4 passos para alavancar seu SEO utilizando as redes sociais

redes sociais seo

Não é mais novidade que redes sociais e SEO precisam andar lado a lado para levar o seu blog aos primeiros resultados orgânicos do Google.

As redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis no marketing digital. Anteriormente, possuíam apenas o papel de divulgar o produto e alcançar um público mais amplo.

Entretanto, agora elas podem agregar valor à sua página e elevar a posição do seu blog de acordo com a avaliação dos principais sistemas de busca.

Embora o Google tenha declarado em vídeo que a quantidade de seguidores ou inscritos não influencia na relevância da página, o Bing admitiu que perfis com mais presença nas redes sociais podem ocupar posições mais altas nas buscas.

Um plano estruturado de técnicas de SEO é um dos principais pilares que sustentam um blog de sucesso, e ele também deve ser aplicado nos posts nas redes sociais.

Os fatores oficiais que influenciam no ranking estão sempre se transformando e são um verdadeiro mistério, mas sempre há formas de descobrir boas dicas.

Nós criamos este post para te explicar exatamente como utilizar as redes sociais e SEO para transformar seus resultados! Vamos lá?

1 – Produza um conteúdo de qualidade

Assim como os buscadores dão mais relevância para artigos que apresentam conteúdo de qualidade, é essencial apresentar um material relevante nas redes sociais.

Entretanto, esta não é uma missão fácil, especialmente porque elas representam um ambiente em que não é possível pontuar o que o usuário está buscando.

A união entre técnicas usadas nas redes sociais e SEO simboliza um apanhado de toques sutis que podem transformar a apresentação seu conteúdo.

Reunimos 3 dicas essenciais que você precisa saber para apresentar um conteúdo expressivo nas redes sociais.

Defina o tema e a palavra-chave

A forma mais objetiva de encontrar um tópico de conteúdo é buscar por uma palavra-chave que traga a oportunidade de produzir um material que se encaixa perfeitamente na busca do usuário.

Uma ferramenta que pode te auxiliar nesta missão é o Ubersuggest! Ela oferece uma análise detalhada da palavra-chave que você escolheu, como o volume de busca e a dificuldade de conseguir um bom ranqueamento nos resultados do termo.

Ubbersugest

Na imagem acima, você pode observar que a palavra marketing possui um alto volume de busca, assim como um nível alto de dificuldade para alcançar os primeiros lugares no ranking dos buscadores.

Se você não tem ideia de qual palavra-chave usar como foco, o Ubersuggest também pode te dar opções mais específicas e que tenham menos competitividade.

Visão geral Ubbersugest

A palavra marketing, por exemplo, é bem competitiva, mas algumas das suas variações são menos disputadas e podem ser ideais como tema do seu post!

Tenha o seu leitor em mente

Coloque a experiência do usuário sempre em primeiro lugar, desde o momento em que você escolhe sua palavra-chave até o horário em que você publica seu post.

É importante manter o seu conteúdo vivo e interagir com os usuários. Sempre responda comentários e produza materiais que podem gerar uma discussão positiva sobre seu projeto.

Muitas vezes, o engajamento com o usuário traz mais resultados do que um grande número de seguidores que mal interage com suas publicações.

Escreva um conteúdo claro e conciso

Dispense o vocabulário formal e os termos técnicos, as redes sociais e SEO exigem um discurso simples e objetivo.

Quanto menor e mais dinâmico, melhor! Invista em imagens que podem complementar seu texto e tornar o entendimento mais simples e memorável.

Deixe os textões de lado, já foi comprovado que a tecnologia diminui o nível de atenção dos usuários, então é necessário explicar sua ideia em poucas e eficazes palavras.

2 – Promova o seu conteúdo

Milhares de posts são produzidos por dia, o que torna muito fácil o seu se tornar só mais um neste grande número.

É neste momento que as redes sociais e SEO podem ajudar a aumentar o tempo de vida da sua publicação!

Promover o seu conteúdo nos sites certos e com uma linguagem clara e objetiva pode manter o seu post relevante entre os usuários, além de se tornar um material compartilhável entre os grupos de amigos de cada um.

Onde compartilhar

Que tal dar um passo além e fugir das redes sociais que já estão saturadas com conteúdo? Por mais que não tão conhecidas como o Facebook, Twitter e Instagram, existe uma variedade ampla de sites que atendem nichos mais específicos da web.

Conheça mais sobre 3 redes sociais e analise qual delas se encaixaria melhor na experiência do seu usuário!

Medium

Criada por um dos co-fundadores do Twitter, Evan Williams, o Medium é uma plataforma para publicação de blogs.

Se popularizou entre redatores de conteúdo jornalístico e opinativo. É um espaço de debate e expressão de ideias.

Reddit

O Reddit surgiu com o objetivo de conectar diversos conteúdos da web sobre um determinado tema. As conexões podem ser avaliadas como positivas ou negativas pelos usuários.

Há também o espaço para comentários e interação entre os membros da rede social. Ela se popularizou com o compartilhamento de memes e conteúdos engraçados.

Dzone

Especializado na publicação e compartilhamento de conteúdos relacionados à tecnologia, o Dzone é ideal para quem busca as novidades sobre os grandes avanços do mundo tech.

Os usuários recebem títulos mais importantes conforme seus posts vão sendo notados e avaliados positivamente pelos outros membros.

Mais visibilidade = potencial de link building

A comunidade que você pode construir nas redes sociais por meio do engajamento com outros usuários abre a oportunidade para compartilhar links com usuários que dividem o mesmo interesse que você.

