O que é Google Analytics e como usá-lo na sua estratégia de marketing digital!

Google Analytics

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Por Autor Convidado

Publicado em 8 de abril de 2021 | Atualizado em 26 de maio de 2021

O Google Analytics é uma ferramenta indispensável na vida de quem trabalha com marketing digital.

Por meio desse “oráculo dos deuses dodigital“, você entende tudo o que acontece no seu site e, o melhor, descobre comoos usuários vindos de diferentes fontes se comportam nele.

Se você ainda não sabe usar a ferramenta e vêum bicho de sete cabeças toda vez que olha para aquele painel de informações, saibaque nós estamos aqui para te ajudar!

Neste post, você aprenderá o que é o GoogleAnalytics, como criar a sua conta, quais são as suas principais métricas e asmelhores práticas para monitorar a sua estratégia de marketing digital comdados extraídos de lá. Let’s go!

O que é Google Analytics

Quem tem um site, com certeza, deseja que eleseja visto e que faça sucesso! Por isso, é importante ter ferramentas para monitorara sua presença digital e garantir que o público que você deseja alcançar sejarealmente sendo atingido.

Nesse contexto, o Google Analytics (GA) é umaferramenta indispensável, fornecida gratuitamente para auxiliar no processo de compreensãodo comportamento do usuário dentro do site, desde a origem do tráfego até omomento de conversão.

A importância do Google Analytics para o marketing digital

Por meio de um código de acompanhamento que éinserido dentro do site e de parâmetros colocados nas URLs, você consegueacompanhar as atividades dos usuários dentro das suas páginas, bem como aorigem deles.

É tipo o Olho de Sauron do digital, com algumas ressalvas, claro. #quasetudovê

o que é google analytics: imagem de um olho pegando fogo

Ou seja, se você criou uma campanha e divulgou por e-mail, por Google Ads ou em diversas redes sociais, o Google Analytics mostrará de qual plataforma a visita se originou. Assim, você terá informações para investir na mídia que gerou mais tráfego.

Da mesma forma, pelo Google Analytics, vocêentenderá qual percentual desses usuários realmente clicou em um botão,converteu em uma compra, colocou um item no carrinho, e muito mais.

É uma ferramenta fundamental para descobrircomo os usuários, que vieram de diferentes canais, se comportaram na página.

Enfim, é coisa de Deus! 🙌E, se você ainda não aproveita esse oceano de informações, bora perder o medo eler esse conteúdo com calma. Depois dele, você certamente estará mais preparadopara começar!

imagem de um banner publicitário para divulgação do webinar de google ads para pequenas verbas da mLabs em parceria com a agência #TudoNosso

Como criar uma conta no Google Analytics

Para usar o Google Analytics e monitorar ocomportamento dos usuários no seu site, é preciso saber como dar o primeiropasso – que é criar uma conta na plataforma. Veja os passos de como fazer isso!

1. Crie uma conta no Google

Se você já possui uma conta no Google, ou noGmail, desconsidere esse primeiro passo. Caso você ainda não tenha, énecessário criá-la gratuitamente. Além do Analytics, há diversas outrasferramentas vinculadas à sua conta do Google que podem otimizar o seu trabalho.

2. Faça uma avaliação gratuita

Acesse a plataforma do Google Analytics preenchaos dados solicitados e clique em “Avaliação Gratuita”. Em seguida, clique noícone “Faça login no Google Analytics”.

3. Configure sua conta

Para configurar a sua nova conta, clique noícone “Administrador”, localizado no menu lateral e depois clique no botão“Criar conta”.

4. Adicione as suas informações (nome da conta)

Insira as informações básicas do seu negócio,como o nome da conta, por exemplo. Depois, selecione as configurações decompartilhamento de dados da conta.

5. Selecione o modelo do seu negócio

Selecione a maneira como pretende avaliar oseu negócio. Existem três opções disponíveis: “Web”, “Google Aps” e “Aplicativose Web”.

6. Configure a propriedade (nome do Website e da URL)

Agora, é o momento de inserir detalhes dapropriedade como website, URL, categoria do setor, fuso horário dos relatórios.Após inserir todas as informações a sua conta será criada!

Certifique-se de passar as informações dosite, clique em “Ver ID de acompanhamento”, leia os termos do Google Analyticsque aparecerão na tela e aceite para obter o ID de acompanhamento e utilizar oGA tranquilamente!

