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Psicologia das cores no marketing: aprenda a aplicá-la nas suas estratégias!

Psicologia das cores no marketing: aprenda a aplicá-la nas suas estratégias!
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Você já parou para pensar na influência das cores no marketing e em nossas vidas em geral? 🤔

Parece maluquice, mas desde a antiguidade os povos egípcios e chineses já usavam as cores com o propósito de curar, favorecer determinados estados de consciência ou uma emoção particular.

Isso também era visto na arte. Para os egípcios, por exemplo, o vermelho era a representação da vida, da terra, da vitória, mas também da raiva e fúria dos deuses hostis como Seth ou Apófis.

Agora, deixando a cultura do antigo Egito de lado, a verdade é que cada cor é repleta de significados e isso pode ser analisado, explicado e, principalmente, aplicado nas estratégias de marketing digital para potencializar as ações da marca.

Quer saber como fazer isso? Continue com a leitura, pois vamos mostrar como escolher e testar as cores nas suas ações de marketing. 

O que é psicologia das cores e qual a sua origem?

A psicologia das cores (por vezes citada como psicodinâmica das cores) é um estudo que explica como as cores influenciam nos nossos sentimentos e emoções, afetando nossas percepções, ideias e desejos

Falar sobre “psicologia das cores” não é apenas uma tentativa de adicionar um toque de ciência a algo abstrato e subjetivo. Pelo contrário, trata-se de uma ciência com raízes profundas na história.

Os primeiros registros de estudos para entender a influência das cores é de 1672, quando o físico e matemático Isaac Newton utilizou um prisma para decompor a luz solar e descobriu que ela não era pura, mas composta por diversas cores. 

Essa descoberta abriu portas para estudos posteriores, mas foi o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe que trouxe uma visão mais emocional ao campo.

Em 1810, Goethe publicou A Teoria das Cores”, trabalho que vincula as cores às emoções, dando início ao que chamamos de psicologia moderna das cores. Ele não estava apenas interessado no aspecto físico da luz, mas no impacto que as cores tinham sobre nós.

É importante lembrar que o nome desta área de estudo é psicologia das cores, não matemática, justamente porque não há exatidão, ou seja, uma cor não significa apenas uma única emoção.

Para Eva Heller, socióloga alemã e uma das maiores estudiosas sobre psicologia das cores, nenhuma cor está puramente sozinha, uma vez que esteja em um contexto, cercada de outras cores, onde cada efeito pode interceder diversas outras cores.

Em seu livro “A Psicologia das Cores: Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão“, ela explica que a cor, dentro de uma linguagem que queira comunicar uma mensagem junto de uma composição, possui um valor denominado de símbolo, que é compreendido de maneira individual e específica por cada ser como resultado de sua própria vivência.

A cor vermelha, por exemplo, pode significar paixão, urgência e nobreza. Tudo depende do contexto onde ela é aplicada.

Ao entender esses estudos, é possível pensar em maneiras de aplicar as cores no marketing para provocar sensações, criar desejos e até gerar leads e vendas.

Qual é o significado das cores no marketing?

Antes de irmos a fundo no significado de cada cor, aqui vai um resumo simples e direto para você. De maneira ampla, o significado das principais cores são:

  • Azul: significa confiança e segurança; ideal para branding de sites e e-mails de instituições financeiras e empresas de tecnologia;
  • Verde: representa natureza e equilíbrio; ótimo para campanhas de anúncios pagos e páginas de destino para produtos ecológicos e saudáveis;
  • Vermelho: evoca energia e urgência; perfeito para botões de Call to action (CTA) e campanhas de promoções relâmpago;
  • Rosa: transmite delicadeza e afeto; eficaz em campanhas de e-mail marketing e anúncios para produtos de beleza e moda;
  • Amarelo: simboliza alegria e otimismo; excelente para banners publicitários e campanhas de remarketing;
  • Laranja: sugere criatividade e entusiasmo; ideal para chamadas de eventos e ofertas especiais;
  • Roxo: associa-se a luxo e sofisticação; perfeito para campanhas de marketing de influenciadores e landing pages de produtos premium;
  • Preto: representa elegância e formalidade; ótimo para sites de moda e tecnologia de alto padrão e anúncios de retargeting;
  • Branco: indica simplicidade e clareza; ideal para design minimalista em páginas de produto e branding de startups.

