Curtidas no Facebook: 5 dicas infalíveis para ganhar mais likes em seus posts!

Curtidas no Facebook: imagem de uma mão segurando um celular com vários emolis de likes.

As curtidas no Facebook são interações básicas e genuínas. Praticamente um ícone da rede social.

O velho joínha azul, tão conhecido no mundo digital, tem seu valor e merece sim seus esforços de marketing. Afinal, quem se dispõe a dar um like está dizendo “Olha, legal! Gostei disso!”. E o próprio algoritmo do Facebook considera esse tipo de interação na hora de decidir se um post merece – ou não – aparecer na timeline dos usuários.

E, apesar de ser polêmico falar que é importante cavar curtidas no Facebook – em tempos de reactions as curtidas são vistas como um tipo de interação “menor” – nós estamos aqui para te mostrar que não é bem assim.

Vamos partir do princípio que as pessoas não estão propensas a interagir com a maioria dos conteúdos no Facebook. Elas estão lá, scrollando suas timelines infinitamente, vendo os posts e interagindo com uma ou outra coisa.

Alguns estudos apontam, inclusive, que nós não interagimos com 90% de tudo o que vemos no Facebook.

E, considere também que dar um like é muito mais fácil que dar um “amei”. Sim, o caminho pro “amei” é mais longo. Precisa AMAR mesmo pra ir até o fim!

Ou seja: é mais fácil ter likes do que outras interações. E, claro, é melhor ter likes do que não ter nada!

Então, se você quer ter resultados, investir em estratégias para ter mais curtidas nos seus posts do Facebook pode significar menos esforço e mais resultados!

Sigamos!

Por que as curtidas no Facebook são importantes?

É importante ter comentários nos seus posts? Sim! É importante ter compartilhamentos? Sim! Essas métricas contam até mais que o like para o algoritmo do Facebook? Sim também!

Porém, as curtidas são o caminho mais natural para um usuário mostrar que está gostando do seu conteúdo.

Além disso, nos anúncios do Facebook, as curtidas são claros sinais para a rede social sobre a relevância daquele post. E essas interações podem desencadear em um efeito de cadeia positivo, já que um post com mais curtidas tem maior alcance e, claro, mais chances de cumprir com seu objetivo de mídia.

5 dicas para ter mais curtidas no Facebook

Se você já está convencido que ter curtidas no Facebook e importante, veja agora nossas dicas práticas pra isso!

1. Provoque emoções

Despertar sentimentos positivos nos usuários que leem os seus posts é a melhor forma de cavar algumas curtidas. Aliás, mais do que curtir, eles vão amar, achar engraçado, ficar impressionados, tristes ou com raiva do conteúdo que você publicou. Você ganhar likes e reactions!

Para isso, é importante demonstrar a personalidade da sua marca. Em vez de, apenas publicar uma notícia com um texto frio,  crie posts autênticos dizendo como você se posiciona com relação a um tema (alguns podem ser polêmicos) e use uma linguagem própria. Dessa forma, você cria envolvimento com o público, que reage de várias maneiras, todas elas mais divertidas que um simples like. Os posts da Toddy Brasil fazem bem isso:

Posts com frases motivacionais, reflexões e memes são campeões quando o tema é curtidas no Facebook!

2. Conheça bem o seu público

Para acertar em cheio nas emoções do público, é preciso conhecer bem os seus seguidores ― ou o tiro pode sair pela culatra. Um post engraçado, por exemplo, só terá repercussão positiva se o público for descontraído e se a marca tiver essa personalidade. Caso contrário, muitas pessoas podem não se identificar e até deixar de seguir a página.

Então, comece a sua estratégia no Facebook com a criação de uma persona. Ao criar o seu personagem, com base nos dados reais do seu público, identifique quais são seus principais interesses, o que gosta e o que não gosta, como se comporta e qual linguagem utiliza. Assim você vai criar conteúdos alinhados ao perfil do seu público.

3. Utilize recursos de storytelling

Storytelling é a velha arte de contar histórias. Essa é uma maneira milenar de captar a atenção dos ouvintes e conquistar o seu envolvimento. Boas histórias despertam emoção, curiosidade, tensão, alívio, compaixão, raiva ― tudo a ver com as reações do Facebook, não é?

Então, por que não aplicar o storytelling na sua estratégia de conteúdo para ganhar mais curtidas nos posts? Você pode contar a história da marca, de um case da empresa, de um cliente que usou o seu produto, ou até da criação do próprio produto. A página da Starbucks faz isso muito bem:

4. Explore os gatilhos mentais

Gatilhos mentais são como atalhos na mente das pessoas: eles fazem com que as pessoas tomem atitudes inconscientes ao despertar alguma área do cérebro. E você pode usar essa base da psicologia para ganhar mais curtidas no Facebook.

Existem vários gatilhos mentais, mas vamos citar apenas alguns exemplos principais. Ao oferecer um brinde ou um material gratuito para os usuários, por exemplo, você desperta o gatilho da reciprocidade: os usuários podem retribuir a sua “boa ação” com uma curtida.

E quando você divulga apenas um teaser do lançamento de um novo produto? Aí, é o gatilho da curiosidade que aparece: as pessoas vão curtir e interagir porque estão loucas para saber mais! Quem sabe fazer isso é a Netflix na divulgação de suas séries e filmes:

Outros gatilhos importantes são a escassez (quando você anuncia inscrições limitadas, por exemplo), o pertencimento (quando o usuário se identifica com a cultura da marca), a economia de tempo, etc.

5. Faça parcerias com outras páginas e influenciadores

Uma maneira bastante eficiente para ganhar mais curtidas no Facebook é trazer um público novo para a sua página. Para isso, lembre-se dos seus “vizinhos”: as páginas que têm o mesmo público que você, mas que atuam em outros segmentos – ou seja, que não são concorrentes.

Essa estratégia é chamada de co-marketing e consiste em produzir materiais, conteúdos ou produtos em parceria. Você pode, por exemplo, transmitir uma live no Facebook entrevistando um influenciador do seu nicho. Imagine quantos seguidores, dessa pessoa, estarão na sua página curtindo e reagindo ao vídeo! Muitos deles continuarão acompanhando as suas publicações, e a sua página terá ainda mais engajamento.

Enfim, conquistar o engajamento do público nas redes sociais é um desafio. Afinal, é grande a concorrência pela atenção dos usuários e por um espaço no feed.

Mas, nós garantimos que se você colocar em prática essas cinco dicas, suas curtidas no Facebook vão decolar!

Veja também como segmentar seu público para anúncios do Facebook. Você vai ter mais algumas ideias de como aumentar as interações na sua página!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!