7. Envie o código de monitoramento para o seu site

Insira o código de monitoramento do GA no seusite. Para isso, clique no ícone “Administrador”, depois clique em “Informaçõesde Acompanhamento” e na sequência clique em “Código de Acompanhamento”.

Dentro dessa seção haverá um código, que por sua vez deve ser inserido em todas as páginas do site. Esse tipo de programação permitirá a leitura detalhada de todas as movimentações geradas.

o que e google analytics: imagem da tela de ID de acompanhamento do Google Analytics

👉 Para mais informações, veja o nosso post completo sobre como criar conta no Google Analytics com imagens e tutorial detalhado!

Principais métricas do Google Analytics que você precisa conhecer

Agora, que você já sabe como criar uma conta, é importante conhecer as principais métricas da plataforma. Logo de cara, é bom que você saiba o que é sessão, usuários únicos e outras métricas do Google Anaytics com clareza.

Para acessar essas informações, vá até a aba “Público-Alvo” e clique em “Visão Geral”.

o que e google analytics: imagem da tela de visão geral do Google Analytics

Sessões ou Visitas

Consideramos sessão o um conjunto de açõesque um usuário realiza no site dentro de um período. Durante a sessão, o Googlecoleta todos os dados de comportamento dos visitantes, como visualizações depágina, cliques, compras etc.

Normalmente, o Google considera que asessão termina depois de 30 minutos de inatividade do usuário, mas vocêpode ajustar o tempo da sessão de acordo com o seu objetivo.

Hits

Os hits são as interações dos visitantes noseu site. A cada interação realizada por uma pessoa se inicia um hit – queresulta no envio de dados ao Analytics para acompanhamento da ação.

Existem vários tipos de hit, sendo os maiscomuns os de acompanhamento de página, acompanhamento de eventos e comércioeletrônico.

Logo, durante uma sessão, ou a cada páginavisualizada, podem acontecer vários hits gerados pelo usuário.

Usuários únicos

Usuário único é uma pessoa que interagiu nosite, ou seja, ela iniciou uma sessão durante o período selecionado. Aoanalisar esse dado, você consegue perceber o perfil e o comportamento dovisitante individualmente.

Os usuários únicos já foram chamados devisitantes únicos há certo um tempo. Porém, houve a mudança de nome por umarazão específica: usuários não são meros visitantes, porque eles interagemcom o site.

Visualizações de páginas

Uma visualização de página é equivalente umavisita que a página recebeu, simples assim.

Se um usuário único visita uma mesma páginavárias vezes, em uma ou mais sessões, essa métrica contabiliza cada vez que elea visualizou, independentemente se houve interação ou não.

Então, observe que o seu número devisualizações de páginas tende a ser maior que sessões e usuários únicos. Inclusive,é por isso que essa métrica costuma ser usada para impressionar!

Taxa de rejeição

Taxa de rejeição, também conhecida por Bouncerate, indica a porcentagem de usuários que acessou o seu site e saiu semrealizar alguma ação.

Esses visitantes não chegaram a clicar emlinks da página, no menu, ou em qualquer outro botão e nem navegaram entre aspáginas.

Isso pode acontecer de vários motivos, sejaporque o usuário fechou a página, digitou um novo endereço no campo de busca,voltou no menu do navegador etc.

👉 Para mais informações, acesse o nosso post sobre Taxa de rejeição no Google Analytics e entenda melhor como essa métrica funciona, quais são os seus impactos e dicas de como melhorá-la!

Duração da sessão

Serve para mostrar o tempo que umvisitante passou no seu site, ou o tempo de duração de uma sessão/visita.Todos os dados de uso, como visualizações de página, eventos e conversões, sãoassociados a uma sessão.

Assim como você precisa saber como uma sessãose inicia, também é importante entender como ela acaba. O fim de uma sessão écalculado com base em três métodos que você pode configurar a sua escolha:

  • depois de 30 minutos de inatividade (padrão);
  • no encerramento do dia, à meia-noite;
  • alteração de origem de campanha.

Aprenda a analisar as métricas de maneira estratégica

o que e google analytics: imagem dos gráficos de métricas do google analytics

Mais importante que conhecer as métricas doGoogle Analytics é saber cruzar esses dados e fazer análises. Só assim vocêobtém Insights poderosos para a sua estratégia de marketing.

