6 dicas matadoras para ter mais likes no Instagram

mais likes no instagram

Conseguir mais likes no Instagram é o objetivo de toda empresa que utiliza esse canal para fazer marketing, certo? Mas, apesar do Insta ser a rede social com o maior potencial de engajamento da atualidade, não é qualquer post que funciona por lá não.

A primeira coisa que deve ser lembrada (e isso vale para todas as redes sociais que existem!) é que não dá pra fazer do seu perfil uma vitrine de produtos ou serviços. Para ganhar mais likes no Instagram, você precisará entregar conteúdo relevante e engajador de verdade!

Usar a rede para se aproximar do seu público é, certamente, a melhor maneira de conseguir isso. Para isso, você terá que seguir pessoas, participar das conversas, responder seus seguidores de forma estratégica (alinhada com seus objetivos na rede) e, claro, ter uma atuação constante e frequente.

Neste post, selecionamos as 6 melhores práticas que você deve adotar para aumentar o seu número de seguidores e ganhar mais likes no Instagram de forma consistente e orgânica – ou seja, sem ter que “pagar por isso”. Fique com a gente!

1 – Consiga mais likes no Instagram utilizando boas imagens!

Quer atrair a atenção dos seguidores? Planeje o seu conteúdo pensando sempre em produzir imagens que “encham” os olhos de potenciais seguidores para sua página.

Fotografias bonitas e bem produzidas muitas vezes dispensam os “textões” de cunho comercial que muitas marcas insistem em compartilhar.

Acredite, uma foto pode dizer mais que muitas palavras.

post instagram - ganhar mais likes no instagram

2 – Use e abuse das hashtags na rede social

Ainda que não sejam a melhor opção quando se busca alcançar usuários do Instagram próximos de você, as hashtags mais populares são úteis quando a intenção é atingir um grande grupo de usuários na rede.

Quando você usa as hashtags populares, suas fotos e vídeos são vistos por um número maior de pessoas, que podem se interessar pelo seu conteúdo e, futuramente, pela sua marca.

Aqui, uma dica: insira suas hashtags no primeiro comentário do post. Fazendo isso você não irá poluir seu texto com aquele monte de palavras soltas!

3 – Compartilhe seus posts do Instagram em outras plataformas sociais

Ao compartilhar suas fotos e vídeos em sua conta no Instagram, esse conteúdo poderá ser disponibilizado também em outras plataformas, como o Facebook e o Twitter. E como a rede foi feita para ser utilizada assim, aproveite o recurso!

Seu público seguidor nessas outras duas redes sociais será impactado pelo seu post no Instagram, o que ajuda a alavancar o tráfego vindo das outras redes para o seu perfil no Instagram. Recomendamos apenas que você analise se o post cabe nessas outras redes. Como já dissemos neste e-book aqui, cada rede social tem um propósito e um tipo de uso. Não polua seu feed de outras redes se o post não for apropriado para ela também, ok?

4 – Forme parcerias com influenciadores digitais

Como já dissemos várias vezes aqui no blog, relacionamento é tudo dentro das redes sociais. Então, busque formar parcerias com influenciadores digitais que também conversem com o público que você pretende alcançar.

Por exemplo, se sua empresa é uma marca de moda, faça parcerias com blogueiras e youtubers de moda influentes; se o seu nicho é beleza, busque profissionais neste setor que possam referenciar os seus produtos e a sua marca.

Muitas marcas enviam produtos e brindes aos influenciadores para que eles possam testar e postar as fotos nos próprios perfis do Instagram. Isso ajuda a alavancar o seu negócio, atraindo mais pessoas dentro do seu mercado-alvo, aumentando também sua credibilidade por meio do que é conhecido como prova social.

Alguns influenciadores topam também parcerias pagas, ou permutas. Estude quem são os influenciadores que podem fazer parte da sua estratégia e entre em contato para saber como eles trabalham esse assunto!

5 – Utilize o Instagram Stories

O Stories funciona como o Snapchat, permitindo que os usuários postem suas atualizações em tempo real na plataforma, que desaparecem após 24 horas.

instagram stories - ganhar mais likes no Instagram

Esta ferramenta é usada por muitas empresas para destacar promoções-relâmpago, realçar ofertas e vender produtos (sim, você pode anunciar no Instagram Stories!), utilizando o gatilho de urgência para despertar a vontade imediata de compra por parte dos usuários.

6 – Use o recurso do Boomerang no Instagram

Não tão novo como o Stories, o Boomerang é uma aplicação feita para criação de vídeos rápidos no estilo GIF. É um formato incrivelmente versátil, que permite mover uma cena de trás para frente vice-versa.

Se você quer atrair a atenção de mais seguidores, publique com o Boomerang, utilize-o dentro do Stories, acrescente legendas, stickers, emojis, etc. O importante é ser criativo e ter certeza de que o conteúdo é realmente interessante para quem o verá.

Nós sabemos que não é fácil ganhar mais likes no Instagram de forma orgânica. Mas, com uma estratégia bem feita, uma postagem consistente, usando corretamente as funcionalidades da rede, testando seus posts com frequência e pensando sempre no que os seus seguidores querem ver, o caminho não pode ser outro que não o sucesso! Se você quer saber também como ter mais engajamento nas redes sociais, veja este post!