Curtidas no Facebook: 7 dicas infalíveis para ganhar mais likes em seus posts!

Curtidas no Facebook: imagem de uma mão segurando um celular com vários emolis de likes.

As curtidas no Facebook são praticamente um ícone da rede social. O velho joínha azul, tão conhecido no mundo digital, tem seu valor e merece esforços de marketing sim. 

Afinal, quem se dispõe a dar um like está dizendo “Olha, que legal! ou “Gostei disso!”. E o próprio algoritmo do Facebook considera esse tipo de interação na hora de decidir se um post merece – ou não – aparecer na timeline dos usuários. 

Alguns estudos apontam, inclusive, que nós não interagimos com 90% de tudo o que vemos no Facebook. Então, como estimular essa reação genuína” é o que vamos mostrar neste post! 

A importância das curtidas no Facebook para a sua estratégia de marketing 

É importante ter comentários nos seus posts? Sim! É importante ter compartilhamentos? Sim! Essas métricas contam até mais que o like para o algoritmo do Facebook? Sim também! 

Porém, as curtidas são o caminho mais natural para um usuário mostrar que está gostando do seu conteúdo. 

E partindo do princípio de que as pessoas não estão propensas a interagir com a maioria dos posts no Facebook, ganhar um jóinha já quer dizer muita coisa. 

Além disso, nos anúncios do Facebook, as curtidas são sinais sobre a relevância daquele post para a rede social 

Essas interações podem desencadear em um efeito de cadeia positivo, já que um post com mais curtidas tem maior alcance e, claro, mais chances de cumprir com seu objetivo de mídia. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

Comprar curtidas no Facebook é um bom negócio? 

Algumas marcas insistem em comprar curtidas no Facebook com a expectativa de aumentar a visibilidade na plataforma e obter números expressivos para conquistar mais clientes e parceiros. 

No entanto, essa prática de não é efetiva para aumentar o alcance orgânico do Facebook. Ao contrário, comprar likes custa caro, traz milhares de curtidas de usuários que não estão nem aí para o conteúdo, diminui a taxa de engajamento e só gera dor de cabeça, veja o porquê: 

  • não aumentam o seu alcance: por serem contas fakes, os likes no seu post não alcançam outros usuários e não aumentam a exposição da marca; 
  • são identificadas e banidas pela plataforma: o Facebook encontra curtidas falsas, remove e proíbe as contas de permanecerem ativas; 
  • os insights da sua Fanpage ficam distorcidos: as suas métricas e insights no Facebook serão distorcidos justamente ​​porque não são reais; 
  • pioram sua reputação na do Facebook Adsporque fica dificil selecionar o público “real” que já conhece a sua página e construir relacionamentos com o cliente em potencial; 
  • dificultam a conversão de usuários reais: curtidas de usuários falsos não ajudam nos resultados de conversão, isso porque esses usuários fakes não clicam em links e não compram produtos. 
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7 dicas para ter mais curtidas no Facebook 

Se você já está convencido de que ganhar curtidas reais no Facebook é importante – diz que SIMMMM 🙏 –, veja agora nossas dicas práticas para estimular a interação de forma genuína. 

1. Provoque emoções positivas

Despertar sentimentos positivos nos usuários que leem os seus posts é a melhor forma de cavar algumas curtidas.  

Aliás, mais do que curtir, eles vão amar, achar engraçado, ficar impressionados, tristes ou com raiva do conteúdo que você publicou. Você ganhar likes e reactions! 

Para isso, é importante demonstrar a personalidade da sua marca. Em vez de, apenas publicar uma notícia com um texto frio, crie posts autênticos dizendo como você se posiciona com relação a um tema (alguns podem ser polêmicos) e use uma linguagem própria. 

Dessa forma, você cria envolvimento com o público, que reage de várias maneiras, todas elas mais divertidas que um simples like. Os posts da Toddy Brasil fazem bem isso: 

2. Conheça bem o seu público

Para acertar em cheio nas emoções do público, é preciso conhecer bem os seus seguidores ― ou o tiro pode sair pela culatra. 😬 

Um post engraçado, por exemplo, só terá repercussão positiva se o público for descontraído e se a marca tiver essa personalidade. Caso contrário, muitas pessoas podem não se identificar e até deixar de seguir a página. 

Então, comece a sua estratégia no Facebook com a criação de uma persona. Ao criar o seu personagem, com base nos dados reais do seu público, identifique quais são seus principais interesses.  Assim, você conseguirá criar conteúdo alinhado ao perfil do seu público. 

3. Use recursos de Storytelling 

Storytelling nada mais é que a velha arte de contar histórias. Essa é uma maneira milenar de captar a atenção dos ouvintes e conquistar o seu envolvimento.  

Boas histórias despertam emoção, curiosidade, tensão, alívio, compaixão, raiva ― tudo a ver com as reações do Facebook, não é mesmo? 

Então, por que não aplicar o Storytelling na sua estratégia de conteúdo para ganhar mais curtidas nos posts? Você pode contar a história da marca, de um case da empresa, de um cliente que usou o seu produto, ou até da criação do próprio produto.  

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4. Explore os gatilhos mentais

Gatilhos mentais são como atalhos na mente das pessoas, eles fazem com que as pessoas tomem atitudes inconscientes ao despertar alguma área do cérebro. E você pode usar essa base da psicologia para ganhar mais curtidas no Facebook. 

Existem vários gatilhos mentais, mas vamos citar apenas alguns exemplos principais. Ao oferecer um material gratuito para os usuários, por exemplo, você desperta o gatilho da reciprocidade: os usuários podem retribuir a sua “boa ação” com uma curtida. 😉 

Ao divulgar apenas um teaser do lançamento de um novo produto o gatilho da curiosidade é ativado, ou seja, as pessoas vão curtir e interagir porque estão loucas para saber mais! Quem sabe fazer isso muito bem é a Netflix na divulgação de suas séries e filmes: 

5. Faça parcerias com outras páginas e influenciadores

Uma maneira bastante eficiente para ganhar mais curtidas no Facebook é trazer um público novo para a sua página. Para isso, lembre-se dos seus “vizinhos”: as páginas que têm o mesmo público que você, mas que atuam em outros segmentos, ou seja, que não são concorrentes. 

Essa estratégia é chamada de co-marketing e consiste em produzir materiais, conteúdo ou produtos em parceria. Você pode, por exemplo, transmitir uma live no Facebook entrevistando um influenciador digital do seu nicho de mercado.  

Imagine quantos seguidores, dessa pessoa, estarão na sua página curtindo e reagindo ao vídeo! Muitos deles continuarão acompanhando as suas publicações, e a sua página terá ainda mais engajamento. 

Imagem de um banner publicitário com chamada para baixar o relatório de engajamento do instagram e facebook realizado pela mLabs em 2021

6. Use frases motivacionais nas suas publicações

É quase inevitável observar uma frase que cause impacto no seu dia e não interagir. As frases motivacionais têm um alto poder de engajamento. Acrediteao compartilhar algo que auxilie a sua audiência, os likes virão como um foguete. 🚀 

Justamente por estabelecer uma relação de empatia e trazer conhecimento, as frases motivacionais, reflexões e memes são campeões quando o tema é curtidas no Facebook! 

Mas, apesar de serem extremamente valiosas para uma estratégia de marketing, as frases devem ser usadas com cuidado. Isso porque, se você as direcionar para as pessoas erradas, elas podem gerar o efeito contrário. 

Muitas pessoas não gostam de clichês, frases relacionadas a um determinado assunto ou creditadas a pessoas com ideais controversos. Por isso, é importante conhecer bem a sua persona e os seus gostos. 

 7. Faça enquetes e votação na sua página

As enquetes e a votação têm forte influência nas ações e estimulam como ninguém a interação dos usuários na página! Pegue carona com os acontecimentos do momento para manter seu conteúdo pegando fogo. 🔥  

variedade de tópicos é vasta, você pode falar sobre filmes e séries, músicas, programas de televisão (BBB é sempre um sucesso), eventos esportivos etc. 

Se o seu público-alvo é um pessoal mais nerd e gosta de Star Wars, por exemplo, você pode fazer uma pergunta ou associação e usar os personagens do filme como resposta. 

Enfim, aumentar o engajamento nas redes sociais é um desafio. Afinal, é grande a concorrência pela atenção dos usuários e por um espaço no feed. 

Mas, colocando em prática essas sete dicas as suas curtidas no Facebook vão decolar! 

Para saber mais sobre engajamento no Facebook, baixe o nosso Relatório de Engajamento no Facebook e Instagram 2021 e confira as taxas de engajamento por segmento de mercado em 2020. 

Um material exclusivo da mLabs feito com muito carinho para te ajudar a entender como está a sua taxa de engajamento comparado com a concorrência do seu segmento.  

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