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O que é chatbot e por que usá-lo nas suas estratégias de marketing?

O que é chatbot e por que usá-lo nas suas estratégias de marketing?
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Se você ainda não sabe o que é chatbot está perdendo a oportunidade de desenvolver uma estratégia de atendimento automatizado que está bombando nas plataformas de marketing digital.

Mas por que tanta popularidade?

Com consumidores cada vez mais exigentes, as marcas buscaram reforços para melhorar a interação com o público, foi aí que surgiu a ideia de usar “robôs” no atendimento.

A ideia deu muito certo, justamente pela capacidade que os bots têm de gerar uma conversa individual em tempo real altamente eficiente.

E, não são só as marcas que estão desfrutando o uso dos robôs no atendimento, uma pesquisa recente mostrou que 80% dos consumidores relataram ter experiência positiva com os chatbots, e outros 40% disseram estar interessados ​​em experiências com as marcas que usam a tecnologia.

Para entender melhor como essa tecnologia funciona, continue a leitura e veja o que são os chatbots e como eles podem ser usados para aumentar a eficiência do atendimento do seu negócio!

O que é chatbot e para que ele serve?

O chatbot é um programa que simula a conversa humana e interage com pessoas, respondendo dúvidas, fornecendo informações por meio de texto, áudio, vídeo, imagens, GIFs, etc.

Para que toda essa mágica aconteça, o programa faz uso de tecnologias como inteligência artificial, algoritmos e machine learning.

Engana-se quem pensa que esses robôs só fazem atendimento mecanizado em suas interações – como se o usuário estivesse falando com uma máquina.

Se bem programados e alimentados com grande quantidade de dados, eles conseguem entender solicitações complexas e podem, ainda, adotar uma linguagem informal e divertida, a depender da personalidade e estratégia de comunicação da marca.

Eles podem ser utilizados para realizar um atendimento por completo, desde a primeira interação até o final da conversa, no local onde a marca está presente (site, redes sociais, entre outros).

Como usar chatbot nas redes sociais?

O chatbot pode ser usado em variados canais, como site e redes sociais. Nessa segunda opção, ele consegue ajudar empresas tanto nas interações de atendimento e marketing, quanto nas vendas. Aprenda um pouco mais sobre o uso dele, no Messenger do Facebook!

Chatbot no Facebook Messenger

O chatbot no Facebook Messenger é apenas um dos exemplos do poder de uso, viu! Uma das grandes vantegens de usar os bots nesse canal é diminuir as barreiras de comunicação entre a marca e o público.

Além de ser o terceiro aplicativo mais usado no mundo, o Facebook Messenger é dinâmico e permite realizar vários tipos de interações, como:

  • enviar mensagens sequenciais aos seus usuários;
  • enviar arquivos (e-books, imagens, gifs);
  • vender (Yeap! Você pode fazer um atendimento de vendas pelo bot);
  • fazer SAC (criando fluxos de conversas automatizadas);
  • nutrir leads (sim! Envie novos conteúdos pelo bot), etc.

Sem contar o custo benefício do investimento: você deseja se comunicar com seus clientes, a criação de um bot do Facebook Messenger é muito mais barata do que a criação de um aplicativo móvel, por exemplo.

O bom mesmo é usar a criatividade e pensar em várias abordagens legais. Uma delas pode ser uma landing page no site, com um CTA para preencher formulário, e direcionar a pessoa ao chat, para receber o material.

Quais as vantagens de investir em um chatbot?

Já deu para perceber que o chatbot é super vantajoso, não é? Mas se você ainda tem dúvidas, reunimos os maiores benefícios a seguir. Confira! 👀

Gerar leads

Aplicar estratégias de Inbound Marketing requer um trabalho contínuo, não é mesmo? É preciso criar conteúdos relevantes, pensar nas etapas do funil de vendas e adotar práticas para chamar a atenção do consumidor.

Mas pensa só: alguém que entrou em contato com a marca e interagiu com o bot demonstrou algum interesse, não acha? E concorda comigo seria um desperdício deixar essa oportunidade passar?

