15 ferramentas de monitoramento de redes sociais para poupar o seu tempo!

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem de um celular mostrando na tela ícones de vários aplicativos

O que você faz para descobrir o que estão falando sobre o você nas redes sociais?

Você procura por marcações e hashtags? Verifica as notificações em cada rede social infinitas vezes por dia? Confesso que só de imaginar já fiquei cansada.

Mas, saiba que uma ferramenta de monitoramento de redes sociais pode fazer todo o trabalho duro por você! 🤟

Além de acompanhar o que as pessoas falam sobre a marca, ela ajuda a selecionar conversas relevantes, extrair informações valiosas para novas campanhas, monitorar tendências e palavras-chaves para novos conteúdos e muito mais.

Veja a lista que separamos com as 15 melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais para ajudar a economizar o seu tempo e ampliar o seu horizonte!

1 – Mention

A Mention é uma ferramenta que faz o monitoramento da marca, dos concorrentes, das campanhas e até mesmo das tendências do setor.

Ela permite fazer comparações e análises de conversas on-line, bem como criar conteúdo com base em importantes percepções das redes sociais.

Com a Mention você também pode responder todas as interações do Facebook, Instagram e Twitter da sua marca.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem da página da mention

2 – Google Alerts

O Google Alerts faz o monitoramento de toda a Web em busca de menções relevantes sobre a marca, os concorrentes e sobre as tendências do setor.

Com um layout intuitivo, a ferramenta é fácil de manusear até por quem não tem muita prática com monitoramento.

Ela ainda possui um recurso de alertas que facilita o acompanhamento. Para testar, basta fazer login na sua conta do Google, ir para a página do Google Alerts e digitar a palavra-chave na caixa de pesquisa.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site google alerts

3 – Brand24

A Brand24 é uma ferramenta diferenciada que permite aprofundar o monitoramento da marca e avaliar a sua reputação de acordo com os comentários on-line.

Essa análise é feita com base no sentimento das pessoas e de suas opiniões, isso porque a ferramenta os classifica em positivos, negativos ou neutros.

Além das principais redes sociais, a Brand24 também monitora blogs, fóruns e outros sites em busca de menções à marca.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site brand 24

4 – Keyhole

A Keyhole é uma ferramenta específica para monitorar palavras-chaves, hashtags, URLs e nomes de usuário no Twitter e Instagram.

Com ela é possível acompanhar métricas como alcance e impressões, além dos tópicos relacionados a cada hashtag que você deseja criar.

Os dados são monitorados em tempo real, e você pode visualizá-los em mapas de calor que mostram os níveis das atividades pelo mundo.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site keyhole

5 – Scup Social

A Scup Social é uma ferramenta que realiza o monitoramento, a gestão e a análise das redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outras.

Com ela é possível monitorar o mercado, o público e os concorrentes. Você pode realizar buscas por palavra-chave ou página e avaliar o posicionamento do público sobre a marca.

Na Scup Social você também pode identificar de tendências, participar das conversas, e extrair Insights importantes para melhoria das campanhas e do posicionamento da marca.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site scup social

6 – BuzzSumo

A BuzzSumo é uma ferramenta que permite identificar os assuntos mais consumidos e compartilhados nas redes sociais e nos buscadores.

Com ela você consegue extrair relatórios, analisar o número total de artigos, compartilhamento e média de curtidas dos últimos seis meses.

A ferramenta oferece uma versão de teste, que dura uma semana e, depois disso, é possível contratar planos pagos que oferecem funcionalidades mais completas.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site buzzsumo

7 – Digimind

A Digimind é uma ferramenta de monitoramento que mede o sentimento, permitindo que você veja se a percepção de uma palavra-chave é negativa, neutra ou positiva.

Com ela você também pode ver qual é a percepção que o público tem da sua marca em relação à concorrência.

A ferramenta ajuda a entender a reputação da marca, fornece Insights sobre o consumidor, faz o rastreamento de tendências, identificação de influenciadores e análise de campanha.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site digimind

8 – Stilingue

A Stilingue é uma ferramenta que usa a inteligência artificial para analisar o comportamento das pessoas na Internet.

Ela coleta, interpreta e resume automaticamente os textos, veículos de notícias, blogs, fóruns, sites de reviews de produtos, e as principais redes sociais.

Após a análise a ferramenta sugere, como resultado, recomendações sobre quais tópicos em destaque a marca deve se atentar.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site stilingue

9 – Visua

A Visua é uma plataforma de monitoramento de redes sociais que faz uso da inteligência artificial para gerar as análises.

Com ela você consegue rastrear a reputação e o engajamento da campanha, planejar futuras campanhas com Insights relevantes e adicionar dados vitais na sua estratégia. A ferramenta fornece, inclusive, análises críticas de concorrentes.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem site visua visua

10 – AWS Amazon Rekognition

A AWS Amazon Rekognition é uma ferramenta que faz análises visuais avançadas. Ela extrai automaticamente os metadados dos arquivos de imagem e vídeo, capturando objetos, rostos, texto e muito mais.

Para isso, a ferramenta usa um serviço de reconhecimento de imagem que detecta objetos, cenas e faces, extrai texto, reconhece celebridades e até identifica conteúdo impróprio em imagens.

Esses metadados podem ser usados para pesquisar facilmente imagens e vídeos com palavras-chave da marca nas redes sociais e nas páginas da Internet.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site AWS

11 – IBM Watson

A IBM Watson é uma plataforma que se baseia na linguagem humana e na inteligência artificial para analisar dados e trazer respostas.

Ela processa dados, padrões e relacionamentos importantes em imagens não estruturadas, e-mails, redes sociais e mais plataformas.

Com a IBM Watson você descobre Insights valiosos a partir de tendências das redes sociais em tempo real.

12 – GumGum

A GumGum é uma ferramenta que usa visão computacional e processamento de linguagem natural para digitalizar imagens, vídeos, áudio e texto, e assim determinar o contexto.

A partir de então, é possível potencializar os anúncios contextuais e chamar a atenção do público com anúncios dinâmicos e atraentes, veiculados onde ele tem maior probabilidade de vê-los.

O seu diferencial é ser a única plataforma de inteligência contextual que faz a varredura de texto, imagens, vídeos e áudio na avaliação de conteúdo online.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site GumGum

13 – Clarifai

A Clarifai é uma ferramenta que usa a inteligência artificial para fazer o monitoramento visual nas redes sociais e páginas da Internet.

Ela permite reconhecer mais de 11.000 conceitos diferentes, incluindo objetos, temas, humores e muito mais, com resultados em 23 idiomas diferentes.

Com ela você, consegue reunir valiosos Insights de negócios a partir de imagens, vídeo e texto usando visão computacional e processamento de linguagem natural.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site Clarifai

14 – NodeXL

A NodeXL é um criador de gráficos para Excel que consegue visualizar os contatos da sua conta em redes sociais.

O programa usa a ferramenta na própria interface do office, facilitando a visualização dos usuários acostumados com o editor da Microsoft.

Com ela você pode fazer análise semântica conjunta com a análise de redes e usar vários filtros que ajudam a ter uma visão mais contextual dos dados.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site Nodexl

15 – Netlytic

A Netlytic é uma ferramenta que analisa textos e redes sociais com capacidade de resumir e visualizar automaticamente conversas públicas online em sites de mídia social.

Ela permite coletar dados a partir de seis tipos de fontes diferentes: Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Feeds e Google Drive.

E ainda descobrir tópicos populares, encontrar e explorar temas emergentes de discussões, mapear dados de mídia social geocodificados e muito mais.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site Netlytic

E a mLabs, é uma ferramenta de monitoramento de redes sociais?

Essa é uma pergunta muito comum entre os profissionais de marketing e, por isso, criamos esse tópico de esclarecimento sobre o tema.

Consideramos monitoramento de redes sociais todo procedimento de obter informações sobre a marca ou qualquer outro dado relacionado a ela nesses canais.

Existem vários tipos de monitoramento de rede sociais que ajudam na tomada de decisão estratégica, como o de palavras-chaves, tendências, hashtags, canais, pessoas, imagens e publicações.

A mLabs não faz o rastreamento desses dados. Nós somos uma plataforma de gerenciamento de redes sociais e oferecemos um conjunto de ações para otimizar o uso desses canais para o marketing.

Pela nossa ferramenta você consegue simplificar o processo de postagem: criar, agendar, publicar e impulsionar o post no mesmo lugar, com poucos cliques.

Você também pode criar equipes com usuários ilimitados e usar o fluxo de criação e aprovação de posts para gerenciar toda produção de conteúdo para as redes sociais.

E para melhorar o seu desempenho, nós disponibilizamos uma análise de resultados completa com relatórios automatizados que mostram os melhores dias e horários para postar, os tipos de posts que têm melhor performance, entre outras informações relevantes.

Deu para perceber a diferença entre uma ferramenta de monitoramento de redes sociais e outra de gerenciamento desses canais? É provável que você precise das duas para elaborar e executar as suas estratégias de marketing nas redes sociais.

Ficou interessado e quer saber o que mais a mLabs tem para te oferecer? Confira 23 razões para escolher a mLabs como seu Gerenciador de Redes Sociais.

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