Estratégia de hashtags para Instagram

como_usar_hashtags_blog

O Instagram tem ganhado cada vez mais espaço no planejamento das marcas por ser uma rede social com bastante engajamento e com várias possibilidades de conteúdo. Por isso, já falamos em um post anterior (aqui) sobre a importância das legendas nessa rede social e, hoje, vamos te dar algumas dicas para melhorar ainda mais os resultados com as Hashtags, quer dizer#Hashtags 😉

O que significa hashtag?

Quer entender o significado de hashtag de uma forma bem simples? Pense que esse termo, hashtag, é uma palavra (ou mais de uma) que virou um link, derivado da seguinte equação:
Palavra-chave + símbolo (#) = link

Veja o exemplo abaixo. O termo “Focusnetworks” virou um link:
estratégia hashtags 1

Se você clicar, uma nova página irá se abrir, com um compilado de posts, com a mesma hashtag, que falam sobre o mesmo assunto.
estratégia hashtags 2

Também, caso você seja uma pessoa curiosa, saiba que a hashtag nasceu no Twitter e o termo vem do Reino Unido, onde o nosso “jogo da velha” é chamado de hash. Sendo assim, o símbolo # (hash) + uma palavra-chave (tag) = hashtag.

Benefícios

Hashtags se tornaram ferramentas de comunicação visual também. Isso é fato! Prova disso é que algumas marcas as usam em peças publicitárias, mesmo que elas não ajudem na indexação. Porém, o uso nativo desse link é para organizar assuntos, temas e eventos nas redes sociais, tornando seu post indexável nos mecanismos de busca, como mostramos nas imagens anteriores.

Etiqueta das hashtags para Instagram

  • #Não #Separe #Frases: se o seu tema é feito de uma frase, não use uma # para separ as palavras. Dessa forma, o termo perde o sentido e inviabiliza que seu público te encontre. Um exemplo? #redessociais é uma coisa; #redes pode se vincular a algum assunto da área de TI, por exemplo, e #sociais pode se vincular apenas à Ciências Sociais, o ato de fazer social ou se perder, por não ser um termo relevante.
  • Para resolver o problema da leitura, use letras maiúsculas e minúsculas. #BemAssimÓ
  • O importante aqui é usar as hashtags de forma coerente. Não adianta você inserir uma das hashtags mais usadas no Instagram se o tema delas não encaixa com seu conteúdo. Pense bem: se o seu post é sobre Programação Front End e você usar #Love, qual a chance de um programador buscar por #Love para encontrar um conteúdo sobre códigos e tendências da área? Percebe? Dessa forma, ao invés de promover seu trabalho de forma eficiente e positiva, você atrairá o público errado.

Se o objetivo é ter likes…

Vamos supor que sua marca não é muito segmentada e alguns likes a mais não fariam mal. Ok, aí sim o uso de hashtags populares pode dar certo. Nesse caso, você pode buscar pelas # muito populares (entre 500 mil e 1 milhão de publicações) e adicioná-las ao seu post. Porém, existe um truque: não coloque essas # na legenda do seu post! Coloque nos comentários! Dessa forma, o conteúdo será indexado e, caso você compartilhe a publicação em outras redes sociais, a legenda não fica poluída.

Estratégia dos 2/3

– Crie sua própria hashtag

Você se lembra que uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo? Pois bem! Trate de criar a hashtag da sua marca, ou editoria, e comece a espalhar por todas suas redes sociais. Assim, você incentiva seu público a procurar por você de forma mais direta.

– Pesquise para ser eficiente

Antes de começar a lotar seu post com as # que você acha que são ideais para o tema do conteúdo, faça uma busca simples no Instagram, na lupa do aplicativo ou no site. Coloque-se no lugar do seu público e busque pelo tema normalmente. Veja se os termos batem com as # que você havia pensado e se os resultados são bons. Se sim, boa! Se não, basta se adequar.

Gostou? Acompanhe a mLabs no Facebook e aproveite para testar a ferramenta de gerenciamento de mídias sociais mais querida do Brasil!

  • Yamna

    Informações muito úteis! eu também quero
    Aconselhar-lhe mais um programador http://www.push.photo. Isso funciona incrível! Tente!