Agora que você tem essa visão geral, vamos aprofundar a influência das cores no marketing.

Azul

Uma pesquisa realizada pela Kissmetrics com 232 pessoas de 22 países diferentes aponta que a cor azul é a preferida das pessoas: 57% dos homens e 35% das mulheres disseram ser essa a sua cor predileta. E mais: apenas 1% dos homens e 0% das mulheres citaram o azul como a cor de que menos gostam.

Tal preferência pode se explicar psicologicamente, pois o azul remete à cor do céu, do mar, transmitindo paz e calma. Essas sensações boas geradas por esta cor podem explicar a predileção da maioria.

O azul é considerado uma cor fria, pois evoca o gelo e a neve. Esse frio também pode remeter à harmonia, leveza, espiritualidade.

Tons mais escuros de azul representam seriedade e confiança, sendo usados por empresas que desejam provocar esses sentimentos. Tons mais claros de azul passam a ideia de higiene e limpeza, e por isso são mais usados em materiais ligados com a área da saúde e bem-estar.

cores-no-marketing-1: Logotipos na cor azul: Samsung, Ford e Pfizer.

Verde

A cor verde é a cor da natureza. Folhas, plantas, árvores… praticamente tudo que nasce na natureza tem tons verdes devido à clorofila presente nas plantas.

Por isso, o verde é a cor da vida, da esperança, da saúde e da renovação, além de estar associado à riqueza, pois remete à ideia de prosperar, crescer. Por essa conotação de vida de crescimento, tem relação com a juventude.

Por outro lado, o verde pode ser usado de maneira mais neutra, como o tom mais escuro usado no quadro de giz, o mais adequado para manter a vista focada por muito tempo.

cores-no-marketing-2: Logotipos na cor verde: Unimed, Greenpeace e Land Rover.

O vermelho é considerado uma das cores primordiais. Representa o fogo e o sangue, elementos presentes em todas as culturas. Por isso, boa parte das pessoas no mundo atribui paixão, intensidade, urgência e alerta ao seu significado.

Esta cor é o oposto do azul, pois transmite vigor, velocidade, urgência e guerra. No marketing, a cor vermelha é utilizada em restaurantes, pois representa a fome e a rapidez

Basta lembrar das grandes marcas de fast food, como McDonalds, Spoletto, Burger King, KFC, que utilizam tons de vermelho em seus logotipos e em boa parte da comunicação.

cores-no-marketing-3: Logotipos na cor vermelha: CNN, KFC e Coca-Cola.

Rosa

Entre o vermelho e o branco, temos um meio-termo: o rosa. Por isso, esta cor é associada a um equilíbrio entre velocidade e calma, força e inteligência. Podemos usá-la como representante da ideia de sensibilidade.

A cor rosa também costuma ser associada ao feminino, coisas charmosas, delicadas, inocentes e românticas. Tons de rosa mais escuros costumam ser associados à modernidade, principalmente em marcas voltadas ao público jovem.

Os tons mais claros podem ser encontrados em marcas femininas e infantis, além de ser comum na identidade visual de empresas de confeitaria, já que a cor desperta o desejo e atenção do público de consumir algo diferenciado.

cores-no-marketing-4: Logotipos na cor rosa: Marisa, Victoria’s Secrete e Barbie.

Amarelo

O amarelo é muito associado ao otimismo, à vivacidade e à alegria. Isso acontece porque enxergamos a vibração na cor amarela. Um dia ensolarado traz muito mais vida do que um dia cinza e nublado, concorda?

Também é associado a um estímulo ao apetite. Não à toa é bastante usado por restaurantes, em combinação com a cor vermelha.

A cor amarela é chamativa e remete aos estímulos de cuidado e atenção. Por isso, é utilizada no marketing digital em ícones e botões com chamadas para uma ação.

cores-no-marketing-5: Logotipos na cor amarela: Post-it, Continental e Nikon.

Laranja

O amarelo é muito associado ao otimismo, à vivacidade e à alegria. Isso acontece porque enxergamos a vibração na cor amarela. Um dia ensolarado traz muito mais vida do que um dia cinza e nublado, concorda?

Também é associado a um estímulo ao apetite. Não à toa é bastante usado por restaurantes, em combinação com a cor vermelha.

A cor amarela é chamativa e remete aos estímulos de cuidado e atenção. Por isso, é utilizada no marketing digital em ícones e botões com chamadas para uma ação.

cores-no-marketing-6: Logotipos na cor laranja: Harley-Davidson, mLabs e JBL.

Roxo

O Roxo (ou violeta) foi por muito tempo associado à nobreza e à realeza. Muito usado nos símbolos do catolicismo, é bastante utilizado para espiritualidade, fantasia e ocultismo.

Mas ultimamente também é uma cor muito relacionada à tecnologia e inovação, pois tem algo chamativo que remete à inovação, extravagância e modernidade.

cores-no-marketing-7: Logotipos na cor roxa: Netshoes, Vivo e Nubank.

Preto

A cor preta é uma cor neutra e ambígua. Jovens tendem a associá-la a sofisticação e poder, enquanto pessoas mais idosas tendem a associar ao luto e a morte.

De fato, é uma cor poderosa que conota força, mistério e elegância, dando um tom mais impessoal e masculino. Sua neutralidade a torna de fácil combinação com diversas outras cores, em diversas ocasiões.

Um bom exemplo de como a cor preta pode ajudar a transmitir uma mensagem de força e poder é a recente mudança no logotipo do antigo Twitter (um pássaro da cor azul clara) que evoluiu para um “X” com fundo totalmente preto.

cores-no-marketing-8: Logotipos na cor preta: Adidas, Mercedes-Benz e X.

Branco

A cor branca está intimamente ligada a sentimentos positivos como pureza, leveza, limpeza, o bem e a inocência.

O branco, chamado de cor pura, é facilmente combinável com as outras cores. Por isso, é de amplo uso na comunicação, pois gera a sensação de equilíbrio e harmonia.

No marketing, o branco pode ser utilizado para destacar e simplificar mensagens. Um exemplo eficaz é o uso de fundos totalmente brancos em anúncios de VSL (Video Sales Letters). 

Esses anúncios, com apenas a legenda em destaque, aproveitam o branco para manter o foco na mensagem principal, oferecendo um visual limpo e direto que facilita a compreensão e a retenção da informação.

Muitas marcas também optam pelo branco como a cor predominante em seus logotipos para reforçar uma imagem de elegância e simplicidade.

cores-no-marketing-9: Logotipos na cor branca: Wikipedia, Toyota e Apple.

Qual é o impacto da psicologia das cores no marketing?

É fato que existem as cores certas e as erradas para usar em uma estratégia de marketing! Parece uma questão simples, mas a cor que você escolhe pode ter um impacto direto nos resultados de campanhas de anúncios e estratégias orgânicas.

A escolha da cor certa pode reforçar a identidade da sua marca e até aumentar a taxa de conversão. Da mesma forma, uma escolha ruim pode fazer com que sua marca se perca na multidão ou cause uma reação negativa.

Não é apenas teoria. Pesquisas mostram como as cores podem afetar diretamente os resultados. Dados extraídos do infográfico da Kissmetrics, “How Colors Affect Conversions“, revelam informações sobre o impacto das cores:

  • 92,6% das pessoas dizem que a dimensão visual é o fator de influência número 1 que afeta sua decisão de compra, superando até mesmo o sabor e o cheiro dos produtos;
  • as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um produto em até 90 segundos, e até 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor;
  • anúncios coloridos são reconhecidos 26% mais do que anúncios em preto e branco pelos leitores de revistas;
  • a Heinz mudou a cor do seu ketchup de vermelho para verde e vendeu mais de 10 milhões de garrafas nos primeiros 7 meses, gerando US$ 23 milhões em vendas.

Se uma cor pode aumentar o reconhecimento e a lembrança da marca, por que não usá-la a seu favor? Experimente e veja a diferença.

Como usar a psicologia das cores no marketing digital?

No marketing digital, a maior diferença em relação ao marketing tradicional no impacto das cores está na abundância de estímulos visuais que surgem nas telas.

Mas, ainda que a competição seja maior no cenário atual, você não precisa ser um designer para utilizar as cores de forma inteligente. Com algumas técnicas básicas, você pode melhorar a legibilidade e destacar informações importantes.

Use as cores para destacar informações importantes

As cores, linhas e tipografia ajudam a tornar seu conteúdo mais legível e atraente. Aqui estão algumas estratégias de como usar cores para destacar informações e melhorar a experiência do usuário:

  • escolha cores que contrastem com o fundo para chamar a atenção em páginas de vendas. Por exemplo, um botão verde de CTA em um fundo cinza claro pode se destacar bem e incentivar cliques em “Compre Agora” ou “Saiba Mais”;
  • destaque campos obrigatórios ou informações importantes com cores chamativas em formulários no seu site para facilitar a interação do usuário e reduzir a chance de erros;
  • utilize cores diferentes para destacar títulos, subtítulos e pontos chave. Um título em azul escuro em uma página de fundo branco pode ser facilmente notado, enquanto subtítulos em um tom de cinza claro podem ajudar a estruturar o texto;
  • aplique cores contrastantes em gráficos e infográficos compartilhados no LinkedIn ou no Instagram para facilitar a compreensão dos dados e chamando mais atenção para os números.

Vale a pena pensar nas cores em qualquer interface que impacte a experiência do usuário. Desde seu site até o layout dos seus e-mails e os designs dos aplicativos, a forma como você utiliza as cores pode influenciar como os usuários interagem com o conteúdo.

Considere o público-alvo

As preferências por cores não são universais e podem variar de acordo com gênero, idade e até mesmo características específicas como interesses pessoais ou orientações políticas.

Se a marca está passando por rebranding, a escolha das novas cores é uma oportunidade de reposicionar a marca e conectar-se com seu público atual.

Agora, pense no lançamento de um novo produto. A cor do produto, do packaging e das campanhas publicitárias não pode provocar uma rejeição no público.

E aqui vai uma dica importante: para acertar em cheio na escolha das cores, é pré-requisito ter uma brand persona bem definida. O perfil da persona define quem é seu público, quais são suas preferências e o que os motiva

Sem ela, você corre o risco de escolher cores que não sejam bem percebidas com seu público ou, pior ainda, que não transmitem a mensagem que você deseja.

Sempre faça testes A/B

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a oportunidade de desenvolver estratégias 100% metrificadas. Ou seja, cada aspecto da estratégia, incluindo a escolha das cores, pode ser testado e ajustado com base em dados reais. 

E quando falamos de cores, os testes A/B são a chave para garantir que você esteja fazendo as escolhas certas para impactar seu público da maneira desejada.

O processo é simples: você define o que deseja testar, cria variantes (como diferentes cores), e usa uma ferramenta de teste A/B para distribuir essas variantes para diferentes segmentos do seu público. Em seguida, analise os resultados para ver qual variante performa melhor.

Para você ter ideia da importância desses testes, um estudo realizado pela Hubspot avaliou a performance de uma peça de marketing com base nas cores do botão com CTA (chamada para ação). O primeiro modelo tinha as cores em verde e outro em vermelho, adivinha qual converteu mais?

cores-no-marketing-10: anúncio com cores em verde e anúncio com cores em vermelho

A cor vermelha teve 21% mais aceitação que a verde, contrariando a ideia inicial de que o verde seria mais clicado por ser “mais amigável” e conotar a ideia de naturalidade ou movimento.

Com ferramentas como Google Optimize, Optimizely ou VWO, você pode configurar esses testes facilmente. São plataformas que permitem que você crie variantes de suas páginas e acompanhe o desempenho de cada uma em tempo real. 

A ferramenta coleta dados sobre qual versão gera mais cliques, conversões ou qualquer outro KPI (Key Performance Indicator) que você esteja monitorando.

Ferramentas de design grátis para usar as cores no marketing

Se você trabalha como social media, provavelmente sabe que fazer o design de artes para redes sociais pode ser uma das partes mais complicadas.

Algumas ferramentas profissionais como Photoshop e Corel podem ser difíceis de usar e, principalmente, de adquirir, já que precisam ser compradas e suas versões gratuitas são limitadas.

Sem contar que esses softwares requerem um nível de conhecimento técnico avançado. Se você é iniciante na área, provavelmente terá a impressão de estar lidando com recursos de montagem e edição de imagens que mais complicam do que facilitam a sua vida.

Então, para ajudar na sua rotina, sugerimos duas ferramentas simples e gratuitas que podem ajudar a usar cores de forma inteligente.

Canva

O Canva é uma plataforma simples e muito utilizada por profissionais de design que precisam criar posts e editar imagens com rapidez.

O Canva oferece duas versões: uma gratuita e outra paga. Mas, não se preocupe, a versão gratuita já é super completa! Com ela, você pode fazer praticamente tudo, desde a edição de postagens para redes sociais até a criação de templates para apresentações, flyers, convites e muitos outros materiais gráficos.

cores-no-marketing-11 tela inicial do Canva

Aqui estão algumas das funcionalidades do Canva que podem facilitar seu trabalho:

  • Endireitar fotos com apenas um clique;
  • Inserir textos nas imagens de maneira fácil e personalizada;
  • Editar balões de fala para adicionar um toque divertido;
  • Aprimorar fotos com filtros e ajustes para deixá-las mais profissionais.

O Canva é tão útil e completo que a mLabs integrou a ferramenta na plataforma! Na mLabs, clicando na função “Agendar Post” você encontra a opção de criar um design com o Canva, tudo dentro da plataforma. Incrível, né?! 🤩

cores-no-marketing-12: print tela mLabs ferramenta Canva

Quer saber mais sobre como aproveitar o Canva para suas criações? Dá uma olhada no nosso post sobre o Canva Online e descubra tudo o que essa ferramenta pode fazer!

ColorZilla

Se você já navegou em algum site e ficou impressionado com uma cor, mas não soube como capturá-la de forma rápida, o ColorZilla é a ferramenta perfeita para você! 

Esse plugin gratuito faz exatamente isso: permite que você capture qualquer cor diretamente do seu navegador, sem a necessidade de tirar prints ou usar ferramentas complicadas de edição. 

cores-no-marketing-13: ferramenta ColorZilla como estensão do Chrome

A ferramenta funciona tanto no Google Chrome quanto no Mozilla Firefox. Após a instalação, um ícone será adicionado à barra do seu navegador. Quando você encontrar uma cor que goste, é só clicar no ícone do ColorZilla, passar o cursor sobre a área desejada, e o plugin automaticamente copia o código da cor para sua área de transferência. 

Depois disso, é só colar onde quiser e pronto, você tem o tom exato para usar no seu marketing digital!

Chegamos ao final do nosso guia sobre a importância das cores no marketing. Lembre-se: o ponto chave é realizar testes contínuos, como os testes A/B, para descobrir quais combinações geram os melhores resultados.

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