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Como usar Keyword Planner do Google Ads para encontrar palavras-chaves?

Como usar Keyword Planner do Google Ads para encontrar palavras-chaves?
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Sabe quando a gente cai de paraquedas em uma conversa e não tem a menor noção do que está acontecendo? A sensação é de estar totalmente perdido, né? 

Quando a sua estratégia de marketing digital não está pautada nas palavras-chaves certas, é assim que o seu público pode se sentirÉ para isso que o Keyword Planner — ferramenta do Google Ads — serve, deixando suas estratégias mais efetivas. 

Keyword Planner é uma ferramenta que permite estudos e análises de palavras-chaves, a fim de potencializar todo o conteúdo que envolve a sua marca. 

Qual a importância das palavras-chaves? 

A palavra-chave é o principal instrumento para os mecanismos de busca. É ela que atrai o usuário para as páginas e conteúdo que vão responder suas necessidades e dores. 

É com as palavras-chaves que você cria uma estratégia de otimização para mecanismos de busca (SEO), melhorando a posição de uma página no resultado de buscas e, consequentemente, alcançando mais pessoas e recebendo mais cliques. 

Em um universo de 3,5 bilhões de pesquisas realizadas diariamente no Google, segundo a Internet Live Stats, contar com o SEO é fundamental para não ficar perdido em meio a tantas conversas. 

Mas não é só o SEO que é favorecido por essas palavras. Também a estratégia de mídia paga no Google Ads — conhecido antigamente como Google Adwords — por meio de anúncios na rede de displayrede de pesquisa, shopping, vídeo, app, local smart e discovery ganha mais força.

O que é Google Keyword Planner? 

Keyword Planner — planejador de palavras-chave — é uma ferramenta gratuita disponibilizada dentro do Google Ads (antigo Google Adwords). Ele ajuda na elaboração de campanhas, apresentando sugestões de palavras-chaves que podem ser incorporadas nos seus anúncios. 

Com o Keyword Planner, você consegue fazer análises que permite prever o comportamento de uma lista de palavras-chaves, escolher os melhores lances sugeridos para definir o seu orçamento e criar uma estratégia mais alinhada com o seu público. 

Se você está começando uma estratégia de blog, por exemploKeyword pode ajudar a saber quais conteúdos fazem mais sentido para o seu público. Fica mais fácil ter decisões mais efetivas para elaborar o seu plano de marketing de conteúdo e potencializar os seus resultados. 

Como acessar Keyword Planner? 

Keyword Planner potencializa sua estratégia de comunicação, pautando seu blog, suas redes sociais e mídias pagas.  

Para aprender na prática, confira o passo a passo de como usar essa ferramenta e alcançar os objetivos do seu plano de marketing digital. 

Faça o cadastro no Google Ads 

O acesso ao Keyword Planner está associado ao e-mail do Google. Se você tem uma conta no Gmail — já cadastrada no Google Ads —, basta entrar no site do Google Ads para ter acesso ao Planejador de palavras-chaves. 

Caso você ainda não tenha a sua conta no Google Adspreparamos um passo a passo para criar uma! 

Ao entrar, você será direcionado para uma página na qual deve escolher uma conta do Google Ads para utilizar o recurso: 

Keyword Planner 1: login para o Google Ads com opções de escolher uma conta já feita, criar uma nova conta do Google Ads ou alterar a conta do Google.

Para fazer um novo projeto, você precisará informar seus dados pessoais e associar a conta a um e-mail. Além disso, é necessário incluir o fuso horário e a unidade monetária (Real, dólar etc.) da campanha ou da containformações que não podem ser editadas posteriormente! 

Quando você acessa a sua conta no Google Ads, o Keyword Planner deve aparecer como opção de uso. Caso isso não aconteça, pode ser que sua conta não seja qualificada e basta você fazer o rascunho de uma campanha para habilitá-lo. 

Faça o setup da campanha no Google Ads 

Para começar a criar o seu rascunho de campanha e ter acesso ao Keyword Planner, o primeiro passo é conseguir definir o seu destino, afinal, fica difícil entender os passos que precisam ser dados, não é mesmo?  

Por isso, após fazer o seu cadastro no Google Ads, a plataforma vai pedir para você determinar qual é o objetivo da campanha que você está criando. Ela pode ser: 

  • vendas: gerar vendas online, no aplicativo, por telefone ou na loja; 
  • leads: incentivar clientes a realizar ações para gerar leads e outras conversões; 
  • tráfego do site: fazer com que as pessoas acessem o seu site; 
  • consideração de produto e marca: incentivar as pessoas a explorar seus produtos ou serviços; 
  • alcance e reconhecimento da marca: alcançar um público-alvo amplo e promover reconhecimento; 
  • promoção de app: gerar mais instalações e interações para o seu aplicativo;
  • visitas a lojas locais e promoções: impulsionar visitas a lojas locais, incluindo restaurantes e concessionárias. 
Keyword Planner: opções de destinos de anúncios disponibilizados pelo Google Ads.

Pense no objetivo que estiver mais alinhado com o perfil do seu negócio. Dessa forma, o Google poderá ajudar a fazer uma abordagem mais efetiva com os seus clientes. 

Ah, você também pode criar uma campanha sem metas. Nela, você poderá criar qualquer tipo de campanha disponível sem contar com recomendações de metas dadas pela ferramenta. 

Configure as informações da campanha 

Após escolher os objetivos da sua campanha, você deverá determinar os locais, o idioma e o público-alvo para que ela será direcionada. Esse público pode ser construído a partir de interesse, hábitos, o que eles pesquisam ativamente, como eles interagem com a empresa etc. 

Esses dados são importantes para fazer a opção do tipo de campanha que será realizada: de segmentação ou de observação. 

Agora, você poderá selecionar o orçamento e o lance da campanha. 

Keyword Planner 3: opção de escolher os lances e o orçamento que poderá ser dado no Google Ads para cada uma das palavras.

O orçamento será um fator definitivo para controlar o gasto diário da sua campanha. Já os lances podem estar associados a quatro métricas: conversões, valor da conversão, cliques e parcela de impressões. 

Na campanha você também pode adicionar algumas extensões, que facilitam o acesso dos usuários e podem aumentar a sua taxa de conversão. As principais extensões selecionáveis são: sitelinks, frase de destaque e de chamada. 

Depois que definidas as configurações, você salva e continua. 

Acesse o Keyword Planner 

Feitas as etapas acimas, a sua conta estará automaticamente habilitada para utilizar o Keyword Planner. 

Vá até o canto direito superior da tela e clique no botão “Ferramentas e configurações”. Um novo meu de opções ficará disponível a primeira coluna é de “Planejamento”, tendo o “Planejador de palavras-chave” como a segunda opção selecionável.

Keyword Planner: imagem da parte interna do Google Ads, com destaque para a aba no canto superior direito de configurações e, em seguida, outro destaque para a opção de planejador de palavras-chave.

O Planejador é repleto de funções que ajudam a analisar quais as melhores opções de palavras-chaves para utilizar no seu grupo de anúncio.  

Cada campanha é direcionada para um grupo de termos específicos, tendo também seus próprios objetivos e métricas para acompanhar. 

Como usar o Keyword Planner? 

O planejador de palavras-chaves do Google Ads facilita a elaboração de estratégias mais efetivas, capazes de alcançar melhores resultados em termos de clique e conversões.  

Só que para isso acontecer, é fundamental   utilizar a ferramenta com profundidade, aproveitando todas as suas funções. Confira quais são elas! 

Procurar novos termos 

Se você tem dificuldades em encontrar palavras-chaves que podem ser trabalhadas pela sua empresa nas estratégias de conteúdo, o Keyword Planner pode ajudar. 

Ao clicar em “Planejador de palavras-chave”, uma nova página abre em seu computador, oferecendo duas opções: descobrir novas palavras-chave e ver volume de pesquisa e previsões. 

Keyword Planner: parte interna do Keyword Planner que mostra duas opções para serem selecionadas: criar novos termos e pesquisar volume de busca e previsões.

Em “descobrir novas palavras-chaves”, você poderá pesquisar novos termos a partir dos que você está utilizando na campanha. Essa pesquisa pode ser realizada a partir de uma frase, de um site — a dica é colocar o seu domínio ou blog — ou de uma categoria. 

Esses novos termos ajudam a diversificar os seus anúncios, apresentando o seu produto ou serviço de várias maneiras. Todas elas associadas às dores e ao que é buscado pelos usuários nas redes de pesquisa. 

Além disso, você está indicando para o Google a relação entre “palavra-chave procurada” e anúncio. Ou seja, quando um usuário procurar por determinado termo, ele será impactado pela sua publicidade. 

Encontrar tendências e volumes de pesquisas 

Na opção “ver volume de pesquisa e previsões”, você terá informações sobre CPC máximo, cliques, impressões, custo, CTR (Taxa de Cliques) e CPC médio (Custo por Clique) de cada palavra que você quiser pesquisar. 

Com essas informações você poderá analisar as palavras-chaves que tem maior volume de procura e quais estão crescendo ou reduzindo no interesse dos usuários. 

Dessa forma, você pode construir anúncios que estejam diretamente correspondendo a um interesse do momento do seu público, melhorando os resultados. E, além disso, traçar o seu planejamento de Google Ads com as métricas e previsões encontradas. 

Combinar lista de palavras-chaves para obter novas 

Outro benefício que a ferramenta oferece é carregar as palavras-chaves que você já trabalha no seu negócio. Para tanto, é só fazer o upload de um arquivo — em excel — que tenha todas as palavras com que você atua no guia de “descobrir novas palavras-chave”. 

A partir dessa informação, o Keyword Planner fará uma análise para apresentar novos termos que sejam compatíveis com a sua estratégia, podendo indicar novos caminhos para anúncios e conteúdo. 

Explore as funções do Keyword Planner 

Keyword Planner oferece uma série de filtros de pesquisa para você conseguir chegar até o grupo de palavras-chaves que mais podem te ajudar na produção de conteúdo. Mas pode ser que você queira armazenar esses termos para voltar a fazer uma análise mais apurada depois. 

Para isso existe o “Plano de Análise”, uma funcionalidade da ferramenta que permite que você guarde temporariamente todos os termos e grupos de palavras-chaves a fim de aprofundar o estudo em outro momento da sua rotina de trabalho. 

Esse recurso ajuda a poupar tempo, respeitando o seu cronograma de trabalho diário. Imagina conseguir fazer o levantamento de várias palavras, ter que interromper para uma reunião e perder tudo? Seriam horas e horas de estudo jogados fora… 

É importante dizer que essas informações ficam guardadas enquanto você estiver em sessão. Caso você queira manter os dados e fechar a sua tela, é possível fazer o download no formato CSV — próprio para o Google Ads — ou Excel. 

4 dicas para fazer uma análise de palavras-chave 

Agora que você conheceu o Keyword Planner e como ele pode ajudar na análise de palavras-chaves, juntamos algumas dicas que podem ajudar nesse estudo, a fim de conseguir ter os melhores resultados possíveis nas suas estratégias. 

1. Conheça a sua persona e as intenções de busca 

O primeiro passo é conhecer bem a sua persona, assim você consegue entender mais das necessidades e dores que a sua empresa pode atender e solucionar. Essas dores, inclusive, podem ser palavras-chaves poderosas para contar na sua estratégia. 

Outro ponto a ter atenção é com a intenção de busca. Quando uma pessoa procura por algo na Internet, ela está intencionada a encontrar uma resposta. E essa resposta pode ser a sua empresa. 

2Analise o volume de busca para cada termo 

Cada palavra-chave é acompanhada por um volume de busca, esse número representa a média de pessoas que procuram por esse termo na Internet. 

Ao conhecer o volume de busca, você poderá criar uma estratégia de SEO e Google Ads que considere o possível tráfego que cada palavra poderá trazer.  

3Pesquise as palavras-chave usada pelos concorrentes 

Você faz o monitoramento dos seus concorrentesNão? Pois saiba que eles podem ajudar muito na sua estratégia. 

As palavras-chaves que eles trabalham podem indicar caminhos e alternativas para fazer o seu negócio ser conhecido pelo público e gerar mais oportunidades de venda. 

4Lembre-se de usar o Google para conhecer novos termos 

Neste artigo, mostramos várias formas de usar o Keyword Planner para conhecer novas palavras-chaves, né? Mas há outra maneira de você conhecer palavras relacionadas ao seu negócio. 

Ao jogar uma palavra-chave no Google, aparece algumas alternativas na página que indicam termos que são procurados pelos usuários. 

As “perguntas relacionadas” e os temos listados no final da página precisam ter a sua atenção, pois eles podem ser incluídos na sua estratégia de conteúdo. 

Keyword Planner do Google Adwords é uma maneira de conseguir fazer a análise de palavras-chave gratuitamente na Internet. A sua estratégia é beneficiada como um todo, desde os conteúdos do blog, os copys das redes sociais e os anúncios do Google Ads. 

Agora que você aprendeu como o Keyword Planner atua para ajudar na sua estratégia de anúncios e conteúdo, aproveite a visita para conhecer dicas para ter alta performance na hora de anunciar no Google Ads. 

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