O que é marketing de conteúdo e como as redes sociais entram nessa estratégia?

Marketing de Conteúdo: imagem das mãos de uma mulher digitando no notebook apoiado em cima da mesa.

Existem inúmeras definições de marketing de conteúdo pela internet. E, apesar das diferenças pontuais, a maioria delas remete à produção de conteúdo como uma forma efetiva para atrair, engajar, converter potenciais clientes e fidelizá-los.

Antes do marketing digital, a publicidade era feita de maneira interruptiva em canais como a TV, rádio, jornal, revistas, outdoors e panfletos. Hoje, esse cenário mudou. Ao mesmo tempo em que a democratização da internet ampliou as possibilidades de comunicação para marcas, ela deu ao consumidor o poder de decidir que tipo de conteúdo irá ou não consumir.

Esse consumidor, cada vez mais empoderado, passou a valorizar e se identificar com marcas que, de alguma forma, lhe entregam valor. E o conteúdo é uma dessas formas.

O marketing de conteúdo funciona como um imã natural para clientes potenciais, educa o público, gera autoridade para a marca e, o mais importante: estrutura relacionamentos sólidos entre a empresa e clientes.

Mas, além da produção de conteúdo, essa estratégia também se baseia na escolha certa dos canais de divulgação. Obviamente, site e blog são fundamentais, mas não para por aí. Muitas pessoas vão encontrar conteúdos através das buscas orgânicas e outras tantas terão contato com o conteúdo da marca através das redes sociais. Como bem disse, Jay Baer, “O conteúdo é fogo. A mídia social é a gasolina”.

Mas, como orquestrar tudo isso? Será que o marketing de conteúdo é válido para todo tipo de empresa? Por onde começar?

Se você quer entender o que é marketing de conteúdo, quais são as suas vantagens e como as redes sociais entram nessa estratégia, fique com a gente neste post!

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo (content marketing) é uma estratégia que visa atrair, converter e fidelizar clientes através da produção de conteúdo relevante e que ajude o público a solucionar algo.

A ideia é que, à medida que esse público se beneficie com os conteúdos, ele passe a ter a marca que os produz como referência no mercado. Essa construção natural de autoridade contribui para o branding, gera buzz em torno da marca, atrai novos clientes potenciais e pode reforçar valores importantes para o negócio.

Apesar do marketing de conteúdo ser um dos braços do Inbound marketing eles não dependem, necessariamente, um do outro. Mesmo que a empresa não invista em Inbound , o marketing de conteúdo pode ser o combustível do seu relacionamento com o público.

Porém, quando trabalhado em conjunto com uma estratégia de Inbound bem estruturada, o marketing de conteúdo contribui para a evolução do lead em sua jornada de compra, além de fidelizar clientes e gerar promotores para a marca.

Diferente do marketing tradicional, a preocupação não é mostrar apenas que a marca tem bons produtos ou serviços. No Inbound Marketing o foco é, em primeiro lugar, ser útil para o público a atraí-lo de forma natural para um site. À medida que a marca entrega valor através de conteúdos relevantes, ela começa a ganhar a confiança do público, que proativamente concede seu e-mail através de Landing Pages ou formulários, se tornando um lead. Por fim – e apenas no momento em que o lead já deu sinais suficientes de seu interesse pela marca – ele é abordado com ofertas de produtos ou serviços visando a conversão em clientes. Posteriormente, a marca investe em conteúdos para fidelização e construção de promotores da marca.

Estágios do Inbound Marketing: atração, conversão, fechamento e fidelização

Desde a percepção de uma necessidade até o momento da compra, o conteúdo tem o propósito de orientar o consumidor nos mais diversos formatos e canais.funil

Por que o marketing de conteúdo vale a pena?

Veja, agora, quais benefícios o marketing de conteúdo pode trazer para as marcas!

Aproximar o público da marca

Conteúdos têm a capacidade de gerar proximidade com o público.

As pessoas se identificam com os assuntos, se envolvem com as histórias e encontram respostas para as suas dúvidas. Assim, o marketing de conteúdo consegue atrair as pessoas interessadas pela marca e ainda engajar o público.

Gerar tráfego

Conteúdos relevantes tendem a ser encontrados na Web, seja pela busca orgânica dentro do Google e outros buscadores, ou pela viralização nas redes sociais. Com isso, o marketing de conteúdo também representa uma das principais ferramentas para geração de tráfego para uma marca.

