Lojas de roupas Instagram: alavanque suas vendas no canal

Lojas de roupas Instagram: imagem de um closet cheio de roupas

As lojas de roupas no Instagram tem dado lucro pra muita gente. Segundo dados do E-commerce Brasil, 70% das vendas em redes sociais já são realizadas por essa rede social.

Além disso, segundo o Sebrae, o Insta gera 15 vezes mais interações entre usuários que as outras mídias sociais — ou seja, eles conversam mais entre si. E, isso vale tanto para quem tem perfil pessoal quanto para quem tem empresa.

Por ser fácil de usar — comparado a outras mídias com muitas opções e informações — escolher produtos e comprar pelo Instagram é muito prático, tanto que acabou se tronando um comportamento natural para os usuários.

Veja, neste artigo, como aproveitar a onda do momento e aumentar a performance da sua loja nessa rede social. Continue com a gente!

Como deve ser um perfil para vender no Instagram?

O primeiro passo é preparar o seu cantinho nessa plataforma.

Você já deve saber que o Instagram tem opções de perfis comerciais. Então, antes de mais nada, transforme o seu em um deles.

Isso vai trazer vantagens para você, como a possibilidade de medir interações, engajamento e outros números que ajudam a aumentar as suas vendas.

Com um perfil comercial, você também pode promover as suas publicações na rede para ampliar o alcance dos seus posts.

E, já que falamos sobre a importância de ter um perfil comercial no Instagram, confira algumas dicas de como otimizar o seu!

Recheado de informações

Você precisa saber que divulgar informações sobre o seu negócio passa segurança para as pessoas. Então, o quanto  mais você falar delas, melhor.

Coloque-se no lugar dos consumidores: você teria coragem de fazer negócios com uma loja que não explica nos mínimos detalhes o que é, o que vende e para que serve?

Uma das maneiras de conquistar essa confiança do consumidor é preenchendo a sua bio de maneira estratégica.

A dica aqui é inserir seu nome de usuário, site, emojis, hashtags do seu nicho de atuação, CTAs para que os usuários acessem o link da bio. 😉

Organizado para destacar os produtos

Tem gente que usa apps para organizar o feed. Essa organização deixa tudo mais bonito e prático!

Quem pretende vender pelo Instagram sabe que ele é o catálogo online mais eficiente dos seus produtos.

Então, use a imaginação e tente facilitar a vida do seu consumidor: divida o feed em categorias que façam sentido, de modo que, ao acessar pela primeira vez, os seus seguidores e potenciais seguidores já saibam onde encontrar o que precisam.

Repleto de imagens de boa qualidade

Se você não souber tirar boas fotos, não vai ter estratégia de marketing que salve seu perfil no Insta.

Preocupe-se com os cenários, enquadramentos, melhores ângulos e tire um tempinho para aprender técnicas básicas de fotografia.

Uma boa foto de produto é o primeiro passo para uma venda no Instagram!💰

Se quiser saber mais, leia nosso post específico com 5 dicas para produzir as melhores fotos para o Instagram.

Atualizado constantemente

Quanto mais você posta, mais você aparece no feed dos seus consumidores. Eles podem até não comprar nada naquele momento, mas vão se manter em contato com a sua marca.

Então, tudo que possa ser do interesse deles deve ser postado:

  • fotos de pessoas satisfeitas com aquilo que você vende;
  • eventos nos quais você está envolvido;
  • aquela tradicional imagem de um produto esgotado com um x vermelho em cima e muito mais!

Feito para incentivar o engajamento

Use links e os chamados Calls to Action ou chamadas para ação – recursos para as pessoas interagirem, como mensagens que convidam a clicar no botão – para orientar seu público a realizar uma determinada ação.

É possível incluir esse tipo de recurso no seu perfil com o Instagram para empresas, e você deve ser inteligente ao aproveitá-lo.

E para promover o relacionamento

As pessoas que apresentam dúvidas e as direcionam a você pelo Direct (as mensagens pessoais do Insta) são aquelas que mais apresentam intenções de realizar a compra.

Demorar a responder essas mensagens, por outro lado, pode ser desastroso e você pode perder negócios.

Portanto, mantenha taxas de tempo de resposta baixas conecte-se frequentemente ao app e converse com esses usuários mesmo que as perguntas deles não sejam direcionadas às vendas.

O Instagram avalia esse tempo que você leva para responder e usa isso para determinar se você vale a pena ou não para os seguidores.

Quanto mais rápidas as respostas, maiores as chances de novas pessoas verem seus produtos!

Como promover lojas de roupas Instagram

Tudo bem, se você leu até aqui, provavelmente,  já mudou seu perfil para empresa, atualizou as informações e começou a tirar fotos melhores.

O próximo passo é tomar atitudes para aumentar as vendas e conseguir aumentar o seu alcance maior sem gastar tanto com anúncios na plataforma. Veja as principais dicas para isso!

 

Imagem de um banner publicitário com a frase: como vender moda on-line

Use hashtags

As hashtags são aquelas palavras ou expressões que veem com um símbolo de jogo da velha antes: #LojaDeRoupas, #ModaFeminina e #DicasDeModa são alguns exemplos.

O Instagram usa esse recurso como rótulos para direcionar os conteúdos certos para as pessoas certas. Então, nem pense em tentar burlar esse sistema.

Usar hashtags que não têm a ver com o seu negócio nas suas publicações é um tiro do pé: elas atraem curiosos sem a menor intenção de compra.

Poste vídeos e fotos reais dos produtos

As pessoas usam as fotos que você posta no Instagram como referências do real estado dos produtos que você vende. Então, nem pense em usar imagens retiradas do Google, ok?

Por melhores que elas sejam, sempre dá para notar que se trata de fotos de divulgação. Tire boas fotografias dos seus produtos e inspire confiança no público.

Inclusive, se você vende itens usados, como é o caso dos brechós, por exemplo, deixe claro nas imagens se houver marcas de uso nas roupas.

Faça postagens dos bastidores

Pela forma como a Internet evoluiu, ninguém tem paciência de ver apenas fotos de produtos. Por natureza, as pessoas se sentem atraídas por acontecimentos corriqueiros do seu negócio.

Parece insignificante, mas elas se divertem vendo imagens de compradores usando as roupas que você vende, ou mesmo tendo contato com acontecimentos corriqueiros do seu trabalho.

A dica aqui é usar os Stories para compartilhar informações da marca. Por lá, você pode mostrar acontecimentos do dia a dia e usar recursos que incentivam a interação, como o sticker de perguntas que permite coletar dados qualitativos.

Use o InstaShop

O InstaShop é um recurso oferecido por essa rede social para permitir ligar o seu perfil no Instagram a um site ou e-commerce, caso você tenha.

Nesse modelo, as fotos já aparecem com o preço nos posts. Também é possível incluir um link na descrição apontando para a página do produto no seu site.

Com o Instagram Shopping você consegue vender nos Stories e, inclusive, ter seus produtos localizados na aba “Explorar”.

loja no instagram

Se você ainda não montou a sua loja de roupas no Instagram, é certo que está perdendo vendas. Esperamos que, com essas dicas, você consiga reparar esse erro a tempo e decolar sua loja de vez!

Que tal agora assistir a um vídeo que ensina como fazer o planejamento de conteúdo para a sua loja do Instagram? Em poucos minutos, você vai tirar a poeira do seu perfil e bombar na rede social com estratégias certeiras!

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