Plano de marketing digital: veja como usar as redes sociais para potencializar o seu!

Plano de marketing digital: imagem de uma sala de reunião com várias pessoas sentadas conversando sobre negócios olhando para uma parede de post it coloridos

Que as marcas precisam estar nas redes sociais, todo mundo já sabe, não é?

Nos últimos anos, milhões de empresas correram para aproveitar os fenômenos do Facebook, Instagram, Twitter Pinterest, LinkedIn e, recentemente, do TikTok.

Só que muitas marcas correram de qualquer jeito e deixaram para trás uma premissa básica do sucesso no marketing: fazer um planejamento estratégico.

Esse é um dos principais motivos para vermos por aí tantos perfis de marcas falando sozinhos… Por isso, viemos aqui ajudar você a fazer um plano de marketing digital para as suas redes sociais bombarem!

Neste artigo, trouxemos um conceito novo para ajudar você a elaborar o seu planejamento: o Unbound Marketing, uma metodologia que une as estratégias de Outbound e Inbound Marketing para explorar o melhor que elas oferecem e potencializar os seus resultados.

“Ih, lá vem o marketing com mais um conceito da moda…”, talvez você pense isso. 🤔

Mas não estamos aqui para trazer uma nova expressão vazia, queremos mostrar um pouco do planejamento elaborado para o nosso crescimento, aqui na mLabs, que se aplica para qualquer negócio.

E proporcionar uma nova maneira de enxergar as oportunidades, romper algumas crenças limitantes e criar planos que realmente funcionem!

O que é um plano de marketing digital?

O plano de marketing digital é o resultado do processo de planejamento das marcas para sua atuação em canais digitais.

Ele pode ser criado para a marca como um todo, mas também para um produto, um lançamento ou uma campanha de marketing específica.

A partir de estudos, pesquisas e conversas entre a equipe, esse documento define:

  • Objetivos;
  • Metas;
  • Indicadores;
  • Metodologias;
  • Públicos e personas;
  • Concorrentes;
  • Canais de atuação;
  • Ferramentas;
  • Orçamento;
  • Cronogramas e prazos;
  • Responsáveis.

O plano de marketing digital é fundamental para gestão de negócios das pequenas às grandes empresas, já que define as estratégias para os canais digitais e como elas vão contribuir para os objetivos organizacionais.

Ele deve sempre ajudar a empresa a cumprir a sua visão, ou seja, aonde quer chegar nos próximos meses ou anos. 🎯

Para criar um plano de marketing digital, é possível adotar diferentes metodologias e mesclar o investimento de tempo, equipe, dinheiro e estratégias entre elas.

Muitas empresas concentram mais energia no Outbound Marketing, que utiliza estratégias interruptivas e prospecção ativa de clientes.

Outras investem mais no Inbound Marketing, que trabalha a atração de clientes, em vez da interrupção, e a evolução dos consumidores na jornada de compra.

Outras metodologias, também podem ser adotadas e até cruzar umas com as outras, como é o caso do:

Aqui vamos falar sobre o Unbound Marketing, que torna o seu plano de marketing digital mais robusto ao unir Inbound e Outbound em torno do conceito de jornada onlife.

O que é Unbound Marketing e como funciona a metodologia?

Unbound Marketing é uma metodologia que integra as Inbound e Outbound para otimizar os resultados das marcas, tendo as redes sociais como cenário principal das suas ações. Ela pode ser aplicada a qualquer negócio, de qualquer setor ou porte.

Essa metodologia foi criada pelo Rafael Kiso, CMO da mLabs, e já rendeu importantes conquistas para a nossa equipe.

Sua grande inovação é romper com crenças que limitam os resultados das empresas. Afinal, quem nunca ouviu que o Outbound Marketing é coisa do passado? Ou que o Inbound Marketing não serve para o seu negócio?

Sim, é claro que as empresas têm suas razões para afirmar isso. Mas nós preferimos fugir dessas afirmações e sair um pouco da caixa. Em vez de dizer que uma ou outra metodologia não presta, por que não aproveitar o que elas têm de bom?

Foi isso que fizemos e é isso que queremos convidar você a fazer também!

Entendemos que tanto o Inbound quanto o Outbound têm suas vantagens e desvantagens. Então, a proposta do Unbound Marketing é combinar as melhores técnicas que elas oferecem e criar uma metodologia completa, que funciona para todas as empresas.

Por que você deve considerar a Jornada Onlife no seu planejamento?


A jornada onlife está no centro do conceito de Unbound Marketing. Essa metodologia de marketing entende que o consumidor é o protagonista das suas jornadas (não a empresa, não o produto, não a própria metodologia).

Por isso, existe uma grande diferença no conceito de jornada onlife em relação à jornada de compra tradicional.

O Unbound entende que essa trajetória de consumo não está isolada, ela faz parte da vida do consumidor que se mantém conectado a todo momento. Por isso o conceito leva esse nome: jornada onlife, ou seja, vida conectada.

Então, o segredo das marcas é fazer parte da vida das pessoas. Ainda mais no contexto atual, em que é real e possível para as marcas estarem perto do público, via qualquer dispositivo que esteja conectado – até mesmo na palma da sua mão!

Portanto, para fazer parte da jornada onlife, é preciso pensar nos diversos dispositivos e canais que as pessoas usam nos momentos do seu dia a dia. Pensou em algum? Provavelmente alguma rede social veio à sua cabeça, não é?

Se estamos pensando na jornada na vida das pessoas, as redes sociais são protagonistas. Hoje elas fazem parte do dia a dia do consumidor, que faz de tudo por lá: interage, se informa, conversa, procura oportunidades, pesquisa produtos, e várias outras atividades.

De acordo com uma pesquisa realizada pela GlobalWebIndex, o tempo médio diário que cada pessoa gasta nas redes sociais aumentou de 1h30 em 2012 para 2h24 em 2019.

Na América Latina, esse tempo é de 3h32. A pesquisa afirma ainda que 97% dos usuários de Internet usaram alguma rede social no último mês.

Plano de marketing digital: imagem de um gráfico da pesquisa realizada pela GlobalWebIndex que aponta o tempo médio diário que cada pessoa gasta nas redes sociais

As redes sociais estão presentes em todos os momentos do dia das pessoas, desde quando acordam até irem para a cama novamente. Então, quando as marcas estão lá, elas também se fazem presentes em todos esses momentos.

Para isso, é preciso entender: o que a sua persona faz durante o seu dia? Quais mídias usa na sua rotina? Quando está no celular e quanto está no desktop? O que acessa quando está no horário do almoço? Como interage nas redes quando vai dormir?

Essas questões ajudam a traçar um plano de marketing digital eficiente. A partir da jornada onlife, você consegue entender os comportamentos e as dores da sua persona, definir uma estratégia multicanal para todos esses momentos e saber como se comunicar em cada situação.

Quais são as etapas da Jornada Onlife?

Em 2011, Jim Lecinski, então Diretor de Vendas e Serviços para os EUA do Google, criou o conceito de Momento Zero da Verdade (Zero Momento of Truth ou ZMOT).

Antes dele, a Procter & Gamble já havia estudado os “momentos da verdade” ao analisar os comportamentos do consumidor.

Esses momentos definem quando as marcas ganham ou perdem os clientes: no “Primeiro Momento da Verdade”, quando eles estão em frente à prateleira, e no “Segundo Momento da Verdade” quando eles adquirem e usam o produto.

Só que a Internet moldou o comportamento dos consumidores e adicionou novos momentos decisivos, que tornaram o processo de tomada de decisão menos linear e previsível.

O ZMOT é um deles e adiciona uma camada de influência da Internet no processo de compra.

É a partir do conceito de ZMOT, então, que vamos explicar as etapas da jornada onlife. Dê uma olhada no esquema a seguir para entender a linha de raciocínio com todas as etapas.

Plano de marketing digital: imagem ilustrativa indicando as etapas da jornada onlife

ZMOT – Momento Zero da Verdade

O “Estímulo” é o que coloca o consumidor em contato com a marca pela primeira vez. No Inbound, esse estímulo depende da busca ativa das pessoas – do interesse delas em procurar por algo no Google.

Por isso, o Unbound Marketing sugere um estímulo externo do Outbound, para ir despertar interesse dos consumidores através das mídias pagas.

A intenção ainda não é vender o produto ou aprofundar o conteúdo, é apenas colocar a marca no radar do público.

O “Estímulo” faz com que a marca não seja mais uma desconhecida. Depois dele, o consumidor já começa a se interessar pela marca e até fazer uma pesquisa ativa por sites, blogs e conteúdos.

Para entender o que é o ZMOT, veja esses números que o Google mostra:

  • 70% dos americanos dizem ler análises de produtos antes de fazer uma compra;
  • 79% dos consumidores dizem que usam um smartphone para ajudá-los nas compras;
  • 83% das mães dizem que fazem pesquisas online depois de ver comerciais de TV de produtos que interessam a elas.

Perceba como o consumidor busca e recebe informações muito antes de chegar à prateleira do PDV. Portanto, o ZMOT é aquele momento em que pegamos o celular ou computador para pesquisar sobre um produto ou serviço na Internet.

FMOT – Primeiro Momento da Verdade

Aqui a marca já está se relacionando com o consumidor. Ela já nutre os leads com conteúdos relevantes, tira as dúvidas que estão surgindo e, aos poucos, conquista o seu interesse e confiança.

Perceba que aqui o lead já está mais avançado no funil e mais maduro para tomar a decisão de compra.

É como se ele estivesse na frente da prateleira – em analogia ao “Primeiro Momento da Verdade” proposto pela P&G – e a intenção é converter o máximo de leads em clientes e fechar vendas.

SMOT – Segundo Momento da Verdade

Depois que a compra acontece, o cliente tem o produto em mãos. É o momento de usar no dia a dia, validar as expectativas e construir uma experiência própria com a marca.

Então, no “Segundo Momento da Verdade”, a marca deve se esforçar para encantar o cliente. Esse encantamento é essencial para a satisfação do cliente, mas também para guiá-lo até a próxima etapa.

UMOT – Último Momento da Verdade

Já no “Último Momento da Verdade”, o consumidor satisfeito e encantado compartilha sua experiência. 📢

Isso já acontece há muito tempo, com amigos e familiares próximos. Mas a Internet potencializou esse boca a boca, em canais como sites de reclamação, avaliações online e publicações nas redes sociais.

Assim, a experiência que era individual se torna uma experiência compartilhada.

Logo, o objetivo da última etapa da jornada onlife é converter os clientes em promotores da marca fazendo com que essa experiência compartilhada passe a ser a etapa de “Estímulo” de um novo potencial cliente.

Como elaborar um plano de marketing digital usando a metodologia Unbound?

Agora que você já conhece as etapas da jornada onlife, vamos mostrar como criar o seu plano de marketing digital com base na metodologia Unbound Marketing.

Siga com a gente para descobrir como atingir os objetivos com abordagens, canais, ferramentas e conteúdos certos em cada passo da jornada.

Antes, observe o framework abaixo que resume tudo o que vamos falar a partir de agora.

Plano de marketing digital: imagem de um framework abordando toda a metodologia Unbound Marketing

1. Consciência

A etapa de “Consciência” coincide com o ZMOT, a partir do Estímulo. É hora de colocar a sua marca no radar das pessoas e começar a se relacionar com elas.

Para isso, as redes sociais são ideais, pois despertam gatilhos de consumo. Você pode usar Dark Posts, posts patrocinados, anúncios nos Stories, YouTube Ads e outros tipos de Social Ads para alcançar um público que ainda não conhece a marca.

Nesse momento, o objetivo das mídias deve ser gerar Alcance para aumentar a consciência de marca, tenha isso mente!

Embora, muitos profissionais acreditem que mirar em alcance nas redes sociais não valha a pena, pois o que interessa é engajamento. Ninguém chega em um desconhecido na balada já esperando uma interação, certo? Primeiro você tenta “fisgar”ou de destacar de alguma forma!

Acontece o mesmo nas redes sociais: 99% dos usuários do Facebook não curtem, comentam nem compartilham nada. Eles estão lá apenas para ver o que os outros estão publicando.

Então, pense que, antes de engajar o público, você precisa ser visto!

2. Descoberta

Na etapa de “Descoberta”, o consumidor está no seu “Primeiro Momento da Verdade”. É o estágio de validação e consideração da marca para resolver as suas dores e necessidades.

Para isso, ele já tem um relacionamento mais próximo com a marca e avalia as soluções que ela oferece.

Aqui, o objetivo de mídia continua sendo o alcance. Lembre-se de que você precisa ampliar ao máximo o conhecimento sobre a marca para atrair mais interessados.

Mas você também já pode desenvolver conteúdos em blog e redes sociais e otimizar as páginas com SEO.

Perceba, portanto, que Inbound e Outbound atuam juntos nessa etapa para se aproximar dos consumidores e transformá-los em leads.

3. Ação

Depois da “Consciência” e da “Descoberta”, o consumidor já está pronto para tomar sua decisão.

Então, ele chega à etapa de “Ação”, quando acontece a compra, o download de e-book, o preenchimento de formulário ou a inscrição em webinars, dependendo do objetivo da marca.

Estratégias de Inbound Marketing, como fluxos de nutrição e conteúdos de meio de funil, devem ser usadas para estreitar esse relacionamento e preparar o lead para a tomada de decisão.

A grande diferença do Unbound nessa fase é propor o uso concomitante de mídias pagas nas redes sociais — ou seja, uma combinação com o Outbound Marketing.

Aqui você pode deve explorar o remarketing para chegar aos leads que já acessaram seu site ou realizaram ações que evidenciam sua intenção de compra.

Portanto, o objetivo de mídia já muda: o que interessa para a marca agora é a conversão. Assim, os anúncios são direcionados para pessoas que têm mais chances de converter para transformar o máximo de interessados em clientes.

Nesse processo, é importante oferecer uma experiência positiva de compra, que encante o cliente. É isso que vai propiciar as próximas etapas.

4. Experiência própria

A etapa da “Experiência Própria” coincide com o “Segundo Momento da Verdade”. É quando o cliente usa o produto e tem suas primeiras impressões.

Serviços de pós-venda e customer experience devem estar à disposição para prestar qualquer suporte, mas também para proporcionar a melhor experiência, com dicas de uso para extrair mais valor da compra.

Se o produto ou serviço atendeu as expectativas criadas nas etapas anteriores, as impressões tendem a ser positivas.

Por isso, as mídias podem mirar no objetivo de engajamento, já que um cliente satisfeito tem muito mais chances de interagir com a marca nas redes sociais.

5. Experiência compartilhada

Por fim, chega a etapa da “Experiência Compartilhada” que corresponde ao “Último Momento da Verdade”. Aqui a marca ganha um grande aliado: o UGC (User Generated Content ou Conteúdo Gerado pelo Usuário).

Os clientes satisfeitos com a experiência de marca compartilham suas impressões, em publicações e comentários nas redes sociais ou em sites de reviews.

A marca deve estar atenta ao que eles falam sobre ela e seus produtos, por meio do monitoramento de termos e análise de sentimento. Essas ações servem para entender o grau de satisfação dos clientes e ainda otimizar os próximos passos.

Mas não dá para apenas esperar que o UGC aconteça organicamente, como prevê o Inbound. Ações de marketing devem ser realizadas para estimular os clientes a criarem conteúdos sobre a sua experiência, muitas vezes oferecendo recompensas para isso.

Esse conteúdo, então, aparece para outras pessoas e se torna o “Estímulo” para que elas iniciem sua jornada com a marca. Assim, os próprios clientes se tornam a força de vendas da marca.

A importância do conteúdo para o seu plano de marketing

Perceba que, ao longo de todos os passos do Unbound Marketing, o conteúdo é um combustível da estratégia. 🔥

Você precisará dele nas publicações do Inbound e nas mídias pagas do Outbound. Em todos esses casos, o desafio é criar conteúdos relevantes para os momentos da jornada onlife, que trazem diferentes dúvidas e necessidades. Veja a seguir como fazer isso da melhor forma!

Banner Marketing de Conteúdo: Imagem anunciando uma aula grátis sobre marketing de conteúdo para as redes sociais com fotos dos especialistas Rafael Rez e Rafael Kiso

Linhas editoriais

Basicamente, há duas grandes linhas editoriais que as marcas podem seguir: falar sobre o que sabem e falar sobre o que vendem.

