Pesquisar

Panorama Profissionais de Mídias Sociais 2024: o perfil do social media no Brasil

, ,
Panorama Profissionais de Mídias Sociais 2024: o perfil do social media no Brasil
Avatar de Lucas Amaral

Por

Publicado em

Social media. Uma profissão que ganha cada vez mais força no mercado de marketing digital brasileiro. Mas, afinal, como vivem esses profissionais? Quais são suas atribuições? Quanto ganham? Qual é o seu habitat? O que comem? Hoje, no Globo Rep…. ops, intro errada. Malz aê.

Embora a gente saiba que todo social media que se preze tenha sempre um cafézinho ao alcance, não dá para tirar conclusões com base em achismo, não é mesmo?

É por essa razão que a mLabs, em parceria com a iClips, Plugcitários e Agência Koko, entrevistou quase 6 mil profissionais de social media (entre freelancers, eugências e contratados) no Brasil para criar a pesquisa Panorama Profissionais de Mídias Sociais 2024

Nela, você saberá tudo que é necessário sobre uma das profissões do momento. Aqui no blog, você terá um gostinho com alguns dos principais insights oriundos do estudo. E então, preparado? Então coloque a sua playlist de músicas favoritas e bora lá!

Conhecendo a Gabi (Lady Likes)

Essa na imagem abaixo é a Gabi, também conhecida como Lady Likes, uma persona criada com base nos insights da pesquisa para representar o social media brasileiro. A foto foi criada por meio da ferramenta DALL-E e o nome o apelido foram sugeridos pelo ChatGPT.

panorama-profissional-midias-sociais-1
Gabi: o rosto do social media brasileiro de acordo com a pesquisa

Se sentiu representada? Bem, é de se esperar. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. 

Agora é que são elas

Ilustração da Gabi, o rosto do social media brasileiro, no LinkedIn.

Assim como Daenerys Targaryen domina o jogo dos tronos (pelo menos até aquele final questionável), na pesquisa Panorama Profissionais de Mídias Sociais 2024 temos as mulheres no comando. 68% dos respondentes são do gênero feminino, enquanto 30% são do gênero masculino e 0,7% de não-binários.

Além disso, 57% dos respondentes se encontram na região Sudeste e 36% têm entre 36 e 50 anos.

Outro detalhe interessante é que 40% dos respondentes são freelancers, representando uma queda de 12% em relação a 2023. Ou seja, embora as eugências ainda representem uma boa parcela do mercado, há indícios de um êxodo para modelos formais de atuação. Outros 27% trabalham em empresas, 17% são donos de agência e 16% são funcionários de agência.

É importante frisar, também, que 46% possuem graduação ou técnico em Comunicação, Publicidade, Marketing ou áreas correlatas. Mais da metade dos entrevistados possuem mais de 3 anos de atuação, o que revela um desenvolvimento do mercado em geral.

Fontes de atualização

Para 29% dos entrevistados, os sites e blogs são a principal fonte de atualização. Os conteúdos e cursos de creators aparecem logo na sequência, com 28%, e os cursos de formação completam o pódio com 27%.

Rafael Kiso foi o principal criador de conteúdo citado, ao passo em que o blog da mLabs foi citado como principal blog para consulta e atualização. O RD Summit foi o evento mais lembrado pelos respondentes.

Presença das redes sociais

panorama-profissional-midias-sociais-3

Entre os entrevistados, a principal rede social utilizada é o Instagram (99%), seguida pelo Facebook (73%) e LinkedIn (49%).

Serviços prestados

Os três principais serviços ofertados em gestão de mídias sociais são:

  • Planejamento estratégico de conteúdo (79%);
  • Criação de copy para posts, legendas, capas e avatares (70%);
  • e criação de arte para posts, capas e avatares (63%).

Entre os menos citados, estão monitoramento de menções e análise de sentimento (20%), análise de concorrência e benchmarks (33%) e gestão de mensagens diretas (34%).

Dores e desafios

Para os freelancers, o principal desafio enfrentado é a conquista de clientes (62%). Já para social medias que atuam em empresas ou agências, o grande obstáculo é a manutenção da produção de qualidade que gera resultados (80%).

Ferramentas de trabalho

Em relação às ferramentas, 88% dos respondentes utilizam-nas para criação visual, 69% para gestão de redes sociais e 65% para gestão de tarefas. 

A mLabs foi a principal plataforma de gestão de mídias sociais citada (53%) e a mLabs DashGoo liderou na criação de relatórios e dashboards (45%).

Na criação, o Canva é utilizado por 53% dos social medias. Já a iClips é a ferramenta mais utilizada para gestão integrada de agências (59%). O Trello é a preferida dos respondentes para gestão de tarefas (53%) e o Buzzmonitor é a referência em social listening (48%).

Surpreendendo um total de zero pessoas, o ChatGPT ficou em primeiro quando a pergunta é relacionada ao uso da inteligência artificial generativa (84%).

Indicadores de performance e canais

Falando em métricas, o crescimento de seguidores é o principal indicador de sucesso na ótica de clientes ou liderança (19%). Já para os profissionais, o principal KPI é o engajamento (26%).

Precificação e salários

A principal forma de captação de clientes é a indicação para 51% dos entrevistados. Além disso, 63% dos freelancers dizem faturar menos de R$ 3000,00 por mês e 32% dos assalariados ganham de um a dois salários mínimos.

E então, curtiu os insights da pesquisa Panorama Profissionais de Mídias Sociais 2024? Então saiba que essa é só uma pequena fatia do bolo. Para ter acesso a outras informações e insights dos melhores profissionais da área, baixe o estudo completo!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis