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7 passos para criar uma campanha de marketing nas redes sociais

7 passos para criar uma campanha de marketing nas redes sociais
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Todo mundo sabe que O Rei Leão é um filme emocionante #RIPMUFASA! Mas sabia que, além de comovente, ele tem muito a nos ensinar sobre como criar uma campanha de marketing de sucesso nas redes sociais?

Se você duvida que nossa afirmação seja verdade, continue lendo esse post e descubra os sábios ensinamentos que esse filme pode trazer para as suas estratégias de marketing nas redes sociais.

Por que investir em uma campanha de marketing nas redes sociais?

Todos os meses existem mais de dois bilhões de usuários ativos no Facebook, um bilhão no Instagram e 326 milhões no Twitter, 1,900 milhões no YouTube em todo o mundo! Só no Brasil, 140 milhões de usuários possuem alguma conta nas redes sociais. Seja para saber da novidades, manter-se conectado com amigos ou para fins comerciais, as pessoas estão nas redes sociais por vários motivos.

Estar conectado o tempo todo é um comportamento natural que já faz parte da rotina do consumidor e as marcas precisam se inserir nesse contexto de forma estratégica, afinal como dizia o sábio Mufasa para seu filhote Simba “É preciso ocupar seu lugar no ciclo da vida”, caso contrário a marca acabará sendo engolida pelos concorrentes, assim como os animais ferozes na selva!

Campanha de marketing: imagem de dois leões pai e filho

Por isso, criar uma campanha de marketing é um passo importante para a marca buscar seu espaço no concorrido terreno das redes sociais. Mas cuidado, antes de começar é preciso entender o seu conceito – e acredite uma campanha de marketing não envolve apenas publicidade, sua abrangência é muito maior:

“Campanha de marketing é o conjunto de ações e estratégias coordenadas para reforçar informações da marca, produto ou serviço.”

Essas ações podem ser realizadas em diferentes plataformas, atualmente as mais efetivas são as redes sociais. Esses canais além de concentrar grande parte do público, como mostramos anteriormente, disponibilizam recursos para acompanhamento em “real time”, dados para mensuração de resultados e a possibilidade de mudar o rumo das estratégias antes mesmo da campanha terminar. Incrível, não é?

Se nada disso que mencionamos convenceu você a criar uma campanha de marketing nas redes sociais. Veja, os 7 passos de como é simples começar uma campanha do zero e sua opinião vai mudar!

Como começar uma campanha de marketing nas redes sociais – passo a passo

Chegou a hora! Vamos te ajudar a montar uma campanha de marketing que traga resultados para a marca em 7 passos. Olha só:

1º passo: Comece com o planejamento

“Tem um longo caminho pela frente” – O Rei Leão

O primeiro passo para o sucesso de uma campanha de marketing é o planejamento. Antes de sair para uma jornada, é necessário desenhar todas as ações que serão tomadas e quais os objetivos de cada uma delas.

Começar uma campanha sem rumo pode acabar trazendo resultados indesejados. Nossa dica é: responda essas perguntas já no planejamento da sua estratégia:

  • por que fazer essa campanha?
  • qual a duração dessa campanha?
  • qual o orçamento para a campanha?

Somente depois de estruturar e responder a cada uma delas, é que você deve continuar seu trabalho. Combinado?!

2º passo: Defina objetivos e KPIs

“Para conseguir o que quer, você deve olhar além do que você vê. – O Rei Leão

OK, você já respondeu as primeiras perguntas essenciais para a sua campanha de marketing, então, chega o momento de definir os objetivos e os KPIs (indicadores de performance). É a escolha desses fatores que vai determinar onde sua marca estará nas redes sociais, ou seja, qual lugar ela vai ocupar no ciclo da vida.

Entre os objetivos que podem ser trabalhados em uma campanha de marketing nas redes sociais, podemos citar:

  • aumentar as vendas de um e-commerce;
  • melhorar o engajamento em uma página;
  • divulgar o lançamento de um produto;
  • melhorar a captação de leads.

A escolha do objetivo depende muito da marca e da sua maturidade digital. Os KPIs devem ir ao encontro dos objetivos determinados para a campanha. Por exemplo:

Campanha de marketing: imagem de uma Tabela com objetivos e KPIs

É importante sempre estabelecer indicadores realmente possíveis de serem alcançados e também consultar os resultados ao longo da campanha. Caso os números estejam muito longe do esperado, vale replanejar algumas ações da estratégia.