Educar o mercado

A produção de conteúdo também serve para explicar conceitos, dar dicas e falar de tendências do mercado.

Nos dias de hoje, em que surgem serviços e propostas cada vez mais disruptivas, explicar conceitos e novos caminhos é a base para a geração de demandas. Um bom exemplo do que estamos falando aqui é o próprio Inbound Marketing.

Apesar desse conjunto de estratégias que compõem o Inbound não ser algo novo, foi a Hubspot quem cunhou o termo e sistematizou o framework do Inbound Marketing. Mas, o mercado não conhecia – sequer investia – em algo assim. A própria Hubspot estruturou uma estratégia de marketing de conteúdo para educar o mercado e fomentar potenciais clientes.

Linha do tempo da História da hubspot. Em 2010 eles cunharam o termo Inbound marketing

Através da produção de conteúdo relevante, explicativo, consistente e frequente, ela se posicionou como a maior referência no assunto e mantém o cargo até hoje.

O Marketing de Conteúdo ajuda o o público a entender melhor os caminhos para seus próprios problemas, descobri novas soluções e entender o valor que a marca entrega.

Criar autoridade

Ao educar o mercado e produzir materiais relevantes de forma consistente, a marca se torna uma referência de nicho.

O blog  da mLabs, por exemplo, entrega conteúdos sobre marketing digital e redes sociais de forma consistente há dois anos. Com nossa estratégia de marketing de conteúdo, conseguimos gerar hoje mais de um milhão de visitas mensais, além de termos aumentado em mais de 130% a taxa de conversão de leads a partir do tráfego orgânico.

gráfico mostrando crescimento de número de visitas no site da mLabs.

Além de nos consolidarmos como um canal referência em conteúdo sobre marketing digital e redes sociais, fortalecemos nossa marca, geramos mais de 25 mi leads todos os meses e nos consolidamos como a maior ferramenta de gerenciamento de redes sociais do Brasil.

Branding

Bons conteúdos se espalham. E, com eles, a marca ganha novos interessados, que confiam nela por transmitir valor em seus conteúdos. Por isso, o marketing de conteúdo é também uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca.

Gerar mais leads e vendas

Gerar tráfego, ter visibilidade, ganhar autoridade, ter engajamento, tudo isso é ótimo, mas vender é melhor ainda e será que o marketing de conteúdo consegue? Claro que sim! Materiais relevantes são instrumentos de persuasão para guiar o consumidor no processo de compra e fazê-lo tomar a decisão sozinho.

E ainda tem um bônus – ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes – pois o amadurecimento gradual alivia o trabalho do time comercial na hora da venda.

Fidelizar clientes

Pensa que o trabalho acaba quando o lead se torna cliente? Nada disso! A produção de conteúdo também tem uma função importante que é  fidelizar os clientes. Continuar oferecendo materiais relevantes mesmo no pós-venda é fundamental para fidelizar clientes e manter um bom relacionamento.

Newsletters e canais de relacionamento exclusivos para clientes são muito importantes aqui.

Fundamentos da estratégia de marketing de conteúdo

Antes de sair escrevendo posts, é preciso conhecer – e colocar em prática – alguns pilares de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Planejamento

Planejamento é o começo de tudo. Nada de começar a escrever textos e fazer posts aleatoriamente, ok?

Comece definindo os seus objetivos, para quem você vai direcionar os conteúdos, quais canais vai utilizar para divulgar e como vai mensurar os resultados de todo trabalho. Assim, você começa com o pé direito!

Buyer personas

O primeiro passo do seu planejamento deve ser a criação de buyer personas.

Buyer persona é um personagem semi-fictício que representa um cliente ideal da marca. E é para ela quem você vai planejar e produzir os conteúdos. Com essa pessoa em mente, fica muito mais fácil entregar valor, definir o tom da comunicação, os temas e canais de divulgação.

Mas, ainda que você tenha um tempo de experiência com o público da marca, a persona não deve sair da sua cabeça? Embase a descrição em dados reais do seu público.

Para isso, colete dados demográficos através de ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights ou dos próprios relatórios da mLabs. É muito importante fazer com a base de clientes para entender seus interesses, principais dores, como seu produto ou serviço os ajuda, quais são seus hobbies e preferências pessoais, entre outros.

