6 dicas para ganhar comentários no Instagram

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Quem não gosta de ganhar comentários no Instagram? Desde um “oi!” básico até um textão, toda interação demonstra que o seu post despertou algum interesse.

O espaço para comentários é uma oportunidade de interagir com os seguidores da marca, saber o que eles pensam e mostrar que ela valoriza cada um deles. Além da humanização do perfil, essa é a chance também de ganhar mais relevância junto ao algoritmo do Instagram, que passa a perceber o valor das suas postagens.

Existem diferentes formas de fazer isso. Alguns perfis adotam o jeito “mais fácil”: usam truques para ganhar comentários no Instagram. O problema é que as interações que surgem dessa prática, muitas vezes, são feitas por robôs ou usuários que não têm interesse na marca, e ainda podem gerar punições para o perfil. Então, eles não valem a pena, ok?

O que queremos mostrar neste artigo são as boas práticas – com transparência e estratégia -para ganhar comentários no Instagram. Só assim você ganha a confiança da rede social para aumentar a sua relevância e visibilidade no feed dos usuários.

Vamos lá?

1. Crie legendas com perguntas envolventes

No Instagram, as imagens são poderosas. São elas que chamam atenção e encantam os seguidores. Mas uma boa legenda também pode potencializar o seu engajamento, especialmente se você incluir uma pergunta que estimule o usuário a responder.

Para receber comentários, porém, as perguntas precisam ser realmente interessantes. Você precisa conhecer o seu público: o que motivaria os seus seguidores a escreverem uma resposta? Pense em perguntas envolventes, que provoquem uma reflexão, mas que também não sejam difíceis a ponto de fazerem o usuário desistir de responder.

Quem faz isso muito bem é a travel blogger Stephanie Be. Perceba como ela costuma fazer perguntas simples de responder ― “de onde você é?” ou “qual é a sua cidade preferida na Europa?” ― e sempre recebe uma infinidade de comentários.

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2. Explore perguntas “este ou aquele?”

Não dá para negar: na internet, muita gente tem preguiça de escrever!

Por isso, se você fizer uma pergunta muito ampla, que exija uma resposta longa, muitos usuários não vão se prestar a responder. Então, facilite a vida desses usuários!

A melhor saída para isso é explorar as perguntas “este ou aquele”. Para as marcas de moda, por exemplo, vale colocar dois looks diferentes na imagem e perguntar aos usuários qual eles preferem. Para os restaurantes, uma ideia é colocar a foto de dois pratos diferentes e perguntar o que as pessoas preferem para uma noite romântica.

Assim o usuário não precisa nem pensar numa resposta ― é só escolher a melhor e pronto. Muito mais fácil ganhar comentários no Instagram assim! E você ainda pode aproveitar para fazer uma rápida pesquisa de opinião sobre as preferências dos seus seguidores.

3. Responda os comentários no Instagram (e pergunte de volta!)

Ninguém gosta de ficar no vácuo, né? E também não é legal ver os outros interagindo e ficando sem respostas. Quando um seguidor da marca vê isso, ele perde a vontade de deixar um comentário, imaginando que será ignorado também.

Portanto, não deixe os usuários falando sozinhos! Toda vez que você responde um comentário, você mostra que percebe a existência daquela pessoa e valoriza a sua participação, e ainda encoraja outros usuários a interagirem. Isso é essencial para construir um laço forte com o público.

Aproveite as respostas também para conversar com os usuários, não somente agradecer o comentário. Faça perguntas de volta e incentive que eles deixem mais comentários. Assim, o seu post ganha ainda mais relevância.

4. Promova sorteios e concursos

Oferecer algo em troca: essa é uma maneira muito eficiente de motivar os seus seguidores a deixar comentários! Você sabia que um concurso no Instagram gera 64x mais comentários que um post comum?

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Então, pense em algo que os seus seguidores realmente valorizem e ofereça como premiação. Recomendamos apenas que você tenha muito cuidado se for colocar o comentário no post como um dos requisitos para ganhar. Apesar de muitas marcas fazerem isso sem grandes problemas, a prática fere as regras do Instagram para promoções.

De toda forma, sorteios e promoções são sempre imãs para comentários. As pessoas ficam entusiasmadas, aproveitam para tirar dúvidas ou mesmo para reclamar de algo. Aproveito o buzz que isso gera e responda a todos!

Se quiser entender mais a fundo como fazer sorteio no Instagram aproveite este post.

5. Publique vídeos para aumentar o engajamento no Instagram

Que conteúdo em vídeo é um formato altamente envolvente, não há mais dúvidas. Não é por acaso que o Instagram lançou o IGTV, um aplicativo focado em vídeos mais longos e no formato vertical.

Talvez uma das estatísticas que tenha motivado o Instagram a investir cada vez mais neles seja essa: vídeos recebem 2.1x mais comentários que imagens na rede social. Segundo a mesma pesquisa, o engajamento total dos vídeos é 38% maior.

Então, explore esse formato! Só não pode ser de qualquer jeito: crie conteúdos interessantes para a sua persona, aproveite o poder do storytelling, desperte as emoções do usuário e use a criatividade para contar boas histórias. Você não precisa focar em produtos ou serviços o tempo inteiro, mas pode mostrá-los nos posts de maneira criativa.

6. Abra o seu coração para ganhar comentários no Instagram!

O Instagram é uma ferramenta poderosa para criar relacionamentos com o consumidor. Mas, como em qualquer relacionamento, um precisa conhecer bem o outro, não é mesmo?

Não, essa não é uma dica barata de autoajuda! Estamos falando de uma maneira efetiva de mostrar a personalidade da sua marca, criar proximidade com os seguidores e despertar a sua empatia. Isso tende a motivá-los a comentar, seja para apoiar a sua opinião, seja para apresentar o seu ponto de vista.

Publicações emocionais, sentimentais ― ou até provocadoras ― costumam desencadear vários comentários. As pessoas não só respondem os seus posts, mas também debatem com os outros seguidores que comentaram.

Só tenha cuidado com os seus posicionamentos, para não prejudicar o seu branding.

Um bom exemplo foi a atitude da Magazine Luíza diante das “cantadas pesadas” que a atendente virtual Lu recebe nas redes sociais. A própria personagem se disse chateada com a falta de respeito e ainda se posicionou contra o assédio às mulheres. O resultado foi uma centena de comentários (a favor e, infelizmente, contra o posicionamento) e uma grande repercussão na internet.

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Enfim, com essas dicas, você vai ver as interações se multiplicarem no Instagram! Aqui neste artigo, focamos em boas práticas para ganhar mais comentários, mas veja também nossas dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais. Todas elas são fundamentais para seus resultados.

Ainda está em dúvida se essas dicas realmente funcionam? Então fique sempre de olho nas métricas do Instagram. Monitore as suas atividades, meça o desempenho das publicações, analise quais conquistaram mais engajamento e o que provocou isso.

São essas análises que comprovam se as estratégias adotadas fizeram a sua marca ganhar comentários no Instagram. E, a partir delas, você pode tomar decisões mais precisas sobre o que deve usar para ter mais sucesso!

Agora, se você quiser uma mãozinha para isso, conte com a mLabs. Na nossa plataforma, você pode conferir relatórios personalizados sobre o desempenho no Instagram. Comece a usar agora mesmo ― você tem 7 dias gratuitos para testar!

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