Pesquisar

Rede de pesquisa do Google AdWords: o que é e como anunciar?

Rede de pesquisa do Google AdWords: o que é e como anunciar?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Links patrocinados são uma das formas mais antigas de publicidade na internet. Desde os primórdios dos buscadores — quem aí lembra do Cadê? —a busca por palavra-chave é uma das principais da web, e a rede de pesquisa do Google AdWords é uma das formas de ficar nas primeiras posições de forma não-orgânica. 

O Google Ads oferece o formato de rede de pesquisa entre as suas opções de publicidade. Você pode criar anúncios de texto e listagens de produtos que aparecem nos resultados das buscas de acordo com as palavras-chave.  

O grande diferencial é que eles aparecem no momento certo: exatamente quando os usuários estão buscando uma solução que você oferece. Uma transformação para sua estratégia de marketing digital 

O que é rede de pesquisa do Google AdWords? 

Rede de pesquisa é o conjunto de sites e aplicativos que utilizam o sistema de buscas do Google, inclusive o próprio buscador, e que se habilitam a exibir anúncios criados no Google Ads — antigamente conhecido como Google Adwords. 

Esses sites podem veicular as campanhas de links patrocinados — apenas com anúncios de texto e listagens de produtos — que os anunciantes criam na plataforma. Dessa maneira, as marcas ganham poder de alcance para além do buscador. 

Qual a diferença entre rede de pesquisa e rede de display? 

Entre os principais tipos de campanha do Google Ads, estão as campanhas da rede de pesquisa e da rede de display. 

Enquanto a rede de pesquisa veicula principalmente anúncios de texto, quando os usuários estão buscando por palavras-chave, a rede de display apresenta anúncios gráficos e de vídeo aos usuários que estão navegando pela internet, sem uma busca ativa. 

Por isso, a segmentação da rede de display não é baseada apenas em palavras-chave, mas principalmente em hábitos e interesses dos usuários. 

Onde os anúncios de pesquisa podem ser exibidos? 

Os anúncios da rede de pesquisa podem aparecer em: 

  • resultados das buscas do Google, acima e abaixo dos links orgânicos; 
  • outros serviços do Google, como MapsPlay, Shopping e Imagens; 
  • sites parceiros da rede de pesquisa. 
Rede de Pesquisa do Google Adwords 1: As pesquisas pagas realizadas pela rede de pesquisa aparecem acima dos resultados orgânicos na página dos buscadores, a imagem mostra duas pesquisas pagas uma no formato shopping, que mostra diversos produtos em diferentes lojas online.

Como fazer um anúncio de rede de pesquisa em 7 passos? 

Agora, que tal nos acompanhar no passo a passo para criar um anúncio da rede de pesquisa? Vamos tirar todas as suas dúvidas nesse processo. Acompanhe: 

1. Escolha as palavras-chave corretamente 

A escolha das palavras-chave é o grande segredo das campanhas na rede de pesquisa. São elas que determinam em quais buscas o seu anúncio vai aparecer — e, por isso, devem ser escolhidas para que eles apareçam aos usuários que têm potencial interesse nas suas ofertas. 

O Planejador de Palavras-chave, ferramenta que está disponível na plataforma do Google Ads, ajuda a identificar os termos de maior volume de busca e menor concorrência, que podem trazer mais resultados para a campanha. 

2. Insira palavras-chave relacionadas ao produto 

No Planejador de Palavras-chave, insira na barra de busca as palavras-chave relacionadas ao seu produto. Pense em termos que façam o seu anúncio aparecer para usuários que têm potencial interesse nas suas ofertas. 

Mas não adianta escolher palavras-chave que não tenham a ver com o que o seu anúncio oferece, ok? Isso pode prejudicar o desempenho da campanha. 

Por isso, pense como a sua persona busca pelos seus produtos na internet, considere o seu nicho e o modelo da sua empresa. 

3. Entenda as informações apresentadas

Depois de incluir termos relacionados aos seus produtos, a ferramenta vai sugerir novas ideias de palavras-chave e fornecer informações sobre elas. 

Entre essas informações, estão a média de pesquisas mensaisa concorrência e os lances por clique mínimos e máximos.  

De maneira geral, palavras com grande volume de busca — que geram bastante tráfego e conversões — tendem a ter mais concorrência e custos mais altos.

Rede de Pesquisa do Google Adwords: A plataforma mostra diversas palavras-chaves e suas métricas de rendimento para facilitar a elaboração de uma campanha.
4. Faça a análise dos tipos de correspondência

Ao selecionar as palavras-chave para adicionar ao plano, perceba que você deve escolher o tipo de correspondência. 

Rede de Pesquisa do Google Adwords: A plataforma oferece diferentes opções para você decretar as palavras-chaves que vão compor o seu anúncio de rede de pesquisa. São três opções que estão marcadas na imagem por um quadrado retangular e explicadas no conteúdo.

