5 dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

aumentar o engajamento nas redes sociais

Muitas marcas se perguntam quais são as melhores estratégias para vender mais por meio das redes sociais. Converter visitas e leads em clientes reais passa por um importante fator, que muitas vezes é esquecido por analistas e profissionais da área: aumentar o engajamento nas redes sociais.

Muito mais do que simples curtidas e comentários, boas taxas de engajamento refletem, acima de tudo, a existência de um relacionamento real com o público da marca. Engajamento é fruto da influência e da verdadeira interação entre a marca e os usuários.

Quando uma marca consegue fazer com que seus seguidores se envolvam com a página a ponto de a indicarem para outros usuários, seja nos compartilhamentos, seja nos comentários, ela pode comemorar, pois alcançou a confiança desse usuário. E aqui, uma fórmula simples:

Alcance = Engajamento = Conversão

Quanto maior a capacidade de alcançar um público qualificado nas redes sociais, maior o potencial de engajamento do canal e, consequentemente, de conversão.

É justamente por causa desse “laço” criado entre marca e seguidores que muitas empresas conseguem alavancar suas vendas quando investem em anúncios e posts patrocinados em suas páginas de negócios.

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como aumentar o engajamento nas redes sociais, certo?

De fato, não existe uma fórmula pronta para conseguir tal feito, mas com as 5 dicas que vamos explicar a seguir, você certamente vai aumentar o envolvimento dos seus usuários.

1. Saiba quem é seu público (faça buyer personas)

Você nunca será capaz de produzir um conteúdo altamente engajador sem saber exatamente quem é o seu público. E, aqui, não estamos falando apenas de idade média, gênero ou localização. Você precisará saber quais são as preferências dessas pessoas, seus hobbies, seus desafios pessoais e profissionais, o que faz seus olhos brilhar.

São esses “detalhes” que te permitirão escolher a linguagem certa nas redes sociais, bem como o formato e os temas dos seus posts! Até mesmo suas piadas podem ser mais assertivas!

Lembre-se: uma boa estratégia nas mídias sociais passa pela necessidade de conhecer o seu público-alvo. À medida em que o perfil do público consumidor é traçado, torna-se mais fácil elaborar estratégias assertivas nas mídias sociais para motivar o interesse desses usuários.

*Quer aprender como fazer isso? Veja esse post e aprenda a criar buyer personas

2. Priorize a qualidade do conteúdo

Qualidade é melhor do que quantidade. Tenha sempre isso em mente quando produzir seu conteúdo para as redes sociais. Há marcas qeu apenas priorizam a grande quantidade de postagens nas mídias, mas esquecem de enriquecer o conteúdo e, o mais importante, deixam de personalizá-lo. O conteúdo precisa ser adaptado ao perfil do seu público, sendo sempre um reflexo da qualidade da sua marca.

3. Interaja com os usuários (afinal, a ideia é aumentar o engajamento nas redes sociais, certo?)

Uma das melhores formas de estabelecer um bom relacionamento com os seus seguidores (e consumidores) é interagir com eles! Responder comentários, devolver curtidas, participar dos grupos e fóruns onde seu público está são boas formas de fazer isso nas redes.

As marcas devem oferecer um conteúdo com o qual os usuários se identifiquem, incentivando a participação deles e gerando comentários e compartilhamentos. Alguns formatos, mais interativos, garantem também ótimas taxas de engajamento: enquetes, concursos, lives, pedidos de sugestão, entre outros. Invista também em SAC 2.0, respondendo aos usuários que solicitarem informações ou que desejarem tirar dúvidas e dar sugestões.

4. Utilize vídeos

Em redes como o Facebook e o Instagram, os vídeos ganharam espaço e são, de longe, o formato de conteúdo que gera maior engajamento. Isso acontece, em primeiro lugar, porque vídeos tem um alcance maior. O algoritmo das redes entende que, como os usuários gostam e interagem mais com vídeos, eles devem aparecer de forma prioritária em suas linhas do tempo.

E isso é ótimo para você! Lembra da fórmula lá em cima? Mais alcance = mais engajamento = mais conversões

Sendo assim, aproveite os vídeos curtos – alô, Instagram Stories!!! – para divulgar seus produtos e serviços de uma forma descontraída, mostrando também os bastidores de sua empresa. Lembre-se: quanto mais próximo dos seus seguidores, maior o engajamento deles.

5. Mensure ações e resultados

De nada adianta elaborar uma estratégia forte se você não tiver meios para saber como está o seu engajamento nas redes sociais.

Mensurar posts e campanhas de anúncios te ajudará a avaliar o desempenho das suas publicações, e, claro, saber se o conteúdo postado está despertando interesse real dos usuários, gerando mais leads ou mais conversões.

Assim, não hesite em criar relatórios personalizados para essa tarefa! A partir disso você conseguirá traçar novas estratégias, investindo nos posts que mais engajaram, criando novos formatos de conteúdo para esses temas, e claro, estender essa estratégia para seu site.

E, se você precisar de uma mãozinha na hora de saber se sua estratégia para aumentar o engajamento nas redes sociais está funcionando, teste a mLabs! Você pode fazer isso gratuitamente por 7 dias! :-)