3º passo: Identifique o público-alvo

“Ao esquecer quem você é, também se esqueceu de mim.” — O Rei Leão

Para identificar o público-alvo da campanha é preciso, antes de mais nada, conhecer os usuários que estão presentes e ativos nas redes sociais da marca. Concentre-se nas pessoas que realmente são clientes em potencial. 

Em seguida, faça um levantamento desse público, quanto mais informações você descobrir, mais chances você terá de entender os seus desejos e de criar um relacionamento mais próximo com eles.

Identificar o perfil das pessoas a serem atingidas na campanha vai ajudar a criar estratégias assertivas e direcionadas, diminuindo as chances de cometer erros. As redes sociais disponibilizam uma grande quantidade de dados geográficos, demográficos e comportamentais a cerca do usuário.

4º passo: Defina a linha de comunicação

“Lembre-se de quem você é” – O Rei Leão

Você já definiu informações importantes para a sua campanha (objetivos, KIPs e público alvo), agora será preciso determinar qual a comunicação que a ser usada durante a estratégia. Para isso, lembre-se de quem você é!

Veja as características da marca. Ela é amigável? Social? Sábia? Brincalhona? Séria? Responda a essas perguntas e transpareça o perfil da marca na sua comunicação.

Um ótimo exemplo de linha de comunicação é a marca Giraffas. Ela se posiciona de forma descontraída nas redes sociais. Toda a sua comunicação é leve e muito próxima do público.

5º passo: Escolha os canais a serem utilizados

“Eu vou buscar ajuda. É isso que vou fazer” – O Rei Leão

As redes sociais são grandes aliadas a uma campanha de marketing digital. Conte com a ajuda desses canais e use todos os recursos que eles oferecem para implementar suas ações.

Antes de decidir quais canais serão usados na campanha, estude o perfil de cada um deles. Por exemplo, se sua estratégia é mais visual? Então, o Instagram é uma rede social que não pode faltar na sua estratégia.

Já para as marcas com viés mais corporativo, uma rede social interessante pode ser o Linkedin. Tudo depende do seu cliente, do objetivo da campanha e do seu tom de voz.

6º passo: Desenvolva o conteúdo

“Hakuna Matata” – O Rei Leão

Nesse momento, você já estudou tudo que deveria, já pesquisou o público alvo, escolheu o canal e tem seus objetivos em mente. Por isso, Hakuna Matata, não tem com o que se preocupar! Agora é hora de produzir seu conteúdo com base em tudo que determinou.

Lembre-se, o mais importante é criar um conteúdo realmente relevante, que faça sentido para o seu público. 

Aqui na mLabs, apostamos em imagens, Gifs e vídeos curtos de humor para falar das nossas funcionalidades. Como nossa persona é jovem, descolada e antenada na cultura pop, os criativos são sempre um sucesso nas redes sociais. Dá só uma olhada!

7º passo: Teste, monitore e otimize

“O passado pode doer, mas podemos fugir dele ou aprender com ele” – O Rei Leão

Nenhuma estratégia de marketing digital funciona sem mensuração. Não se engane: avaliar e medir os resultados são as partes mais importantes de qualquer estratégia de anúncios na Internet. E, claro realizar ajustes sempre que for necessário.

Portanto, faça testes com diferentes formatos de publicação, monitore os criativos e otimize todas as vezes que achar necessário. É fundamental acompanhar de perto a campanha para fazer as adaptações em tempo real.

Um exemplo de marca que está sempre monitorando suas campanhas e fazendo ações a partir dos comentários do público é o Outback. Sempre que eles lançam um novo produto por tempo limitado, os profissionais de marketing acompanham a repercussão do lançamento nas redes sociais e tomam ações a partir desse monitoramento.

Você também pode utilizar plataformas de automação que facilitam esse processo nas suas campanhas. Por exemplo, a plataforma de automação de marketing digital eLama ajuda seus usuários a monitorar e otimizar suas campanhas Facebook e Google Ads com ferramentas como o importador de leads e o otimizador (que sugere alterações nas suas campanhas).

Como você viu, fazer uma campanha de marketing nas redes sociais não é um bicho de sete cabeças. Mas para colocá-la em prática é preciso estudar o perfil do seu público e compreender o funcionamento das plataformas.

Se você quer se aprofundar mais no assunto, aproveite e leia nosso post sobre Marketing nas Redes Sociais e conheça os recursos disponíveis em cada uma das ferramentas.

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