A análise objetiva desses dados te ajudará a delinear uma ou mais personas de forma efetiva, e isso é fundamental para que os resultados da sua  estratégia de marketing de conteúdo realmente aconteçam.

Palavras-chave e SEO

Palavras-chave são os termos usados pelas pessoas ao fazerem buscas na internet. Elas são usadas em buscadores como o Google, nas redes sociais, em ferramentas de compra, e-commerces e etc.

tela da palavra mLabs sendo digitada no buscador do Google

Por isso, entender como as pessoas buscam e quais termos elas usam é fundamental para estruturar sua estratégia de marketing de conteúdo. Além de dizer sobre quais assuntos sua persona está interessada, palavras-chave são fundamentais para o SEO (otimização para mecanismos de busca).

Apesar de existirem uma série de estratégias de SEO envolvendo o uso de palavras-chave, nossa dica é: depois que descobrir e escolher uma palavra-chave para o seu conteúdo, foque em escrever o post mais completo e detalhado sobre o assunto possível.

Pequenos otimizações como ter a palavra-chave no título do post, na url, e ao longo do texto são simples e podem te ajudar a melhorar os resultados. Mas, o essencial MESMO é que seu conteúdo seja ridiculamente bom para sua persona. Combinado?

Conteúdo para o funil de vendas

No Inbound marketing, o conteúdo é usado em todo o funil para fazer os leads amadurecerem sua decisão e avançarem de uma etapa para outra.

Para isso, durante a produção dos conteúdos, você pode sempre pensar: “para qual etapa do funil estou criando esse material?”. Em cada estágio (topo, meio, fundo e pós-venda), o consumidor tem diferentes dúvidas e necessidades que o seu conteúdo deve suprir.

No topo, ele ainda está reconhecendo um problema e tendo o primeiro contato com a sua marca. Então, você pode ajudá-lo a entender melhor o problema que está enfrentando e as possíveis soluções. Nesse momento, segure a vontade de vender o produto, pois o consumidor ainda não está pronto, e você só vai afastá-lo assim.

No meio do funil, ele já está mais maduro na jornada de compra, reconheceu o seu problema e elencou um conjunto de possíveis soluções, que agora avalia para tomar a decisão. Então, você pode ajudar o lead com conteúdos mais aprofundados para ajudá-lo.

Já no fundo do funil, é chegada a hora de vender o produto, ou a própria marca. Mostre ao lead que a marca tem a melhor solução para o que ele precisa, de maneira que ele perceba o seu valor.

Depois da venda, não abandone o seu cliente! Continue a sua estratégia de marketing de conteúdo para que ele entre novamente no funil e volte a comprar.

Formatos de conteúdo

Quando se fala em marketing de conteúdo, logo se pensa em textos. Mas os formatos de conteúdos são muito mais variados que isso, podem ser posts, e-books, webinars, vídeos, fotografias, ilustrações, infográficos, áudios — tudo que a criatividade permitir.

Para escolher os formatos de conteúdo perfeitos, analise o comportamento da sua persona. Em quais redes sociais ela está? Ela consome vídeos no YouTube? Dados podem ajudá-la de alguma forma? Ela consome poadcasts? Essas perguntas são fundamentais para a escolha certa dos formatos.

Canais de distribuição de conteúdo

Além de diversos formatos, o marketing de conteúdo também pode ter vários canais de distribuição. Vamos apresentar os principais, mas você pode explorar outros também, de acordo com a sua persona.

Um dos pilares dessa estratégia é o blog corporativo. É nesse canal que a marca centraliza as publicações de conteúdos mais longos, que oferecem informações mais detalhadas e atraem os visitantes. O blog ajuda bastante no posicionamento das páginas no Google e é fundamental no topo do funil.

No site da marca também podem estar hospedadas as Landing Pages de conversão em leads, onde os usuários preenchem um formulário para baixar e-books, participar de webinários, acessar ferramentas exclusivas etc.

Outra ferramenta importante para o marketing de conteúdo é o e-mail. Esse canal é essencialmente de relacionamento, que deve adotar estratégias de segmentação, personalização e evitar o spam para não perder a credibilidade. Ele é bastante usado para a nutrição dos leads e fidelização de clientes.

As redes sociais também são canais importantes do marketing de conteúdo para gerar mais visibilidade e engajamento. Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e LinkedIn (apenas citando as principais redes sociais) tem a função de ampliar o potencial de alcance dos seus conteúdos e viabilizar o relacionamento entre clientes e marca.

As redes sociais funcionam também como uma vitrine para que novos clientes potenciais conheçam e se apaixonem pela marca. Uma comunidade de fãs e promotores é o caminho mais efetivo para isso. Investir em conteúdos para fidelizar e engajar seguidores nas redes sociais elevará sua estratégia de Inbound Marketing a uma máquina de vendas com vida própria.

Além das características particulares de cada canal, é importante pensar na integração entre eles. As redes sociais, por exemplo, podem gerar tráfego para o blog. O blog, por sua vez, pode oferecer formulários de cadastro para baixar e-books e aumentar a lista de contatos. Assim, o consumidor tem uma melhor experiência com a marca em todos os pontos de contato.

O papel das redes sociais no marketing de conteúdo

Agora, vamos falar especificamente sobre as redes sociais em uma estratégia de marketing de conteúdo. Como a presença da marca, nas redes sociais, pode ajudar o consumidor ao longo do funil de vendas? Confira alguns tópicos importantes!

Colocar sua marca no radar

Que as redes sociais podem ampliar o potencial de alcance do seu conteúdo você já sabe.

A divulgação nos perfis da marca é uma forma de levar um post, ebook ou outro conteúdo para seus seguidores, fãs e, claro, para a rede de contato dessas pessoas. Mas, não é só isso.

As redes sociais podem ser o canal perfeito para alguém ter o primeiro contato com a sua marca. Através da mídia paga (com uma segmentação extremamente bem feita), você pode ampliar a entrega dos seus conteúdos para as pessoas certas.

Levar o conteúdo pro público certo

As ferramentas de mídia paga das redes sociais são incrivelmente eficientes em termos de segmentação.

É possível fazer anúncios para levar seu conteúdo exatamente para o público potencial da marca.

Se o seu trabalho de construção de personas tiver sido bem feito, você terá inúmeras informações para usar na hora de criar anúncios nas redes sociais.

Neste e-book, a gente te ensina como usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook para criar campanhas de mídia paga no Face e Instagram.

Interatividade

Eis aqui uma característica que nenhum outro canal tem tão forte – a interatividade. Nas redes sociais, as marcas estão lado a lado com o consumidor para conversar com eles.

Dessa maneira, o marketing de conteúdo se torna uma via de mão dupla, em que os usuários não apenas recebem informações, mas também interagem e participam. Aliás, o conteúdo gerado pelos usuários (em reviews, comentários e marcações, por exemplo) é uma das armas para ganhar credibilidade nas redes sociais e conhecer melhor o seu público.

Aqui na mLabs, buscamos sempre provocar a participação dos seguidores, criando conteúdos alinhados ao seu perfil. E, quando o post gera interação, valorizamos cada comentário.

Promoção do conteúdo de outros canais

Outro papel importante das redes sociais no marketing de conteúdo é promover os conteúdos dos outros canais que fazem parte da estratégia. Elas podem linkar para o blog, site, newsletter, webinars ou e-books. Assim, os usuários das redes deixam de ser apenas seguidores e podem se tornar oportunidades de negócio.

A Rock Content, por exemplo, tem um dos principais blogs de marketing digital da web. No Facebook da marca, você verá vários posts direcionando o público para lá. Mas a empresa também não deixa de lado outros conteúdos, como e-books, pesquisas e webinars.

Reforço da marca

A comunidade que interage com a marca nas redes sociais estreita os laços com ela. O relacionamento vai muito além do comercial, a empresa se torna mais humana e vira uma parceira dos seguidores, o que reforça o seu branding e fomenta os promotores da marca.

A Resultados Digitais, por exemplo, ao publicar este post no Dia do Orgulho LGBTQ+, reforça o seu posicionamento e se aproxima do público.

Enfim, o marketing de conteúdo precisa estar na sua mira. Para ter resultados efetivos, lembre-se de que é necessário ter organização, criar um cronograma para todas as ações e definir os responsáveis, que devem estar cientes do papel das redes sociais nessa estratégia. É muito fácil se perder diante da quantidade de canais, formatos e conteúdos a serem produzidos.

Para ter mais ideias de como usar o marketing de conteúdo e aprimorar suas estratégias nas redes sociais, continue acompanhando nosso blog e acesse nossa área de materiais gratuitos! Bons estudos!

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