Quanto custa uma ferramenta de monitoramento de redes sociais?

Segurando dinheiro

Martinha era uma pessoa super cool. Como profissional de mídias sociais, ouvia os melhores podcasts sobre o tema, estudava nos grandes blogs e tinha até o adesivo do Facebook na mochila.

Ou seja, era uma baita social media. Apesar disso, com o tempo, a demanda acabou aumentando a um nível quase impossível. A empresa na qual trabalha cresceu e adquiriu novos canais. Do Facebook foi para o Instagram. Depois para o LinkedIn. Twitter, YouTube e Pinterest.

Quando se deu conta, já estava perdendo os cabelos. Além de produzir, programar e postar conteúdos, era necessário interagir e analisar cada uma das redes. E agora? Estaria Martinha fadada a perder suas noites de sono?

Se você já passou por isso, não precisa apelar para a Maracugina. Existe uma solução viável para esse problema: uma ferramenta de monitoramento de redes sociais.

Neste artigo você aprenderá o que é isso e quanto custa para contratar uma boa plataforma. Recoloque os nervos no lugar e confira o texto a seguir!

Afinal, o que é monitoramento de redes sociais?

A primeira coisa que você precisa saber é que, em marketing digital, um monitor não é aquele acessório do computador ou dos vigilantes dos acampamentos americanos dos filmes da sessão da tarde.

No ambiente das redes sociais, isso significa ficar de olho em tudo que acontece nas principais páginas corporativas, mais ou menos um BBB online. Como no programa de TV, existem menções, confusões e babados.

A grande diferença é que um profissional de social media possui uma posição ativa no processo. Ao contrário dos telespectadores, é preciso interagir, resolver crises e problemas e analisar os números.

Então uma ferramenta de monitoramento de redes sociais tem a função de vigiar múltiplas redes simultâneas por meio de uma só plataforma. Assim, automatizam-se processos, poupa-se tempo e ganha-se em produtividade.

Vamos falar um pouco mais sobre as principais vantagens desse recurso a seguir.

Suporte e Atendimento

Também conhecido como SAC 2.0, essa atividade é uma das mais importantes nas mídias sociais. A marca pode ser citada em um post ou enviar mensagens diretamente pelo inbox ou direct.

Nesse caso, funciona como os serviços telefônicos, mas em um ambiente onde o consumidor se sente mais à vontade e que já faz parte do seu dia a dia.

Análise de métricas

Outra função essencial é o acompanhamento de indicadores-chave de performance (ou simplesmente KPIs), que é a análise de números coletados automaticamente.

Por meio desse recurso é possível observar as métricas relevantes das redes sociais, como alcance e engajamento, adotando medidas calculadas para elevar os resultados do negócio.

Engajamento

Outra aplicação fundamental do monitoramento é interagir com os usuários. Empresas como a Netflix e McDonald’s são exemplos de participação ativa nas redes sociais.

Muitas vezes uma reclamação pode se tornar um case de sucesso, inclusive. Aqui aplica-se também o marketing de relacionamento e oportunidade, uma chance para tornar o conteúdo viral e engajar uma grande quantidade de seguidores.

Acompanhamento de termos

Embora não seja o elemento-chave, o acompanhamento de termos e menções é muito valioso nas mídias sociais.

Essa prática consiste em “varrer” a web em busca de palavras-chave que sejam relacionadas a uma marca. E, por meio disso, interagir com usuários e resolver seus problemas. Essa é uma ótima maneira de encontrar oportunidades para atrair consumidores.

Por que monitorar as redes sociais?

Bom, além de todos os argumentos utilizados nos tópicos anteriores, há ainda outras vantagens trazidas pelo monitoramento de redes sociais.

Por exemplo, identificar o público da marca. Observar a sua persona de perto permite encontrar um meio de estabelecer uma comunicação contínua com o seu cliente ideal.

O comportamento do consumidor no ambiente digital é, como diria Raul Seixas, uma metamorfose ambulante. As pessoas mudam e, com isso, é preciso estudar seus hábitos e costumes para mantê-las interessadas no produto.

Além disso, a possibilidade de verificar como age a concorrência é um grande diferencial de mercado. Quando isso não acontece, você corre o risco de ficar para trás.

Todas essas informações estratégicas acerca do desempenho da marca (e de outras empresas) são cruciais para manter uma boa performance nas principais plataformas sociais.

E esses dados só podem ser conquistados por meio do monitoramento. Tentar realizar todas essas ações sem mecanismos automatizados é como tentar conquistar Westeros sem dragões. Nada feito.

Quanto custa uma ferramenta de monitoramento de redes sociais?

Enfim, chegamos ao X no mapa do tesouro. Você deve estar se perguntando: “É preciso ser o Tony Stark ou o Batman para usufruir dessa ferramenta tecnológica?”

A resposta vem em uma icônica frase do texugo do desenho do Pica-Pau: não, meu chapa!

A verdade é que existem diversas ferramentas de gestão desenvolvidas para os mais variados objetivos de negócios. Obviamente, os valores também são versáteis. A chave para escolher a que melhor se encaixa à sua estratégia está na pesquisa.

Uma dica: coloque em uma planilha tudo que você considera relevante para as suas ações nas mídias sociais.

Você precisa gerar relatórios regulares para analisar os números? Ou quem sabe responder a todas as mensagens por meio de uma só plataforma? Talvez a principal funcionalidade para você seja agendar os posts com antecedência.

Pois é, algumas ferramentas entregam muitas dessas funcionalidades e, claro, os valores variam.

E, se você deseja uma ferramenta simples e intuitiva que é capaz de cobrir grande parte dessas necessidades, temos uma sugestão. A mLabs é uma solução viável e completa, que possui planos a partir de R$ 12,90 (valor equivalente por mês no plano anual).

Com a mLabs você pode:

  • Agendar posts no Facebook, Instagram (Stories também!), LinkedIn, Twitter, Pinterest e YouTube.
  • Responder o inbox e o direct.
  • Acompanhar os comentários das suas paginas nas redes sociais (e respondê-los).
  • Organizar o fluxo de produção de conteúdos para redes socais.

Agora, se você quer ver tudo que uma ferramenta de monitoramento de redes sociais pode fazer, faça um teste grátis! Cadastre-se, experimente a mLabs e tire suas próprias conclusões!


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