Dicas e ferramentas de monitoramento de redes sociais para poupar o seu tempo

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem de um celular mostrando na tela ícones de vários aplicativos

O que você faz para descobrir o que estão falando sobre o você nas redes sociais?

Você procura por marcações e hashtags? Verifica as notificações em cada rede social infinitas vezes por dia? Confesso que só de imaginar já fiquei cansada.

Não sei se você sabe, mas uma ferramenta de monitoramento de redes sociais pode fazer todo o trabalho duro por você! 🤟

Além de acompanhar o que as pessoas falam sobre a marca, ela ajuda a selecionar conversas relevantes, extrair informações valiosas para novas campanhas, monitorar tendências e palavras-chaves para novos conteúdos e muito mais.

Confira, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o assunto desde o que é, por que fazer, tipos de monitoramento, o que monitorar e sugestões de 15 melhores ferramentas para economizar o seu tempo e ampliar o seu horizonte!

O que é monitoramento de redes sociais

O monitoramento das redes sociais é o acompanhamento da marca nesses canais. Dentro deste contexto, é monitorado tudo que é falado sobre a empresa, seus produtos e serviços, além dos resultados que obtém junto ao público (engajamento, satisfação etc).

O monitoramento é a base de todo o trabalho de social listening – análise e interpretação dos dados –, uma verdadeira reflexão sobre quais insights são possíveis conseguir e como isso tudo pode contribuir para as estratégias do negócio.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Por que fazer o monitoramento de redes sociais

O monitoramento de redes sociais ajuda o social media entender como o seu trabalho pode ser, de fato, estratégico e trazer resultados positivos e reais para a marca.

Quando o social media não monitora os dados, como o sentimento das pessoas em relação à marca, fica mais difícil conseguir bater as metas estabelecidas pelo plano de marketing digital.

Ao monitorar de perto o que acontece nas redes sociais, é possível ir além das metas e obter Insights para uma estratégia mais efetiva, melhorando as análises, as tomadas de decisões e a forma de conversar com o público.

Através do monitoramento você pode construir um documento com o tom de voz da marca, por exemplo, por ter acompanhado o comportamento do público em determinada rede social.

Assim, as suas próximas publicações tendem a conquistar maior engajamento nas redes socais pelo envolvimento do público com o post, tendo mais oportunidades de conversão.

Tipos de monitoramento da marca

Se você acha que a única coisa que vale a pena acompanhar nas redes sociais é o que as pessoas falam sobre você, está enganado. 

Existem outros tipos de monitoramento que podem — e devem — serem feitos, tais como:

  • monitoramento de palavras-chave relacionadas ao core business, nome da marca e variações, concorrentes;
  • monitoramento de canais oficiais da marca, todos os comentários e mensagens diretas;
  • monitoramento de pessoas influentes do mercado, clientes chaves, clientes críticos;
  • monitoramento de imagens para identificação visual da marca ou elementos de interesse ao core business;
  • monitoramento de posts a partir de metadados como hashtags, localização, gênero, entre outros.

Todas essas informações ajudam a compreender melhor o seu negócio e o mercado. E você pode se tornar um profissional mais estratégico quanto realizada cada uma dessas análises. 

No curso Social Media Exponencial falamos sobre como classificar de maneira qualitativa esses dados, como criar categorias de análises e damos muitas outras dicas para fazer um planejamento digital.

banner com chamada para inscrição no clube social media exponenciais com vagas limitadas

Como é feito o monitoramento de redes sociais e o que monitorar

“Ok… estou convencido, monitorar é importante. Mas o que eu vou monitorar? TUDO?”.

Se você tem perfil no Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram e TikTok com certeza tem diversas possibilidades de coleta de informações.

É bastante coisa, eu sei, mas tudo pode ficar mais fácil com uma ferramenta de monitoramento de redes e com a compreensão do que é preciso, de fato, acompanhar.

A percepção sobre a sua marca

Você já colocou o seu nome no Google para saber o que aparece sobre você? 

O monitoramento da marca é praticamente isso. Você busca pelo nome da sua empresa nas redes sociais — indo para além das marcações — a fim de descobrir o que o pessoal está falando sobre ela.

Acompanhar o que é falado sobre a sua marca nas redes sociais, dá a possibilidade de entender o sentimento das pessoas em relação aos seus produtos ou serviços. E a partir disso, criar ações para melhorar essa impressão ou fortalecer perfis promotores da marca.

As estratégias de conteúdo

O tom de voz, a construção de um copywriting atraente que leve a pessoa para uma conversão, uma interação positiva e não ofensiva… Tudo isso pode ser transformado a partir do monitoramento das estratégias de conteúdo.

O comportamento de uma pessoa no Facebook é diferente no Twitter, até por questões de características da própria rede social. A empresa também precisa se adaptar a essas questões e oferecer um diálogo diferente em cada canal.

Alguns indicadores podem ajudar a entender se a sua estratégia de conteúdo está dando certo: a taxa de engajamento nas publicações, e a conversão.

Imagina você fazer um tweet que “navega na onda” dos Trends Topics e não conseguir nenhum engajamento? Esse cenário diminui quando você realmente acompanha e conhece a forma de se comunicar com o seu público.

As tendências de mercado

O mercado está em constante transformação, e isso não é exclusividade do marketing digital. Todos os setores passam por profundas mudanças — principalmente após o período de isolamento social.

Acompanhar as tendências de mercado ajuda a compreender os futuros caminhos para a sua empresa. Mostrando quais são as possibilidades de crescimento, novas tecnologias que podem ser adotadas, mudanças no comportamento de consumidores etc.

Os concorrentes

Você simplesmente não quer ficar para trás dos seus concorrentes, não é mesmo? E mesmo que você seja a referência do seu setor, não acompanhar o que as empresas concorrentes estão fazendo pode ser prejudicial.

Isso porque cada empresa se desenvolve e gera uma relação com os clientes, estabelecendo estratégias diferentes e que podem servir como Insights para você.

Quando feito manualmente, acompanhar o crescimento e o trabalho desenvolvido pelos concorrentes podem ser árduos.

As pessoas referentes na área

Além de acompanhar os concorrentes, outra indicação bem interessante é monitorar o perfil de pessoas que são referências na área em que a sua empresa atua.

Essas pessoas podem ser profissionais que se destacam no mercado e oferecem conhecimento em seus perfis, mostrando as tendências, falando dos testes que fez no local de trabalho.

Ah, é importante perceber que esses profissionais não precisam ser, necessariamente, influenciadores digitais. O número de seguidores que eles têm pouco importa, mas sim o conteúdo que poderá ser relevante para você.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

15 melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais

Veja a lista que separamos com as 15 melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais para ajudar a economizar o seu tempo e ampliar o seu horizonte!

1. Mention

A Mention é uma ferramenta que faz o monitoramento da marca, dos concorrentes, das campanhas e até mesmo das tendências do setor.

Ela permite fazer comparações e análises de conversas on-line, bem como criar conteúdo com base em importantes percepções das redes sociais.

Com a Mention você também pode responder todas as interações do Facebook, Instagram e Twitter da sua marca.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem da página da mention

2. Google Alerts

O Google Alerts faz o monitoramento de toda a Web em busca de menções relevantes sobre a marca, os concorrentes e sobre as tendências do setor.

Com um layout intuitivo, a ferramenta é fácil de manusear até por quem não tem muita prática com monitoramento.

Ela ainda possui um recurso de alertas que facilita o acompanhamento. Para testar, basta fazer login na sua conta do Google, ir para a página do Google Alerts e digitar a palavra-chave na caixa de pesquisa.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site google alerts

3. Brand24

A Brand24 é uma ferramenta diferenciada que permite aprofundar o monitoramento da marca e avaliar a sua reputação de acordo com os comentários on-line.

Essa análise é feita com base no sentimento das pessoas e de suas opiniões, isso porque a ferramenta os classifica em positivos, negativos ou neutros.

Além das principais redes sociais, a Brand24 também monitora blogs, fóruns e outros sites em busca de menções à marca.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site brand 24

4. Keyhole

A Keyhole é uma ferramenta específica para monitorar palavras-chaves, hashtags, URLs e nomes de usuário no Twitter e Instagram.

Com ela é possível acompanhar métricas como alcance e impressões, além dos tópicos relacionados a cada hashtag que você deseja criar.

Os dados são monitorados em tempo real, e você pode visualizá-los em mapas de calor que mostram os níveis das atividades pelo mundo.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site keyhole

5. Scup Social

A Scup Social é uma ferramenta que realiza o monitoramento, a gestão e a análise das redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outras.

Com ela é possível monitorar o mercado, o público e os concorrentes. Você pode realizar buscas por palavra-chave ou página e avaliar o posicionamento do público sobre a marca.

Na Scup Social você também pode identificar de tendências, participar das conversas, e extrair Insights importantes para melhoria das campanhas e do posicionamento da marca.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site scup social

6. BuzzSumo

A BuzzSumo é uma ferramenta que permite identificar os assuntos mais consumidos e compartilhados nas redes sociais e nos buscadores.

Com ela você consegue extrair relatórios, analisar o número total de artigos, compartilhamento e média de curtidas dos últimos seis meses.

A ferramenta oferece uma versão de teste, que dura uma semana e, depois disso, é possível contratar planos pagos que oferecem funcionalidades mais completas.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site buzzsumo

7. Digimind

A Digimind é uma ferramenta de monitoramento que mede o sentimento, permitindo que você veja se a percepção de uma palavra-chave é negativa, neutra ou positiva.

Com ela você também pode ver qual é a percepção que o público tem da sua marca em relação à concorrência.

A ferramenta ajuda a entender a reputação da marca, fornece Insights sobre o consumidor, faz o rastreamento de tendências, identificação de influenciadores e análise de campanha.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site digimind

8. Stilingue

A Stilingue é uma ferramenta que usa a inteligência artificial para analisar o comportamento das pessoas na Internet.

Ela coleta, interpreta e resume automaticamente os textos, veículos de notícias, blogs, fóruns, sites de reviews de produtos, e as principais redes sociais.