Afinal, a ferramenta informa os números,mas quem extrai inteligência dos relatórios é você. Veja algumas dicas decomo fazer isso! 😉

Visualizações de página x Sessões

Serve para descobrir a média das páginasvisualizadas durante cada sessão no site, já contando com visualizaçõesrepetidas de uma mesma página. Essa métricajá vem prontinha para você nos relatórios de Público-Alvo > Visão geral.

Ao analisar as Páginas x Sessão vocêentenderá se o usuário navega pelo site para encontrar novos conteúdos.Quando as sessões possuem apenas 1 ou 2 visualizações de página, pode ser que ousuário não se sinta estimulado a interagir e você precisa investigar o porquê.

Existem vários fatores que entram nessaanálise:

  • pode ser que você precise investir em linksinternos, que façam o usuário explorar o site;
  • talvez a qualidade do conteúdo esteja abaixo daexpectativa e faça o usuário abandonar logo o site;
  • pode ser que a experiência de navegação no site nãotenha atendido às expectativas;
  • considere também o tipo do site. É natural queum e-commerce, por exemplo, tenha mais páginas por visita que um siteinstitucional, porque as pessoas pesquisam vários produtos.

Sessões x Usuários

Serve para entender a média das sessões queum mesmo usuário abre num período de tempo. Digamos que duas pessoas entrem nosite e interajam com as páginas, cada uma, duas vezes em um mês. Então, a médiaé de 2 sessões/usuário.

Esse dado indica que o site conseguiudespertar o interesse do usuário em acessá-lo mais vezes para realizar algumaação. Quanto mais sessões o usuário realizar, mais você está conseguindoengajá-lo.

Porém, uma média baixa de sessões por usuárionão é necessariamente mau sinal. Pode ser que o usuário tenha encontrado erealizado o que queria no site na primeira sessão e não precisou mais voltar.

Por isso, é importante sempre considerar otipo de site e conteúdo da empresa!

Aquisição x Usuários

Serve para estudar a origem do tráfego eentender qual canal teve a melhor performance para investir mais fichas nele!

Em Aquisição, estão todas as origens dosacessos ao site: tráfego direto, tráfego de referência, busca orgânica, redessociais, campanhas pagas e todos os seus detalhamentos.

Então, ao cruzar essa informação com onúmero de usuários, você identifica quais canais e mídias geram mais tráfego.Dessa forma, você pode focar em estratégias de marketing digital para essasfontes de aquisição.

Local x Usuários

Serve para descobrir de onde são as pessoasque interagem com o seu site, isso é possível pelo cruzamento os dadosgeográficos com o número de usuários.

Essa informação ajuda a traçar estratégiasde direcionamento de campanhas no Google Ads por região, podem ser devendas ou de distribuição de produtos locais, por exemplo.

O dado da localização dos usuários está em Público-Alvo > Geográfico > Local. Você pode filtrar por país, cidade, continente ou subcontinente.

imagem: banner publicitário

Entenda a diferença entre canal, origem e mídia

Para criar relatórios assertivos referenteaos canais de aquisição do seu site, é preciso entender os conceitos básicos doGoogle Analytics que estão divididos nas seguintes dimensões: canais, origem emídia.

A seguir, saiba mais sobre cada um deles!

Canal

É uma denominação do Google Analytics para o agrupamentode mídias em grupos “mais homogêneos”. Essa definição é feita com base nostermos em inglês:

  • direct: sempre que a URL for digitadapelo navegador;
  • organic search: o acesso é realizado pormeio de buscadores (Google, Bing ou Yahoo);
  • social: o acesso é feito pelas redes rociaiscomo o Instagram;
  • e-mail: o acesso é feito por meio de Newsletters,feed RSS;
  • referral: quando o acesso é feito por “sitesexternos” ou “de terceiros” com links para o seu domínio;
  • paid search: o acesso é realizado pormeio de links patrocinados do Google Ads;
  • display: quando o acesso é feito por meioda rede de display do Google Ads;
  • others: quando o acesso não vem de nenhumdos canais citados acima.

Origem

Se trata de uma referência à uma fonte detráfego, normalmente, é o nome de um site ou de uma ferramenta de onde ovisitante veio. Por exemplo: “mlabs.com.br” ou “google”.

Mídia

É considerada uma sugestão do tipo de mídia usadano acesso do usuário. Ela pode ser indicada por siglas, como “cpc” que mostraque o usuário veio de um anúncio de link patrocinado, ou “organic” que mostraque o usuário veio do resultado de uma busca.

Origem/Mídia

Como a nomenclatura sugere, é praticamente a união de uma Origem e uma Mídia. O visitante que chega ao seu site pelo Google é ótimo exemplo de “Origem” que pode ter “Mídias” diferentes, por exemplo “google/organic” e “google/cpc”.

Como acompanhar campanhas no Google Analytics

o que e google analytics: imagem de uma mão segurando uma caneta apontando para a tela de um notebook com imagens de gráficos aparecendo no monitor

Existem diversas ferramentas para o lançamento de uma campanha de marketing digital. Aquelas feitas pelo Google Ads, por exemplo, são conectadas automaticamente ao Google Analytics, já que ambos são membros da mesma família “Google”.

Já as outras campanhas divulgadas por outros canais,precisam de URLs parametrizadas para serem rastreadas pelo Analytics. É aí que entrao próximo tema!

Crie um parâmetro UTM do Google Analytics

Ao criar a sua campanha e divulgá-la por meio de e-mail, banners ou Social Ads, você insere o link do seu site nas peças, certo?

Para rastrear os visitantes que clicaram nesses links e foram direcionados para o seu site você precisa inserir parâmetros UTM do Google na sua URL, ficou confuso? Calma que vamos te explicar!

Você já deve ter percebido URLs como esta pela Internet e provavelmente não entendeu do que se travava.

url com parâmetros google utm

Veja bem, no exemplo, temos, além do“dominio.com.br” alguns códigos sequenciais, demarcados por:

  • utm_source = origem da campanha (Facebook);
  • utm_medium = mídia da campanha (DP – que significa Dark Post);
  • utm_name = nome da campanha (BlackFriday).

São esses trechos de códigos, chamados deparâmetros UTM, que permitem rastrear onde uma pessoa clicou para chegar no seusite e indicar a sua origem.

A partir daí é possível monitorar o andamentoda sua campanha! Mas, antes é preciso que você defina quais métricas serãoanalisadas, caso contrário, o monitoramento não fará sentido.

5 dicas para ter mais resultados com o Google Analytics

Para medir e analisar as suas campanhas com o Google Analytics, você precisará definir exatamente o que você irá monitorar!

Lembre-se que essa ferramenta é vasta eminformações, então, os gráficos que você irá acompanhar precisam ser aquelesque te mostram – óbvio – se seus objetivos estão sendo alcançados.

Alguns gráficos te ajudam também a otimizar aestratégia, então vale a pena analisar isso de forma cruzada. Selecionamosabaixo algumas possibilidades para te ajudar a começar. 😉

1. Entenda a origem do seu tráfego

Ao acessar a aba Aquisição>Visão Geral,você conseguirá entender qual é a origem do tráfego do seu site.

Note que o gráfico te mostra de forma detalhada o percentual de “Novos Usuários” vindos de cada fonte. Se a ideia é entender a performance de canal específico, clique nele para ver mais detalhes.

o que e google analytics: imagem da tela de visão geral de aquisições do Google Analyticso que e google analytics: imagem da tela de visão geral de aquisições do Google Analytics

Você também poderá comparar esses númeroscom outros períodos, para entender a evolução deles. Recomendamos que vocêanalise isso semanalmente e verifique o que foi feito em picos e, claro, quandoa performance cair também.

Todos esses dados são obtidos a partir do código de acompanhamento do Analytics, que você implementou no código do site.

2. Crie eventos no Google Analytics e acompanhe as metas

Fazer uma análise realmente eficaz dos seuscanais de aquisição de tráfego vai além de simplesmente entender a origem,afinal, não basta trazer pessoas se elas não converterem ou forem embora dapágina. É preciso entender quantas viraram leads e clientes!

E, para isso, as metas do Google Analyticssão fundamentais. Elas são um recurso que te permite analisar um comportamentoespecífico desejado como fazer uma compra, se inscrever em uma newsletter, verum vídeo, acessar uma aba de contato, etc.

Aqui na mLabs, por exemplo, nós trackeamos todos usuários que clicam nos nossos botões de “Teste Grátis” e também aqueles que concluem o cadastro, clicando no botão “Criar Conta”.

Para fazer isso, vá até a opção Administrador>Vista>Metas, e crie um “Evento”, no nosso caso, nós condicionamos a conclusão dessa ação ao clique no botão “Crie sua conta”.

o que e google analytics: imagem da tela administrador indicando onde criar uma nova vista

Um “Evento” te permitirá entender ações específicas como cliques em banners, botões, etc. Nesta página, você descobre exatamente como para que servem e como criar esses “Eventos”.

Com isso configurado, você poderá cruzar aorigem do tráfego do canal selecionado com o cumprimento de uma meta.

No exemplo abaixo, nós consideramos as redes sociais como origem do tráfego a ser analisada: das 213 pessoas que cumpriram a meta 1 que nós configuramos, 148 vieram do Facebook. #lindoisso 😍

o que e google analytics: imagem da tela de visão detalhada do tráfego das redes sociais

Para criar uma meta, acesse o GoogleAnalytics, clicando na guia “Administrador”, e siga os passos:

  1. Visualizar (View);
  2. Metas (Goals);
  3. Nova meta (New goal);
  4. Vá até as Configurações de Metas (Goal setup) e escolha um template. Recomendamos o modelo personalizado;
  5. Defina a Descrição da Meta (Goal description), nomeando sua meta de redes sociais;
  6. Por fim, nos Detalhes da Meta (Goal details), escolha a página ou o destino para ser rastreado por esta meta, preenchendo com a URL da sua página de destino.

o que e google analytics: imagem da tela de configurações indicando onde criar uma nova meta

Feito! Agora é só acompanhar e fazer suasanálises!

3. Entenda como os usuários que vêm das redes sociais secomportam no site

O GA também te ajudará a entender como aspessoas que vêm das redes sociais se comportam em seu site.

Além de saber de quais redes sociais os usuários vieram, é possível analisar quantas páginas, em média, eles navegaram por sessão. Também é possível entender o tempo de permanência na página, e outros.

o que e google analytics: imagem da tela de aquisições por canais indicando onde se localiza a taxa de rejeição e a duração média da sessão

4. Monitore suas campanhas adicionando parâmetros utm àssuas urls

Como já informamos, o GA coleta asinformações do seu site tanto pelo código de acompanhamento quanto a partir deparâmetros UTM inseridos em suas URLs.

Isso significa que, ao inserir essesparâmetros – tags – você conseguirá acompanhar, pelo Analytics, a fonte dotráfego, a campanha e outros detalhes. Poderá avaliar também métricas comoconversão, taxa de rejeição, tempo de permanência na página e muitos outros.

Então, se você pretende fazer um anúncio no Instagram ou Dark post no Facebook, por exemplo, precisará taguear suas URLs para acompanhar os resultados pelo Analytics.

Para inserir isso, recomendamos a ferramenta nativa do Google Analytics. Parâmetros como Fonte, Origem e Campanha serão mostrados assim nos gráficos do Analytics:

o que e google analytics: imagem da tela de origem da mídia, indicando a opção Facebbok / Dark Post

5. Use o gerenciador de tags do Google

Para você ganhar flexibilidade nas ações demarketing em redes sociais, é importante saber como usar o Google Analyticsassociando o gerenciador de tags.

O Google Tag Manager é mais uma ferramenta disponibilizada gratuitamente, por meio da qual você insere um código no site para centralizar toda sua gestão.

O principal benefício obtido com ogerenciador de tags é a facilidade de manipulação dos códigos de monitoramento.Afinal, nem sempre você terá disponível uma equipe técnica para manipular ocódigo-fonte do seu site.

Isso também aumenta a segurança em seusprojetos, já que você será a única pessoa responsável por essa manipulação.

Saber como usar o Google Analytics ainda podeparecer um pouco complexo, então, aconselhamos que você não tenha medo deexplorá-lo.

Siga essas dicas para iniciar sua jornada namedição das suas ações de marketing digital, mas não pare por aqui. Afinal, oGA é e sempre será a principal fonte de informação para otimizar suas campanhase garantir o seu sucesso.

Ficou alguma dúvida? Use o campo decomentários para perguntar!

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