Onde estão os seus clientes potenciais na web?

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No marketing digital, você está constantemente à procura de uma oportunidade e pensando sobre a próxima ação. A mentalidade de “planejar, implementar e esquecer” não é uma alternativa que será recompensada quando se faz marketing de conteúdo. Este tipo de estratégia é baseada na redistribuição constante de recursos com base em rendimentos.

Na execução da sua estratégia de conteúdo, é melhor começar com o que tem funcionado para os outros e, em seguida, recalibrar com base nos resultados que obteve.

Mas afinal, onde estão os melhores leads, ou seja, os clientes potenciais para comprar seu produto?

Os profissionais que praticam marketing de conteúdo estão encontrando oportunidades de vendas onde os praticamente do “marketing off-line” não encontram. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Hupspot do Brasil, entre 70% e 90% dos profissionais que praticam marketing de conteúdo citaram canais de atração (redes sociais, blogs e SEO) como uma fonte de leads que aumentou em importância.

Quais fontes de leads se tornaram mais importantes durante os últimos 6 meses?

Fontes % de utilização de profissionais de Marketing On-line % de utilização de profissionais de Marketing Off-line
Redes Sociais 90% 60%
Blogs 70% 50%
E-mail marketing 80% 60%
SEO 80% 40%
PPC 50% 55%
Feiras 30% 40%
Publicidade tradicional 40% 15%
Mala Direta 20% 10%
Telemarketing 35% 20%

Podemos perceber que a única fonte de leads valorizada igualmente entre o On-line e o Off-line é o PPC. Verifique que empresas que geram leads com off-line estão começando a ver o valor dos canais on-line, mas ainda falta um grande foco neles.

Esta mesma pesquisa mostrou que as pequenas empresas valorizam o on-line um pouco mais. No entanto, as grandes empresas tendem a valorizar mídias pagas muito mais. Não é necessariamente o tamanho da empresa que decide sobre a relevância das fontes de perspectivas, mas a equipe de marketing.

As empresas mais bem-sucedidas tendem a priorizar projetos que lhes dê maior visibilidade. A criação de conteúdo para blog, crescer o SEO e presença orgânica, criação e distribuição de conteúdo visual e webinars lideram a preferência. Ou seja, as empresas com o melhor desempenho focam em projetos que ajudarão o conteúdo delas a ser encontrado por potenciais clientes. Então, quando sua empresa está sendo avaliando quais estratégias utilizar para estabelecer ou acelerar sua estratégia on-line, leve em consideração esses dados.

O mais importante aqui é se conscientizar de que seu público, independentemente do ramo ou porte de sua empresa, está conectado. É questão de sobrevivência você estar presente na web para ser encontrado por eles. Você está?

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