Uma linha não exclui a outra. Elas devem ser combinadas em todos os momentos da jornada para gerar um verdadeiro reconhecimento da marca.

Para isso, você pode usar o Princípio de Pareto que se baseia em:

  • 80% do conteúdo deve ser sobre o que a marca sabe, para ajudar o consumidor a resolver algum problema;
  • 20% do conteúdo deve ser sobre o que a marca vende, para apresentar suas soluções e o valor que entregam aos clientes.

Storytelling

Em todos esses conteúdos, o storytelling cumpre papel essencial!

Ao contar uma história com início, meio e fim, a marca conduz o consumidor de um ponto a outro, ou seja, do mundo em que ele vive para uma nova experiência ao lado da marca.

Nessa transformação, a descoberta da marca impacta as suas percepções e comportamentos e influencia suas decisões.

E isso não somos nós que estamos falando, o neuromarketing ajuda a explicar essas questões. Segundo teorias da área, o ser humano se conecta com tudo aquilo que:

  • Aumenta seu capital social (usar uma roupa de grife, ir a um restaurante famoso);
  • Aumenta sua conexão com algo (um esporte, um hobby);
  • Aprofunda sua experiência (uma vivência, uma reflexão);
  • Economiza seu tempo (algo que ajuda a resolver um problema, que traz praticidade).

Portanto, ao longo da jornada onlife, a marca deve provocar essas conexões.

Se bem aplicado, o Unbound causa uma transformação na vida das pessoas, para que elas recebam o chamado para um novo mundo, tenham uma experiência valiosa e retornem com uma nova percepção.

Quando isso acontece, não surgem apenas clientes, mas um exército de fãs da marca, os chamados #brandlovers! 😍

Estratégia 3H

Para aproveitar esses quatro princípios do neuromarketing, o Unbound Marketing propõe a aplicação da estratégia 3H — HELP, HUB, HERO — na produção de conteúdo.

Plano de marketing digital: imagem de uma pirâmide indicando quando devem ser produzidos os conteúdos HELP, HUB e HERONa base da pirâmide, está o tipo de conteúdo que a marca mais deve produzir. HELP é o conteúdo que ajuda a resolver problemas e economizar tempo, por isso geralmente fala mais sobre o que a marca sabe.

Esse tipo de conteúdo pode ser publicado no blog e no canal do YouTube para ser encontrado na busca ativa dos usuários.

No meio da pirâmide, está o HUB, que deve provocar a conexão do consumidor com a marca. Para isso, esses conteúdos devem falar sobre o que a marca vende, em dicas de uso ou cases de clientes, por exemplo.

E devem ser direcionados para leads mais próximos da decisão de compra, por meio de fluxos de nutrição e remarketing, principalmente.

Já no topo da pirâmide, em menor volume de produção, estão os conteúdos HERO, que devem provocar o compartilhamento e viralização.

São ativações de marca (online e offline) que devem estimular os clientes a exibir seus conteúdos e produtos como capital social.

Para isso, Grupos de Facebook e WhatsApp, que transmitem o senso de exclusividade, podem ser usados aqui.

Se o conteúdo for bom, ele vai se espalhar e funcionar como um estímulo para outros consumidores chegarem até a sua marca.

Enfim, agora você já entendeu todas as etapas do Unbound Marketing e já sabe como construir o seu plano de marketing digital com base nessa metodologia.

Note que as redes sociais, com estratégias orgânicas e pagas, são imprescindíveis para a marca entrar na vida das pessoas e acompanhar a sua jornada.

E para administrar o seu plano de marketing, ter uma boa ferramenta de gerenciamento redes sociais é imprescindível. Por meio dela, você consegue controlar todas as suas ações para construir uma presença online relevante – sem perder tempo com processos manuais.

A nossa plataforma faz isso por você, pela mLabs você pode agendar posts, responder mensagens, criar calendários editoriais, controlar fluxos de trabalho, impulsionar as publicações, extrair relatórios e muito mais.

Veja como usar a mLabs para gerenciar as suas redes sociais e conheça melhor as todas as funcionalidades para entender se a ferramenta serve mesmo para você! 😉

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