Após a análise a ferramenta sugere, como resultado, recomendações sobre quais tópicos em destaque a marca deve se atentar.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site stilingue

9. Visua

A Visua é uma plataforma de monitoramento de redes sociais que faz uso da inteligência artificial para gerar as análises.

Com ela você consegue rastrear a reputação e o engajamento da campanha, planejar futuras campanhas com Insights relevantes e adicionar dados vitais na sua estratégia. A ferramenta fornece, inclusive, análises críticas de concorrentes.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem site visua visua

10. AWS Amazon Rekognition

A AWS Amazon Rekognition é uma ferramenta que faz análises visuais avançadas. Ela extrai automaticamente os metadados dos arquivos de imagem e vídeo, capturando objetos, rostos, texto e muito mais.

Para isso, a ferramenta usa um serviço de reconhecimento de imagem que detecta objetos, cenas e faces, extrai texto, reconhece celebridades e até identifica conteúdo impróprio em imagens.

Esses metadados podem ser usados para pesquisar facilmente imagens e vídeos com palavras-chave da marca nas redes sociais e nas páginas da Internet.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site AWS

11. IBM Watson

A IBM Watson é uma plataforma que se baseia na linguagem humana e na inteligência artificial para analisar dados e trazer respostas.

Ela processa dados, padrões e relacionamentos importantes em imagens não estruturadas, e-mails, redes sociais e mais plataformas.

Com a IBM Watson você descobre Insights valiosos a partir de tendências das redes sociais em tempo real.

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

12. GumGum

A GumGum é uma ferramenta que usa visão computacional e processamento de linguagem natural para digitalizar imagens, vídeos, áudio e texto, e assim determinar o contexto.

A partir de então, é possível potencializar os anúncios contextuais e chamar a atenção do público com anúncios dinâmicos e atraentes, veiculados onde ele tem maior probabilidade de vê-los.

O seu diferencial é ser a única plataforma de inteligência contextual que faz a varredura de texto, imagens, vídeos e áudio na avaliação de conteúdo online.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site GumGum

13. Clarifai

A Clarifai é uma ferramenta que usa a inteligência artificial para fazer o monitoramento visual nas redes sociais e páginas da Internet.

Ela permite reconhecer mais de 11.000 conceitos diferentes, incluindo objetos, temas, humores e muito mais, com resultados em 23 idiomas diferentes.

Com ela você, consegue reunir valiosos Insights de negócios a partir de imagens, vídeo e texto usando visão computacional e processamento de linguagem natural.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site Clarifai

14. NodeXL

A NodeXL é um criador de gráficos para Excel que consegue visualizar os contatos da sua conta em redes sociais.

O programa usa a ferramenta na própria interface do office, facilitando a visualização dos usuários acostumados com o editor da Microsoft.

Com ela você pode fazer análise semântica conjunta com a análise de redes e usar vários filtros que ajudam a ter uma visão mais contextual dos dados.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site Nodexl

15. Netlytic

A Netlytic é uma ferramenta que analisa textos e redes sociais com capacidade de resumir e visualizar automaticamente conversas públicas online em sites de mídia social.

Ela permite coletar dados a partir de seis tipos de fontes diferentes: Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Feeds e Google Drive.

E ainda descobrir tópicos populares, encontrar e explorar temas emergentes de discussões, mapear dados de mídia social geocodificados e muito mais.

ferramenta de monitoramento de redes sociais: imagem do site Netlytic

E a mLabs, é uma ferramenta de monitoramento de redes sociais?

Essa é uma pergunta muito comum entre os profissionais de marketing e, por isso, criamos esse tópico de esclarecimento sobre o tema.

Consideramos monitoramento de redes sociais todo procedimento de obter informações sobre a marca ou qualquer outro dado relacionado a ela nesses canais.

Existem vários tipos de monitoramento de rede sociais que ajudam na tomada de decisão estratégica, como o de palavras-chaves, tendências, hashtags, canais, pessoas, imagens e publicações.

A mLabs não faz o rastreamento desses dados. Nós somos uma plataforma de gerenciamento de redes sociais e oferecemos um conjunto de ações para otimizar o uso desses canais para o marketing.

Pela nossa ferramenta você consegue simplificar o processo de postagem: criar, agendar, publicar e impulsionar o post no mesmo lugar, com poucos cliques.

Você também pode criar equipes com usuários ilimitados e usar o fluxo de criação e aprovação de posts para gerenciar toda produção de conteúdo para as redes sociais.

E para melhorar o seu desempenho, nós disponibilizamos uma análise de resultados completa com relatórios automatizados que mostram os melhores dias e horários para postar, os tipos de posts que têm melhor performance, entre outras informações relevantes.

Deu para perceber a diferença entre uma ferramenta de monitoramento de redes sociais e outra de gerenciamento desses canais? É provável que você precise das duas para elaborar e executar as suas estratégias de marketing nas redes sociais.

Ficou interessado e quer saber o que mais a mLabs tem para te oferecer? Confira 23 razões para escolher a mLabs como seu Gerenciador de Redes Sociais.

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados