas (incluindo landing pages e formulários) para garantir a melhor conversão. Confira algumas delas!

26. Google Optimize

O Google Optimize é uma ferramenta que realiza testes A/B em integração com Google Analytics e Google Ads, e faz parte do conjunto de ferramentas do Google Marketing Platform.

Esta ferramenta é essencial para potencializar as conversões do site porque pode testar qualquer elemento de código HTML em uma página, incluindo blog posts, call to actions, landing pages, imagens e formulários. E, ainda por cima, é gratuita para pequenas empresas.

27. Optimizely

É uma das principais ferramentas de testes. Oferece testes A/B, multivariáveis e outros recursos para sites, mobile app, TV apps e IoT. Tem plano gratuito com recursos limitados.

Com a Optimizely é possível gerenciar e fazer os testes necessários em diversos elementos das suas páginas, tudo ao mesmo tempo.

Fora que a ferramenta conta com grandes clientes em sua base, como IBM, HP e American Express, e permite a personalização completa dos seus experimentos.

28. Convertize

A Convertize é uma ferramenta focada em testes A/B com recursos simples de edição drag-and-drop e segmentação de público. Custa a partir de U$ 49 por mês com free trial.

Com ela você experimenta novos conteúdos e plug-ins inteligentes para transformar mais visitantes em clientes, ajusta os elementos para reduzir a taxa de rejeição nas páginas com problemas ou evitar o abandono do carrinho, gera mais receita de cada visitante, tornando lucrativos o Google e os Anúncios nas Redes Sociais.

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Ferramentas de benchmarking para redes sociais

Para dar aquela espiadinha nos concorrentes e descobrir informações relevantes como visualizações, engajamento, alcance, frequência de postagens etc. Você precisa usar ferramentas de benchmarking para redes sociais.

Confira a seleção que fizemos das três ferramentas mais usadas no mercado para você comparar os seus dados com os dos concorrentes.

29. Quintly

Quintly é uma ferramenta de análise de dados de redes sociais que permite acompanhar seus resultados e monitorar benchmarks.  Com ela você consegue comparar seus canais com os da sua concorrência, analisar todas as suas redes sociais em um só local, exportar relatórios nos mais diferentes formatos e muito mais.

A plataorma oferece teste grátis para seus pacotes mais avançados, e possui uma versão completamente gratuita, que aceita até 3 perfis para análise. Os planos pagos custam a partir de U$ 300/mês.

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30. RivalIQ

Esta é uma ferramenta de social media analytics, com recursos de monitoramento de menções e relatórios customizáveis para análise competitiva. A plataforma oferece uma versão gratuita limitada e planos a partir de U$ 199/mês.

Com ela você consegue saber exatamente quais posts tem a melhor performance e compará-los com os dos concorrentes, também é possível personalizar, agendar e exportar relatórios que fornecem indicadores-chave para impulsionar o engajamento nas redes sociais.

31. Socialbakers

A Socialbakers é uma das ferramentas de social media mais conhecidas globalmente. Ela permite fazer a gestão completa das redes sociais, mas é especialmente útil para analisar concorrentes e benchmarks do mercado.

Ela oferece recursos para fazer comparações com o trabalho feito nos canais da sua marca e analisar métricas mais avançadas dos canais sociais. Também é possível analisar a eficiência dos anúncios feitos nas redes e saber quais posts dos concorrentes estão sendo promovidos.

E possui planos a partir de U$ 200/mês.

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Ferramentas para encontrar influenciadores digitais

As ferramentas para encontrar influenciadores digitais oferecem mais agilidade e praticidade para a sua estratégia de marketing, independentemente do nicho de mercado que sua marca atua.

Veja abaixo as melhores para potencializar seus resultados nas mídias digitais, trazendo audiência qualificada para o seu público com o marketing de influência.

32. Airfluencers

A Airfluencers é uma plataforma completa para pesquisa de influenciadores, com perfil, métricas e retorno de campanhas de cada usuário.  Com ela você analisa o impacto da sua campanha e o desempenho do profissional que contratou.

A ferramenta ainda oferece um serviço completo de baixo custo para desenvolver campanhas com curadoria de conteúdo, planejamento e execução das ações. Assinatura mensal a partir de R$ 549.

33. NoxInfluencer

A plataforma NoxInfluencer permite pesquisar perfis de influenciadores no YouTube, TikTok e Instagram e conhecer suas métricas de engajamento, retorno financeiro e outras.

Com ela você consegue ver as classificações do YouTube, analise a qualidade do canal, verificar a taxa de interação do vídeo e o valor estimado do vídeo e descobrir as tags de vídeo usadas para SEO do YouTube. A ferramenta é 100% gratuita e disponibiliza dados avançados na assinatura mensal.

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34. Cely

Anteriormente chamada de Celebryts, é uma startup que oferece uma plataforma de mídia programática paga para distribuir a publicidade entre os creators de forma mais inteligente.

A ferramenta já possui cerca de 40.000 influenciadores na sua base e grandes marcas já usam o sistema, como Microsoft, Mercado Livre e Nestlé. Além disso, é possível negociar todas as questões do contrato na própria plataforma.

35. Influency.me

Esta é uma ferramenta paga e completa de marketing de influência, que permite encontrar influenciadores, gerenciar campanhas e monitorar resultados.

Com ela você tem acesso a um banco de dados completo com aproximadamente 80 mil personalidades da internet, e ainda consegue realizar buscas de influencers por várias características, filtrando de acordo com gênero, reputação nas redes sociais, faixa etária etc.

Bom, agora você já tem várias dicas de ferramentas de social media para ter mais resultados nas suas estratégias e alcançar seus objetivos de marketing.

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