As opções são as seguintes: 

  • Correspondência ampla: inclui buscas com erros de ortografia, sinônimos, buscas relacionadas e outras variações. É o padrão atribuído às palavras-chave; 
  • Correspondência de fraseinclui buscas com palavras-chave adicionais, antes ou depois dos termos selecionados; 
  • Correspondência exata: inclui apenas buscas que usarem exatamente a palavra-chave selecionada ou variações aproximadas que tenham o mesmo significado. 

Então, selecione quais tipos de palavras-chave devem direcionar seus anúncios. Mas cuide para não restringir demais e acabar limitando o tráfego, afinal isso pode impactar o ROI da campanha. 

Além disso, use os lances inteligentes na campanha, para que o Google sempre priorize os termos de melhor desempenho, independentemente do tipo de correspondência que você escolher. 

5. Crie uma campanha na rede de pesquisa

Tudo certo com as palavras-chave? É o que você gostaria de levar para a sua campanha? 

Salve os termos selecionados no plano que você está montando no Planejador. Em seguida, vá até a Visão Geral do Plano e clique em Criar Campanha. 

Rede de Pesquisa do Google Adwords: a plataforma tem em seu canto superior direito uma opção de botão com a chamada "Criar campanha".

O Google Ads vai pedir que você dê um nome à campanha e defina o orçamento diário médio, ou seja, quanto você quer gastar por dia de campanha. 

Rede de Pesquisa do Google Adwords: o quinto passo referente a criação de uma campanha na rede de pesquisa é a seleção do nome da campanha e o orçamento diário médio que você está disposto a gastar. Essas opções aparecem assim que você clica no botão "Criar campanha"

6. Crie os textos para os seus anúncios

Pronto, a campanha da rede de pesquisa já está criada! Mas não está pronta… Você ainda deve criar os anúncios. 

Rede de Pesquisa do Google Adwords: agora que está selecionados o nome e o orçamento diário que se pretende gastar, chegou o momento de fazer os anúncios que vão compor a campanha. A opção aparece na tela no canto inferior direito e, na imagem, está destacado por um retângulo amarelo.

Neste momento, é importante priorizar o copywriting, que deve ser enxuto e persuasivo e conter as palavras-chaveAlém disso, você só deve prometer no anúncio o que a página de destino entrega, ok? 

Os campos de anúncio que você deve preencher são estes: 

  • URL de destino (cujo conteúdo deve corresponder ao texto do anúncio); 
  • Títulos 1, 2 e 3 (cada um com limite de 30 caracteres, podem ser exibidos de formas diferentes em dispositivos diferentes, sendo que o título 3 pode não ser exibido); 
  • Caminho de exibição (URL que aparece para o usuário, cada caminho tem no máximo 15 caracteres); 
  • Descrições 1 e 2 (cada uma tem até 90 caracteres, sendo a descrição 2 pode não ser exibida). 
Rede de Pesquisa do Google Adwords: a plataforma vai dando uma prévia de como o seu anúncio vai ficando conforme você vai escrevendo o copy da sua campanha.

7.Configure e salve a sua campanha 

Pronto: depois de criar os anúncios, você já tem uma campanha para veicular! Mas ainda falta definir alguns pontos da Campanha que deixamos para trás. 

Vá agora nas Configurações da campanha para escolher a meta, os locais de veiculação, os idiomas, a estratégia de lances (CPC manual ou otimizado), cronograma e o orçamento diário. Depois disso, é só aguardar a aprovação do Google. 

Rede de Pesquisa do Google Adwords: com tudo selecionado, a tela que vai aparecer é a de configurações, mostrando que a sua campanha está ativa ou desativada. Uma bola verde marcará que está ativada.

Quais as métricas a serem acompanhadas na rede de pesquisa? 

Depois de colocar a campanha da rede de pesquisa no ar, não deixe de dar atenção a ela! O que garante mais e mais resultados no Google Ads é o monitoramento constante das métricas e os ajustes a partir delas. 

Os relatórios do Google Ads trazem várias informações que podem até deixar o anunciante perdido. Mas procure dar uma atenção especial a estas métricas: 

  • CTR (taxa de cliques): indica se o anúncio é relevante para aquela palavra-chave; 
  • CPC Médio (média do custo por clique): indica o custo-benefício dos cliques dos usuários; 
  • Índice de Qualidade (nota de 1 a 10 para o anúncio): indica se o anúncio está coerente com a palavra-chave e a página de destino; 
  • CPA (custo por ação): indica o custo-benefício das ações dos usuários (ligação, lead, venda etc.); 
  • Taxa de conversão (número de conversões dividido pelo número de cliques): indica se você está tendo resultados efetivos. 

Agora que você já sabe criar uma campanha para a rede de pesquisa do Google Adwordsconheça também uma ferramenta super útil do Google para empresas locais: o Google Meu Negócio. Aproveita que o post está cheio de dicas! 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis