Marketing de Afiliados: o que é, como funciona e dicas para começar!

Marketing Digital

12 min. de leitura

Autor

Por Autor Convidado

Publicado em 20 de abril de 2021 | Atualizado em 22 de outubro de 2021

Você provavelmente deve ter ouvido falar bastante no marketing de afiliados, principalmente nos últimos meses, quando a pandemia do novo Coronavírus fez muita gente trabalhar de casa, buscando novas alternativas para ganhar dinheiro.

Mas o seu sucesso não é de hoje: nos últimos10 anos, o setor de marketing de afiliados apresentou um crescimento de pelomenos 25% ano a ano. Só em 2018, esse nicho movimentou mais de R$ 4 bilhões noBrasil.

Se você é daquelas pessoas que adoramestatísticas, se liga em mais uma: de acordo uma pesquisa da Business Insider 15%da receita total de publicidade em mídia digital é atribuída ao marketing deafiliados.

Já deu para perceber o quanto esse mercadovem crescendo e todo seu potencial, certo? Agora, continue com a gente paraentender melhor como tudo isso funciona e como você também pode pegar uma fatiadeste negócio tão lucrativo. 🤑

O que é Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados é a relação comercial naqual uma pessoa divulga um produto de uma empresa em troca de receber umacomissão pela venda realizada.

Já viu algum anúncio do tipo “Ganhe comissãopela venda de nossos produtos”? Então, essa abordagem é bastante comum porempresas que trabalham com o marketing de afiliados em suas estratégias demarketing.

Sabe aqueles profissionais conhecidos como representantescomerciais que fazem a intermediação de vendas de um ou vários produtos,ganhando comissões por elas?

Então, o Afiliado faz basicamente o mesmopapel, divulgando os produtos e serviços de uma empresa e ganhando uma parte dovalor em comissão, a diferença é que todo processo acontece online.

E acreditem, esse tipo de negócio no formatodigital não é tão recente, como muitos pensam, eEle nasceu lá em 1996 com a BeFree,LinkShare e a Amazon.

Inclusive, a Amazon Associates, plataforma de afiliados da empresa de Jeff Bezos, foi uma das grandes responsáveis pelo crescimento estrondoso da marca.

Com o tempo pudemos notar que não foi apenas a Amazon que cresceu, o marketing de afiliados virou uma febre no mundo inteiro e hoje está em ascensão no Brasil com diversas vantagens para empresas, afiliados e clientes.

Benefícios de trabalhar com Marketing de Afiliados

Confira a seguir como funciona o ecossistemado marketing de afiliados, quem são os seus participantes e quais são as suasvantagens.

Produtor

É uma pessoa ou uma empresa que “cria umproduto” e procura por plataformas de afiliados para fazer a divulgação domesmo com foco em impulsionar as vendas.

Ao apostar no marketing de afiliados, oprodutor consegue crescer a sua cartela de clientes e seus resultados devendas, sem fazer grandes investimentos em anúncios e outros modelos de mídiapaga.

Afiliado

O afiliado é o “representante comercialonline”, que divulga um produto, serviço ou marca para diversas pessoas,fazendo vendas para o produtor e, em contrapartida, sendo remunerado por isso.

O afiliado pode vender por inúmeras plataformas,para vários produtores, diversos produtos diferentes, vendendo diretamente parapessoas físicas, empresas, clientes finais ou intermediários.

Tudo depende do tipo de produto, serviço,objetivo, entre outros fatores. O importante é ajudar o produtor a vender,assim todos ganham.

Cliente

Por fim, a peça chave para qualquer negócio:o cliente final. É ele que vai conhecer a oferta divulgada pelo afiliado e,assim, comprar o que o produtor oferece.

É ele que faz todo o sistema de afiliadosfuncionar perfeitamente. Sem ele não seria possível realizar as vendas, e logo,nenhum valor para receber e nenhuma comissão para pagar.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

Tipos de divulgação para Afiliados

Veja algumas siglas que você precisa conhecerpara entender como o universo de marketing de afiliados funciona.

CPC – Custo por Clique

Um dos modelos mais antigos decomissionamento na Internet, lançado por volta dos anos 2000 junto com osurgimento do Google Adwords.

Ele funciona da seguinte maneira, o afiliadodivulga banners, links ou outros materiais em troca de um pequeno valor a cadaclique, não importando a ação posterior.

A vantagem desse modelo é que o Afiliado nãoé responsável pelo resultado final (a venda do produto). No entanto, é ummodelo mais difícil de escalar, pois são necessários milhares de cliques emanúncios para receber uma quantia expressiva.

CPA – Custo por Ação

Este é um dos modelos mais utilizados hoje emdia e um dos mais rentáveis também. Aqui, o pagamento é feito quando o usuáriorealiza uma ação específica, geralmente o fechamento da venda quando o produtoé faturado.

Esta ação também pode ser um preenchimento decadastro, download de e-book, inscrição em Webinar, entre outros.

É um modelo que paga bem, porém demanda maisesforço do Afiliado, que precisa criar um planejamento estratégico paraentender as dores e os desejos do cliente e guiá-lo até a finalização da açãoesperada.

CPM – Custo por Mil Impressões

O CPM ficou famoso nas agências depublicidade e na mídia tradicional. Na década de 90 ele virou uma das principaisformas de remuneração na Internet.

Nesta modalidade, a cada mil impressões(número total de vezes que uma publicação foi exibida aos usuários dentro de umdeterminado período) o afiliado recebe um valor fixo.

Portais e blogs que tinham um bom tráfego escolhiameste modelo pois acabavam recebendo um valor recorrente todo mês.

CPV – Custo por Venda

Como o nome sugere, aqui o afiliado érecompensado quando o cliente finaliza a compra.

O programa de afiliados da Amazon trabalhacom este modelo, em que é possível receber uma comissão de até 15% sobre asvendas geradas no e-commerce.

CPL – Custo por Lead válido

Os leads são extremamente valiosos no marketing atual. Por isso, nada melhor do que recompensar por aqueles contatos que realmente serão vantajosos para uma empresa.

Nesse modelo, o afiliado ganha por cada leadválido. Por exemplo: você pode ganhar créditos no Airbnb quando indica umapessoa que se cadastra e se torna um anfitrião.

Em alguns sites de viagens, por exemplo, aoindicar um usuário que se cadastra e compra uma passagem de avião, você ganhauma comissão.

CPF – Custo por Formulário

Como o nome sugere, aqui é fixado um valor acada formulário respondido. O valor pode variar de acordo com o formulário(simples ou complexo) e com mais detalhes tratados entre ambas as partesenvolvidas.

CPI – Custo por Instalação

Com a democratização dos smartphones esse modelo se tornou popular. Aqui o afiliado ganha a cada instalação de aplicativo, independentemente se ele será usado ou não.

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

Canais que podem ser utilizados para divulgar um produto

A gama de canais para divulgação de produtose serviços é gigantesca, confira os que trazem mais resultados.

Site ou blog

Ter um site ou blog próprio permite que vocêtenha total controle sobre o que vai vender e decida de que forma fará isso.

Você pode criar um site específico paravender um produto ou serviço, falando sobre um tema em particular, comoemagrecimento, vendendo apenas coisas voltadas para essa área.

Mas não basta só criar um site, é preciso desenvolver técnicas de SEO – um dos principais pilares que sustentam um site ou blog de sucesso – para fazer com que você ganhe mais presença e conquiste posições mais altas nos buscadores.

Além das técnicas de SEO também é importantíssimo trabalhar com marketing de conteúdo para ter uma estratégia de produção de conteúdo focada em atrair, engajar, converter e fidelizar potenciais clientes.

E, por fim, você precisa investir emanúncios nos canais onde o seu público está, seja nas redes sociais ou nopróprio Google, só assim você conseguirá levar mais tráfego para o seu site.

Redes sociais

Você pode deve usar a sua rede de contatos e exercer sua influência sobre amigos e seguidores nas suas redes sociais.

A indicação de algum amigo ou conhecido tem mais influência na decisão de compra das pessoas do que os influenciadores digitais, por exemplo. Assim, se você estiver indicando algum produto ou serviço, a chance de um seguidor confiar e adquirir também é ainda maior.

Mas como o alcance orgânico dessas mídias é limitado, investir em Social Ads é a chave do sucesso. Ao criar anúncios e segmentar o público, de acordo com o perfil do seu público-alvo, você consegue alcançar as pessoas certas e atrair um público mais qualificado para trabalhar estratégias de conversão.

E-mail Marketing

Se você pensa que o e-mail morreu, estátotalmente enganado.

Depois de atrair os seus clientes potenciaispelas redes sociais com conteúdo de relevante e anúncios matadores, chega a horade trabalhar essa base com informações sobre os produtos que você vende.

É aí que entra o e-mail marketing, como parte integrante da estratégia de nutrição de leads, uma ferramenta ainda muito eficaz no marketing digital que se usada da maneira certa garante ótimos resultados.

Quais são as melhores plataformas de Marketing deAfiliados?

Existem inúmeras plataformas dedicadas aomarketing de afiliados na Internet. Aqui nós vamos falar das maiores e maisrelevantes para que você decida qual tem mais a sua cara.

Hotmart

A Hotmart é uma das maiores plataformas de marketing de afiliados, reunindo mais de 1,3 milhão de usuários e, além disso, em 2019 teve um aumento de 80% em seu faturamento.

Esta plataforma é focada na venda de infoprodutos,principalmente cursos, com um suporte completo pra quem deseja criar umambiente de estudos.

Monetizze

A Monetizze é uma plataforma que permite realizar a gestão completa das métricas, inclusive, permitindo a integração com o Google Analytics, garantindo uma análise mais assertiva dos dados e maior conversão para seus afiliados.

Hoje a plataforma conta com mais de 300 milafiliados cadastrados e transaciona R$ 100 milhões por mês em produtos físicose digitais.

Eduzz

A Eduzz é focada em produtos digitais e também possui uma plataforma de aperfeiçoamento para seus produtores e afiliados, chamada Academia 360.

Dentre as vantagens da plataforma estão as menores taxas do mercado, possibilidade de receber os ganhos em dois dias e ferramentas que permitem identificar e tentar recuperar aquele cliente que abandonou o carrinho, garantindo maior conversão para o afiliado.

6 dicas para começar um programa de Marketing deAfiliados do zero

Se você tem um produto ou serviço, podecomeçar um programa de marketing de afiliados para faturar ainda mais! Se liganas nossas dicas.

1. Escolha o Programa de Afiliados

Anteriormente citamos os sites com osprogramas de afiliados mais conhecidos. E ainda tem muito mais!

Você pode pesquisar na internet pra descobriroutros, que se encaixem melhor na sua área de atuação e que permitam que vocêleve seus produtos ou serviços diretamente ao seu público da forma mais eficaz.

2. Escolha o produto ideal para trabalhar

É importante que você foque em um produto ouserviço ideal.

Escolha algo que tenha a ver com o seu estilode vida ou que você tenha conhecimento sobre isso facilitará todo o seutrabalho de marketing e que também traga mais lucro, aquele que vende mais, ouque é mais conhecido e fácil de vender.

3. Conheça as dores do seu público

Não basta vender. Seu público precisa querercomprar o que você oferece.

Para isso, é importante que seu produtoresolva uma dor, um problema. Se você vende um curso de emagrecimento a dor doseu público pode ser muito mais do que apenas estar mais saudável. A dor podeser a busca por uma aparência melhor que traga mais aceitação e autoestima.

Ao entender a fundo a dor do seu cliente,você consegue adequar sua comunicação e estratégias para ser mais assertivo.

4. Defina seu modelo de atuação

Onde você vai divulgar seu produto? Qualplataforma vai utilizar? Que tipo de linguagem e como será sua comunicação comafiliados e com seu público?

É importante que você tenha um modelo deatuação bem estruturado. Isso pode, inclusive, ajudar os afiliados a venderemseu produto.

5. Eduque a sua audiência sobre o que você está vendendo

Criar materiais que ensinem os seus afiliadossobre os produtos ou serviços que eles venderão, facilitará muito processo devendas, principalmente informando o perfil do comprador, a melhor abordagemetc.

Você pode também criar materiais para educaro consumidor final, para que ele entenda as vantagens do que você oferece, comoutilizar, dentre outras informações.

Quanto mais conteúdo você cria, mais fácilfica para que todos entendam o que você está oferecendo. Portanto, desenvolvamateriais de apoio como e-books, blog posts, webinars, dentre outros,incentivando as pessoas a conhecer mais sobre o seu produto.

6. Encontre o seu modelo de negócio eficaz e invista nele

No começo você pode testar váriasestratégias, formas de se comunicar com o público, canais de comunicação.Talvez você não acerte de primeira e isso é normal.

O importante é que você avalie sempre o seu modelo de negócio até encontrar a maneira mais eficaz de divulgar seu programa de afiliados, gerando ROI (retorno sobre investimento) positivo.

Criou, testou, avaliou, descobriu o que estádando mais resultado? Agora é hora de escalar ao máximo esse modelo, aumentandoo valor investido em publicidade, tráfego e, claro, no seu lucro!

Pronto para começar sua jornada no mundo domarketing de afiliados?

Veja também como elaborar um bom planejamento de mídia para ter sucesso com suas ações nas redes sociais e dar os primeiros passos rumo ao sucesso do seu negócio digital!

Testar a mLabs

Quer mais conteúdo como esse?

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.