A partir do tipo de dúvida e interação, é possível coletar dados, segmentar o público e enviar conteúdos relacionados aos assuntos abordados. 😉

Criar experiências positivas

Ter uma boa experiência é um dos principais requisitos para que os consumidores decidam pela compra e se tornem leais à marca, a ponto de indicá-la a conhecidos.

Uma grande vantagem desses softwares é conseguir atender a vários usuários, ao mesmo tempo, e durante 24h por dia.

Para quem atua com vendas online, isso é bastante recomendado, já que, você sabe, elas podem acontecer a qualquer momento.

Sem contar que os bots aumentam a produtividade, pois grande parte das pessoas têm seus problemas resolvidos, ficando uma pequena parcela para o atendimento com um humano.

Fortalecer a marca

Com a otimização no atendimento, o aumento de leads e as experiências positivas, o negócio se torna, aos poucos, mais atrativo para os usuários das redes sociais.

Ainda mais que, a cada contato, há chances de colher informações sobre a persona, para entregar, sempre, conteúdos e produtos relevantes. Tudo isso contribui para a marca se fortalecer.

Então, chatbots vão substituir outras formas de atendimento?

Essa é a dúvida de muita gente! Muitos profissionais questionam de devem se desfazer de outras ferramentas e apostar tudo em chatbots? 🤔

Bem, apesar de serem programas fantásticos, é importante investir em outras ferramentas de interação e geração de leads.

Um chatbot é capaz de receber os usuários, solucionar dúvidas e manter uma interação coerente. Contudo, existem casos nos quais o consumidor precisará de uma atenção mais personalizada e dará preferência ao chat online, por exemplo.

Assim, a ideia é não ser 8 ou 80, beleza? Aposte neles, mas tenha, como dizem, outras cartas na manga.

Quais as melhores opções de ferramentas de chatbot?

O mercado conta com muitas opções de ferramentas de chatbot e todas oferecem utilidades que podem ajudar a marca a conquistar mais sucesso no atendimento. Confira algumas!

Mannychat

O Mannychat permite a atuação no Facebook e conta com interface amigável. Esse software tem uma versão, em que é possível testar, gratuitamente, duas sequências de conversa pré-definidas.

Morph

O Morph pode ser usado no Facebook WhatsApp. Seu uso é fácil e pode ser adotado mesmo por quem não tem conhecimentos especiais em programação. Existem várias opções de planos, que podem ser usados por pequenos ou grandes negócios.

Bluelab

O Bluelab é uma opção nacional e atende clientes importantes no país. A ferramenta permite o acompanhamento de dados em tempo real e emite relatórios, que podem ser usados para otimizar os atendimentos futuros.

Como criar um bot conversacional?

O primeiro passo para criar um chatbot é ter um objetivo em mente. Para que ele serviria? Em que poderia ajudar o negócio?

Depois, é importante escolher o canal no qual atuará. Como demonstramos, o Facebook é uma ótima ideia. Mas, você também pode optar pelo site institucional, caso tenha um e-commerce, por exemplo.

O chatbot bom de papo é aquele que conversa amigavelmente e responde exatamente o que o usuário precisa. Para isso, precisa introjetar a personalidade da marca e agir como se fosse o funcionário dela.

Um escritório de advocacia, por exemplo, tende a preferir uma abordagem um pouco mais formal e respeitosa. Já uma marca de roupas direcionada ao público jovem pode se sentir mais livre com uma linguagem despojada.

Também, é necessário entender a persona, para saber quais serão as principais dores e, assim, alimentar os algoritmos. Não se esqueça de ter uma. ferramenta de gestão de redes sociais, pois ela ajudará a colher informações importantes para deixar o bot ainda mais inteligente.

Bem, agora que você aprendeu o que é chatbot e quais suas vantagens, não deixe de considerar esse software em sua estratégia, combinado? Dessa forma, você tem mais chances de alcançar o sucesso no mercado online! 🏆

Gostou do conteúdo? Então, confira na próxima leitura de como prestar um bom atendimento nas mídias sociais!

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