Este tipo de aliança leva seu projeto para um número maior de pessoas que possuem o potencial de se interessar pela sua ideia.

O link building é um dos fatores considerados pelos mecanismos de busca que pode aumentar a relevância do seu site, levando-o para os principais resultados.

Quanto mais sites de qualidade compartilham o seu link, mais confiável e relevante o seu conteúdo se torna.

Ao mesmo tempo, você ganha a chance de se tornar mais próximo às discussões e novidades que estão na boca do público que te interessa.

Entretanto, não adianta confiar apenas nas suas ligações e deixar a qualidade do material de lado. Não esqueça de sempre entregar um conteúdo relevante e objetivo.

3 – Aumente a sua presença de marca

Parece meio óbvio, mas garantir a presença da sua marca nas redes sociais é extremamente importante. Não apenas para o SEO, mas também para a construção e divulgação da sua imagem.

Crie o seu perfil, alimente-o com conteúdo de qualidade e mantenha uma relação próxima com seus seguidores.

Até mesmo um número baixo de inscritos representa uma visibilidade extra para o seu projeto, além de te colocar lado a lado com o usuário em seu habitat natural.

Por exemplo, se alguém busca por um buffet para realizar um evento e não encontra a empresa no Facebook ou Instagram para analisar fotos do local, já o risca da lista imediatamente!

No momento atual, estar presente nas redes sociais é essencial para sobreviver e ser visto como relevante na internet.

Como as buscas por marca ajudam seus rankings

Para ilustrar este tópico, vamos criar uma marca imaginária: a Bananalândia, produtora de bananas e derivados da fruta.

Imagine que um usuário faz a seguinte pesquisa no Google: bananas orgânicas Bananalândia. Ele encontra a sua marca, se interessa pelos seus produtos e deixa uma avaliação positiva na sua página do Facebook.

Além dos buscadores considerarem isso como um ponto positivo para o nome da sua marca, você também pode ganhar um espaço nas pesquisas relacionadas ao termo “bananas orgânicas”.

Quando usuários associam o nome da sua marca a outros termos, o número de palavras-chave que você pode alcançar aumentam e você ganha mais chances de subir nos rankings de busca.

4 – Construa uma audiência

Infelizmente, não basta oferecer um produto de qualidade para atrair todo o público que você precisa para alcançar o sucesso.

É preciso chegar até eles no lugar certo, na hora certa, com as palavras certas e entregando exatamente o que eles precisam.

Claramente, esta não é uma missão simples, mas não é impossível! Os lugares em que o público está mais presente são as redes sociais, e é lá que você precisa investir seu tempo.

Quanto mais pessoas passam a seguir e confiar na sua marca, maior e mais relevante ela se torna, em todos os aspectos.

Por exemplo, quando um usuário busca por um novo celular, ele imediatamente pensará em marcas grandes e que imprimem confiança, como a Apple, Samsung, LG, etc.

Pouco a pouco, você é capaz de fortalecer a reputação da sua marca por meio das redes sociais e SEO. Mesmo que em escala menor do que as marcas citadas, um grupo de seguidores fiéis pode valer mais do que você imagina!

Maior CTR = Rankings mais altos

O CTR (click through rates, ou “taxa de cliques” em português) representa a porcentagem que cliques que são feitos no seu site em relação ao número de vezes que ele foi visto nos resultados de busca ou anúncios.

Ele é um dos resultados mais importantes que as redes sociais e SEO buscam alcançar.

Não importa quão adequado e relevante é seu conteúdo, se ninguém o acessa para compreendê-lo, todo o trabalho é desperdiçado e você cai para as últimas páginas dos resultados.

Dê importância para os títulos e chamadas do seu post, eles são o cartão de visita e o fator decisivo das visitas ao seu site. Confira algumas dicas que podem te ajudar a criar um título mais interessante ao leitor:

  • Aposte nas listas: há um grande interesse dos usuários em conteúdos em forma de lista, com itens objetivos e simples que exemplificam um assunto maior;
  • Apelo emocional: as pessoas gostam de se conectar aos temas que acessam, por isso é sempre interessante torná-lo próximo às emoções do usuário;
  • Tema do post em destaque: insira a palavra-chave no título, de preferência no início, para deixar o mais explícito possível que este é o tema principal do post.

Quanto mais atrativa a chamada postada nas redes sociais, maiores são as chances de usuários clicarem e ainda compartilharem com seu grupo de amigos.

Conclusão

Mesmo sem a confirmação de um dos principais mecanismos de busca, as redes sociais e SEO já provaram que devem funcionar em conjunto para garantir o primeiro lugar do seu blog nos rankings.

Além de trazer mais público e visibilidade para seu projeto, o investimento nas redes sociais pode fortalecer a reputação da sua marca para o público.

Ao mesmo tempo, a sua relação com o usuário fica mais próxima e você aprende detalhes importantes sobre a experiência que ele vive até chegar até o seu conteúdo.

Existem diferentes tipos de redes sociais que podem se identificar melhor com o seu público e também com o seu negócio. Entretanto, todas elas exigem uma linguagem simples e objetiva.

Agora que você aprendeu tudo isso, está pronto para unir as redes sociais e SEO para colocar sua marca no radar? Conte tudo sobre sua experiência e deixe suas dúvidas nos comentários!

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Este post foi escrito por Neil Patel.

Neil Patel é o co-fundador da Ubersuggest, Hello Bar, Crazy Egg, Neil Patel Digital e Kissmetrics. Ele ajuda empresas como Amazon, Microsoft, Airbnb, Google e SalesForce a crescerem através do marketing.

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