Uma das melhores estratégias para captar a atenção de seus seguidores de forma criativa e relevante é juntar o marketing de conteúdo com o conceito de storytelling. Utilize as experiências de sua marca com clientes oferecendo conteúdo de alta performance e eleve seus resultados na web! Saiba como agora!
O conceito Storytelling
Trata-se de um método em que utiliza palavras e recursos visuais para transmitir uma história, que pode ser contada no improviso ou seguindo um prévio roteiro.
Este tipo de estratégia de marketing de conteúdo é uma das mais queridas pelo público, principalmente por utilizar, na maioria das vezes, uma linguagem mais emocional, que toque os sentimentos das pessoas.
Além do emocional, o termo é utilizado no contexto da aprendizagem, sendo uma maneira importante de transmitir elementos culturais, como regras e valores éticos.
Mesmo sendo um conceito novo, a arte de contar histórias já faz parte da comunicação há tempos, principalmente pelo fato de engajar as pessoas.
O ser humano tem mais facilidade em estabelecer ligações interpessoais através do ato de contar e ouvir histórias. Afinal, elas fazem parte desde a nossa infância e já somos predestinados a dar uma atenção especial quando sabemos que temos uma história para ver ou ouvir.
A junção do Marketing de Conteúdo com o Storytelling – Criando Conteúdos Incríveis!
Em plena era da informação, o excesso de conteúdo pode tornar muitas estratégias inúteis. Principalmente na web, onde as informações são processadas rapidamente e onde muitas empresas lutam diariamente para atrair a atenção de seu público-alvo.
O storytelling pode e deve ser um tipo de conteúdo diferenciado que sua agência ou empresa pode oferecer às pessoas que te seguem. Diferencie-se da sua concorrência com uma boa história para contar!
Como sabemos, o hábito dos consumidores e sua percepção mudaram. As pessoas desenvolvem certa “defesa” quando impactadas pelo marketing tradicional (ou seja, aquele com ações mais agressivas, que focam em produto e preço e não em valores e benefícios).
A partir desta atual realidade, o Marketing de Conteúdo torna-se essencial, principalmente por fazer parte do dia a dia das pessoas, que estão conectadas a maioria do tempo e são impactadas “naturalmente” pelas mensagens das empresas em suas redes sociais.
Partindo deste princípio, se unirmos o contar histórias às estratégias de marketing de conteúdo, usaremos de mais um artifício para ganhar a atenção do público-alvo, visto que contar histórias interessantes, que cativem a atenção das pessoas, é uma das formas mais eficazes de atrair pessoas.

Mas como fazer essa ponte?
Por meio da distribuição e produção de conteúdo, com temas baseados nas dores, desejos e necessidades de seu público. Assim, as marcas conseguirão maior aproximação e se tornarão referência neste tipo de conteúdo.
Lembre-se que uma boa história revela as vantagens que a empresa traz para a vida do consumidor. Isso de maneira relevante, criativa e inteligente, de forma a captar a atenção e fazer com que as pessoas encontrem-se envolvidas no universo da história contada.
Para isso, não adianta contar histórias sem uma estratégia por trás. É fundamental definir qual será melhor história, como transformá-las em um conteúdo forte, atrativo e com o máximo de valor agregado.
Qualquer experiência que possa ser útil e que tenha potencial de envolver outras pessoas pode ser uma ótima história para sua empresa.
Uma boa dica é verificar seus cases de sucesso, escolher as que sugerem maior potencial de narrativa e transferir esta vivencia no formato de conteúdo, que pode ser um vídeo, um e-book, infográfico ou podcast.

Principais vantagens de usar o storytelling em sua estratégia de conteúdo
Selecionamos 6 benefícios essenciais quando se utiliza o ato de contar histórias no conteúdo das empresas:
- Humaniza a sua marca, proporcionando mais diálogos com seus clientes e leads;
- As pessoas tendem a absorver melhor a mensagem que você quer passar;
- Você terá um diferencial em seu conteúdo, que vai além da linguagem convencional;
- Seu público envolve-se com a narrativa;
- Seu conteúdo torna-se mais propenso em ser compartilhado e comentado;
- Os conteúdos tornam-se mais memoráveis.
E este são apenas alguns dos benefícios que esta técnica pode proporcionar à sua empresa.