Pesquisar

Anúncios do Facebook: entenda as opções de direcionamento!

Anúncios do Facebook: entenda as opções de direcionamento!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Hoje em dia, qualquer um que trabalhe com mídias sociais sabe que o alcance orgânico vem diminuindo drasticamente. Buscando uma solução para isso, muitos profissionais de social media investem em anúncios, principalmente na maior plataforma social do mundo: o Facebook.

Apesar disso, são muitas as variáveis que podem influenciar em uma boa campanha de mídia paga nas redes sociais. Uma delas são as muitas opções de direcionamento. Afinal, como segmentar um público realmente relevante?

Se você tem essa dúvida – que não é uma dúvida “qualquer” – fique conosco! A seguir, você conhecerá mais sobre as opções de direcionamento de anúncios do Facebook!

Afinal, por que usar o direcionamento no Facebook Ads?

Bom, basicamente, o direcionamento tem a função de segmentar o público. “Mas por que isso é importante para minha campanha?”, você pode estar se perguntando.

Sem meias palavras: para economizar dinheiro. Como sabido, os anúncios do Facebook são pagos. Portanto, cada clique ou visualização em um ad representam uma cobrança na conta do anunciante.

Pode parecer pouco se você considerar o custo em apenas um anúncio, mas em escalas maiores, isso pode representar grandes valores.

Um bom exemplo para um melhor entendimento vem do marketing tradicional. Em um outdoor, por exemplo, você não sabe quem verá a propaganda. Sendo assim, você pagará um valor fixo, independentemente do alcance ou das pessoas que o visualizarão.

Mas a web tem suas vantagens. Com o direcionamento, você pode escolher exatamente quem vai ver o seu anúncio. Uma empresa que aluga carros SUV, por exemplo, pode focar em homens de idade X, enquanto uma loja de maquiagem feminina, pode focar em mulheres da idade Y.

Mas a segmentação vai muito além disso (te conto mais adiante).

Segmentação de anúncios do Facebook: as principais opções

Ao criar sua campanha no Facebook Ads, em um determinado ponto você chegará à página “Criar novo conjunto de anúncios”. É nessa parte que você deve fazer o direcionamento. Abaixo, confira quais são as opções.

criar-novo-conjunto-de-anuncios

Segmentação por localização

A segmentação por localização é, como o próprio nome diz, uma divisão geográfica. Esse tipo de segmentação é ótima para negócios locais, como escolas, lojas físicas e prestadores de serviços presenciais, mas nada impede que produtos de abrangência ampla utilizem-na.

Assim, uma pessoa que vive em Belo Horizonte pode escolher somente pessoas da cidade para visualização de anúncios. Ou, ainda, especificar mais ainda, por região ou bairro. Nesse caso, um pequeno mapa será aberto revelando o raio de ação da campanha.

Você pode, ainda, escolher múltiplas localidades para uma mesma campanha. Há ainda a possibilidade de localização massiva, podendo selecionar países, regiões, estados ou até mesmo códigos postais específicos.

Segmentação por idade

Aqui não há muito mistério. A segmentação por idade permite que você selecione uma idade mínima e uma máxima para atingir o público-alvo.

No caso dos anúncios do Facebook Ads, essa limitação varia entre 13 anos e 65 ou mais.

Assim, uma empresa que vende produtos infantis, como brinquedos, pode escolher um público mais jovem. De modo similar, uma clínica que trata de problemas mais comuns em pessoas mais idosas pode fazer o mesmo, mas no sentido inverso.

Segmentação por gênero

Novamente sem complexidade, na segmentação por gênero você deve selecionar se o alvo do anúncio são todas as pessoas, homens ou mulheres.

Uma loja de roupas masculinas pode segmentar para homens, ao passo em que uma loja de moda praia feminina pode dar prioridade para mulheres.

Segmentação por idioma

A segmentação por idioma é geralmente utilizada por empresas que comercializam produtos ou serviços em caráter internacional.

Imagine, por exemplo, uma escola de cursos online que explore todo o mercado latino americano. Porém, toda a linguagem é em espanhol. Nesse caso, o Brasil (onde fala-se o português) é um público para o qual não se deve anunciar.

Assim, falantes dessa língua terão acesso, incluindo países como Argentina, México e Colômbia. Por isso, utilizar esse tipo de segmentação pode ser valioso.

Segmentação por interesse, dados demográficos ou comportamento

Aqui está o tesouro do anunciante! Especialmente se você tem o cuidado de alcançar o público certo, no momento certo.

Como você sabe, o Facebook recolhe dados do usuários constantemente. E essas informações são muito valiosas para os anunciantes.

A segmentação por interesse permite que você selecione suas preferências de maneira bem específica. É possível, por exemplo, anunciar para pessoas que gostam de determinado programa de televisão ou esporte.

Fotógrafos de casamento podem segmentar seu anúncio para noivos, escolas infantis podem direcionar para pessoas interessadas em educação infantil, hamburguerias podem cruzar a segmentação de localização com interessados em – UAU! – hambúrgueres!

De maneira similar, preferências políticas também estão disponíveis para segmentação. Dados comportamentais também podem ser inseridos.

Ufa, isso é quase infinito!

Segmentação por conexões

A segmentação por conexões é outra excelente opção de direcionamento. Ela diz respeito a pessoas que já executaram alguma ação relacionada à sua fanpage, ou seja, já interagiram com a página corporativa em questão.

Nesse caso, há três diferentes canais de engajamento.

O primeiro é a fanpage, cujas ações possíveis são:

  • pessoas que já curtiram a sua página;
  • amigos de pessoas que curtiram a sua página;
  • excluir pessoas que curtiram a sua página.

O segundo é o aplicativo, para o qual é possível direcionar os ads para:

  • pessoas que usaram o seu aplicativo;
  • amigos de pessoas que usaram o seu aplicativo;
  • excluir pessoas que usaram o seu aplicativo.

Por fim, conexões relacionadas a eventos criados por um administrador da página. Nesse caso, a segmentação é direcionada para:

  • pessoas que responderam ao seu evento (clicar em um botão, ir ao seu e-commerce, etc);
  • excluir pessoas que já responderam ao seu evento.

Existem outras combinações mais avançadas, nas quais você pode personalizar as suas configurações.

Lembre-se que um direcionamento não exclui o outro, então explore todas as possibilidades e crie combinações para atingir um público realmente qualificado! Apesar de reduzir seu potencial de alcance, o cruzamento de segmentações te permite chegar nas pessoas certas, aquelas que realmente tem chances de converter no anúncio. E, ao fazer isso, você terá uma redução no CPC.

Não se esqueça de realizar testes e avaliar a performance dos anúncios por meio dos relatórios, tá legal?

Bom, agora que você já sabe tudo sobre as opções de direcionamento dos anúncios do Facebook, que tal conhecer uma ferramenta que promete facilitar a administração de múltiplas redes sociais? Teste a mLabs gratuitamente!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis