Pesquisar

Como usar a mLabs para gerenciar as suas redes sociais?

Como usar a mLabs para gerenciar as suas redes sociais?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Não importa se você é uma agência responsável pelas redes sociais de centenas de clientes, um empreendedor que quer marcar presença online, um gestor de mídias sociais ou uma enorme empresa com equipe interna de marketing digital.

Se contratar um plano e souber como usar a mLabs, seu tempo vai se multiplicar. Ah, tá, você é daquele tipo de pessoa que pensa que no que está funcionando não se mexe? Por aqui a gente acha que depende.

Se for para melhorar os resultados, vale a pena gastar um tempinho e reaprender certas coisas. E é um tempinho mesmo: em 20 minutos – o tempo que você leva para ler este post com atenção – você terá um novo conceito sobre otimização de tempo e gerenciamento de redes sociais.

Se você já é assinante ou se está fazendo um teste grátis, aproveite o tutorial para aprender todas as funcionalidades e extrair o máximo da ferramenta, agora se você ainda não conhece a mLabs, veja 21 razões para escolher a mLabs como sua ferramenta de gestão de redes sociais.

Vem com a gente!

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

Crie uma conta na plataforma

Começando do começo, a primeira coisa que precisa fazer é criar a sua conta. No primeiro acesso à plataforma, o próprio software vai orientar você por meio de uma criação guiada.

Para isso, você precisará escolher entre duas opções: entrar com a sua conta do Facebook ou cadastrar-se com um endereço de e-mail.

como usar mlabs: imagem da tela de entrada da mlabs

Conecte suas redes sociais

Para incluir suas redes sociais na plataforma é muito simples. Depois de criar a sua conta, vá até o menu principal e clique em “Dashboard”.

Uma nova tela se abrirá, e você poderá selecionar o card relacionado à rede social que pretende incluir e clicar no botão “Adicionar” localizado embaixo dela.

como usar mlabs: imagem da tela de dashboard da mlabs

Feito isso, você será direcionado para uma página onde deverá autorizar o acesso à sua conta da rede social selecionada.

Assim que você ativar cada card, as suas contas serão sincronizadas e você já poderá visualizar o Dashboard com todas as suas redes sociais conectadas.

Crie uma equipe e dê permissões para os usuários

Para criar uma equipe na ferramenta você precisa acessar as configurações da sua conta clicando na engrenagem no canto superior direito da tela e depois em “Conta”.

tela dashborad mlabs configurações

Em seguida, a tela de “Configurações de conta” será aberta, nela você terá acesso a todos os dados da conta cadastrada e poderá configurar as notificações e o recebimento de novidades por e-mail, alterar a sua senha, desativar a sua conta, entre outras funções.

como usar mlabs: imagem da tela de configurações da conta da mlabs

Para criar uma equipe clique e “Funções administrativas” e “Adicionar novo”. Desta forma, um novo usuário será adicionado e terá acesso à ferramenta.

como usar mlabs: imagem da tela de adicionar nova conta

Informe os dados do novo membro (nome e endereço de e-mail). Em seguida, clique em “Gerenciar permissões” e defina o nível de acesso do novo usuário, atribuindo um cargo a ele.

Esse nível pode ser de publicação para Social media, acompanhamento de gráficos de desempenho para Gestor de mídias sociais, inbox e feed para Community manager, calendário e workflow para Supervisores e, até mesmo, para clientes aprovarem os posts e visualizarem as publicações agendadas.

Aqui, você pode limitar o acesso do cliente apenas para o nível de aprovação final do post, para que ele não veja, por exemplo, os posts que você faz para outras marcas ou os posts que ainda não estão completos. 😉

Como usar mLabs: imagem da tela de configurações de conta

Crie um fluxo de aprovações com o Workflow

Agora que você já criou a sua equipe, veja como usar o Workflow para organizar a produção de conteúdo das redes sociais, controlando cada etapa do processo com prazos e tarefas distintas.

Para começar clique na função “Workflow” localizada no menu superior e, em seguida, clique em “Adicionar demanda”.

como usar mlabs: imagem da tela de workflow indicando onde adicionar uma nova demanda

Na tela seguinte, defina todos os detalhes da demanda como o perfil, os canais, título, tag e o prazo da publicação. Abaixo dessas definições, você encontra um espaço destinado ao briefing e um campo para informações adicionais.

Como usar mLabs: imagem da tela de workflow

Ao finalizar, a demanda aparecerá na tela de Workflow e você poderá acompanhar o status de todas as etapas do processo: briefing, conteúdo de texto, conteúdo de imagem, aprovação do cliente e agendamento do post.

Como usar mLabs: imagem da tela de workflow

É o fim do disse me disse do e-mail, em que o cliente diz que pediu, o redator jura que não foi solicitado e o designer entendeu outra coisa. A partir de agora, todas as solicitações e pedidos de ajustes ficam salvas em um só lugar.

Crie posts com ferramentas de design

É claro que todos os recursos que descrevemos até aqui são muito importantes. Depois de alguns dias usando, é provável que você os considere mais que importantes: indispensáveis.

No entanto, é o conteúdo que está no centro de qualquer estratégia de marketing para redes sociais.

Além disso, será sempre ele que tomará a maior parte do seu tempo e energia. Nada mais justo, portanto, que a economia de esforços comece por lá.

Com a mLabs, você usufrui de uma das ferramentas edição de imagens mais usadas do mercado, para criar posts nas redes sociais, com diversos assets e templates que salvam a pele de qualquer social media!

Para acessá-la clique em “Agendar post” no menu principal e clique no ícone “Canva.”

Selecione a rede social e o formato do post para começar um novo design. Nesse caso, selecionamos o tamanho quadrado, para postar no feed do Instagram.

como-usar-a-mlabs-10

Após escolher o formato, você poderá criar seu post a partir de um template editável.

como-usar-a-mlabs-11

Após finalizar a sua arte, com imagens, textos e efeitos, clique no botão “publicar” no canto superior direito.

A imagem será salva e… Voilà! Você será redirecionado automaticamente para a tela de agendamento para incluir as demais informações do seu post!

Agende posts para múltiplas redes sociais

Com a arte pronta e disponível na tela de agendamento, você deverá especificar para qual perfil é a postagem (1), o canal que será publicado (2) — lembrando que você pode criar um post para diversos canais simultaneamente, o que representa uma grande economia de tempo — inserir o texto do seu post (3) e a imagem (4).

Também é possível adicionar hashtags que você poderá salvar em grupos e inserir todas juntas, links (a mLabs disponibiliza um encurtador), assinatura (5) e, claro, escolher o dia e horário da postagem (6).

como usar mlabs: imagem da tela de agendamento da mlabs

Adicione recursos nos posts

Após fazer o upload da imagem (ou de criar a imagem nas ferramentas de edição que oferecemos) e selecionar os canais, é possível adicionar recursos específicos no post.

Na verdade, muitos recursos que você pode usar de forma nativa pelas redes estão disponíveis na plataforma mLabs. Eles ficam na parte inferior da tela, e podem ser acessados clicando em “Configurações”.

Como usar mLabs: imagem da tela de agendamento

Depois, é só escolher o recurso que você quer na nova janela que se abrirá, clicar em salvar e voltar. A gente até podia enumerar tudo que dá para fazer nessas configurações, mas sabe como é, uma imagem vale mais que mil palavras. Duas imagens então…

Recursos de posts no Feed

Como usar mLabs: imagem da tela de recursos do feed

E, tem mais, depois de criar o seu post, você pode enviá-lo para aprovação do cliente de dentro da mLabs. É só clicar no botão “Enviar para Aprovação” na tela de agendamento.

Como usar mLabs: imagem da tela de agendamento

Você ainda tem três formas de encaminhar o conteúdo para aprovação ao seu cliente: por e-mail, compartilhando o link ou enviando diretamente para o WhatsApp.

Dessa forma, o processo fica ainda mais ágil, simplificando a comunicação com o cliente.

como usar mLabs: tela interna da plataforma da mLabs na qual o usuário pode copiar um link gerado para a aprovação de conteúdo ou encaminhar pelo WhatsApp.

Depois acompanhar o histórico do post no “Calendário” para verificar se ele foi aprovado.

como usar mLabs: imagem da tela de aprovação

Impulsione os seus posts do Facebook

A funcionalidade de Ads da mLabs está disponível para todos os clientes e testers do plano Completo. Ao acessar a ferramenta, você será direcionado para a página de impulsionamentos, onde poderá selecionar os posts que deseja patrocinar.

Com a função Impulsionar você consegue destacar um post por vez e fazer com que ele apareça apenas no feed, aumentando o seu alcance.

Para impulsionar um post, clique no recurso “Ads”, localizado no menu principal, ou clique no botão “Impulsionar meus posts” no informativo logo abaixo do menu.

como usar mlabs: imagem do menu indicando onde se localiza o recurso Ads

No primeiro acesso, você deverá conectar a sua conta de Mídia. Para isso, faça login na sua conta do Facebook com ela.

Depois de configurar a sua conta de mídia. Você verá a tela de Ads com a seleção de posts publicados pela mLabs. Para começar uma nova ação, clique no botão “Impulsionar”.

Selecione um post entre as publicações que aparecem e clique em “Impulsionar post”.Post patrocinado: imagem da tela de impulsionamentos mostrando os posts para selecionar

A partir daí você deverá escolher as configurações do seu anúncio, como duração, orçamento, objetivo, segmentação do público e posicionamento. E pronto, o seu post é patrocinado no Facebook.

Quer saber mais? Veja o tutorial completo de como patrocinar posts com a mLabs!

Organize o seu calendário de publicações

O calendário é um poderoso recurso visual e de criação de conteúdo. Ele permite compreender o mês como um todo, e seus conteúdos e agendamento podem ser adicionados a partir dele.

Para visualizar o seu calendário de publicações é muito simples, basta clicar em “Calendário” no menu principal e pronto, ele será aberto na sua tela com todos os agendamentos previamente realizados!

como usar mlabs: imagem da tela de calendário da mlabs

Pelo calendário da mLabs você organiza todas as suas publicações, visualiza o histórico dos seus posts em agendamentos e ou publicados e ainda edita as postagens se for o caso.😉

Como usar mLabs: imagem da tela de calendário

Responda mensagens privadas

Já imaginou todas as suas mensagens, de todas as redes socais — Inbox do Facebook e avaliações do Google Meu Negócio— na mesma caixa de entrada e ainda com tags e outras funções para organizar e atribuir a diferentes membros do time de atendimento? Pois é, welcome to mLabs! 😎

Clique em “Inbox” no menu superior, acesse e responda às suas mensagens privadas integradas.

como usar mlabs 12

Responda comentários do Feed

Na opção “Feed” desse menu, você encontra uma espécie de representação daquilo que enxerga nos feeds reais das suas redes sociais. Logo, a maneira de responder aos comentários em posts é idêntica à da experiência original.

como usar mlabs: imagem da tela do Feed da mlabs

Além de responder aos comentários, você ainda pode customizar os painéis, favoritar os comentários importantes do Facebook. Ao adicionar um post como favorito, você poderá usar o filtro “Ver favoritos” para acompanhar as conversas mais importantes primeiro.

E ao clicar nos três pontinhos localizados ao lado da estrela você ainda poderá “Criar feed do post” e criar um novo feed só com esse post para fazer um acompanhamento específico ou “Ver na rede social”.

Como usar mLabs: imagem da tela de feed

Adicione e monitore os seus concorrentes

Já ouviu falar em benchmarking? Na mLabs você pode traçar paralelos entre o seu desempenho e o dos concorrentes, levando em consideração aspectos como engajamento, visualizações, novos seguidores e outros.

Para adicionar concorrentes, clique em “Configurações”, em seguida clique em “Canais”.

Depois selecione o canal que você deseja adicionar os concorrentes para fazer uma análise comparativa. Lembrando que são 5 concorrentes no máximo que você pode adicionar.

Selecione o canal desejado, em seguida é só clicar em “Adicionar concorrente”.

Para visualizar os gráficos de análise da concorrência clique em “Acompanhamento” no menu principal, escolha a rede social que você deseja analisar e clique na aba “Concorrentes”.

como usar mlabs: imagem da tela de acompanhamento da mlabs

Nos gráficos de “Comparação direta” você perceberá como está seu ganho de seguidores em relação às páginas de concorrentes.

Como usar mLabs: imagem do gráfico de concorrentes

Já no gráfico “Share Of Engagement” é possível perceber se você está sendo mais relevante que eles com relação ao engajamento.

Como usar mLabs: imagem do gráfico de concorrentes

Essas análises te ajudarão a entender os pontos fortes e fracos da marca, a se antecipar e se preparar, além de ultrapassar seus rivais onde eles se destacam.

Faça o acompanhamento de termos

Você já deve estar careca de saber que consegue otimizar as suas estratégias de redes sociais usando as hashtags certas, não é mesmo? Pela mLabs você fica sabendo quais foram suas hashtags mais usadas no período e quais delas estão relacionadas aos seus posts.

Essa prática consiste em “varrer” a web em busca de palavras-chave que sejam relacionadas a sua marca. E, por meio disso, você consegue interagir com usuários e resolver seus problemas e atrair consumidores.

Para acompanhar fazer esse acompanhamento de termos é muito fácil, clique em “Acompanhamento” no menu principal e depois clique na aba “Conteúdo”.

Deslize a tela até chegar na parte de Hashtags. Você ainda pode visualizar as hashtags de duas maneias: as mais usadas e as que geraram mais interações.

Como usar mLabs: imagem do gráfico de hashtags

Crie relatórios personalizados

Sabe quando chega a hora de fazer aquela reunião com o cliente e você tem que tirar o dia para criar um relatório no PowerPoint? Seus problemas acabaram!

Vá em “Relatórios” no menu principal, depois clique em “Novo relatório”.

como usar mlabs: imagem da tela de gerar relatórios da mlabs

Em seguida, você terá cinco tipos de relatórios para explorar, são eles: crescimento, alcance, engajamento, conteúdo e personalizado. Nós escolhemos o gráfico personalizado para montar o relatório de acordo com as métricas que mais interessam para o negócio.

Como usar mLabs: imagem da tela de relatórios

Além de selecionar o tipo, você também deve escolher os canais para os quais deseja gerar o relatório. Depois é só selecionar quais métricas que deseja incluir no documento. Para isso, clique na métrica desejada e em seguida clique no botão “Adicionar”.

Como usar mLabs: imagem da tela de relatórios

Você pode adicionar mais de uma métrica no seu relatório e, ao finalizar, elas aparecerão na sequência em que foram adicionadas.

No final, é só clicar em “Salvar relatório” e voar para reunião! Antes, veja alguns modelos de gráficos que a plataforma disponibiliza para enriquecer o seu relatório.

Como usar mLabs: imagem da tela de relatórios
Como usar mLabs: imagem da tela de relatórios
Como usar mLabs: imagem da tela de relatórios

Esses modelos de relatórios inteligentes revelam automaticamente os melhores dias e horários para postagem, formatos com melhores performances e muito mais.

Além do recurso nativo de geração de relatórios da mLabs, ainda existe a integração DashGoo by mLabs que oferece ferramentas avançadas para análise de dados.  

Para acessar a DashGoo pela mLabs, basta clicar em “apps” na barra de recursos: 

imagem: tela DashGoo by mLabs

Após esse processo, conecte suas contas do Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads, Instagram, Facebook ou YouTube para explorar as funcionalidades.  

imagem: tela DashGoo by mLabs

Com a DashGoo by mLabs é possível envolver o cliente com um acesso que você pode controlar o quais dashboards estarão disponíveis. Além disso é possível fazer: 

  • geração de relatórios personalizáveis a partir de templates; 
  • criação de apresentações em poucos cliques; 
  • edição de relatórios por meio de widgets com ferramenta arrasta e solta; 
  • agendamento e envio de relatórios recorrentes. 

Com essas funções, você não fica mais buscando milhares de dados e se preocupando com apresentação de métricas! A DashGoo facilita esse processo para você.  

Viu só como a mLabs se adapta à diversas necessidades, da mais modesta e ambiciosa à mais complexa, sempre aliando praticidade e segurança. O que mudam são detalhes como a quantidade de demandas do seu workflow, o número de membros do time e a quantidade de métricas do seu relatório.

E para completar, a gente desafia você a fazer o nosso teste grátis de 14 dias e nos contar o que achou da ferramenta. Você não precisa nem cadastrar o cartão de crédito para usar todas essas funcionalidades por uma semana. E, de agora em diante, o céu será o limite paras suas redes sociais! 🔥 🚀

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis