Pesquisar

Como criar conteúdo para Instagram? 5 dicas pra mandar muito bem!

Como criar conteúdo para Instagram? 5 dicas pra mandar muito bem!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você sabe mesmo como criar conteúdo para o Instagram?

Não estamos falando de qualquer conteúdo, tá? Estamos falando de conteúdo estratégico, que tenha relevância suficiente para bombar no orgânico e voar ainda mais alto no pago!

Aquele conteúdo que é imã de interações, que faz o usuário compartilhar elogiando, responder com declaração de amor, e por aí vai

Se ainda não aconteceu com você, acredite, isso é possível e envolve muito mais do que fotos bonitinhas, com filtros bem escolhidos e legendas fofas.

Aqui na mLabs, estamos testando o assunto há um bom tempo e já descobrimos um tanto de coisas!

Criar conteúdo de qualidade para o Instagram abrange muitos conhecimentos e testes – e vamos traçar o caminho das pedras neste post.

Para isso, vamos começar te provando porque é tão importante criar um bom conteúdo para essa rede social e quais dicas são fundamentais pra você se dar bem nisso! É só continuar lendo!

Como criar conteúdo para Instagram?

Você já parou para pensar na quantidade de conteúdos que aparecem nas redes sociais todos os dias?

Se você abrir o Instagram agora e olhar com um pouco mais de criticidade, vai entender o que estamos falando.

A quantidade de imagens de produtos e anúncios – fora as fotos de seus amigos, moods, tbts – é absurda.

Agora, o que determina qual post chama mais atenção das pessoas? O que está por trás do contéudo que realmente dá certo no Instagram?

Depois de pensar muito nisso e analisar nossos conteúdos que bombaram, chegamos à seguinte resposta:

Os 3 principais requisitos para um conteúdo que dá certo no Instagram são: objetivo, persona e estratégia.

Vamos mais à fundo nisso.

Objetivo

Como diz o ditado: pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.

Por isso, se você não está buscando qualquer resultado no Instagram, é bom ter clareza dos seus objetivos nessa rede social.
Aqui na mLabs, por exemplo, usamos o Instagram para relacionamento com fãs e clientes, fidelização e branding.

Não estamos lá com o objetivo principal de vender a mLabs para mais pessoas. Claro que sabemos que um com branding atua nisso de forma indireta. Mas, digamos que esse não é o objetivo final com o conteúdo do Insta.

Mas, porque optamos por isso?

Bom, fizemos muitos testes. Desde contéudo de fundo de funil à materiais ricos para geração de leads, posts sobre a cultura da empresa e etc. E, o que notamos é que lá estamos falando muito mais com nossos próprios clientes, fãs da marca e, por outro lado, alcançando gente que nunca ouviu falar da gente e que ainda não tá pronto pra comprar. Pessoas que, na melhor hipóteses, topariam testar a mLabs. Ok, entendemos isso.

No primeiro caso, tamo em casa: criamos muito conteúdo atraente para clientes e fãs.

Cobrimos nossa participação em eventos, contamos novidades da mLabs, trazemos pílulas do nosso dia a dia (com uma boa dose de humor) e outros.

mood mlabs instagram

E, para os novos potenciais, que não conhecem a gente ainda, fazemos anúncios super bem segmentados.

E funciona muito bem.

Mas, esses são os nossos macro objetivos, como empresa. E, cada caso é um caso.

Outras marcas podem ter no Instagram um canal de vendas diretas.

Quem usa o Instagram Shopping, por exemplo, sabe disso. E existem muitos outros objetivos válidos. Você pode querer, por exemplo:

  • vender mais;
  • conhecer seu target e se relacionar com ele;
  • atrair mais tráfego para o site;
  • se estabelecer como influenciador, etc…

O importante é que você tenha muita clareza dos seus objetivos e faça alguns testes para entender, de fato, se o Instagram é o canal certo para alcançá-los.

Personas

Nós já dedicamos alguns posts do nosso blog para falar da importância das personas (buyer persona e brand persona) no marketing e de como você pode construir a(s) sua(as).

Mas, não custa reforçar isso no contexto desse post.

Sem conhecer seu público ideal – interesses, dores, necessidades, canais que utiliza, hobbies, tom de conversa – você jamais conseguirá criar conteúdo de qualidade para o Instagram (ou qualquer outra rede social). Na verdade, se isso acontecer, pode ter certeza que será pura sorte.

Então, se você ainda não levantou dados reais para identificar padrões e construir personas, comece agora mesmo a fazer isso.

Estratégia

Por fim, é preciso definir uma estratégia. Isso envolve temas, calendário editorial, formatos de conteúdo, periodicidade das publicações, com quem você vai falar, qual linguagem adotar e mais.

É complexo, mas os outros dois requisitos – objetivo e persona – vão te ajudar a chegar lá. Para entender o que deve ser alcançado, pense nos jogos do Mario Bros. A proposta sempre é resgatar a princesa Peach, certo?

Para chegar lá, existem outras metas menores a alcançar. Por exemplo:

  • juntar o máximo de moedas que conseguir;
  • evitar a perda de vidas;
  • entrar nos canos para descobrir novos locais;
  • matar os chefões dos castelos, etc.

Com a sua estratégia de Instagram funciona da mesma forma. Se o objetivo principal é vender mais, você pode estabelecer objetivos que te levem a isso, como:

  • aumentar a visibilidade da marca;
  • melhorar seu engajamento;
  • aumentar o número de seguidores;
  • gerar leads, etc.

Sacou?

5 dicas para criar posts para o Instagram

Antes de te dar dicas mais práticas de como criar conteúdo para Instagram, quero te convidar para se aprofundar nos requisitos que falamos acima com uma aula gratuita, com a Liliane Ferrari. Nela, você aprenderá tudo o que precisa para criar um Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais! Já deixa essa aba aberta aí para ver depois, vai valer a pena!

1. Faça lives

Oferecer conteúdos por meio de transmissões ao vivo é uma forma eficiente de engajar seu público. Por meio dos vídeos, você consegue explicar melhor seus produtos ou serviços e criar um post divertido.

Para começar, faça as lives do Instagram mesmo que elas tenham um público reduzido. O vídeo ficará disponível na barra de Stories e os seguidores receberão uma notificação quando entrarem no aplicativo.

Uma boa ideia para lives são vídeos de perguntas e respostas. Isso humaniza a comunicação e tira as dúvidas de vários clientes ao mesmo tempo.

Outra opção é gravar um evento em que você está presente ou em que você seja um convidado especial ou palestrante – é claro que isso depende do tipo de negócio.

Por fim, o melhor é convidar influenciadores e até seguidores para participarem das lives. Se você trabalha com produtos naturais, por exemplo, conversar com uma nutricionista ou uma instagrammer desse setor.

2. Utilize o Stories

Usar e abusar do Instagram Stories é sempre uma boa pedida para marcas.

Aposte em posts com texto, vídeos, fotos, gifs, emojis e o que mais for condizente com o seu público. O ideal é criar um conteúdo dinâmico e interativo e de fácil criação.

Como fazer isso? Mostre situações rotineiras e engraçadas. Por exemplo: alguém da equipe que apareceu fantasiado no Halloween ou na Páscoa.

Outra opção é compartilhar posts de terceiros que tenham a ver com sua marca. Lembre-se ainda das enquetes do Instagram, que engajam o público. É o caso de perguntar a funcionalidade um produto que está para ser lançado.

Para fazer sucesso no Stories, foque em interação, humor e bons conteúdos. Essa é a regra para ter um bom resultado com esse formato.

Neste post, damos 11 dicas de conteúdo estratégico para Instagram Stories.

3. Lembre-se do feed

Alimentar o feed é fundamental. Afinal, é por ali que a maioria dos usuários acessa o conteúdo. Dessa forma, você consegue atrair o público certo, e ainda alimentar sue perfil com conteúdos que não expiram. Não pode esquecer do feed, hein?

Se quiser fazer isso, algumas ideias a colocar em prática são:

  • tutoriais: mostre como seus produtos podem ser usados e quais são as vantagens deles;
  • demonstrações: apresente sugestões de uso para o produto. Por exemplo, como uma roupa cai no corpo e com quais combinações fica bem;
  • top 10: crie listas, especialmente essas com ranqueamento. Faça comparações entre os produtos e separe-os do pior para o melhor.

4. Use hashtags

Equilibrar o uso das hashtags no Instagram é a ordem aqui. O excesso é ruim, porque polui a postagem, faz com que o público alcançado seja menos qualificado também.

Mas, a falta delas também é.

Como fazer então? Observe aquelas que tenham a ver com o seu conteúdo e coloque-as no post, respeitando um limite de até 5.

Lembre-se de que é melhor usar aquelas com um volume de busca razoável, ma específicas pro nicho da marca, em vez de optar pelas mais abrangentes. Por exemplo: no Dia dos Namorados, usar #love ou #valentinesday é muito amplo e diminui as chances de suas postagens serem encontradas.

Por isso, busque pelas principais hashtags relacionadas ao seu negócio por meio de uma ferramenta otimizada e veja como a concorrência lida com os termos.

5. Poste nos melhores dias e horários

Postar nos melhores dias e horários para a sua audiência é fundamental para o desempenho do seu conteúdo.

Fazendo isso, as chances de você ter um engajamento inicial maior aumentam e, com isso, seu post alcançará mais pessoas. Lembre-se que o algoritmo do Instagram considera isso para entregar seu post para mais gente.

Para saber qual é o melhor dia e horário pra postar no Instagram, sugerimos que acesse o gráfico da mLabs.

Se você ainda não é cliente, pode fazer um teste grátis agora mesmo! Aproveite que já está na ferramenta e já agende seus posts!

Com todas essas dicas, não falta nada para você começar a criar conteúdos incríveis para o Instagram!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis